Questões de Concurso Endoscopia Digestiva

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q1003535 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

Mulher de 51 anos, portadora de acalasia por doença de Chagas, evolui com perda ponderal de 12 kg, dor torácica ocasionalmente, regurgitação ocasionalmente e disfagia diariamente (mas não em toda refeição). Segundo o escore de Eckardt, assinale a alternativa que apresenta a pontuação dessa paciente.

32 Q1003536 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre a hemorragia digestiva alta (HDA) varicosa, assinale a alternativa correta.

33 Q998418 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Em relação à anatomia das vias biliares extra-hepáticas, bem como à vascularização do pedículo biliar, é correto afirmar que:

34 Q1006962 | Medicina, Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a síndrome de Ogilve (Pseudo-obstrução aguda do cólon), assinale a alternativa correta.

35 Q1006964 | Medicina, Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2022

A esofagite eosinofilica (EE) é definida como uma condição imunomediada onde a infiltração de eosinófilos na mucosa esofágica leva a sintomas de disfunção esofágica. É considerada como a primeira causa de disfagia para sólidos e impactação de bolo alimentar em adultos. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. Anéis esofágicos, sulcos lineares, mucosidade em “papel crepe” e estenoses, são possíveis achados na endoscopia digestiva alta de pacientes com EE.
II. O diagnóstico é exclusivamente endoscópico
III. O tratamento das estenoses por EE é sempre cirúrgico, não sendo indicado a dilatação endoscópica pelo risco de perfuração e laceração profunda.
IV. Dieta de eliminação e corticoide tópico fazem parte do tratamento da EE.

Estão corretas as afirmativas:

36 Q1006965 | Medicina, Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2022

Sobre a hemorragia digestiva baixa (HDB), assinale a alternativa correta:

37 Q1006969 | Medicina, Oncologia, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2022

Lesões planas do cólon ou lesões não polipóides são definidas como lesões em que o comprimento lateral é maior que a altura da lesão. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.
I. Adenomas serrilhados possuem uma via de transformação maligna diferente da clássica via de transformação adenoma-carcinoma.
II. Lesões de crescimento lateral são lesões colorretais superficiais de diâmetro maior ou igual a 8mm.
III. A não elevação do centro de uma lesão plana, após injeção de soro fisiológico na submucosa para elevá-la, pode ser uma contraindicação à ressecção endoscópica.
IV. O padrão das criptas das lesões na magnificação correlaciona-se com o tipo histológico, mas não com a probabilidade de invasão profunda.

Estão corretas as afirmativas:

38 Q1007596 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

A corrente elétrica em endoscopia digestiva é um recurso indispensável para a realização de procedimentos terapêuticos na prática diária. A unidade eletrocirúrgica (UEC) produz correntes elétricas de alta frequência a partir de correntes de baixa frequência. Em relação a este tema, devemos observar alguns cuidados visando à segurança do paciente. Assinale a alternativa que apresenta um desses cuidados.

39 Q1007597 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação a Síndrome de Zollinger-Ellison, assinale a alternativa incorreta.

40 Q1007601 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

A Melanose coli (MC) é uma condição comum, não inflamatória, caracterizada por pigmento preto ou marrom depositado na mucosa colorretal. É reversível e influenciada por muitos fatores, como hábitos de vida e função intestinal. Em relação a esta condição, assinale a alternativa incorreta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.