Questões de Concurso Endoscopia Digestiva

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q1007601 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

A Melanose coli (MC) é uma condição comum, não inflamatória, caracterizada por pigmento preto ou marrom depositado na mucosa colorretal. É reversível e influenciada por muitos fatores, como hábitos de vida e função intestinal. Em relação a esta condição, assinale a alternativa incorreta.

42 Q1005557 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Paciente com 47 anos, do sexo masculino, procurou seu médico com queixa de disfagia progressiva inicialmente para sólidos e depois para líquidos, dor retroesternal, regurgitação e perda de peso. Relata também um episódio recente de pneumonia por broncoaspiração. Endoscopia digestiva alta mostrou esôfago com calibre pouco alargado. Esse achado foi confirmado pela esofagografia, que mostrou esôfago com diâmetro de 6 cm e com retardo no esvaziamento. Foi submetido a manometria do esôfago, que mostrou que o esfíncter esofagiano inferior do esôfago apresentava relaxamento incompleto, pressão de repouso aumentada e ondas sincrônicas do corpo do esôfago (aperistalse).
Dentre os achados acima, aquele que fecha critério diagnóstico para acalasia é:

43 Q1005559 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Em relação ao fechamento de uma laparotomia mediana eletiva em paciente de baixo risco, a técnica mais recomendada atualmente inclui:

44 Q1005560 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Em paciente portador de adenocarcinoma cT3N0 em esôfago distal, o tratamento associado a cirurgia que está indicado é:

45 Q1005561 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

A utilização do PET CT em pacientes com neoplasia de esôfago é importante para:

46 Q1005562 | Medicina, Cirurgia Geral, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Paciente portador de esôfago de Barrett C3M5 pela classificação de Praga foi submetido ao protocolo de biópsias de Seattle, sendo diagnosticada displasia de alto grau em 3 biópsias, sem lesão visível.
O tratamento de escolha para esse paciente é:

47 Q998396 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 27 anos, chega à emergência com queixa de dor no quadrante inferior direito do abdome, náuseas e anorexia. Ao exame físico, apresenta dor à palpação da fossa ilíaca direita com sinais de irritação peritoneal. Exames laboratoriais com leucócitos de 15.000 de céls/mm3 e proteína C reativa de 9mg/dl.
De acordo com o “escore” de Alvarado, a soma dos pontos da paciente acima é de:

48 Q1005565 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Em um paciente submetido a apendicectomia laparoscópica não complicada, o histopatológico demonstra um tumor neuroendócrino de 1,5 cm, com invasão linfovascular e do mesoapêndice.
A conduta a ser adotada é:

49 Q1005566 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

Mulher jovem em uso de anticoncepcional oral procura a ginecologista para a realização de exames periódicos. Na ultrassonografia de abdômen, percebe-se a presença de lesão hiperecogênica, de 2,5 cm em segmento VI. Na ressonância magnética de abdômen, verifica-se aspecto globuliforme e realce periférico de contraste. A alfafetoproteína é normal, assim como as enzimas hepáticas TGO e TGP.
A lesão nodular hepática descrita nesse caso é o(a):

50 Q1005567 | Medicina, Endoscopia Digestiva, EBSERH, FGV, 2024

A causa mais frequente de hemorragia digestiva alta é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.