Questões de Concursos Enfermagem do Trabalho

Resolva questões de Enfermagem do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q960774 | Enfermagem, Doenças Ocupacionais, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A mais antiga, mais grave e mais prevalente das doenças pulmonares relacionadas à inalação de poeiras minerais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q960734 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Paciente chegou ao serviço de saúde com queixa de corrimento vaginal. Ao exame físico apresentou odor fétido e corrimento de coloração acinzentada.” O procedimento correto é realizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1039108 | Enfermagem, Fisiologia, Enfermagem do Trabalho, TRT 13 Região PB, FGV, 2022

A condição clínica que ocorre quando a medula óssea produz poucos leucócitos, deixando o corpo desprotegido contra muitas bactérias e outros agentes que possam vir a invadir os tecidos é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1031264 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde Ocupacional, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Acerca da manutenção e guarda dos registros relacionados à saúde ocupacional, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para falsa

( ) Toda a documentação referente à CIPA deve ser mantida no estabelecimento à disposição da inspeção do trabalho pelo prazo mínimo de 2 anos.
( ) Os exames médicos de retorno ao trabalho devem ser mantidos no serviço de saúde ocupacional da sociedade empresária por, no mínimo, 5 anos após o desligamento do empregado.
( ) Os exames admissionais e periódicos devem ser mantidos no prontuário do empregado por até 10 anos, após o seu desligamento.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q960744 | Enfermagem, Ergonomia no Trabalho, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Com relação às instruções de preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ao informar o local onde ocorreu o acidente, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q960768 | Enfermagem, Doenças Ocupacionais, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Equiparam-se também a acidente de trabalho, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1031250 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 4, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Sobre a Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), que dispõe sobre os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O SESMT deve ser composto por profissionais especializados, cuja obrigatoriedade varia de acordo com o porte e o risco da sociedade empresária.

( ) O dimensionamento do SESMT é baseado tanto no número de empregados quanto no grau de risco da atividade econômica da sociedade empresária.

( ) As sociedades empresárias que possuírem grau de risco 1 ou 2, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), não são obrigadas a constituir um SESMT, independentemente do número de empregados.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1031260 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Um servidor de um órgão público sentiu-se mal durante o expediente e foi conduzido ao serviço médico. Durante o atendimento ele apresentou uma parada cardiorrespiratória, sendo prontamente socorrido pela equipe de saúde.
Nesse caso, acerca da assistência a ser prestada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1039163 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermagem do Trabalho, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

A humanização, vista como uma política pública que atravessa/transversalisa as diferentes ações e instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde, também implica em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1039171 | Enfermagem, Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, Enfermagem do Trabalho, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Ao atender um trabalhador do Tribunal Regional do Trabalho com suspeita de fratura fechada em antebraço após sofrer uma queda, o médico imobilizou o membro lesionado com uma tala gessada para prevenir e diminuir complicações durante o transporte até uma unidade hospitalar. Os resíduos de gesso provenientes desse atendimento de acordo com a RDC/ANVISA nº 222/2018 pertencem ao grupo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1031253 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 7, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Durante uma inspeção a uma à sociedade empresária de serviços de saúde, a equipe fiscalizadora verificou que alguns profissionais contratados recentemente para compor a equipe multidisciplinar de saúde não realizaram exame médico admissional, pois já possuíam um exame recente de outra à sociedade empresária do mesmo ramo.
Verificou-se, também, que a à sociedade empresária não estava realizando exames periódicos para trabalhadores expostos a agentes nocivos e que os registros do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) estavam desatualizados.
Nesse caso, com base na NR-7, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1031266 | Enfermagem, Sinais Vitais, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Na medição da pressão arterial em consultório para investigação de hipertensão arterial, seja com técnica auscultatória ou oscilométrica, cuidados importantes devem ser tomados visando ao adequado preparo do paciente para uma medida adequada.
Nesse caso, considerando os cuidados que devem ser seguidos no preparo desse paciente, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Antes de iniciar a medição, o paciente deve ficar de repouso por 5 minutos, em ambiente calmo e confortável.
( ) O paciente deve ser orientado a não ingerir bebidas alcoólicas, café, alimentos ou fumar por no mínimo 60 minutos antes da medição.
( ) O paciente não deve ter praticado exercícios físicos há, pelo menos, 3 horas antes da medição.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1039107 | Enfermagem, Fisiologia, Enfermagem do Trabalho, TRT 13 Região PB, FGV, 2022

Na fisiologia cardíaca, a valva aórtica, ao se abrir, permite a saída do sangue
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1039109 | Enfermagem, Anatomia Na Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, TRT 13 Região PB, FGV, 2022

As artérias carótidas são responsáveis por irrigar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1039172 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Enfermagem do Trabalho, TRT 18 Região GO, FCC, 2023

Durante a consulta a um trabalhador portador de Diabetes Mellitus, o médico registrou no prontuário queixa de poliúria. Esse termo médico é utilizado para designar os casos em que o paciente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1031252 | Segurança e Saúde no Trabalho, Nr 6, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Após auditoria interna, uma sociedade empresária prestadora de serviços de saúde identificou falhas na gestão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Durante a auditoria, constatou-se que alguns trabalhadores estavam utilizando EPIs com Certificado de Aprovação (CA) vencido, além de não haver registros adequados da entrega e do treinamento sobre o uso correto dos equipamentos.
Diante dessa situação, com base nas disposições da Norma Regulamentadora nº 6 (NR-6), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q960741 | Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Paciente é atendido em pronto-socorro com os seguintes sinais e sintomas: formigamento boca e língua, náuseas, vômitos e hipotensão arterial, fasciculação muscular e ptose palpebral.” Dentre os animais peçonhentos relacionados, qual apresenta maior compatibilidade com o caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q960776 | Enfermagem, Doenças Ocupacionais, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Vários fatores existentes no trabalho contribuem para a existência de LERs/DORT, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q960781 | Enfermagem, Doenças Ocupacionais, Enfermagem do Trabalho, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Indivíduo relata diminuição da vontade de trabalhar, exaustão diária e estresse involuntário.” Os fatores descritos são da doença hoje conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1031259 | Enfermagem, Intoxicação e Superdosagem, Enfermagem do Trabalho, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Um trabalhador foi atendido no serviço médico de uma organização com suspeita de intoxicação por benzodiazepínicos.
Nesse caso, assinale a opção que apresenta o antidoto indicado para reverter os efeitos desse medicamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.