Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q31057 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Sobre os consórcios intermunicipais, podemos afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1002Q821344 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Enfermeiro, EBSERH, IADES

Na formação do enfermeiro, a bioética tornou-se disciplina de grande relevância para os serviços de saúde. Essa relevância está relacionada à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1003Q368755 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 43 anos de idade, casado, encontra-se internado em clínica médica para tratamento de pancreatite aguda. Deu entrada há 15 dias no pronto-socorro, referindo dor epigástrica intensa, associada a vômitos, distensão abdominal, parada de eliminação de flatos, constipação e dificuldades para urinar. É etilista declarado e refere preferência por gorduras, mantendo dieta hipergraxa. Na admissão, foi instalada sonda nasogástrica, cateter de oxigênio nasal e sonda vesical. Evoluiu com melhora do quadro, persistindo ainda dor epigástrica e alguns episódios de vômitos. Sinais vitais: 36,4 ºC, 76 batimentos por minuto, 26 movimentos respiratórios por minuto, 130 mmHg × 70 mmHg, peso atual de 63,8 kg e altura de 1,70 m. Ecografia de abdome superior revelou pâncreas hipoecogênico, aumentado de volume, com limites e contornos irregulares, apresentando coleção de líquido peripancreático.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Considerando o paciente descrito e conforme a taxonomia II dos diagnósticos de enfermagem da NANDA, pode-se elaborar o seguinte diagnóstico de enfermagem: vômito relacionado a inflamação do pâncreas, evidenciado por episódios de vômitos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1004Q42438 | Português, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Texto associado.
SEXO, PENICILINA E ROCK N ROLL

     Economista defende que remédio contra a sífilis foi o pontapé inicial para as transformações vividas nos anos 1960

      Era uma vez uma pílula que, ao ser ingerida, mudou de uma vez por todas nosso comportamento e sistema de valores, transformando a sociedade no século 20. Da pílula anticoncepcional nasceu a revolução sexual. Essa é a história conhecida. Mas, segundo o economista Andrew Francis, da Universidade Emory, nos Estados Unidos, o pontapé inicial da revolução sexual foi dado não pela pílula, mas pela penicilina. Descoberta em 1928 por Alexander Fleming, ela foi usada clinicamente pela primeira vez em 1941. Dois anos depois, constatou-se que a penicilina podia tratar uma das doenças mais temidas da época: a sífilis. "De 1947 a 1957, a incidência de sífilis caiu 95%, e as mortes, 75%", disse Francis a GALILEU. "Minha hipótese é que essa redução no impacto de contrair sífilis estimulou um comportamento sexual não tradicional nos anos de 1950".

      Para testar a ideia, ele foi atrás dos indicadores da incidência de gonorreia (também sexualmente transmissível), do número de filhos ilegítimos e da ocorrência de gravidez na adolescência. À medida que a sífilis era controlada, esses indicadores subiam. Ou seja, quando a pílula surgiu, algumas mudanças já estavam em curso. Isso não tira, é claro, a importância do anticoncepcional nas transformações que vieram em seguida. Afinal, a penicilina não resolvia a questão da contracepção. "A mulher já estava no mercado de trabalho; exigia-se da medicina uma solução para que ela pudesse conciliar a vida profissional com a maternidade", afirma Carmita Abdo, coordenador do ProSex.

(Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção Dossiê Métodos contraceptivos, p. 36)
O título do texto: SEXO, PENICILINA E ROCK N ROLL reporta-se ao lema sexo, droga e rock n roll, adotado por jovens dos anos de 1950/60. Por meio desse título, o autor do texto tenciona
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1005Q42463 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Segundo a resolução do COFEN 358/2009, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas interrelacionadas, interdependentes e recorrentes. “O processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem”. Qual etapa do processo de enfermagem refere-se o enunciado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1006Q359433 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, que versam sobre liderança e relacionamento interpessoal na enfermagem.

O estabelecimento de relações interpessoais positivas é tão importante quanto o desenvolvimento de habilidades técnicas ou de pensamento crítico.

  1. ✂️
  2. ✂️

1007Q359435 | Enfermagem, Enfermeiro, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, UFPR

Nas crianças, os sinais de choque manifestam-se apenas quando ocorre uma redução de 25% do volume de sangue circulante. Sinais de resposta sistêmica à perda sanguínea no cliente pediátrico entre 25% e 45% do volume de sangue circulante são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1008Q39456 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

Durante a realização de um eletrocardiograma, ao analisar o traçado, o enfermeiro suspeitou da inversão dos eletrodos da derivação DI.

Nesse caso, as alterações no traçado se dão pela troca entre o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1009Q31027 | Português, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÕES - A questão é relacionada ao texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.

Demagogia eleitoreira

A questão dos médicos estrangeiros caiu na vala da irracionalidade. De um lado, as associações médicas cobrando a revalidação dos diplomas obtidos no exterior. De outro, o governo, que apresenta o programa como a salvação da pátria. No meio desse fogo cruzado, com estilhaços de corporativismo, demagogia, esperteza política e agressividade contra os recém-chegados, estão os usuários do SUS. Acompanhe meu raciocínio, prezado leitor.
Assistência médica sem médicos é possível, mas inevitavelmente precária. Localidades sem eles precisam tê-los, mesmo que não estejam bem preparados. É melhor um médico com formação medíocre, mas boa vontade, do que não ter nenhum ou contar com um daqueles que mal olha na cara dos pacientes.
Quando as associações que nos representam saem às ruas para exigir que os estrangeiros prestem exame de revalidação, cometem, a meu ver, um erro duplo. Primeiro: lógico que o ideal seria contratarmos apenas os melhores profissionais do mundo, como fazem americanos e europeus, mas quantos haveria dispostos a trabalhar isolados, sem infraestrutura técnica, nas comunidades mais excluídas do Brasil?
Segundo: quem disse que os brasileiros formados em tantas faculdades abertas por pressão política e interesses puramente comerciais são mais competentes? Até hoje não temos uma lei que os obrigue a prestar um exame que reprove os despreparados, como faz a OAB. O purismo de exigir para os estrangeiros uma prova que os nossos não fazem não tem sentido no caso de contratações para vagas que não interessam aos brasileiros.
Esse radicalismo ficou bem documentado nas manifestações de grupos hostis à chegada dos cubanos, no Ceará. Se dar emprego para médicos subcontratados por uma ditadura bizarra vai contra nossas leis, é problema da Justiça do Trabalho; armar corredor polonês para chamá-los de escravos é desrespeito ético e uma estupidez cavalar. O que ganhamos com essas reações equivocadas? A antipatia da população e a acusação de defendermos interesses corporativistas.
Agora, vejamos o lado do governo acuado pelas manifestações de rua que clamavam por transporte público, educação e saúde. Talvez por falta do que propor nas duas primeiras áreas, decidiu atacar a da saúde. A população se queixa da falta de assistência médica?
Vamos contratar médicos estrangeiros, foi o melhor que conseguiram arquitetar. Não é de hoje que os médicos se concentram nas cidades com mais recursos. É antipatriótico? Por acaso, não agem assim engenheiros, advogados, professores e milhões de outros profissionais?
Se o problema é antigo, por que não foi encaminhado há mais tempo? Por uma razão simples: a área da saúde nunca foi prioritária nos últimos governos. Você, leitor, se lembra de alguma medida com impacto na saúde pública adotada nos últimos anos? Uma só, que seja?
Insisto que sou a favor da contratação de médicos estrangeiros para as áreas desassistidas, intervenção que chega com anos de atraso. Mas devo reconhecer que a implementação apressada do programa Mais Médicos em resposta ao clamor popular, acompanhada da esperteza de jogar o povo contra a classe médica, é demagogia eleitoreira, em sua expressão mais rasa.
Apresentar-nos como mercenários que se recusam a atender os mais necessitados, enquanto impedem que outros o façam, é vilipendiar os que recebem salários aviltantes em hospitais públicos e centros de atendimentos em que tudo falta, sucateados por interesses políticos e minados pela corrupção mais deslavada. 
A existência no serviço público de uma minoria de profissionais desinteressados e irresponsáveis não pode manchar a reputação de tanta gente dedicada. Não fosse o trabalho abnegado de médicos, enfermeiras, atendentes e outros profissionais da saúde que carregam nas costas a responsabilidade de atender os mais humildes, o SUS sequer teria saído do papel.
A saúde no Brasil é carente de financiamento e de métodos administrativos modernos que lhe assegurem eficiência e continuidade.

(Varela. D. , Folha de S. Paulo, 07/09/2013. Texto adaptado)
Assinale a alternativa que NÃO contém uma opinião ou abordagem do autor, de acordo com o que se depreende do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1010Q368980 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Primeiros socorros são condutas iniciais que devem ser rapidamente tomadas, visando atenuar ao máximo os danos sofridos por pessoas acidentadas ou mesmo garantir sua sobrevida. Com relação aos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

Em situações de emergência, a primeira atitude a ser tomada é pedir ajuda a qualquer pessoa para que esta contate os serviços de resgate.

  1. ✂️
  2. ✂️

1011Q364171 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

No inicio de uma consulta, uma mulher de 48 anos de idade mostrava se ofegante e cansada. Ela faz acompanhamento há seis meses no serviço ambulatorial para tratamento de diabetes, Tem uma fistula arteriovenosa ativa no membro superior direito. Relata episódios febris em casa, com temperatura do corpo alternando com regularidade entre um período de febre e outro com temperatura normal ou subnormal. Tem peso corporal de 80 kg, 1,68 m de altura e 45 cm de circunferência do braço. A enfermeira fez a verificação da temperatura corporal axilar, da frequência cardíaca no pulso braquial, da frequência respiratória e da pressão arterial, Todos os parâmetros de sinais vitais avaliados estavam dentro do padrão de normalidade.

Considerando o caso clinico apresentado e os aspectos relativos ao cuidado a ser prestado,julgue os itens de 6 a 11.

Na verificação correta da pressão arterial, é irrelevante aguardar o repouso da paciente antes de iniciar o procedimento. Deve se posiciona la sentada com o antebraço direito apoiado e a palma da mão virada para cima, expondo o braço por completo, removendo roupas que por ventura possam fazer restrições.

  1. ✂️
  2. ✂️

1012Q61325 | Enfermagem, Tuberculose, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item com relação às ações de vigilância epidemiológica voltadas a tuberculose.

Atualmente, a tuberculose já não é mais considerada agravo de notificação compulsória, pois suas formas de transmissão estão controladas no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

1013Q369298 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Dentre os cuidados aos pacientes vítimas de TCE está a reposição volêmica criteriosa e preferência por soluções hipertônicas, especialmente o NaCl 7,5% (salgadão). Porém, no hospital só há o SF 500 ml (NaCl 0,9%) e ampolas de 10 ml do NaCl 10%. É possível preparar o salgadão para pacientes vítimas de TCE? Se sim, como?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1014Q5286 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de do Recife PE, UPENET

A avaliação periódica do ganho de peso permite acompanhamento do progresso individual de cada criança.

Considerando a atualização das Normas Técnicas em 2001 pelo Ministério da Saúde, no tocante à curva peso/idade, para melhor orientação alimentar, é CORRETO afirmar que criança
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1015Q368117 | Enfermagem, Saúde, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

É uma urgência psiquiátrica caracterizada por sinais e sintomas como alucinações e distúrbios do pensamento, de fundo persecutório, sudorese, taquicardia, insônia e convulsão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1016Q688155 | Direito Sanitário, Enfermeiro, UFC, CCV UFC, 2019

O campo das práticas integrativas e complementares contempla os sistemas médicos complexos e os recursos terapêuticos, também chamado de medicina tradicional e complementar/alternativa pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, quais práticas foram institucionalizadas no Sistema Único de Saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1018Q61340 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, referente a risco biológico e medidas de precaução básicas para a segurança individual e coletiva no serviço de assistência à saúde.

Desinfecção é o processo de eliminação ou de destruição de microrganismos patogênicos e não patogênicos em sua forma vegetativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1019Q59556 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o seguinte item, a respeito do processo de trabalho do enfermeiro na assistência à saúde.

Um dos objetivos da assistência de enfermagem perioperatória é a orientação ao cliente e aos membros de sua família para que eles compreendam o problema de saúde, preparem-se para o tratamento e aprendam a utilizar seus próprios mecanismos fisiológicos e psicológicos, de modo a contribuir para o aumento do potencial da intervenção de enfermagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1020Q363184 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que dizem respeito à assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência. Caracteriza-se como de emergência o atendimento prestado a paciente que necessite de assistência rápida e imediata, mas cujas ameaças à saúde não apresentem risco de vida evidente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.