Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q61377 | Direitos Humanos, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Aprovado em 2009, o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) assenta-se nos seguintes eixos orientadores: interação democrática entre Estado e sociedade civil; desenvolvimento e direitos humanos; universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; segurança pública, acesso à justiça e combate à violência; educação e cultura em direitos humanos; direito à memória e à verdade. A respeito desse assunto, julgue o  item  que se segue.

Ao propor um eixo orientador centrado na relação entre desenvolvimento e direitos humanos, o PNDH-3 defende, entre outros objetivos, um modelo de desenvolvimento sustentável, assinalado pela inclusão social e econômica, tecnologicamente responsável e ambientalmente equilibrado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1142Q61381 | Direito Constitucional, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Por suas características mais definidoras, a Constituição Federal de 1988 (CF) foi chamada de Constituição Cidadã. Com relação aos direitos humanos e aos direitos fundamentais consagrados na Carta Magna brasileira, julgue o  item  a seguir.

Ninguém pode ser submetido a tortura ou a tratamento desumano ou degradante, salvo em situação de guerra externa ou em caso de traição nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

1143Q51398 | Enfermagem, Enfermeiro, IFF, CESPE CEBRASPE, 2018

Os distúrbios e problemas musculoesqueléticos encontram-se atualmente no topo dos indicadores de doenças ocupacionais, caso enfoquem perturbações na saúde dos trabalhadores. Acerca das doenças relacionadas ao trabalho, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que as siglas LER e DORT, sempre que empregadas, referem-se, respectivamente, a lesões por esforço repetitivo e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q368665 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 42 anos de idade, que tem diabetes melito tipo 2 e suspendeu a insulinoterapia por conta própria, foi atendida em um pronto-socorro com sinais e sintomas de cetoacidose diabética. Os sinais vitais indicavam hipotensão, hiperventilação, pulso rápido e fraco. Apresentava-se sonolenta e letárgica. Os níveis sanguíneos e urinários de cetona eram elevados. Foram prescritas reidratação parenteral, restauração de eletrólitos e infusão venosa de insulina. Após algumas horas, houve queda dos níveis séricos de potássio.

Considerando o caso clínico relatado acima, julgue os itens subseqüentes.

A infusão venosa prescrita no pronto-socorro deve ser feita com insulina do tipo NPH humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

1145Q362282 | Enfermagem, Enfermeiro, UFF, UFF

Para um paciente diabético, foram prescritas 5 U de insulina NPH. Como no hospital só há seringas de 80 U/mL e frascos de insulina NPH contendo 40 U/mL, o enfermeiro deverá aspirar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1146Q31030 | Português, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÕES - A questão é relacionada ao texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.

Demagogia eleitoreira

A questão dos médicos estrangeiros caiu na vala da irracionalidade. De um lado, as associações médicas cobrando a revalidação dos diplomas obtidos no exterior. De outro, o governo, que apresenta o programa como a salvação da pátria. No meio desse fogo cruzado, com estilhaços de corporativismo, demagogia, esperteza política e agressividade contra os recém-chegados, estão os usuários do SUS. Acompanhe meu raciocínio, prezado leitor.
Assistência médica sem médicos é possível, mas inevitavelmente precária. Localidades sem eles precisam tê-los, mesmo que não estejam bem preparados. É melhor um médico com formação medíocre, mas boa vontade, do que não ter nenhum ou contar com um daqueles que mal olha na cara dos pacientes.
Quando as associações que nos representam saem às ruas para exigir que os estrangeiros prestem exame de revalidação, cometem, a meu ver, um erro duplo. Primeiro: lógico que o ideal seria contratarmos apenas os melhores profissionais do mundo, como fazem americanos e europeus, mas quantos haveria dispostos a trabalhar isolados, sem infraestrutura técnica, nas comunidades mais excluídas do Brasil?
Segundo: quem disse que os brasileiros formados em tantas faculdades abertas por pressão política e interesses puramente comerciais são mais competentes? Até hoje não temos uma lei que os obrigue a prestar um exame que reprove os despreparados, como faz a OAB. O purismo de exigir para os estrangeiros uma prova que os nossos não fazem não tem sentido no caso de contratações para vagas que não interessam aos brasileiros.
Esse radicalismo ficou bem documentado nas manifestações de grupos hostis à chegada dos cubanos, no Ceará. Se dar emprego para médicos subcontratados por uma ditadura bizarra vai contra nossas leis, é problema da Justiça do Trabalho; armar corredor polonês para chamá-los de escravos é desrespeito ético e uma estupidez cavalar. O que ganhamos com essas reações equivocadas? A antipatia da população e a acusação de defendermos interesses corporativistas.
Agora, vejamos o lado do governo acuado pelas manifestações de rua que clamavam por transporte público, educação e saúde. Talvez por falta do que propor nas duas primeiras áreas, decidiu atacar a da saúde. A população se queixa da falta de assistência médica?
Vamos contratar médicos estrangeiros, foi o melhor que conseguiram arquitetar. Não é de hoje que os médicos se concentram nas cidades com mais recursos. É antipatriótico? Por acaso, não agem assim engenheiros, advogados, professores e milhões de outros profissionais?
Se o problema é antigo, por que não foi encaminhado há mais tempo? Por uma razão simples: a área da saúde nunca foi prioritária nos últimos governos. Você, leitor, se lembra de alguma medida com impacto na saúde pública adotada nos últimos anos? Uma só, que seja?
Insisto que sou a favor da contratação de médicos estrangeiros para as áreas desassistidas, intervenção que chega com anos de atraso. Mas devo reconhecer que a implementação apressada do programa Mais Médicos em resposta ao clamor popular, acompanhada da esperteza de jogar o povo contra a classe médica, é demagogia eleitoreira, em sua expressão mais rasa.
Apresentar-nos como mercenários que se recusam a atender os mais necessitados, enquanto impedem que outros o façam, é vilipendiar os que recebem salários aviltantes em hospitais públicos e centros de atendimentos em que tudo falta, sucateados por interesses políticos e minados pela corrupção mais deslavada. 
A existência no serviço público de uma minoria de profissionais desinteressados e irresponsáveis não pode manchar a reputação de tanta gente dedicada. Não fosse o trabalho abnegado de médicos, enfermeiras, atendentes e outros profissionais da saúde que carregam nas costas a responsabilidade de atender os mais humildes, o SUS sequer teria saído do papel.
A saúde no Brasil é carente de financiamento e de métodos administrativos modernos que lhe assegurem eficiência e continuidade.

(Varela. D. , Folha de S. Paulo, 07/09/2013. Texto adaptado)
“[...] os que recebem salários aviltantes em hospitais públicos e centros de atendimentos em que tudo falta [...].

Desconsideradas as alterações de sentido, assinale a alternativa que completa, SEM ERRO quanto à regência, o trecho acima destacado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1147Q366650 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

A transmissão da larva migrans associa-se à(ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1148Q360572 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Um paciente em fase terminal que procura retardar o evento temido buscando negociar com Deus mais tempo, e em troca, promete fazer algo para pagar esse favor encontra-se, de acordo com as observações de Kübler-Ross, no estágio de pesar conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1149Q28842 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Segundo a norma operacional de assistência à saúde (NOAS), no que se refere ao processo de controle, regulação e avaliação da assistência no fortalecimento da capacidade de gestão do SUS, as funções de controle e avaliação dos gestores devem se dar principalmente nas dimensões a seguir, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1150Q366252 | Enfermagem, Saúde do Adolescente, Enfermeiro, SES CE, CONESUL

Com relação à maturação sexual em meninas, o aparecimento dos brotos mamários é um evento conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1151Q61376 | Direitos Humanos, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Aprovado em 2009, o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) assenta-se nos seguintes eixos orientadores: interação democrática entre Estado e sociedade civil; desenvolvimento e direitos humanos; universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; segurança pública, acesso à justiça e combate à violência; educação e cultura em direitos humanos; direito à memória e à verdade. A respeito desse assunto, julgue o  item  que se segue.

Uma importante diretriz do PNDH-3 refere-se ao combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária.
  1. ✂️
  2. ✂️

1152Q35561 | Português, Enfermeiro, IFPE

Texto associado.
TEXTO 01
UM ANO DE ELEIÇÃO


      Em seu estranho ritmo, que mistura o frenesi das elites com a calma do povo, a política brasileira chega a mais um ano eleitoral. Em menos tempo do que parece, realizaremos as eleições municipais de 2016.
      Os sinais estão no ar: os pré-candidatos e seus patronos movimentam-se, pesquisas de intenção de voto são divulgadas, cálculos e especulações correm soltos.
      É ótimo que seja assim. Nunca é demais lembrar quão excepcional, na história política brasileira, é o período no qual vivemos: em toda nossa trajetória, é a mais longa fase de normalidade democrática.
      Para um país que teve seus primeiros cem anos de vida republicana entrecortados por golpes de Estado e ditaduras, é extraordinário o fato de estarmos perto de comemorar três décadas seguidas de eleições de prefeitos nas capitais e grandes cidades. Um período curto para nações democráticas, mas longo no nosso caso.
      Nada indica que a eleição deste ano será diferente. A imensa heterogeneidade dos municípios brasileiros impede a prevalência de elementos mais gerais e o quadro que emerge da disputa assemelha-se sempre a uma colcha de retalhos muito díspares.
      Perde tempo quem procura antecipar o “sentido” da eleição, compreender seu “recado” ou projetar a corrida presidencial seguinte à luz dos resultados.
      Podemos estar certos de apenas umas poucas coisas. A primeira: as disputas municipais não são um tipo de “eleição de meio período”, como existe nos Estados Unidos e em outros países. Os eleitores não vão às urnas para “enviar sinais”, de apoio ou reprovação dos governadores ou do presidente.
      O que fazem, unicamente, é procurar identificar o melhor candidato a prefeito de sua cidade, que se ocupará de questões tão mais relevantes quanto mais pobre for o eleitor.
      A segunda é que, para a maioria do eleitorado, a eleição municipal é a escolha de um indivíduo. Apoios e endossos contam, mas raramente são decisivos.
      É minoria a parcela que escolhe prefeitos por suas vinculações, principalmente com partidos, seja para se decidir em quem votar ou não. É majoritária a proporção daqueles que buscam entre os candidatos nítidos atributos administrativos.
      A terceira é que a imagem nacional das legendas tem pouco a ver com sua performance nas eleições locais. Pesquisa recente do Instituto Vox Populi traz elementos para se interpretar essa dissociação entre imagem nacional e voto municipal. Perguntados a respeito da possibilidade de votar em um candidato a prefeito de determinado partido em 2016, pouco mais de um terço dos entrevistados respondeu que não havia “nenhuma” possibilidade, seja por nunca terem votado no partido, seja por estarem hoje decididos a não votar.
      Cerca de 10% disseram que “votariam com certeza”, pois sempre votaram em candidatos a prefeito da legenda. E 50% responderam que “se tiverem um bom candidato ou candidata, poderiam votar nele ou nela”.
      Isso vale da menor cidade do Brasil à megalópole São Paulo. Quem hoje vaticina a respeito da mais importante eleição de 2016 apenas contribui para aumentar o lixo de bobagens produzido sobre o assunto. De 1985 para cá, a eleição em São Paulo mandou para o cemitério um caminhão de teses desmentidas pelas urnas.

(COIMBRA, Marcos. Um ano de eleição (Adaptado). Revista Carta Capital. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/876/um-ano-de-eleicao-3977.html. Acesso em: 09/02/2014.)
O autor do TEXTO 01 introduz o tema e seu ponto de vista sobre ele por meio de uma ampla apresentação. Com relação à ideia global do texto, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1153Q360942 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

O saber de enfermagem expresso na década de 70 do século XX trouxe para a profissão discussões quanto aos referenciais teóricos e às metodologias de assistir o paciente em busca da qualidade do cuidado. Acerca das concepções teóricas na enfermagem, julgue os itens subseqüentes.

Conceitos são veículos de idéias que se formam a partir das percepções e das experiências individuais, constituindo os componentes básicos de uma teoria. Teorias são perenes e representam um conjunto de conceitos inter-relacionados que permitem uma visão sistemática de um fenômeno.

  1. ✂️
  2. ✂️

1154Q362740 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca do planejamento e da administração de assistência de enfermagem, julgue os itens que se seguem.

Segundo a lei do exercício profissional, é privativo do enfermeiro o planejamento da assistência de enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1155Q358651 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos à hipertensão e às suas intercorrências.

A despeito das variações diárias dos níveis tensionais, existe um mecanismo regulador que mantém constante o fluxo sanguíneo cerebral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1156Q53550 | Enfermagem, Enfermeiro, UFU MG, 2018

Segundo o Estatuto do Idoso (lei 10.741/2003), constitui-se como crime EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1157Q362311 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Com relação às necessidades básicas do paciente quanto aos processos de eliminação, julgue os itens a seguir.

A solução mais adequada para os problemas de eliminação de fezes ressecadas é a utilização regular de enemas e laxativos, pois eles atuam como emolientes fecais e melhoram o padrão de eliminação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1158Q182607 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

O profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. Tendo em vista o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, marque a alternativa que NÃO corresponde com a verdade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1159Q5221 | Conhecimentos Específicos, Enfermeiro, Prefeitura de do Recife PE, UPENET

Sobre o Programa Nacional DST/AIDS, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1160Q365700 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma senhora de 75 anos de idade, aposentada, viúva, deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de dispnéia intensa. Tem diagnóstico médico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Apresenta regular estado geral, edema nos membros inferiores até a altura do joelho, abdome globoso e dolorido à palpação na região do hipocôndrio direito, fígado palpável. Tem ainda dificuldades em se locomover, fadiga importante, dificuldade para dormir e disúria. Não consegue realizar sozinha as atividades de higiene, devido ao cansaço.

Diante do quadro clínico acima apresentado e considerando os modelos teóricos em enfermagem, julgue os itens seguintes.

A identificação dos problemas de enfermagem a serem trabalhados com a paciente, como a higiene e o conforto, a manutenção de suprimento de oxigênio e a facilitação da evacuação, é necessária para se atingir as metas estabelecidas, segundo o referencial teórico de Faye Abdellah.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.