Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q367286 | Enfermagem, Nutrição e Dietética, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

No controle de infecções, os profissionais de saúde adotam medidas fundamentais na tentativa de impedir a disseminação de doenças infecciosas. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

As nutrições enterais devem ser obrigatoriamente estéreis.

  1. ✂️
  2. ✂️

1162Q364041 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao atendimento de emergência, julgue os próximos itens. Em primeiros socorros, atendimento de urgência e atendimento de emergência são sinônimos e caracterizam-se pelo fato de o agravo do paciente não apresentar risco de morte evidente mas exigir assistência imediata.
  1. ✂️
  2. ✂️

1163Q360765 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, com relação a esterilização de materiais. Ao se empacotar os materiais cirúrgicos, o invólucro utilizado deve possibilitar tanto a penetração do agente esterilizante como mantê-los protegidos até o momento do uso. Na autoclave são utilizados campos de tecido de algodão, papéis (grau cirúrgico e kraft), filme poliamida transparente e caixa metálica perfurada embalada em campo, para permitir a livre circulação do vapor.
  1. ✂️
  2. ✂️

1164Q368957 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Em relação à venóclise, se o enfermeiro observar nas imediações do local da punção a presença de edema, calor, rubor e dor, ele está identificando a ocorrência de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1165Q365658 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial acomete entre 11% e 20% da população adulta jovem (com mais de 20 anos de idade). Quando diagnosticada precocemente, há grande chance de se evitar complicações. Em face desse assunto e tomando por base o Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes Melito do Ministério da Saúde (2002), julgue os itens seguintes.

Uma urgência hipertensiva é definida como aumento súbito da pressão arterial, acompanhado de sinais e sintomas indicativos de dano importante em órgãos-alvo e risco de morte. São exemplos dessa situação o infarto do miocárdio e a encefalopatia hipertensiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

1166Q182619 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de trinta e cinco anos de idade foi admitida em um hospital para realização de biópsia renal.Tinha chegado acompanhada de policiais,pois cumpria pena de privação de liberdade. Apresentava-se consciente, orientada, respirava espontaneamente e comunicava-se verbalmente quando questionada sobre seu tratamento. Os demais sinais vitais apresentavam-se normais.Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Considere que a paciente em questão possua um filho com menos de seis meses de idade e que não tenha contraindicação para amamentá-lo. Nessa situação, o bebê deverá receber o leite armazenado pela própria mãe, uma vez que não poderá acompanhá-la.

  1. ✂️
  2. ✂️

1167Q367453 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Na cirurgia de safenectomia, a ferida operatória no paciente é considerada limpa ou não contaminada. Os cuidados com o curativo poderão ser executados pelo próprio paciente na sua residência ou em estabelecimento de saúde. A sequência correta para execução do curativo é: usar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1168Q24979 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CISLIPA

Texto associado.
Os professores da rede municipal de São Paulo estão em greve há mais de um mês. E nesta terça-feira, dia 27, realizam mais uma manifestação, desta vez na Avenida Paulista. O blog pediu para que a professora Nelice Pompeu, há 13 anos na rede, escrevesse sobre os motivos da paralisação dos professores e demais profissionais da educação.

        Professores em greve também educam, defende professora da rede municipal de SP 

      A luta por um ensino público de qualidade sempre foi uma bandeira defendida por todos os partidos, principalmente nas épocas que antecedem as eleições. Nesses períodos, nós professores somos lembrados e admirados, com discursos de valorização e reconhecimento, mas que infelizmente não se concretizam, ficam só na promessa. Por isso, professores estão se organizando em movimentos, que avançam em todas as regiões do país, num só coro que clama pela EDUCAÇÃO. Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco" no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização. Mas como professora há 23 anos, garanto: a educação pede socorro e seus educadores também!

      Os reflexos desse descaso estão bem evidentes. A sociedade inteira acaba sendo prejudicada. Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita. Quando tentamos sair dessa invisibilidade, indo para as ruas como uma forma de educar e chamar a atenção, somos criticados numa visão limítrofe, como se estivéssemos lutando apenas por questões salariais. Nossa luta é muito mais ampla! Não fazemos greve para prejudicar os alunos nem as famílias. Greve é uma situação limite. Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado. É difícil para todos os lados.

      Costumamos até ser bem tolerantes. Nossa criatividade e dedicação fazem com que superemos muitas dificuldades, porém chega um momento em que é importante mostrar a verdadeira face. Não aquela presente nas propagandas, onde tudo funciona maravilhosamente bem! 

      No ano passado, os Kits de materiais dos alunos da rede municipal de São Paulo foram entregues apenas em novembro. Quantas vezes eu e colegas tivemos que comprar material escolar com nosso próprio salário para dar continuidade ao trabalho e não prejudicar os alunos. Neste ano, o material encaminhado é totalmente inadequado para a Educação Infantil, no absurdo de enviarem até um caderno universitário pautado para crianças pequenas. Fora a redução dos itens que compõem o Kit. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), criaram “agrupamentos mistos", com crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo para atender a demanda por vaga em creche na cidade. As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais.

      Diante das dificuldades, fica inviável um trabalho pedagógico de qualidade, como nossos alunos merecem. Afinal, a escola não é um depósito de crianças. Precisamos de condições de trabalho como qualquer outro profissional para exercermos nossas funções. No ensino fundamental, as horas de estudo e preparação de aulas dos professores foram substituídas pelo Sistema de Gestão Pedagógica, que funciona como um diário eletrônico. Este aplicativo apresenta muitos problemas técnicos e estruturais, perdendo totalmente a sua função. 

      Em condições adversas, os professores continuam perdendo a saúde. As longas jornadas de trabalho e a problemática da violência nas escolas fazem com que os profissionais de educação adoeçam, e até agora nenhum programa da Prefeitura propôs acompanhar essa questão, buscando minimizá-la. Pelo contrário, são criados mecanismos para punir o absenteísmo, como o PDE, que ainda é chamado de “Prêmio por Desenvolvimento Educacional". Por isso, a necessidade de lutar se fez necessária!

      A revolta é tanta, que muitos colegas, chegaram ao cúmulo de expor seus holerites nas redes sociais, para que a população tenha acesso à verdade. Além disso, muitas das nossas reivindicações não envolvem impacto orçamentário, mas mesmo assim não há negociação, não há boa vontade do governo em querer negociar.

      A situação de greve não nos agrada também. O período é de incertezas e medo. O governo atual do PT, partido que surgiu das greves, ao invés de negociar e dialogar com a categoria, utiliza de mecanismos intimidatórios. Muitos grevistas terão o ponto cortado, o que significa que ficarão sem salário neste mês. Do que adianta, nessas horas de impasse, o discurso que escola de qualidade se faz com profissionais não apenas bem remunerados, mas principalmente por profissionais motivados, seguros e com uma estrutura que lhes possibilite transmitir o que lhes foi confiado, ir na contramãos de certas atitudes? Nós profissionais da educação, mais do que ninguém, torcemos para que essa situação termine logo. Provavelmente as aulas perdidas serão repostas, e nenhum aluno será prejudicado. Estamos empenhados na luta por uma educação pública de qualidade, que forme cidadãos críticos e responsáveis. Para que isso aconteça, precisamos contar com o apoio e respeito de todos. 

Nelice Pompeu tem 41 anos. É professora há 23 anos, já foi da rede estadual e há 13 anos é docente na Prefeitura. Atua na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. 

Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs
Releia: “Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco” no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização”. A expressão em destaque NÃO significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1169Q183507 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Considerando?se a Política de Saúde no final dos anos 70, que ocasionou uma crise fiscal do Estado com fortes repercussões na Previdência Social, o modelo médico?assistencial que privilegiava a iniciativa privada apresentou fortes inadequações à realidade sanitária nacional. A respeito do modelo médico?assistencial e da situação de saúde desse período histórico, considere as seguintes afirmativas: I. A prática médica dominante, a flexeneriana, baseada nos aspectos curativo?reabilitadores, era capaz de alterar os perfis de morbimortalidade. II. A prática médica dominante, a flexeneriana, viabilizou a expansão do sistema de saúde, considerando o baixo custo dos procedimentos. III. O modelo médico?assistencial gerava superposições, descoordenações e ausência de controle. Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1170Q362467 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da oxigenoterapia.

Em caso de uso de cateter nasal, o oxigênio deve ser umidificado; quando o nível de água estiver baixo, este deve ser completado no mesmo frasco com água destilada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1171Q359404 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

As vacinas de bactérias ou vírus vivos atenuados têm como contra-indicações gerais o fato de não poderem, a princípio, ser administradas em, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1172Q53549 | Enfermagem, Enfermeiro, UFU MG, 2018

O artigo 23, da lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, que trata especificamente sobre a participação de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde, sofreu uma importante mudança por meio da lei 13.097, de 2015, na qual, em sua nova redação, lê-se: “Art. 23. É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos, [...] II – pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar.

Assinale a alternativa que prevê pelo menos um dos itens dessa permissão prevista nesse artigo. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1173Q860983 | Enfermagem, Código de Ética da Enfermagem, Enfermeiro, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente, relativo ao Código de Ética e Deontologia da Enfermagem.

É direito do profissional de enfermagem recusar-se a executar, exceto em situações de urgência e emergência, prescrição medicamentosa e terapêutica com base em documentos e formulários nos quais não constem a assinatura e o número de registro do profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1174Q363069 | Enfermagem, Enfermeiro, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

A Resolução COFEN - 272/2002, que dispões sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE - nas Instituições de Saúde Brasileira estabelece

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1175Q365895 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Com relação à diarreia aguda e desidratação, analise as alternativas abaixo, se certas ou erradas:

( ) O quadro clínico varia com o agente etiológico, o mecanismo da diarréia e a intensidade das perdas, a repercussão sobre o estado geral e a prostração dependem da intensidade da desidratação e da infecção.

( ) O enfermeiro ao avaliar a hidratação da criança deve analisar a umidade das mucosas, a elasticidade da pele e o tempo de recoloração.

( ) O enfermeiro deve atentar para a diurese que pode estar mantida, apesar da desidratação nos casos de diabetes mellitus, insípido e desidratação hipotônica.

( ) Dentre as situações que prejudicam a avaliação da desidratação encontra-se a hipernatremia ou desidratação hipertônica pois atenua os sinais de desidratação extracelular como alterações dos olhos, fontanelas e turgor e aumenta os sinais de desidratação intracelular como a sede intensa, déficit neurológico e irritabilidade intensa.

( ) A diferença entre a desidratação hipotônica e hipertônica é que esta, caracteriza-se por oligúria acentuada, hipertonia e convulsões e aquela, os sinais de desidratação são mais acentuados com relação à perda de peso, ocorre hipotonia e a diurese encontra-se presente.

Marque a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1176Q691530 | Enfermagem, Enfermeiro, IABAS RJ, IBADE, 2019

Falar sobre gestão em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) sugere situar o profissional de enfermagem sobre a dimensão sociopolítica desse lócus de ação, pois a UBS é ,de fato, um local privilegiado no SUS, além de ser o principal acesso do cidadão aos serviços públicos de saúde. A relação das unidades de saúde com a população se dá por meio da organização do acesso, do acolhimento, do vínculo, da responsabilidade sanitária e do controle social. Outro ponto importante dessa relação para a efetividade no gerenciamento da unidade é a execução da Gestão Colegiada, sendo esta entendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1177Q361049 | Enfermagem, Saúde, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O cuidado na enfermagem envolve interação interpessoal, e, para cuidar do outro, o enfermeiro deve compreender o indivíduo em suas diferentes fases do ciclo vital. Acerca do cuidado ao paciente em suas várias idades, julgue os itens seguintes. No exame físico normal de um adulto de meia idade, são encontradas, em tese: estruturas retinianas, ruídos respiratórios, acuidade e estruturas auditivas normais; diminuição lenta do turgor cutâneo; e lucidez e nível apropriado da capacidade cognitiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

1178Q360858 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Sobre o Clostridium tetani, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1179Q59551 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, a respeito de especificidades e indicações relativas a vacinas.

A vacina contra hepatite B está indicada para indivíduos integrantes dos grupos vulneráveis, independentemente da faixa etária ou da comprovação da condição de vulnerabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1180Q24992 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Enfermeiro, CISLIPA

Considerando a necessidade de definição, no setor saúde, de uma política decisiva no sentido da redução da morbimortalidade por Acidentes e Violências, foi publicada a Portaria 737/2001. A respeito desta Portaria, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.