Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q361498 | Enfermagem, Saúde, Enfermeiro, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial tem elevada prevalência na população adulta. O Ministério da Saúde criou o programa de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes melito, cujo objetivo é vincular os portadores dessas doenças às unidades de saúde, assegurando-lhes acompanhamento e tratamento sistemático. Acerca da hipertensão arterial e das atribuições do enfermeiro junto aos hipertensos, julgue os itens subseqüentes.

É atribuição do enfermeiro participante da equipe do Programa de Saúde da Família, de acordo com as diretrizes do Programa de Hipertensão do Ministério da Saúde (2002), desenvolver atividades educativas de promoção de saúde com todas as pessoas da comunidade, assim como desenvolver atividades educativas individuais ou em grupo com os hipertensos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1202Q39457 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

Em uma manobra de ressuscitação cardiopulmonar, recomenda- se que o profissional de saúde mantenha uma frequência mínima de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1203Q26201 | Direito Administrativo, Enfermeiro, CNEN, IDECAN

Acerca do processo administrativo, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1204Q686683 | Português, Sintaxe, Enfermeiro, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Observe a oração destacada:
“A infestação do escorpião urbano no Brasil é um clássico "problema perverso.” 

Sobre seus termos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1205Q358760 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 43 anos de idade, casado, encontra-se internado em clínica médica para tratamento de pancreatite aguda. Deu entrada há 15 dias no pronto-socorro, referindo dor epigástrica intensa, associada a vômitos, distensão abdominal, parada de eliminação de flatos, constipação e dificuldades para urinar. É etilista declarado e refere preferência por gorduras, mantendo dieta hipergraxa. Na admissão, foi instalada sonda nasogástrica, cateter de oxigênio nasal e sonda vesical. Evoluiu com melhora do quadro, persistindo ainda dor epigástrica e alguns episódios de vômitos. Sinais vitais: 36,4 ºC, 76 batimentos por minuto, 26 movimentos respiratórios por minuto, 130 mmHg × 70 mmHg, peso atual de 63,8 kg e altura de 1,70 m. Ecografia de abdome superior revelou pâncreas hipoecogênico, aumentado de volume, com limites e contornos irregulares, apresentando coleção de líquido peripancreático.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Entre as complicações potenciais na situação apresentada, citam-se os distúrbios hidreletrolíticos, cabendo ao profissional de enfermagem avaliar o estado hidreletrolítico do paciente a partir do turgor cutâneo, as mucosas, o débito urinário, os sinais vitais e os parâmetros hemodinâmicos, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1206Q44146 | Enfermagem, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

A redução do volume efetivo de líquidos, clinicamente, classifica o Choque Hipovolêmico em: 

•  Leve - redução do volume de sangue menor que 20%.
•  Moderado - redução de 20% a 40% do volume de sangue. 
•  Grave - deficit maior que 40% do volume de sangue. 

Portanto é correto afirmar que a base da terapia do choque hipovolêmico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1207Q365978 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Especialistas em ergonomia, ao encontrarem, nas empresas em que atuam, irregularidades relacionadas a aspectos ergonômicos que justifiquem elevado número de absenteísmo ocasionado por acidentes e problemas de saúde, o que contribui para a redução da produtividade da empresa, devem incluir, em seu plano de trabalho, um projeto de humanização das condições laborais, que consiste na adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, para que eles possam, com conforto e segurança, desempenhar eficientemente suas funções. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Entre as principais correntes da ergonomia, destacam-se: a anglo-saxônica, que considera os aspectos físicos do trabalho e as capacidades humanas; e a francofônica, voltada para fatores humanos e para aspectos psicológicos do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

1208Q360896 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios gastrointestinais.

O íleo paralítico funcional, ou íleo adinâmico, é uma condição patológica irreversível em que ocorre paralisia do movimento peristáltico devido a trauma ou toxina sobre a inervação intestinal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1209Q361159 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

A assistência ventilatória pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e(ou) da ventilação dos pacientes de maneira artificial até que estes estejam capacitados a reassumi las, Essa assistência torna se importante para os pacientes submetidos a anestesia geral e para aqueles com insuficiência respiratória internados nas unidades de terapia intensiva. Com relação a esse assunto,julgue Os itens que se seguem.

Na ventilação controlada, o paciente controla todas as fases da ventilação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1210Q359898 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Senhora de 75 anos relata ao enfermeiro que, embora possa caminhar até o jardim da casa, não vai mais até lá, por decisão dos familiares, em razão de diversas quedas que sofrera nesse local. Na avaliação funcional dessa senhora, a aplicação do instrumento da Medida de Independência Funcional permite constatar a presença de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1211Q358915 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Um melhor desempenho dos serviços de saúde é resultado de um bom planejamento e uma adequada infra-estrutura de serviços. Em vacinação isso se traduz por, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1212Q5220 | Conhecimentos Específicos, Enfermeiro, Prefeitura de do Recife PE, UPENET

Constitui ação da vigilância à saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1213Q368998 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Com relação ao atendimento de vítimas de queimaduras, julgue os itens a seguir.

No atendimento de emergência, deve-se, imediatamente, aplicar água fria ou toalhas frias sobre a lesão, para alívio da dor e diminuição do edema. Não é recomendado, porém, que a lesão fique coberta, para que possa haver perda de calor por meio das correntes de ar (convecção).

  1. ✂️
  2. ✂️

1214Q671596 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, 2020

Na sala de recuperação pós anestesia (SRPA), é muito importante o acompanhamento dos pacientes para que sua recuperação ocorra e também para minimizar riscos de intercorrências. Entre os cuidados que se deve ter com o paciente na SRAP, estão:
I. Monitorar sinais vitais, além de sinais e sintomas adventício, através do monitor cardíaco.
II. Em especial após anestesia geral, monitorar saturação e frequência respiratória, pois devido ao relaxante muscular administrado, é comum o paciente perder o reflexo da respiração, o que levará na diminuição da saturação.
III. No caso de crianças, é comum que ocorra agitação e até mesmo alucinações devido ao efeito dos gases utilizados para induzir e manter a anestesia durante o ato cirúrgico, sendo assim, deve-se permanecer próximo ao leito e este estar sempre com as grades elevadas.
Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1215Q40557 | Direito Sanitário, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

O SUS possui objetivos, atribuições, doutrinas, competências e princípios que regem a sua organização. Com relação a esse tema, julgue o item seguinte.

Identificar e divulgar os fatores que condicionam ou determinam as condições de saúde são objetivos do SUS.
  1. ✂️
  2. ✂️

1216Q362354 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento dos conceitos acerca da equipe de saúde e a necessidade de trabalho multiprofissional têm sido tema de discussões ao longo dos anos e hoje, em qualquer esfera de atenção, os profissionais preocupam-se com a integração e a qualidade de atendimento. À luz desse assunto, julgue os itens de 56 a 59. O atendimento de emergência envolve trabalho complexo, que alia a necessidade de competência técnica e profissional a um constante nível de estresse individual e coletivo. A fim de se alcançarem os objetivos necessários, deve haver humanização no atendimento e cooperação entre os membros da equipe de saúde, em um trabalho centrado no indivíduo/usuário do serviço de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

1217Q366252 | Enfermagem, Saúde do Adolescente, Enfermeiro, SES CE, CONESUL

Com relação à maturação sexual em meninas, o aparecimento dos brotos mamários é um evento conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1218Q51398 | Enfermagem, Enfermeiro, IFF, CESPE CEBRASPE, 2018

Os distúrbios e problemas musculoesqueléticos encontram-se atualmente no topo dos indicadores de doenças ocupacionais, caso enfoquem perturbações na saúde dos trabalhadores. Acerca das doenças relacionadas ao trabalho, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que as siglas LER e DORT, sempre que empregadas, referem-se, respectivamente, a lesões por esforço repetitivo e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1219Q363566 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome heterogênea comum nos ambientes clínicos e que vem crescendo em incidência e em prevalência, estando associada, muitas vezes, a taxas crescentes de hospitalização e mortalidade. Considerando os aspectos clínicos dessa síndrome e os cuidados sistematizados de enfermagem, julgue os itens subsequentes.

Muitos pacientes portadores de IC fazem uso dos glicosídeos digitálicos, que agem inibindo a enzima que converte o decapeptídeo angiotensina I inativo para o octapeptídeo angiotensina ll ativo. Atenção especial deve ser dada aos sintomas de depleção eletrolítica nesses pacientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1220Q35564 | Português, Enfermeiro, IFPE

Texto associado.
TEXTO 01
UM ANO DE ELEIÇÃO


      Em seu estranho ritmo, que mistura o frenesi das elites com a calma do povo, a política brasileira chega a mais um ano eleitoral. Em menos tempo do que parece, realizaremos as eleições municipais de 2016.
      Os sinais estão no ar: os pré-candidatos e seus patronos movimentam-se, pesquisas de intenção de voto são divulgadas, cálculos e especulações correm soltos.
      É ótimo que seja assim. Nunca é demais lembrar quão excepcional, na história política brasileira, é o período no qual vivemos: em toda nossa trajetória, é a mais longa fase de normalidade democrática.
      Para um país que teve seus primeiros cem anos de vida republicana entrecortados por golpes de Estado e ditaduras, é extraordinário o fato de estarmos perto de comemorar três décadas seguidas de eleições de prefeitos nas capitais e grandes cidades. Um período curto para nações democráticas, mas longo no nosso caso.
      Nada indica que a eleição deste ano será diferente. A imensa heterogeneidade dos municípios brasileiros impede a prevalência de elementos mais gerais e o quadro que emerge da disputa assemelha-se sempre a uma colcha de retalhos muito díspares.
      Perde tempo quem procura antecipar o “sentido” da eleição, compreender seu “recado” ou projetar a corrida presidencial seguinte à luz dos resultados.
      Podemos estar certos de apenas umas poucas coisas. A primeira: as disputas municipais não são um tipo de “eleição de meio período”, como existe nos Estados Unidos e em outros países. Os eleitores não vão às urnas para “enviar sinais”, de apoio ou reprovação dos governadores ou do presidente.
      O que fazem, unicamente, é procurar identificar o melhor candidato a prefeito de sua cidade, que se ocupará de questões tão mais relevantes quanto mais pobre for o eleitor.
      A segunda é que, para a maioria do eleitorado, a eleição municipal é a escolha de um indivíduo. Apoios e endossos contam, mas raramente são decisivos.
      É minoria a parcela que escolhe prefeitos por suas vinculações, principalmente com partidos, seja para se decidir em quem votar ou não. É majoritária a proporção daqueles que buscam entre os candidatos nítidos atributos administrativos.
      A terceira é que a imagem nacional das legendas tem pouco a ver com sua performance nas eleições locais. Pesquisa recente do Instituto Vox Populi traz elementos para se interpretar essa dissociação entre imagem nacional e voto municipal. Perguntados a respeito da possibilidade de votar em um candidato a prefeito de determinado partido em 2016, pouco mais de um terço dos entrevistados respondeu que não havia “nenhuma” possibilidade, seja por nunca terem votado no partido, seja por estarem hoje decididos a não votar.
      Cerca de 10% disseram que “votariam com certeza”, pois sempre votaram em candidatos a prefeito da legenda. E 50% responderam que “se tiverem um bom candidato ou candidata, poderiam votar nele ou nela”.
      Isso vale da menor cidade do Brasil à megalópole São Paulo. Quem hoje vaticina a respeito da mais importante eleição de 2016 apenas contribui para aumentar o lixo de bobagens produzido sobre o assunto. De 1985 para cá, a eleição em São Paulo mandou para o cemitério um caminhão de teses desmentidas pelas urnas.

(COIMBRA, Marcos. Um ano de eleição (Adaptado). Revista Carta Capital. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/876/um-ano-de-eleicao-3977.html. Acesso em: 09/02/2014.)
Em relação aos aspectos coesivos do TEXTO 01, assinale a alternativa VERDADEIRA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.