Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1321Q364035 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), disciplina e organiza as ações de vacinação executadas em todo território nacional. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Considerando as vacinas utilizadas de forma rotineira e as utilizadas em situações especiais, a vacina contra poliomielite é a única administrada por via oral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1322Q367876 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Polícia Civil PA, CESPE CEBRASPE

Quanto aos indicadores de saúde, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1323Q843782 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando que as condições de vida e de trabalho dos indivíduos e grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde, julgue o item subsequente.
Segundo a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), a análise da situação de saúde abrange as conexões entre condições de vida, ambiente e trabalho, com destaque para as relações entre saneamento, alimentação, habitação, ambiente de trabalho, poluição, acesso à informação e serviços de saúde e seu impacto nas condições de saúde dos variados grupos da população.
  1. ✂️
  2. ✂️

1324Q361992 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Para Smeltzer, Brunner & Suddarth em “Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica”, a resposta ao estresse causada pela dor aguda intensa é caracterizada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1325Q359458 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, FSPSCE RS, MSConcursos

S.R, 35 anos, sexo feminino, teve como uma das prescrições Penicilina Cristalina 4.700.000 EV. Disponível Penicilina Cristalina 5.000.000. Quanto ml aspirar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1326Q39473 | Informática, Enfermeiro, TCE SE, FGV

Considere as seguintes escolhas que Maria fez para sua senha pessoal:

          + + TeleFoNe + +
          10121978
          Segredo # $ & %
          Telefone = Mudo
          = SeGREdo !

Dessas senhas, a mais fraca é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1327Q361804 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

Atualmente, entre os homens diagnosticados com câncer de próstata, mais de 80% sobrevivem por um mínimo de dez anos. Esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens, excetuado o de pele.

A respeito dessa doença, julgue os itens que se seguem.

Inicialmente, o câncer de próstata quase sempre é assintomático. Em alguns casos, sintomas como dor nas costas, no quadril, anemia, perda de peso, fraqueza e oliguria podem estar presentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

1328Q183184 | Enfermagem, Alcoolismo, Enfermeiro, TCE PI, FCC

As mudanças tecnológicas e sociais no ambiente de trabalho suscitaram novas formas de doenças profissionais, incluindo aumento de estresse e uso de álcool. Incluem- se, dentre as manifestações clínicas características da síndrome de abstinência alcoólica no trabalhador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1329Q61364 | Direito Penal, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

O próximo item apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das medidas de assistência previstas na Lei de Execução Penal.

José foi condenado a dezoito anos de reclusão e recolhido a estabelecimento prisional. No curso da execução da pena, ele contraiu doença grave, e foi constatada a impossibilidade de o estabelecimento prisional prover-lhe a assistência médica necessária. Nessa situação, a assistência médica ao preso deverá ser custeada pela família do sentenciado em outro local, desde que haja a autorização expressa do juiz competente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1330Q854213 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, FAFIPA, 2020

Projeto propõe beliche para dar mais conforto na classe econômica de aviões

Viajar na classe econômica dos aviões está longe de ser algo confortável, especialmente em viagens mais longas. Inúmeros projetos, porém, tentam mudar essa realidade. As propostas são as mais diversas possíveis, inclusive com uma nova área no porão de carga dos aviões. 

Um novo projeto desenvolvido na Holanda pela Delft University of Technology pretende criar áreas com beliches na classe econômica para os passageiros dormirem mais confortavelmente durante as viagens. O projeto é um dos indicados ao prêmio da Crystal Cabin Award deste ano.

Apesar da indicação ao prêmio, o projeto da Delft não é dos mais bonitos. Pelas imagens divulgadas até o momento, as camas parecem mais cápsulas bem apertadas. Quem tem um pouco de claustrofobia pode ficar bastante incomodado ao entrar nesses espaços. Assentos serão reconfigurados somente após a decolagem do avião.

Durante os procedimentos de manobra, decolagem e pouso, os passageiros ficam acomodados em bancos para até três lugares. Já em voo, esse assento poderá ser reconfigurado para se transformar em um beliche de três andares. O acesso às camas mais altas é feito por uma escada lateral, mas os desenvolvedores do projeto garantem que até passageiros mais idosos conseguiriam subir.

A Delft University of Technology diz que as camas também serão bastante confortáveis. No interior da cápsula, haverá monitores de entretenimento, tomadas para carregamento de aparelhos eletrônicos, uma mesinha e um encosto inflável.

Os desenvolvedores do projeto também terão de resolver um outro problema. De acordo com as imagens divulgadas até o momento, não há espaço para os bagageiros internos. Para ter mais conforto, os passageiros não poderão mais levar bagagem de mão a bordo do avião? Até o momento, o projeto da Delft University of Technology não atraiu interesse de nenhuma companhia aérea. Com tantos outros projetos, é possível até mesmo que ele nunca saia do papel. A esperança para os passageiros é que há muita gente ao redor do mundo pensando em algo para deixar sua viagem na classe econômica mais confortável.

Disponível em: <https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2020/02/02/projeto-beliche-classe-economica.htm>. Acesso
em: 01 fev. 2020.
Considere o trecho: “Um novo projeto desenvolvido na Holanda pela Delft University of Technology pretende criar áreas com beliches na classe econômica para os passageiros dormirem mais confortavelmente durante as viagens.” Ao fazer a substituição do termo projeto pela palavra ideias, quantas outras mudanças adicionais no trecho seriam necessárias para atender aos requisitos de concordância verbal e nominal padrão da língua portuguesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1331Q35534 | Enfermagem, Enfermeiro, IFPE

A portaria 3.088/2011 instituiu a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS -, cuja finalidade foi a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas em sofrimento ou com transtorno mental, como também necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS -.

Assinale a alternativa que representa uma diretriz para o funcionamento da rede psicossocial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1332Q42455 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Além das responsabilidades propostas para a Atenção Básica, em relação à Estratégia Saúde da Família, os diversos entes federados têm suas responsabilidades. Sobre as competências do Ministério da Saúde assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1333Q35562 | Português, Enfermeiro, IFPE

Texto associado.
TEXTO 01
UM ANO DE ELEIÇÃO


      Em seu estranho ritmo, que mistura o frenesi das elites com a calma do povo, a política brasileira chega a mais um ano eleitoral. Em menos tempo do que parece, realizaremos as eleições municipais de 2016.
      Os sinais estão no ar: os pré-candidatos e seus patronos movimentam-se, pesquisas de intenção de voto são divulgadas, cálculos e especulações correm soltos.
      É ótimo que seja assim. Nunca é demais lembrar quão excepcional, na história política brasileira, é o período no qual vivemos: em toda nossa trajetória, é a mais longa fase de normalidade democrática.
      Para um país que teve seus primeiros cem anos de vida republicana entrecortados por golpes de Estado e ditaduras, é extraordinário o fato de estarmos perto de comemorar três décadas seguidas de eleições de prefeitos nas capitais e grandes cidades. Um período curto para nações democráticas, mas longo no nosso caso.
      Nada indica que a eleição deste ano será diferente. A imensa heterogeneidade dos municípios brasileiros impede a prevalência de elementos mais gerais e o quadro que emerge da disputa assemelha-se sempre a uma colcha de retalhos muito díspares.
      Perde tempo quem procura antecipar o “sentido” da eleição, compreender seu “recado” ou projetar a corrida presidencial seguinte à luz dos resultados.
      Podemos estar certos de apenas umas poucas coisas. A primeira: as disputas municipais não são um tipo de “eleição de meio período”, como existe nos Estados Unidos e em outros países. Os eleitores não vão às urnas para “enviar sinais”, de apoio ou reprovação dos governadores ou do presidente.
      O que fazem, unicamente, é procurar identificar o melhor candidato a prefeito de sua cidade, que se ocupará de questões tão mais relevantes quanto mais pobre for o eleitor.
      A segunda é que, para a maioria do eleitorado, a eleição municipal é a escolha de um indivíduo. Apoios e endossos contam, mas raramente são decisivos.
      É minoria a parcela que escolhe prefeitos por suas vinculações, principalmente com partidos, seja para se decidir em quem votar ou não. É majoritária a proporção daqueles que buscam entre os candidatos nítidos atributos administrativos.
      A terceira é que a imagem nacional das legendas tem pouco a ver com sua performance nas eleições locais. Pesquisa recente do Instituto Vox Populi traz elementos para se interpretar essa dissociação entre imagem nacional e voto municipal. Perguntados a respeito da possibilidade de votar em um candidato a prefeito de determinado partido em 2016, pouco mais de um terço dos entrevistados respondeu que não havia “nenhuma” possibilidade, seja por nunca terem votado no partido, seja por estarem hoje decididos a não votar.
      Cerca de 10% disseram que “votariam com certeza”, pois sempre votaram em candidatos a prefeito da legenda. E 50% responderam que “se tiverem um bom candidato ou candidata, poderiam votar nele ou nela”.
      Isso vale da menor cidade do Brasil à megalópole São Paulo. Quem hoje vaticina a respeito da mais importante eleição de 2016 apenas contribui para aumentar o lixo de bobagens produzido sobre o assunto. De 1985 para cá, a eleição em São Paulo mandou para o cemitério um caminhão de teses desmentidas pelas urnas.

(COIMBRA, Marcos. Um ano de eleição (Adaptado). Revista Carta Capital. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/876/um-ano-de-eleicao-3977.html. Acesso em: 09/02/2014.)
No que diz respeito ao vocabulário utilizado no texto, analise as proposições a seguir: 

I. No trecho “Em seu estranho ritmo, que mistura o frenesi das elites com a calma do povo, a política brasileira chega a mais um ano eleitoral(...)” (1º parágrafo), o termo destacado poderia ser substituído por agitação.
II. Em “Para um país que teve seus primeiros cem anos de vida republicana entrecortados por golpes de Estado e ditaduras (...)” (4º parágrafo)”, poderíamos substituir a palavra destacada por ajudados.
III. No trecho “A imensa heterogeneidade dos municípios brasileiros (...)” (5º parágrafo)” é possível substituir o vocábulo destacado pelo termo igualdade.
IV. Em “o quadro que emerge da disputa assemelha-se sempre a uma colcha de retalhos muito díspares (...)” (5º parágrafo), é possível trocar o termo destacado pela palavra divergentes.
V. No trecho “Quem hoje vaticina a respeito da mais importante eleição de 2016 (...)” (13º parágrafo), o vocábulo em destaque poderia ser substituído pelo termo prenuncia.

Estão CORRETAS as proposições
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1334Q368371 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

No contexto da reforma psiquiátrica, há novas estratégias inclusivas, voltadas à inserção social e capacitação dos usuários em saúde mental, na perspectiva de nova lógica assistencial. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A reforma psiquiátrica tem como uma das vertentes principais a desinstitucionalização e consequente desconstrução do manicômio e dos paradigmas que o sustentam.

  1. ✂️
  2. ✂️

1335Q363349 | Enfermagem, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

A alternativa que inclui orientações para um paciente com os diagnósticos de enfermagem Débito Cardíaco Diminuído e Excesso de Volume de Líquidos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1336Q365148 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial acomete entre 11% e 20% da população adulta jovem (com mais de 20 anos de idade). Quando diagnosticada precocemente, há grande chance de se evitar complicações. Em face desse assunto e tomando por base o Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes Melito do Ministério da Saúde (2002), julgue os itens seguintes.

Segundo as normas do Ministério da Saúde, é atribuição/competência do enfermeiro, como membro da equipe de saúde, solicitar, durante a consulta de enfermagem, os exames mínimos estabelecidos nos consensos e definidos como possíveis e necessários pelo médico da equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

1337Q365465 | Enfermagem, Saúde, Enfermeiro, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

A primeira etapa do Programa de Saúde da Família (PSF), do Ministério da Saúde, foi implantada em 1991, por meio do Programa de Agentes Comunitários de Saúde. A partir do ano de 1994, foram compostas as primeiras equipes desse programa. A respeito desse programa, julgue os itens seguintes.

Como membro da equipe do PSF, o enfermeiro não deve, em nenhuma condição, prescrever/transcrever medicações.

  1. ✂️
  2. ✂️

1338Q360869 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre a vacina contra a febre amarela, é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1339Q59563 | Direito Sanitário, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item a seguir à luz do que dispõe a Constituição Federal de 1988 sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

No texto constitucional, a saúde foi tratada separadamente da seguridade social, a qual compreende a previdência e a assistência social.
  1. ✂️
  2. ✂️

1340Q368335 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em uma estrutura organizacional, é possível identificar a maneira como um grupo é formado, suas linhas de comunicação, seus meios de lidar com a autoridade e a tomada de decisão. Com relação a essas ideias, julgue os itens a seguir. As linhas horizontais contínuas, no quadro organizacional de um hospital, representam a comunicação entre pessoas com responsabilidades e poderes semelhantes, e as linhas verticais pontilhadas entre cargos denotam a cadeia oficial de comando.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.