Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q367293 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

São objetivos da epidemiologia:

• Conhecer a situação de saúde da comunidade.

• Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades.

• Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação.

• Orientar e colaborar no planejamento e na adoção de decisões.

• Gerar conhecimento facilitando a compreensão de saúde como um todo.

Quantos itens são verdadeiros?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1422Q42457 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

O atendimento domiciliário tem como conceito prestar assistência no próprio domicílio. Hoje também essa estratégia é utilizada no Programa de Saúde da Família. Acerca das ações de saúde que a equipe interdisciplinar deve promover, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1423Q367362 | Enfermagem, Processamento de material, Enfermeiro, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 19 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A cerca da esterilização de artigos médico-hospitalares por meio de soluções químicas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1424Q364035 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), disciplina e organiza as ações de vacinação executadas em todo território nacional. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Considerando as vacinas utilizadas de forma rotineira e as utilizadas em situações especiais, a vacina contra poliomielite é a única administrada por via oral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1425Q183815 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Texto associado.

Texto: A verdade sobre os antibióticos

            De um lapso de memória nasceu uma das mais poderosas armas da medicina contra infecções bacterianas. É assim que pode ser descrita, em poucas palavras, a descoberta da penicilina em 1928, pelo bacteriologista inglês Alexander Fleming. O cientista trabalhava no Hospital St. Mary, na Inglaterra, onde observava o comportamento de uma cultura de Staphylococcus aureus, a temível bactéria que causa infecção generalizada. Um dia, Fleming saiu de férias e esqueceu em cima da mesa do laboratório uma de suas placas de cultura, com amostras de estafilococo. Ao voltar, ele notou que o mofo parecia ter produzido uma substância que conseguira atacar a bactéria. Logo, concluiu que essa mesma substância poderia ser utilizada para impedir o desenvolvimento de outras bactérias. Como o fungo chamava-se Penicillium notatum, Fleming batizou a tal substância de penicilina.

            O cientista ainda descobriu que, por não ser tóxica para o corpo humano, a penicilina também poderia ser usada como remédio. “Antes da descoberta da penicilina, os cientistas tentaram de tudo: de sais de ouro a bismuto. As bactérias eram combinadas quase que por seleção natural”, observa o toxicologista Sérgio Graff (SP). “Há 70 anos, qualquer pessoa podia morrer de meningite ou pneumonia. Hoje, embora essas doenças continuem matando, conseguimos curar grande parte delas. E isso se deve, principalmente, ao uso dos antibióticos”, afirma o infectologista Marcelo Simão Ferreira, do Hospital de Clínicas de Uberlândia, da Universidade Federal de Uberlândia (MG). “Claro que a cura de uma infecção não depende só do antibiótico certo empregado, depende também do sistema de defesa do hospedeiro. Em pessoas com câncer, por exemplo, os antibióticos atuam muito menos”, ressalva.

O problema das infecções

            Alexander Fleming inaugurou uma nova era dentro da medicina: a dos antibióticos. Graças a ele, milhões de soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial foram salvos. O termo antibiótico vem do grego e significa “contra a vida” – nesse caso a dos micro-organismos, vamos deixar claro. Hoje, alguns especialistas já refutam o termo e preferem “antimicrobiano” a “antibiótico”. 

            “Os antimicrobianos são comumente usados no tratamento de doenças causadas por agentes microbianos, que podem ser tanto uma bactéria (pneumonia, por exemplo) como um fungo (candidíase) ou vírus (AIDS). Essas doenças são todas chamadas de infecções e cada tipo, de acordo com o agente que a provocou, tem um tratamento específico”, detalha a farmacêutica Emília Vitória da Silva, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (DF).

            Em linhas gerais, os antibióticos podem ser divididos em sistêmicos e tópicos. Segundo Emília, os sistêmicos são aqueles que precisam atingir a corrente sanguínea para exercer sua ação terapêutica. Podem ser administradas por via oral (boca), intramuscular (injeção no músculo), intravenosa (injeção na veia) e aerossol, entre outros. “Quando você administra um antimicrobiano por via oral, a substância atinge o estômago e passa, através da mucosa estomacal, para o sangue. Por este é levada até o seu local de ação, que geralmente é um órgão interno, como garganta ou pulmão”, detalha a farmacêutica Emília.

            Já o uso tópico de antibióticos acontece quando esses agentes são aplicados diretamente na pele ou mucosas, principalmente em infecções dermatológicas (na pele), oftalmológicas (nos olhos), otológicas (nas orelhas) e ginecológicas (na vagina). “Antimicrobianos tópicos têm ação localizada e pouca, às vezes nenhuma, quantidade do medicamento atinge o sangue”, afirma a farmacêutica.

Perigo à vista

            Se Alexander Fleming estivesse vivo, reprovaria o uso indiscriminado de antibióticos. Segundo estimativas de Janaína Sallas, consultora técnica no Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, 40% dos remédios consumidos hoje no Brasil são antibióticos. “A descoberta da penicilina trouxe indiscutíveis benefícios para a medicina, como elevado índice de cura e a redução no número de sequelas. Mas, por outro lado, quando tomados de maneira abusiva e sem prescrição médica, os antibióticos podem causar reações adversas e, principalmente, resistência microbiana”, alerta a especialista em saúde coletiva. 

Resistência microbiana

            O maior risco oferecido pelo uso indiscriminado de antibióticos, porém, é a chamada “resistência microbiana”, que piora o quadro infeccioso do paciente e reduz a eficácia do tratamento. “Quando você utiliza um antimicrobiano de maneira inadequada, os microorganismos desenvolvem uma mutação e se tornam resistentes ao agente antibiótico”, explica a farmacêutica Emília Vitória.

            O toxicologista Sérgio Graff chama a atenção para outro aspecto do uso abusivo do medicamento. Ele explica que o corpo humano é colonizado por “bactérias do bem”, que reforçam o sistema de defesa do organismo em lugares estratégicos como a pele e a boca, por exemplo. Entre outras incumbências, as “bactérias do bem” são encarregadas de impedir a proliferação de “bactérias do mal”. “Quando você toma um antibiótico sem a devida prescrição médica, elimina não só as bactérias ruins do seu organismo como as boas também”, alerta o toxicologista. Entre bactérias mortas e feridas, explica ele, salvam-se as mutantes. “A partir do momento em que dizimei todas as bactérias, as mutantes começam a se multiplicar. E a produzir infecções resistentes a antibióticos”, completa.

Vírus: inimigo invencível

            Embora a origem grega do termo signifique “contra a vida”, os antibióticos não conseguem agir sobre todos os micro-organismos. Na grande maioria das vezes, são eficazes contra bactérias e, em alguns casos, fungos e parasitas. “Em doenças virais, por exemplo, eles não têm eficácia alguma”, assegura Marília. Por isso mesmo a receita médica é imprescindível no ato da compra de antibióticos. Só o médico tem condições de avaliar se uma infecção é bacteriana ou viral. “O paciente não tem como distinguir uma da outra apenas pelos sintomas apresentados. Para você ter uma ideia, tanto infecções virais quanto bacterianas provocam febre no paciente”, diz a conselheira do Cremerj. 

André Bernardo

Revista VivaSaúde. São Paulo: Escala, edição 189, 2019.

(adaptado)

No trecho “Claro que a cura de uma infecção não depende só do antibiótico certo empregado...” (2º parágrafo), a palavra em destaque, se estivesse anteposta ao substantivo a que se refere, teria outro sentido. O mesmo se verifica com a palavra destacada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1426Q365843 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a assistência de enfermagem aos pacientes com distúrbios gastrointestinais.

Em casos de úlcera péptica, a mucosa gastroduodenal é freqüentemente comprometida devido a sua incapacidade de resistência à ação digestiva do ácido gástrico e da pepsina.

  1. ✂️
  2. ✂️

1427Q40478 | Enfermagem, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à liderança em enfermagem, julgue o item seguinte.

Um administrador eficiente deve unir as habilidades de realizar suas funções administrativas às de um líder, sendo fundamental adotar estilo de liderança caracterizado pela ênfase no grupo, na ausência de críticas, no baixo poder de controle e na busca de motivação do grupo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1428Q365632 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial acomete entre 11% e 20% da população adulta jovem (com mais de 20 anos de idade). Quando diagnosticada precocemente, há grande chance de se evitar complicações. Em face desse assunto e tomando por base o Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes Melito do Ministério da Saúde (2002), julgue os itens seguintes.

A pressão arterial elevada provoca lesões vasculares nos chamados órgãos-alvo, que são o coração, o cérebro e os rins.

  1. ✂️
  2. ✂️

1429Q181313 | Enfermagem, Enfermeiro, Câmara Municipal do Recife PE, FGV

No socorro a uma vitima de parada cardiorrespiratória em que o profissional esteja atuando sozinho, a relação compressão- ventilação deve ser de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1430Q53570 | Direito Administrativo, Enfermeiro, UFU MG, 2018

O sucessor daquele que causou lesão ao patrimônio público ou se enriqueceu ilicitamente, consoante as disposições da Lei de Improbidade Administrativa,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1431Q184165 | Informática, Correio eletrônico, Enfermeiro, Prefeitura de Juruti PA, FADESP

O sistema pelo qual é possível descobrir o nome, qual a última vez que o usuário recebeu uma mensagem, além de vários outros itens, tudo isso por meio do endereço eletrônico do usuário é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1432Q40564 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, no que diz respeito ao tema da integração no entorno sul-americano do Brasil.

A Venezuela, membro pleno do MERCOSUL, depois da aprovação difícil no Congresso Nacional brasileiro, é um país que se afasta das políticas responsáveis conduzidas pelo Brasil no capítulo da integração sul-americana.
  1. ✂️
  2. ✂️

1433Q24996 | Enfermagem, Enfermeiro, CISLIPA

Segundo a norma regulamentadora número seis (NR6): EPI é todo dispositivo ou produto de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Sobre o assunto, o que não é considerado EPI?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1434Q365489 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

São causas de sangramento uterino anormal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1435Q368326 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial e o diabetes melito representam dois importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares, sendo responsáveis por inúmeros agravos e perda da qualidade de vida de muitos indivíduos. 0 acompanhamento e o tratamento sistemático são fundamentais e os profissionais de saúde devem estar preparados para o atendimento dessa clientela. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Algumas condições clínicas, como insuficiência adrenal, tireoidiana, hipofisária, renal, ou hepática, e consumo frequente de álcool podem levar os indivíduos que fazem uso de insulina a apresentarem hiperglicemia

  1. ✂️
  2. ✂️

1436Q361420 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao atendimento a mulher grávida, julgue os itens a seguir. A doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG) caracteriza-se como uma manifestação clínica resultante do aumento dos níveis pressóricos da gestante, antes da gestação normotensa, a partir da 30.ª semana de gestão, sem proteinuria e sem edema.
  1. ✂️
  2. ✂️

1437Q368593 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

A posição na qual a equipe de enfermagem deve manter o paciente portador de insuficiência cardíaca congestiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1438Q364500 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma senhora de 75 anos de idade, aposentada, viúva, deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de dispnéia intensa. Tem diagnóstico médico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Apresenta regular estado geral, edema nos membros inferiores até a altura do joelho, abdome globoso e dolorido à palpação na região do hipocôndrio direito, fígado palpável. Tem ainda dificuldades em se locomover, fadiga importante, dificuldade para dormir e disúria. Não consegue realizar sozinha as atividades de higiene, devido ao cansaço.

Diante do quadro clínico acima apresentado e considerando os modelos teóricos em enfermagem, julgue os itens seguintes.

Ao coletar os dados acerca das fontes de energia da paciente (nutrição, sono-repouso), da integridade pessoal (sentimentos de auto-estima), da integridade estrutural (recuperação da estrutura do corpo) e da integridade social (sua participação com o grupo social), o enfermeiro estará aplicando os princípios de conservação de energia de Myra Levine.

  1. ✂️
  2. ✂️

1439Q359956 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma adolescente de 15 anos de idade deu entrada no serviço de pronto atendimento de um hospital, com um ataque agudo de asma. Relatou ter apresentado piora respiratória pela manhã, quando se aprontava para ir à escola. Apresentava-se dispnéica, agitada e ansiosa devido à internação. A ausculta pulmonar revelou sibilos bilaterais. Referiu que, nos últimos dois anos, tem tido uma rotina diária muito atribulada, pois tem estudado e trabalhado como vendedora, para melhorar a renda familiar. Referiu alimentar-se irregularmente por estar realizando muitas atividades e não ter tempo para ir até em casa almoçar. Estava apresentando dificuldades para dormir, perdendo o sono durante a madrugada. Queixou-se de cefaléias freqüentes, com intensidade moderada. Tem tido ataques asmáticos recorrentes e não vem utilizando os medicamentos indicados pelo médico há um ano. Apresentava cianose labial e tosse improdutiva. Na avaliação dos sinais vitais, a temperatura foi de 36,8 ºC, pulso de 110 batimentos por minuto, pressão arterial de 122 mmHg × 66 mmHg e freqüência respiratória de 34 movimentos por minuto. Peso de 60 kg, altura de 1,77 m.

Diante do quadro clínico acima apresentado e acerca do processo de enfermagem, julgue os itens subseqüentes.

Dispnéia, agitação, cefaléia e os dados referentes aos sinais vitais são todos dados objetivos coletados durante a primeira etapa do processo de enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1440Q361857 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O cuidado na enfermagem envolve interação interpessoal, e, para cuidar do outro, o enfermeiro deve compreender o indivíduo em suas diferentes fases do ciclo vital. Acerca do cuidado ao paciente em suas várias idades, julgue os itens seguintes. Durante o crescimento e o desenvolvimento normal da fase inicial da adolescência, encontram-se características como: quanto às mudanças físicas, desenvolvimento completo das características sexuais secundárias no sexo feminino; quanto à cognição, o estabelecimento das capacidades de raciocínio abstrato; quanto aos relacionamentos, conflitos importantes em relação ao controle paterno e à separação emocional e física dos pais.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.