Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q369429 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Estima-se que, em 2025, existirão cerca de 11 milhões de portadores de diabetes melito no Brasil, o que representa um incremento de mais de 100% em relação aos 5 milhões de diabéticos existentes em 2000. Acerca do diabetes melito e das propostas de atribuições e competências do enfermeiro junto aos programas de diabetes do Ministério da Saúde, julgue os itens que se seguem.

O pé diabético é uma das complicações mais mutiladoras do diabetes melito, sendo responsável por grande número de amputações não-traumáticas. Ao enfermeiro cabe realizar, na consulta de enfermagem, a avaliação dos membros inferiores para identificação e rastreamento do pé em risco, além de administrar cuidados específicos tanto nos pés de risco, quanto naqueles acometidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1462Q359964 | Enfermagem, Enfermeiro, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, UFPR

A vacina dupla do tipo adulto (dT) é indicada para a prevenção da difteria e do tétano. Em relação a essa vacina, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1463Q367655 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Aproximadamente 10% dos pacientes hospitalizados infectam-se pelo fato de serem submetidos a procedimentos invasivos ou pelo uso de terapia imunossupressora. O uso excessivo e indiscriminado de antimicrobianos tem resultado no surgimento de cepas bacterianas multirresistentes. Essa situação tem se transformado ao longo dos últimos anos em um grave problema para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Em relação a essa problemática, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1464Q39465 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

Com base nos requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as afirmativas a seguir:

I - Os produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.
II - O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado uma vez ao dia, de preferência, no primeiro ciclo de esterilização.
III - No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis, deve ser adicionado um indicador biológico a cada carga.

Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1465Q40495 | Enfermagem, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

O cuidado na enfermagem envolve interação interpessoal, e, para cuidar do outro, o enfermeiro deve compreender o indivíduo em suas diferentes fases do ciclo vital. Acerca do cuidado ao paciente em suas várias idades, julgue o item seguinte.

Durante o crescimento e o desenvolvimento normal da fase inicial da adolescência, encontram-se características como: quanto às mudanças físicas, desenvolvimento completo das características sexuais secundárias no sexo feminino; quanto à cognição, o estabelecimento das capacidades de raciocínio abstrato; quanto aos relacionamentos, conflitos importantes em relação ao controle paterno e à separação emocional e física dos pais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1466Q39474 | Informática, Enfermeiro, TCE SE, FGV

Joana quer enviar um e-mail para um numeroso grupo de pessoas, mas não quer que seus destinatários saibam para quem esse e-mail está sendo enviado. Uma opção rápida e prática para Joana nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1467Q24983 | Português, Enfermeiro, CISLIPA

Os professores da rede municipal de São Paulo estão em greve há mais de um mês. E nesta terça-feira, dia 27, realizam mais uma manifestação, desta vez na Avenida Paulista. O blog pediu para que a professora Nelice Pompeu, há 13 anos na rede, escrevesse sobre os motivos da paralisação dos professores e demais profissionais da educação. 

        Professores em greve também educam, defende professora da rede municipal de SP 

      A luta por um ensino público de qualidade sempre foi uma bandeira defendida por todos os partidos, principalmente nas épocas que antecedem as eleições. Nesses períodos, nós professores somos lembrados e admirados, com discursos de valorização e reconhecimento, mas que infelizmente não se concretizam, ficam só na promessa. Por isso, professores estão se organizando em movimentos, que avançam em todas as regiões do país, num só coro que clama pela EDUCAÇÃO. Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco" no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização. Mas como professora há 23 anos, garanto: a educação pede socorro e seus educadores também!

      Os reflexos desse descaso estão bem evidentes. A sociedade inteira acaba sendo prejudicada. Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita. Quando tentamos sair dessa invisibilidade, indo para as ruas como uma forma de educar e chamar a atenção, somos criticados numa visão limítrofe, como se estivéssemos lutando apenas por questões salariais. Nossa luta é muito mais ampla! Não fazemos greve para prejudicar os alunos nem as famílias. Greve é uma situação limite. Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado. É difícil para todos os lados.

      Costumamos até ser bem tolerantes. Nossa criatividade e dedicação fazem com que superemos muitas dificuldades, porém chega um momento em que é importante mostrar a verdadeira face. Não aquela presente nas propagandas, onde tudo funciona maravilhosamente bem! 

      No ano passado, os Kits de materiais dos alunos da rede municipal de São Paulo foram entregues apenas em novembro. Quantas vezes eu e colegas tivemos que comprar material escolar com nosso próprio salário para dar continuidade ao trabalho e não prejudicar os alunos. Neste ano, o material encaminhado é totalmente inadequado para a Educação Infantil, no absurdo de enviarem até um caderno universitário pautado para crianças pequenas. Fora a redução dos itens que compõem o Kit. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), criaram “agrupamentos mistos", com crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo para atender a demanda por vaga em creche na cidade. As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais.

      Diante das dificuldades, fica inviável um trabalho pedagógico de qualidade, como nossos alunos merecem. Afinal, a escola não é um depósito de crianças. Precisamos de condições de trabalho como qualquer outro profissional para exercermos nossas funções. No ensino fundamental, as horas de estudo e preparação de aulas dos professores foram substituídas pelo Sistema de Gestão Pedagógica, que funciona como um diário eletrônico. Este aplicativo apresenta muitos problemas técnicos e estruturais, perdendo totalmente a sua função. 

      Em condições adversas, os professores continuam perdendo a saúde. As longas jornadas de trabalho e a problemática da violência nas escolas fazem com que os profissionais de educação adoeçam, e até agora nenhum programa da Prefeitura propôs acompanhar essa questão, buscando minimizá-la. Pelo contrário, são criados mecanismos para punir o absenteísmo, como o PDE, que ainda é chamado de “Prêmio por Desenvolvimento Educacional". Por isso, a necessidade de lutar se fez necessária!

      A revolta é tanta, que muitos colegas, chegaram ao cúmulo de expor seus holerites nas redes sociais, para que a população tenha acesso à verdade. Além disso, muitas das nossas reivindicações não envolvem impacto orçamentário, mas mesmo assim não há negociação, não há boa vontade do governo em querer negociar.

      A situação de greve não nos agrada também. O período é de incertezas e medo. O governo atual do PT, partido que surgiu das greves, ao invés de negociar e dialogar com a categoria, utiliza de mecanismos intimidatórios. Muitos grevistas terão o ponto cortado, o que significa que ficarão sem salário neste mês. Do que adianta, nessas horas de impasse, o discurso que escola de qualidade se faz com profissionais não apenas bem remunerados, mas principalmente por profissionais motivados, seguros e com uma estrutura que lhes possibilite transmitir o que lhes foi confiado, ir na contramãos de certas atitudes? Nós profissionais da educação, mais do que ninguém, torcemos para que essa situação termine logo. Provavelmente as aulas perdidas serão repostas, e nenhum aluno será prejudicado. Estamos empenhados na luta por uma educação pública de qualidade, que forme cidadãos críticos e responsáveis. Para que isso aconteça, precisamos contar com o apoio e respeito de todos. 

Nelice Pompeu tem 41 anos. É professora há 23 anos, já foi da rede estadual e há 13 anos é docente na Prefeitura. Atua na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. 

Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs 

Na oração: “A situação de greve não nos agrada também”, o pronome pessoal oblíquo funciona como objeto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1468Q61351 | Enfermagem, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao abuso de álcool e drogas, julgue o item a seguir.

Casos de intoxicação e abstinência provocados por abuso de álcool ou drogas nas emergências hospitalares são crescentes e demandam diagnóstico diferencial.
  1. ✂️
  2. ✂️

1469Q367667 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A enfermagem vem buscando, nas últimas décadas, explicar suas práticas profissionais utilizando-se de correntes filosóficas e teorias administrativas respaldas em economistas, sociólogos, antropólogos, psicólogos e outras correntes do pensamento administrativo moderno. Acerca dos serviços de enfermagem sob essa óptica, julgue os itens que se seguem. A filosofia do serviço de enfermagem deve ser absorvida pelo profissional de enfermagem de modo que, a qualquer momento, ele possa refletir sobre suas decisões e agir com plena consciência do significado das soluções que escolhe no contexto histórico em que ele se encontra.
  1. ✂️
  2. ✂️

1470Q7483 | Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermeiro, CEDAE RJ, CEPERJ

Um trabalhador que efetuava atividades em esgoto apresentou os seguintes sintomas: síndrome gripal, forma ictérica grave com acometimento hepatorrenal e insuficiência renal aguda. Este trabalhador foi diagnosticado com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1471Q365632 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial acomete entre 11% e 20% da população adulta jovem (com mais de 20 anos de idade). Quando diagnosticada precocemente, há grande chance de se evitar complicações. Em face desse assunto e tomando por base o Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes Melito do Ministério da Saúde (2002), julgue os itens seguintes.

A pressão arterial elevada provoca lesões vasculares nos chamados órgãos-alvo, que são o coração, o cérebro e os rins.

  1. ✂️
  2. ✂️

1472Q820849 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Enfermeiro, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

De acordo com a Lei do Exercício Profissional (Lei no 7.498/86), assinale a alternativa correta com relação a algumas atividades privativas do Enfermeiro - titular do diploma de enfermeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1473Q362179 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SES DF, FUNIVERSA

Uma jovem de 17 anos de idade, primigesta, com 34 semanas de gestação, deu entrada no setor de obstetrícia com quadro de crise convulsiva, hipertensão arterial (200 mmHg × 120 mmHg) e edema. A mãe, que a acompanhava, informou que a filha nunca teve problemas de saúde, mas que ganhou muito peso com a gravidez. Relatou história familiar de eclampsia (irmã). Informou ainda que, na 23.ª semana de gestação, foi detectado aumento da pressão arterial na sua filha, quando iniciou o tratamento com metildopa (150 mg/dia). Foi submetida à cesariana, e a criança demonstrou boa vitalidade ao nascer. No pós-operatório imediato, a puérpera evoluiu comatosa e com anasarca. Encontra-se com cânula de Guedel e oxigênio sob máscara, sonda vesical de demora e sulfato de magnésio IV, 1g/h, em veia periférica.

Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1474Q362475 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, acerca da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), responsável por alto índice de mortalidade.

Em casos de DPOC, deve-se estimular uma elevada ingestão hídrica para liquefazer as secreções. A drenagem postural com percussão e vibração ajuda a mobilizar as secreções para expectoração.

  1. ✂️
  2. ✂️

1475Q365368 | Enfermagem, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Nas últimas décadas, os enfermeiros têm buscado a aplicação de princípios científicos para nortear a prática de enfermagem, surgindo, por volta da metade do século XX, o processo de enfermagem. Desde então, o planejamento da assistência permeia a profissão e está presente em qualquer situação de cuidado. Na década passada, deu-se preferência pela terminologia Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e atualmente se retoma o termo processo de enfermagem. Em face desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

São todos exemplos de intervenções de enfermagem relacionadas ao processo ensino-aprendizagem: identificar os fatores que influenciam a habilidade do paciente para aprender; estimular o paciente a verbalizar sentimentos decorrentes da perda de um filho; levantar as necessidades de aprendizagem do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1476Q366840 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 43 anos de idade, casado, encontra-se internado em clínica médica para tratamento de pancreatite aguda. Deu entrada há 15 dias no pronto-socorro, referindo dor epigástrica intensa, associada a vômitos, distensão abdominal, parada de eliminação de flatos, constipação e dificuldades para urinar. É etilista declarado e refere preferência por gorduras, mantendo dieta hipergraxa. Na admissão, foi instalada sonda nasogástrica, cateter de oxigênio nasal e sonda vesical. Evoluiu com melhora do quadro, persistindo ainda dor epigástrica e alguns episódios de vômitos. Sinais vitais: 36,4 ºC, 76 batimentos por minuto, 26 movimentos respiratórios por minuto, 130 mmHg × 70 mmHg, peso atual de 63,8 kg e altura de 1,70 m. Ecografia de abdome superior revelou pâncreas hipoecogênico, aumentado de volume, com limites e contornos irregulares, apresentando coleção de líquido peripancreático.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Embora estejam presentes no paciente descrito, não existe relação entre a pancreatite e o etilismo, sendo a infecção bacteriana ou viral a causa mais comum de pancreatite.

  1. ✂️
  2. ✂️

1477Q359198 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Com relação as doenças neurológicas e seus tratamentos, julgue os itens de 36 a 41.

Considere o seguinte caso clinico, Um paciente proveniente do centro cirúrgico foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma Subdural temporoparietal E, Durante a cirurgia, foi passado cateter intraventricular para monitorizaç?o da pressão intracraniana (PIC) e drenagem ventricular extema (DVE); também foi inserido cateter em artéria radial E do paciente para monitorização da pressão arterial invasivamente. Sua PIC encontra se em 50 mmHg. Sua pressão de perfusão cerebral (PPC) está em 45 mmHg (PAM 95 PIC 50). Esse paciente também foi submetido a amputação cirúrgica do MID, por extensa lesão neurovascular. Nesse caso, em relação a algumas das intervenções de enfermagem em pacientes pós trauma cranioencefálico (TCE), com hipertensão intracraniana, deve se manter a cabeceira do leito em declive e a cabeça em posição neutra, alinhada ao tronco; evitar compressões cervicais por fixações de tubos traqueais; avaliar e adequar o nível de sedação para evitar tosse, assincronia paciente ventilador e posturas hipertônicas; controlar rigorosamente o balanço hídrico, particularmente após infusão de solução de manitol.

  1. ✂️
  2. ✂️

1478Q39466 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

Após a realização de um exame de cintilografia, o técnico de enfermagem procedeu ao descarte do material perfurocortante usado na administração de radionuclídeos.

Com base nas normas de gerenciamento de resíduos de saúde, é correto afirmar que esse material deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1479Q369210 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Com relação a doenças profissionais e a doenças relacionadas ao trabalho, benefícios previdenciários, legislação acidentária e seguro de acidente de trabalho (SAT), julgue os itens que se seguem.

Os organofosforados, o xileno, o tolueno, o chumbo e seus compostos não se incluem entre as substâncias químicas que estão relacionadas a hipoacusia ototóxica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1480Q183129 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

A proteção de pacientes e também dos profissionais de saúde que trabalham em unidades ambulatoriais é de fundamental importância, visto que todos estão constantemente expostos a riscos diversos. Contudo, faz-se necessário adotar medidas de biossegurança relacionadas diretamente com o atendimento do paciente. Nesse contexto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.