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Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q366223 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Os riscos ocupacionais estão relacionados diretamente com a higiene ocupacional (HO). A respeito de riscos ocupacionais e assuntos correlatos, julgue os itens a seguir.

O chumbo e o concreto são materiais eficazes na confecção de barreiras contra radiações ionizantes.

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1502Q61367 | Direito Penal, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação a assistência educacional e a assistência do trabalho do preso, fatores fundamentais para o reingresso do apenado na sociedade, julgue o item seguinte.

SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Um preso, durante o cumprimento de pena privativa de liberdade, exercia atividade laboral no interior do estabelecimento penal e, também, tarefas de prestação de serviços à comunidade, em cumprimento a pena restritiva de direitos.
ASSERTIVA: Nessa situação, a remuneração do preso será referente apenas ao trabalho interno, não havendo direito a remuneração pela prestação do serviço comunitário.
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1503Q362475 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, acerca da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), responsável por alto índice de mortalidade.

Em casos de DPOC, deve-se estimular uma elevada ingestão hídrica para liquefazer as secreções. A drenagem postural com percussão e vibração ajuda a mobilizar as secreções para expectoração.

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1504Q366583 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 43 anos de idade, casado, encontra-se internado em clínica médica para tratamento de pancreatite aguda. Deu entrada há 15 dias no pronto-socorro, referindo dor epigástrica intensa, associada a vômitos, distensão abdominal, parada de eliminação de flatos, constipação e dificuldades para urinar. É etilista declarado e refere preferência por gorduras, mantendo dieta hipergraxa. Na admissão, foi instalada sonda nasogástrica, cateter de oxigênio nasal e sonda vesical. Evoluiu com melhora do quadro, persistindo ainda dor epigástrica e alguns episódios de vômitos. Sinais vitais: 36,4 ºC, 76 batimentos por minuto, 26 movimentos respiratórios por minuto, 130 mmHg × 70 mmHg, peso atual de 63,8 kg e altura de 1,70 m. Ecografia de abdome superior revelou pâncreas hipoecogênico, aumentado de volume, com limites e contornos irregulares, apresentando coleção de líquido peripancreático.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

O paciente pode ser classificado como desnutrido, considerando o índice de massa corporal, devendo receber especial atenção quanto à orientação dietética e reposição protéico-calórica.

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1505Q21240 | Português, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

Todos têm o direito de requerer e obter informação sobre projeto do Poder Público. Essa informação vai ser prestada no prazo da lei. Isso é válido desde que o sigilo da informação não seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

Assinale a alternativa em que as informações acima, constantes no § 5º do art. 4o da Constituição do Estado de Minas Gerais, tenham sido CORRETAMENTE reunidas num único período.
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1506Q809803 | Legislação Federal, Lei 8974 1995, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 8.974, de 5 de janeiro de 1995, que regulamenta os incisos II e V do § 1.º do art. 225 da Constituição Federal, estabelece normas para uso de técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados (OGM), autoriza o Poder Executivo a criar, no âmbito da Presidência da República, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança e dá outras providências. Acerca da referida lei, conhecida também como Lei de Biossegurança, julgue os itens abaixo. Nas atividades relacionadas a OGMs, é vedada a intervenção in vivo em material genético de animais, excetuados os casos em que tais intervenções se constituam em avanços significativos na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico, desde que se respeite os princípios éticos de responsabilidade e prudência e haja aprovação prévia da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
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1507Q40544 | Direito Sanitário, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema de saúde brasileiro e o seu arcabouço legal, julgue o item a seguir.

O texto da CF dispõe sobre a contratação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, estabelecendo, entre outras coisas, que a contratação desses agentes poderá ser feita pelos gestores locais do SUS, por meio de processo seletivo público.
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1508Q362603 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Algumas questões podem dificultar a expansão da Estratégia Saúde da Família, EXCETO:

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1509Q360816 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da oxigenoterapia.

Oxigenoterapia é a administração de oxigênio em concentração acima de 21%, visando auxiliar o paciente a atender suas necessidades celulares de oxigênio.

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1510Q43891 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCP

No que se refere ao processo de transplante/ doação de órgãos, qual dos órgãos citados a seguir NÃO pode ser retirado de doador vivo?
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1511Q693637 | Enfermagem, Enfermeiro, IABAS RJ, IBADE, 2019

A prescrição de insulina na Atenção Básica exige que a equipe domine os ajustes de dose em cada tipo de esquema, a técnica de preparação, aplicação e armazenamento. É importante que o enfermeiro revise periodicamente com a pessoa e a família esses conhecimentos e cuidados para garantir efetividade ao tratamento. São várias as orientações que devem ser passadas a esse paciente com relação aos cuidados da insulina, tais como:

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1512Q24981 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CISLIPA

Texto associado.
Os professores da rede municipal de São Paulo estão em greve há mais de um mês. E nesta terça-feira, dia 27, realizam mais uma manifestação, desta vez na Avenida Paulista. O blog pediu para que a professora Nelice Pompeu, há 13 anos na rede, escrevesse sobre os motivos da paralisação dos professores e demais profissionais da educação.

        Professores em greve também educam, defende professora da rede municipal de SP 

      A luta por um ensino público de qualidade sempre foi uma bandeira defendida por todos os partidos, principalmente nas épocas que antecedem as eleições. Nesses períodos, nós professores somos lembrados e admirados, com discursos de valorização e reconhecimento, mas que infelizmente não se concretizam, ficam só na promessa. Por isso, professores estão se organizando em movimentos, que avançam em todas as regiões do país, num só coro que clama pela EDUCAÇÃO. Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco" no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização. Mas como professora há 23 anos, garanto: a educação pede socorro e seus educadores também!

      Os reflexos desse descaso estão bem evidentes. A sociedade inteira acaba sendo prejudicada. Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita. Quando tentamos sair dessa invisibilidade, indo para as ruas como uma forma de educar e chamar a atenção, somos criticados numa visão limítrofe, como se estivéssemos lutando apenas por questões salariais. Nossa luta é muito mais ampla! Não fazemos greve para prejudicar os alunos nem as famílias. Greve é uma situação limite. Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado. É difícil para todos os lados.

      Costumamos até ser bem tolerantes. Nossa criatividade e dedicação fazem com que superemos muitas dificuldades, porém chega um momento em que é importante mostrar a verdadeira face. Não aquela presente nas propagandas, onde tudo funciona maravilhosamente bem! 

      No ano passado, os Kits de materiais dos alunos da rede municipal de São Paulo foram entregues apenas em novembro. Quantas vezes eu e colegas tivemos que comprar material escolar com nosso próprio salário para dar continuidade ao trabalho e não prejudicar os alunos. Neste ano, o material encaminhado é totalmente inadequado para a Educação Infantil, no absurdo de enviarem até um caderno universitário pautado para crianças pequenas. Fora a redução dos itens que compõem o Kit. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), criaram “agrupamentos mistos", com crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo para atender a demanda por vaga em creche na cidade. As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais.

      Diante das dificuldades, fica inviável um trabalho pedagógico de qualidade, como nossos alunos merecem. Afinal, a escola não é um depósito de crianças. Precisamos de condições de trabalho como qualquer outro profissional para exercermos nossas funções. No ensino fundamental, as horas de estudo e preparação de aulas dos professores foram substituídas pelo Sistema de Gestão Pedagógica, que funciona como um diário eletrônico. Este aplicativo apresenta muitos problemas técnicos e estruturais, perdendo totalmente a sua função. 

      Em condições adversas, os professores continuam perdendo a saúde. As longas jornadas de trabalho e a problemática da violência nas escolas fazem com que os profissionais de educação adoeçam, e até agora nenhum programa da Prefeitura propôs acompanhar essa questão, buscando minimizá-la. Pelo contrário, são criados mecanismos para punir o absenteísmo, como o PDE, que ainda é chamado de “Prêmio por Desenvolvimento Educacional". Por isso, a necessidade de lutar se fez necessária!

      A revolta é tanta, que muitos colegas, chegaram ao cúmulo de expor seus holerites nas redes sociais, para que a população tenha acesso à verdade. Além disso, muitas das nossas reivindicações não envolvem impacto orçamentário, mas mesmo assim não há negociação, não há boa vontade do governo em querer negociar.

      A situação de greve não nos agrada também. O período é de incertezas e medo. O governo atual do PT, partido que surgiu das greves, ao invés de negociar e dialogar com a categoria, utiliza de mecanismos intimidatórios. Muitos grevistas terão o ponto cortado, o que significa que ficarão sem salário neste mês. Do que adianta, nessas horas de impasse, o discurso que escola de qualidade se faz com profissionais não apenas bem remunerados, mas principalmente por profissionais motivados, seguros e com uma estrutura que lhes possibilite transmitir o que lhes foi confiado, ir na contramãos de certas atitudes? Nós profissionais da educação, mais do que ninguém, torcemos para que essa situação termine logo. Provavelmente as aulas perdidas serão repostas, e nenhum aluno será prejudicado. Estamos empenhados na luta por uma educação pública de qualidade, que forme cidadãos críticos e responsáveis. Para que isso aconteça, precisamos contar com o apoio e respeito de todos. 

Nelice Pompeu tem 41 anos. É professora há 23 anos, já foi da rede estadual e há 13 anos é docente na Prefeitura. Atua na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. 

Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs
Neste segmento: “Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado”, o pronome pessoal em destaque faz referência a quê/quem?
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1513Q369322 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, a estrutura física da central de material esterilizado deve ter projetada de forma a permitir o fluxo de materiais da área de recepção à de distribuição e a evitar o cruzamento de material limpo com o contaminado. Tais cuidados proporcionam condições adequadas de trabalho à equipe de saúde, diminuindo o risco de preparo inadequado do material. A esse respeito, julgue os itens a seguir. O material estéril não deve, em hipótese alguma, ser encaminhado ao centro cirúrgico por meio de monta-cargas ou carrinhos visto que eles não garantem a adequada proteção do material.
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1514Q364716 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Entre diversas situações de urgência que requerem a assistência de enfermagem, é de especial importância o parto. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma mulher com 37 semanas de gestação tenha dado luz a um bebê com índice Apgar igual a 4. Com esse índice, o bebê classifica-se como intensamente deprimido, necessitando de reanimação imediata.

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1515Q365494 | Enfermagem, Saúde Pública, Enfermeiro, Prefeitura de Santos SP, FCC

Para o controle da tuberculose é importante a proteção dos indivíduos susceptíveis e a adoção de medidas que diminuam a possibilidade de contato com o Mycobacterium tuberculosis. Para isso, o enfermeiro deve saber que

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1516Q844481 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à segurança da pessoa idosa na atenção à saúde, julgue o próximo item.
Vacinas, adoção de estilo de vida salutar e atenção familiar são importantes determinantes que constituem a prevenção primária na promoção da segurança e do envelhecimento saudável dos idosos.
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1517Q369106 | Enfermagem, Enfermeiro, SESA AP, UNIFAP

Em relação à planta física do Centro de Terapia Intensiva, esta deverá estar baseada:

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1518Q35546 | Enfermagem, Enfermeiro, IFPE

Leia o TEXTO 05 para responder à questão.
TEXTO 05


      Paciente de 63 anos, sexo masculino, apresenta dor torácica súbita, início agudo, intensa, irradiando para a região cervical e membro superior esquerdo em toda a sua extensão, associado a períodos eméticos e sudorese, esta por sua vez, discreta. Relata que seu pai tem hipertensão e dislipidemia, sendo acometido de acidente vascular encefálico aos 60 anos. Sua mãe tem colelitíase e diabetes, tratando esta com dieta e insulinoterapia. Ao exame mostrava-se consciente, orientado, afebril, perfusão periférica lentificada. Dado vital: PA= 70x 35 mmHg. ECG solicitado mostrava-se compatível com IAM, identificando uma FC de 123 bpm, QRS estreito, havendo uma relação de onda P para cada complexo QRS em todas as derivações, infradesnivelamento em V1 e V2. Trinta minutos depois de ter sido assistido, faz fibrilação ventricular e entra em parada cárdio-respiratória.

Na Fibrilação Ventricular e/ou Taquicardia Ventricular Sem Pulso, devemos realizar os seguintes procedimentos:

I. Desfibrilação postergada com carga máxima de 200 J bifásico ou 360 J monofásico.
II. Afastar todos para a segurança do choque.
III. Desconectar as fontes de oxigênio.
IV. Desfibrilação imediata com carga máxima de 200 J bifásico ou 360 J monofásico.
V. Retomar imediatamente as compressões após o choque.

Assinale a alternativa que contempla os procedimentos a serem executados.
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1519Q693742 | Farmácia, Enfermeiro, UFC, CCV UFC, 2019

Todas as afirmativas abaixo são verdadeiras em relação aos estudos com delineamento do tipo coorte, EXCETO:
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1520Q24678 | Administração Pública, Enfermeiro, CHS, CETRO

Os documentos sigilosos em sua expedição e tramitação obedecerão, entre outras, às seguintes prescrições:

I. serão acondicionados em envelopes duplos.
II. no envelope externo constará indicação do grau de sigilo.
III. o envelope interno será fechado, lacrado e expedido mediante relação de remessa, que indicará, necessariamente, remetente, destinatário, número de registro e o grau de sigilo do documento.
IV. para os documentos sigilosos digitais deverão ser observadas as prescrições referentes à criptografia.

É correto o que está contido em
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