Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q182617 | Português, Enfermeiro, Câmara Municipal do Recife PE, FGV

Texto 1 – Bichos de estimação

                         Superinteressante, 2007

Não há um limite que estabelece até quando o apego a bichos de estimação é normal ou não. Ter um animal de estimação, na maioria dos casos, é benéfico para a saúde física e mental por ser uma forma de ter companhia e um meio de expressar emoções. Quem tem um bichinho sabe muito bem disso.

Entre as observações sobre a estruturação desse parágrafo no texto 1, a mais adequada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1502Q363369 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

Um homem de trinta e oito anos de idade deu entrada em um pronto-socorro, com suspeita de traumatismo craniencefálico, apresentando confusão mental, desorientação, inquietação, aumento do esforço respiratório, hemiparesia direita, pupilas isocóricas, cefaleia moderada, Pa = 150 mmHg × 100 mmHg e temperatura axilar = 38 ºC. Duas horas após sua admissão, seu nível de consciência agravou-se, a pressão arterial e a temperatura aumentaram, e ele apresentou pulso irregular, respiração do tipo Cheyne-Stokes e vômito em jato. Foram administradas medicações específicas, instaladas hidratação venosa e sonda vesical de demora, constatando-se poliúria. Foi solicitada, ainda, uma tomografia computadorizada e avaliada a necessidade de punção lombar.

Acerca desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 5 a 9. Nesse sentido, considere que a sigla PIC, sempre que utilizada, refere-se a pressão intracraniana.

Caso haja aumento da PIC do referido paciente, poderá haver redução do fluxo sanguíneo cerebral, visto que, no estágio inicial da isquemia, os centros vasomotores são estimulados e a pressão sistêmica eleva-se para manter o fluxo sanguíneo cerebral.

  1. ✂️
  2. ✂️

1503Q43891 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCP

No que se refere ao processo de transplante/ doação de órgãos, qual dos órgãos citados a seguir NÃO pode ser retirado de doador vivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1504Q44151 | Enfermagem, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

A esterilização é definida como a completa eliminação ou destruição de todas as formas de vida microbiana. Sobre isso, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1505Q40572 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

A vida política nacional vem sendo marcada por certa transferência de decisões do Legislativo e até mesmo do Executivo para os tribunais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

O Poder Judiciário não tem base constitucional para agir na ausência de decisões dos Poderes Executivo ou Legislativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1506Q861053 | Sistema Único de Saúde SUS, Lei Orgânica da Saúde, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do processo social de mudança das práticas sanitárias no SUS e na enfermagem, julgue o item seguinte.

Atualmente a gestão é considerada o elemento central no processo de operacionalização do SUS; e o planejamento, uma ferramenta indispensável, que, a partir de um de seus instrumentos, o plano de saúde, tem tornado possível realizar uma análise situacional orientada, entre outros componentes, pelos oito temas trabalhados no mapa da saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

1507Q24981 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CISLIPA

Texto associado.
Os professores da rede municipal de São Paulo estão em greve há mais de um mês. E nesta terça-feira, dia 27, realizam mais uma manifestação, desta vez na Avenida Paulista. O blog pediu para que a professora Nelice Pompeu, há 13 anos na rede, escrevesse sobre os motivos da paralisação dos professores e demais profissionais da educação.

        Professores em greve também educam, defende professora da rede municipal de SP 

      A luta por um ensino público de qualidade sempre foi uma bandeira defendida por todos os partidos, principalmente nas épocas que antecedem as eleições. Nesses períodos, nós professores somos lembrados e admirados, com discursos de valorização e reconhecimento, mas que infelizmente não se concretizam, ficam só na promessa. Por isso, professores estão se organizando em movimentos, que avançam em todas as regiões do país, num só coro que clama pela EDUCAÇÃO. Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco" no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização. Mas como professora há 23 anos, garanto: a educação pede socorro e seus educadores também!

      Os reflexos desse descaso estão bem evidentes. A sociedade inteira acaba sendo prejudicada. Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita. Quando tentamos sair dessa invisibilidade, indo para as ruas como uma forma de educar e chamar a atenção, somos criticados numa visão limítrofe, como se estivéssemos lutando apenas por questões salariais. Nossa luta é muito mais ampla! Não fazemos greve para prejudicar os alunos nem as famílias. Greve é uma situação limite. Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado. É difícil para todos os lados.

      Costumamos até ser bem tolerantes. Nossa criatividade e dedicação fazem com que superemos muitas dificuldades, porém chega um momento em que é importante mostrar a verdadeira face. Não aquela presente nas propagandas, onde tudo funciona maravilhosamente bem! 

      No ano passado, os Kits de materiais dos alunos da rede municipal de São Paulo foram entregues apenas em novembro. Quantas vezes eu e colegas tivemos que comprar material escolar com nosso próprio salário para dar continuidade ao trabalho e não prejudicar os alunos. Neste ano, o material encaminhado é totalmente inadequado para a Educação Infantil, no absurdo de enviarem até um caderno universitário pautado para crianças pequenas. Fora a redução dos itens que compõem o Kit. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), criaram “agrupamentos mistos", com crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo para atender a demanda por vaga em creche na cidade. As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais.

      Diante das dificuldades, fica inviável um trabalho pedagógico de qualidade, como nossos alunos merecem. Afinal, a escola não é um depósito de crianças. Precisamos de condições de trabalho como qualquer outro profissional para exercermos nossas funções. No ensino fundamental, as horas de estudo e preparação de aulas dos professores foram substituídas pelo Sistema de Gestão Pedagógica, que funciona como um diário eletrônico. Este aplicativo apresenta muitos problemas técnicos e estruturais, perdendo totalmente a sua função. 

      Em condições adversas, os professores continuam perdendo a saúde. As longas jornadas de trabalho e a problemática da violência nas escolas fazem com que os profissionais de educação adoeçam, e até agora nenhum programa da Prefeitura propôs acompanhar essa questão, buscando minimizá-la. Pelo contrário, são criados mecanismos para punir o absenteísmo, como o PDE, que ainda é chamado de “Prêmio por Desenvolvimento Educacional". Por isso, a necessidade de lutar se fez necessária!

      A revolta é tanta, que muitos colegas, chegaram ao cúmulo de expor seus holerites nas redes sociais, para que a população tenha acesso à verdade. Além disso, muitas das nossas reivindicações não envolvem impacto orçamentário, mas mesmo assim não há negociação, não há boa vontade do governo em querer negociar.

      A situação de greve não nos agrada também. O período é de incertezas e medo. O governo atual do PT, partido que surgiu das greves, ao invés de negociar e dialogar com a categoria, utiliza de mecanismos intimidatórios. Muitos grevistas terão o ponto cortado, o que significa que ficarão sem salário neste mês. Do que adianta, nessas horas de impasse, o discurso que escola de qualidade se faz com profissionais não apenas bem remunerados, mas principalmente por profissionais motivados, seguros e com uma estrutura que lhes possibilite transmitir o que lhes foi confiado, ir na contramãos de certas atitudes? Nós profissionais da educação, mais do que ninguém, torcemos para que essa situação termine logo. Provavelmente as aulas perdidas serão repostas, e nenhum aluno será prejudicado. Estamos empenhados na luta por uma educação pública de qualidade, que forme cidadãos críticos e responsáveis. Para que isso aconteça, precisamos contar com o apoio e respeito de todos. 

Nelice Pompeu tem 41 anos. É professora há 23 anos, já foi da rede estadual e há 13 anos é docente na Prefeitura. Atua na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. 

Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs
Neste segmento: “Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado”, o pronome pessoal em destaque faz referência a quê/quem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1508Q364716 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Entre diversas situações de urgência que requerem a assistência de enfermagem, é de especial importância o parto. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere que uma mulher com 37 semanas de gestação tenha dado luz a um bebê com índice Apgar igual a 4. Com esse índice, o bebê classifica-se como intensamente deprimido, necessitando de reanimação imediata.

  1. ✂️
  2. ✂️

1509Q367293 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

São objetivos da epidemiologia:

• Conhecer a situação de saúde da comunidade.

• Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades.

• Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação.

• Orientar e colaborar no planejamento e na adoção de decisões.

• Gerar conhecimento facilitando a compreensão de saúde como um todo.

Quantos itens são verdadeiros?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1510Q369106 | Enfermagem, Enfermeiro, SESA AP, UNIFAP

Em relação à planta física do Centro de Terapia Intensiva, esta deverá estar baseada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1511Q362253 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Considerando a sistematização da assistência de enfermagem, que constitui meio para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e aprimorar sua prática profissional, julgue os seguintes itens. Os cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas bem como a prescrição da assistência de enfermagem são funções privativas do enfermeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️

1512Q363564 | Enfermagem, Enfermeiro, UFF, UFF

A insulina regular, após ser administrada, atinge seu efeito máximo entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1513Q842549 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, julgue o seguinte item.
Por serem muito complexas, as ações motivadoras que visam ao abandono do uso de álcool, do tabagismo e do sedentarismo entre pessoas idosas devem ser realizadas a partir do nível secundário de atenção à saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

1514Q53567 | Direito Administrativo, Enfermeiro, UFU MG, 2018

Em relação à exoneração do servidor público advinda do estágio probatório, é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1515Q40539 | Direito Sanitário, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema de saúde brasileiro e o seu arcabouço legal, julgue o item a seguir.

O capítulo da seguridade social da Constituição Federal de 1988 (CF) trata do direito à saúde, já seguridade social compreende um conjunto integrado de ações, que têm como fim assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
  1. ✂️
  2. ✂️

1516Q40544 | Direito Sanitário, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema de saúde brasileiro e o seu arcabouço legal, julgue o item a seguir.

O texto da CF dispõe sobre a contratação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, estabelecendo, entre outras coisas, que a contratação desses agentes poderá ser feita pelos gestores locais do SUS, por meio de processo seletivo público.
  1. ✂️
  2. ✂️

1517Q40548 | Direito Sanitário, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei n.º 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, julgue o item subsequente.

A lei em apreço define que o conselho de saúde deve ser composto de forma paritária por representantes de três setores, a saber: do governo, dos serviços privados e dos usuários em cada esfera de governo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1518Q651916 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Enfermeiro, TCE PB, FCC

Em conformidade com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é circunstância agravante à infração

I. confessar espontaneamente a autoria do ato;

II. cometer o ato com abuso de autoridade ou violação do dever inerente ao cargo ou função;

III. cometer dolosamente o ato.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1519Q59557 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o seguinte item, a respeito do processo de trabalho do enfermeiro na assistência à saúde.

Uma das linguagens padronizadas para a classificação dos diagnósticos de enfermagem é aquela proposta pela NANDA-I (North American Nursing Diagnosis Association International), que possui, em sua estrutura taxonômica, domínios, classes e diagnósticos de enfermagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1520Q35546 | Enfermagem, Enfermeiro, IFPE

Leia o TEXTO 05 para responder à questão.
TEXTO 05


      Paciente de 63 anos, sexo masculino, apresenta dor torácica súbita, início agudo, intensa, irradiando para a região cervical e membro superior esquerdo em toda a sua extensão, associado a períodos eméticos e sudorese, esta por sua vez, discreta. Relata que seu pai tem hipertensão e dislipidemia, sendo acometido de acidente vascular encefálico aos 60 anos. Sua mãe tem colelitíase e diabetes, tratando esta com dieta e insulinoterapia. Ao exame mostrava-se consciente, orientado, afebril, perfusão periférica lentificada. Dado vital: PA= 70x 35 mmHg. ECG solicitado mostrava-se compatível com IAM, identificando uma FC de 123 bpm, QRS estreito, havendo uma relação de onda P para cada complexo QRS em todas as derivações, infradesnivelamento em V1 e V2. Trinta minutos depois de ter sido assistido, faz fibrilação ventricular e entra em parada cárdio-respiratória.

Na Fibrilação Ventricular e/ou Taquicardia Ventricular Sem Pulso, devemos realizar os seguintes procedimentos:

I. Desfibrilação postergada com carga máxima de 200 J bifásico ou 360 J monofásico.
II. Afastar todos para a segurança do choque.
III. Desconectar as fontes de oxigênio.
IV. Desfibrilação imediata com carga máxima de 200 J bifásico ou 360 J monofásico.
V. Retomar imediatamente as compressões após o choque.

Assinale a alternativa que contempla os procedimentos a serem executados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.