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Questões de Concursos Enfermeiro

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281Q368905 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Enfermeiro, SES SC, UFSC

Segundo a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, analise as afirmativas abaixo.

I. A pesquisa científica só deve ser realizada com o prévio, livre, expresso e esclarecido consentimento do indivíduo envolvido. A informação deve ser adequada, fornecida de uma forma compreensível e incluir os procedimentos para a retirada do consentimento. O consentimento pode ser retirado pelo indivíduo envolvido a qualquer hora e por qualquer razão, sem acarretar qualquer desvantagem ou preconceito.

II. Em casos de pesquisas desenvolvidas em um grupo de indivíduos ou comunidade, pode ser obtido um consentimento da liderança da comunidade envolvida, dispensando, deste modo, o consentimento informado individual.

III. Pesquisa com indivíduos sem capacidade para consentir só deve ser realizada para o benefício direto à saúde do indivíduo envolvido, estando sujeita à autorização e às condições de proteção prescritas pela legislação e situações em que não haja nenhuma alternativa de pesquisa de eficácia comparável, que possa incluir sujeitos de pesquisa com capacidade para fornecer consentimento.

IV. Na aplicação e no avanço dos conhecimentos científicos, da prática médica e das tecnologias que lhes estão associadas, deve ser levada em consideração a vulnerabilidade humana. Os indivíduos e grupos particularmente vulneráveis devem ser protegidos, e deve ser respeitada a integridade pessoal dos indivíduos em causa.

Assinale a alternativa CORRETA.

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282Q182087 | Português, Morfologia Pronomes, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Texto associado.

A educação possível

A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas é mais nociva do que
uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos.

Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações
sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida
pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima
dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo
propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares
de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem
bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito.
Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar? Como deveria ser uma boa escola? Como se forma e se mantém
um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de
construir sua vida e desenvolver sua personalidade?
É bem mais simples do que todas as teorias confusas e projetos inúteis que se nos apresentam. Não sou contra
colocarem um computador em cada sala de aula neste reino das utopias, desde que, muito mais e acima disso, saibamos
ensinar aos alunos o mais elementar, que independe de computadores: nasce dos professores, seus métodos, sua
autoridade, seu entusiasmo e seus objetivos claros. A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e
escolas prejudica mais do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos. Estudar não é brincar, é
trabalho. Para brincar temos o pátio e o bar da escola, a casa.
Sair do primeiro grau tendo alguma consciência de si, dos outros, dacomunidade onde se vive, conseguindo contar,
ler, escrever e falar bem (não dá para esquecer isso, gente!) e com naturalidade, para se informar e expor seu pensamento,
é um objetivo fantástico. As outras matérias, incluindo as artísticas, só terão valor se o aluno souber raciocinar, avaliar,
escolher e se comunicar dentro dos limites de sua idade.
No segundo grau, que encaminha para a universidade ou para algum curso técnico superior, o leque de
conhecimentos deve aumentar. Mas não adianta saber história ou geografia americana, africana ou chinesa sem conhecer
bem a nossa, nem falar vários idiomas se nem sequer dominamos o nosso. Quer dizer, não conseguimos nem nos colocar
como indivíduos em nosso grupo nem saber o que acontece, nem argumentar, aceitar ou recusar em nosso próprio
benefício, realizando todas as coisas que constituem o termo tão em voga e tão mal aplicado: cidadania.
O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados, tem seufundamento eficaz nos
dois primeiros. Ou tudo acabará no que vemos: universitários que não sabem ler e compreender um texto simples, muito
menos escrever de forma coerente. Universitários, portanto, incapazes de ter um pensamento independente e de aprender
qualquer matéria, sem sequer saber se conduzir. Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo,
frustrados.
Sou de uma família de professores universitários. Fui por dez anos titular de linguística em uma faculdade particular.
Meu desgosto pela profissão que depois abandonei, embora gostasse do contato com os alunos deveu-se em parte à
minha dificuldade de me enquadrar (ah, as chatíssimas e inócuas reuniões de departamento, o caderno de chamada, o
currículo, as notas...) e em parte ao desalento. Já nos anos 70 recebíamos na universidade jovens que mal conseguiam
articular frases coerentes, muito menos escrevê-las. Jovens que não sabiam raciocinar nem argumentar, portanto
incapazes de assimilare discutir teorias. Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns
com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar.
Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados. Dizem que nossa economia floresce, mas a cultura, senhores, que
inclui a educação (ou vice-versa, como queiram...), anda mirrada e murcha. Mais uma vez, corrigir isso pode ser muito
simples. Basta vontade real. Infelizmente, isso depende dos políticos, depende dos governos. Depende de cada um de nós,
que os escolhemos e sustentamos. (>Lya Luft. Veja. 23 de maio de 2007. Adaptado)

Os termos destacados a seguir constituem elementos coesivos por retomarem termos ou ideias anteriormente registrados, EXCETO:

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283Q184024 | Enfermagem, Enfermeiro, Câmara Municipal do Recife PE, FGV

O choque característico de uma lesão raquimedular em que o paciente apresenta hipotensão, bradicardia, bom nível de consciência e pele rosada no local da lesão, é denominado:

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284Q366348 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Estima-se que, em 40 anos, a população de idosos, aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, irá duplicar, chegando a aproximadamente 15% do total da população brasileira. Considerando que o foco da intervenção para essa população deve ser centrado na prevenção, julgue os itens subseqüentes, acerca da promoção e manutenção da saúde do idoso.

O uso de instrumentos de avaliação funcional não está recomendado visto que tais instrumentos são de difícil acesso e poderiam focalizar intervenções centradas na doença e não na prevenção, o que dificultaria a avaliação de problemas que afetam a qualidade de vida do idoso.

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285Q683148 | Enfermagem, Enfermeiro, UFF, COSEAC, 2019

Sobre gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I No plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS), o gerador de resíduos de serviços de saúde deve estimar a quantidade dos resíduos e classificá-los em perigosos, contaminados e limpos.
II Para redução dos riscos para a saúde e o ambiente, os resíduos de serviços de saúde (RSS) não devem ser segregados no momento de sua geração.
III Os recipientes de acondicionamento existentes nas salas de cirurgia e nas salas de parto não necessitam de tampa para vedação, devendo os resíduos serem recolhidos imediatamente após o término dos procedimentos.
IV As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam às regras estabelecidas pelos órgãos ambientais e pelos serviços de saneamento competentes.
De cima para baixo, a sequência correta é:
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286Q28841 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

Sobre a técnica adequada para aferição da pressão arterial não invasiva, assinale a alternativa INCORRETA.
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287Q362454 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O serviço de enfermagem apresenta um grande quantitativo de pessoal e é fundamental que exista um trabalho conjunto com a educação continuada para manter a capacitação de toda a equipe. Uma das funções do enfermeiro da educação continuada é capacitar os profissionais no uso de materiais da instituição com o objetivo de realizar uma prática assistencial segura. Assinale a alternativa que melhor contempla as responsabilidades do enfermeiro da educação continuada:

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288Q363520 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Durante a Assistência de Enfermagem a pacientes com distúrbios cardiovasculares é importante que o enfermeiro conheça sobre a avaliação, que envolve o histórico e o exame físico, assim como os exames laboratoriais que fazem parte dos exames diagnósticos. Com base nisso, avalie as assertivas abaixo e designe a ERRADA:

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289Q360004 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, SES SC, UFSC

O envelhecimento da população é hoje um fenômeno mundial, que vem ocorrendo de forma crescente tanto em países desenvolvidos, como em países em desenvolvimento. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007). Em relação aos cuidados de saúde da população idosa, analise as afirmativas abaixo.

 I. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) podem afetar a funcionalidade das pessoas idosas. A dependência para o desempenho das atividades de vida diária (AVD) tende a aumentar cerca de 5% na faixa etária de 60 anos para cerca de 50% entre os idosos com 90 anos ou mais.

II. A diminuição das capacidades sensório-perceptivas, que ocorre no processo de envelhecimento, pode afetar a comunicação das pessoas idosas. Tais alterações são manifestadas pela diminuição da capacidade de receber e tratar a informação proveniente do meio ambiente que, se não forem adequadamente administradas, poderão levar ao isolamento do indivíduo.

III. Especial atenção deve ser dada à prevenção de iatrogênias assistenciais relacionadas ao uso de polifármacos.

IV. A avaliação funcional é fundamental e determinará não só o comprometimento funcional da pessoa idosa, mas também suas necessidades de auxilio. São subdivididas em atividades de vida diária (AVD), que são as relacionadas ao autocuidado; atividades instrumentais da vida diária (AIVD), que são as relacionadas à participação do idoso em seu entorno social e indicam a capacidade de um indivíduo de levar uma vida independente dentro da comunidade.

V. A Lei n. 10.741/2003, art. 19, prevê que os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra idoso são de notificação obrigatória ao Conselho Municipal ou Estadual dos Direitos do Idoso, Delegacias de Polícia e Ministério Público.

Assinale a alternativa CORRETA.

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290Q366011 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

A pessoa portadora de doença de Alzheimer apresenta muitas dificuldades para viver uma vida normal devido às muitas alterações que ocorrem em seu cérebro. Isso afeta também a dinâmica familiar. O profissional de enfermagem tem papel importante na educação em saúde da pessoa com a doença e sua família, tanto no esclarecimento como no preparo de cuidadores familiares. As indicações abaixo dizem respeito a aspectos que devem ser abordados nesse processo. Assinale a alternativa correta.

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292Q363045 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

O abastecimento e organização do carrinho de parada cardiorrespiratória devem ser verificados diariamente. Logo após o uso, deve ser reposto o medicamento
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293Q61335 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às normas definidas pela ANVISA referentes ao centro de material e esterilização (CME), julgue o item que se segue.

No que se refere à esterilização de produtos para a saúde, estufas poderão ser usadas como alternativa à autoclave na esterilização de produtos não críticos.
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294Q367752 | Enfermagem, Enfermeiro, UFRJ, UFRJ

Quanto ao cuidado centrado na família, assinale a alternativa correta.
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295Q51717 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

Está INCORRETO afirmar que são atribuições comuns da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito administrativo do Sistema Único de Saúde:
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296Q807761 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Enfermeiro, ITAIPU Binacional, UFPR

Levando-se em conta as competências legais da enfermagem, estabelecidas pela Lei 7.498/86, no atendimento à gestante em trabalho de parto, o profissional de enfermagem precisa dar assistência. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca da postura do profissional de enfermagem.
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297Q363228 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Há dois anos, uma mulher de 62 anos de idade iniciou quadro de demência progressiva, sendo diagnosticada doença de Alzheimer. Atualmente, a paciente apresenta dificuldades para dormir, disfagia e incontinência. Devido à sua dependência para realizar atividades diárias, é cuidada pelos familiares em casa e irá receber a visita de uma enfermeira vinculada a um serviço de saúde domiciliar.

Levando em consideração a situação hipotética apresentada e as peculiaridades no cuidado domiciliar, julgue os itens a seguir.

A dificuldade de dormir da paciente pode ser minimizada com orientação aos familiares para que evitem que a paciente tenha longos períodos de sono diurno, incentivando-a a praticar atividades físicas durante o dia, e adotem medidas que facilitem o sono noturno.

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298Q365338 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de São José SC, ESAG

Para o enfermeiro realizar o dimensionamento de pessoal de Enfermagem é necessário que sejam seguidas as seguintes fases, sequencialmente:

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299Q44165 | Enfermagem, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

Para que a respiração ocorra, é necessário o funcionamento coordenado dos sistemas respiratório e cardiovascular. O sistema respiratório é composto por estruturas envolvidas na ventilação e na troca gasosa. Sobre essas estruturas, analise as sentenças a seguir.

I. Os alvéolos são estruturas onde acontece a troca gasosa, em que o oxigênio e o dióxido de carbono são transferidos entre o ar e o sangue. 
II. A faringe é considerada como uma estrutura de função dupla, servindo tanto como passagem do ar, quanto como de alimentos e líquidos. 
III. O surfactante alveolar, produzido pelas células alveolares do tipo II, tem como principal função impedir o colapso dos alvéolos.
IV. As paredes alveolares são compostas por uma camada espessa de músculo liso, o que garante a contração dessas estruturas para facilitar a troca gasosa. 
V. Os capilares pulmonares são considerados vasos de baixo fluxo e alta pressão, o que possibilita maior taxa de troca gasosa. 

Estão corretas apenas as afirmações
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300Q51391 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro, IFF, CESPE CEBRASPE, 2018

Um enfermeiro que participe da constituição e do funcionamento de uma comissão de integração ensino-serviço e siga as determinações da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde deve reconhecer como correto o seguinte saber contido nas diretrizes operacionais.
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