Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3181Q182889 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Analise a justificativa apresentada no site da empresa de pesquisas britânica ECA para o fato de uma cidade brasileira ter sido apontada como a mais cara para turistas do continente americano: Com a recessão se amenizando em muitas partes do mundo, a demanda por commodities aumentou, fortalecendo, consequentemente, o valor do real. Essa situação, combinada com a alta dos preços, levou localizações brasileiras de volta à lista das mais caras da América do Sul. ECA (Empresa de Pesquisas Britânica)

A cidade em questão chama-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3182Q365422 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, MJ, FUNRIO

Dispõe a Lei 8.142/90 que o órgão colegiado composto por representantes do Governo, prestadores de serviços, profissionais de Saúde e usuários que atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de Saúde na instância correspondente, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3183Q366968 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A parada cardíaca é a interrupção súbita e inesperada da atividade mecânica ventricular e da circulação sanguínea eficaz. Todos os profissionais de saúde devem estar apropriadamente preparados para dar atendimento a essa emergência. Com respeito a essa situação, julgue os itens que se seguem.

Em uma unidade de terapia intensiva, quando se constata ao monitor cardíaco um padrão eletrocardiográfico característico de fibrilação ventricular e a ausência de pulso femoral, o primeiro passo na ressuscitação cardiopulmonar é a desfibrilação elétrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

3184Q807045 | Legislação Federal, Lei 7498 1986, Enfermeiro, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 7.498/1986 trata do exercício profissional de enfermagem e é regulamentada pelo Decreto n. o 94.406/1987. Considerando esses dispositivos legais, julgue os itens que se seguem.

A execução de partos pelo enfermeiro ainda não está claramente definida, o que gera controvérsias e dúvidas quanto à capacitação do enfermeiro em realizá-los.

  1. ✂️
  2. ✂️

3185Q651656 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 19 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – Resolução COFEN nº 240/2.000, Capítulo VII – das infrações e penalidades, em relação a infrações éticas e disciplinares, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3186Q690844 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, UFMA, UFMA, 2019

Observe o verbo destacado no excerto retirado do 2º parágrafo: “Existem ainda as teorias da conspiração...”
aponte a alternativa que pode substituir esse verbo, observando as regras de concordância verbal e de sentido.
  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3187Q691615 | Saúde Pública, Enfermeiro, UFC, CCV UFC, 2019

A vigilância da saúde se apoia na ação de diferentes setores do governo em um determinado território e procura reorganizar as práticas de saúde no nível local. Essa proposta tem como característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3188Q362157 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que versam sobre o planejamento da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico.

Na avaliação dos resultados esperados, relacionados à cicatrização normal da ferida cirúrgica, o enfermeiro deve observar as condições da ferida, como a ausência de sinais de inflamação e a aproximação das bordas.

  1. ✂️
  2. ✂️

3189Q367534 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

A manobre de reanimação cardio-pulmonar é realizada com finalidade de restabelecer a circulação, principalmente para a oxigenação tecidual predominantemente cerebral. De acordo com as novas diretizes do SBV 2006, qual a seqüência de compressões torácica e ventilação para 01 socorrista durante a manobra de reanimação cardiopulmonar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3190Q691635 | Farmácia, Enfermeiro, UFC, CCV UFC, 2019

Com relação ao projeto de pesquisa clínica, podemos afirmar que um bom projeto de pesquisa/pergunta de pesquisa deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3191Q361155 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

O processo de enfermagem representa a aplicação do conhecimento científico pelo enfermeiro em seu trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

O processo de enfermagem é intencional, sistemático, dinâmico, interativo, flexível e embasado em teorias. Tais propriedades permitem afirmar que o profissional de enfermagem deixa de exercer uma atividade calcada meramente no cumprimento de ordens médicas, para fundamentar-se no conhecimento científico.

  1. ✂️
  2. ✂️

3192Q366542 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Para a avaliação e tratamento primário das hemorragias no trauma, os protoco-los do ATLS e PHTLS orientam a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3193Q367311 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

De acordo com as afirmativas abaixo, marque CERTO ou ERRADO e assinale a alternativa correta:

[ ] Denomina-se droga qualquer substância capaz de produzir alterações samáticas ou funcionais ao organismo vivo;

[ ] Dose mínima é a menor quantidade de um medicamento administrado incapaz de produzir efeito terapêutico;

[ ] Dose máxima é a maior dose utilizada capaz de produzir efeito terapêutico sem causar efeitos indesejáveis;

[ ] Dose terapêutica é aquela capaz de produzir o efeito desejado;

[ ] Dose de manutenção é aquela necessária para manter os mesmos níveis desejáveis de medicamento na corrente sanguínea e nos tecidos, durante o tratamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3194Q361438 | Enfermagem, Enfermeiro, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Os nervos são estruturas muito delicadas, que fazem um trajeto por áreas estreitas, de fácil compressão, principalmente nos membros superiores. Essas estruturas, quando sob um processo de compressão, apresentam um quadro mais predominante de parestesia que de dor. Com relação às neuropatias compressivas, é correto afirmar que a síndrome do

interósseo anterior ocorre quando o músculo supinador se hipertrofia e provoca uma compressão do nervo interósseo que passa dentro dele. Essa síndrome deve ser distinguida da epicondilite lateral, que é a compressão do ramo motor do nervo radial no cotovelo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3195Q367858 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Santos SP, FCC

Ao examinar, em consulta pré-natal, uma gestante com idade gestacional de 38 semanas, observou-se presença de bradicardia fetal. Neste caso, a enfermeira deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3196Q361982 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Durante os cuidados de reanimação neonatal, a aspiração da traquéia deverá ser realizada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3197Q368913 | Enfermagem, Enfermeiro, UFRJ, UFRJ

O processo de enfermagem descreve como os enfermeiros organizam o atendimento de indivíduos, famílias, grupos e comunidades. Hoje, o processo de enfermagem é descrito como um processo dinâmico. Segundo as deinições e classiicações do Diagnóstico de Enfermagem “NANDA”, a sistematização é dividida em partes. Assinale a alternativa correta quanto ao número e sequência destas partes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3198Q368658 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clinica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas, Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses, Durante a coleta de dados, o paciente mostrou se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg >< 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 °C. Observou se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e purpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, Sono prejudicado e apetite diminuído; queixou se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clinico apresentado, julgue os itens de 26 a 35,

Nesse caso clínico, sangramentos e hemorragias gastrintestinais são complicações potenciais, devendo se avaliar o paciente Criteriosamente, monitorando se os sinais vitais, as secreções gastrintestinais e os resultados dos valores laboratoriais (hematócrito e hemoglobina)

  1. ✂️
  2. ✂️

3199Q184596 | Enfermagem, Enfermeiro, Câmara Municipal do Recife PE, FGV

A triagem neonatal (teste do pezinho) é um exame feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê que permite identificar algumas doenças graves. O profissional de saúde deve orientar a mãe a respeito da importância do exame e que este deve ser realizado preferencialmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3200Q40471 | Enfermagem, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

Os conjuntos de conhecimentos formados pelas profissões são colocados a serviço do homem, como um indivíduo ou como parte de uma comunidade, buscando-se a excelência da prática. Aqueles que estão sujeitos às ações dos profissionais devem ser protegidos da negligência, da imperícia, das omissões ou de outras falhas que poderiam advir da relação instituída. A enfermagem, como profissão, tem o próprio corpo de conhecimentos constituído, e o exercício da profissão deve estar pautado em princípios éticos e normas legais. Com relação a esse tema, julgue o item subsequente.

Na ocorrência de acidente cirúrgico, em que a assistência prestada foi coletiva, um profissional de enfermagem pode- se eximir da responsabilidade pela falta cometida por considerar que ela foi praticada em equipe, sob respaldo do CEPE.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.