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Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q364795 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, TJ MG, FUMARC

Na Parada Cárdio Respiratória tem-se estado de ineficiência do coração que se apresenta inadequado para manter a vida, ocorrendo ausência de troca gasosa entre o paciente e a atmosfera. Pode-se considerar como sinais e sintomas que antecedem uma PCR, exceto :

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322Q692915 | Enfermagem, Enfermeiro, UFMA, UFMA, 2019

O Processo de Enfermagem é uma exigência ético-legal nos diferentes campos no exercício profissional do enfermeiro. Tomando como referência a Resolução nº 358 COFEn/2009, que define as diferentes etapas, examine as opções abaixo e escolha a que contém a sequência correta.
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323Q359902 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Paciente A.P. foi atendido às 10h na unidade de dor torácica pós-infarto e no ECG detectou-se lesão em parede anterolateral. Na sequência do atendimento, apresentou parada cardíaca foi entubado e transferido para a UTI. Ao chegar à UTI foi colocado em ventilação mecânica, modalidade A/C, VC – 600; com FR – 12, PEEP – 5, (relação I:E – 1.2.3), Fi02 95%. Após 1 hora da sua chegada à unidade, a gasometria teve o seguinte resultado: pH – 7,32; PaCO2 – 30 mmHg; PaO2 – 150 mmHg; HCO3 – 15; BE – (-) 8,5 mEq; Sat O2 – 99 %. Na gasometria, temos:

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324Q24648 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CHS, CETRO

Texto associado.
Cientistas brasileiros identificam genes suscetíveis à artrite

                            Pesquisa com ratos foi feita por cientistas do Instituto Butantã.
                                    Genes podem ajudar a prevenir doença inflamatória.

         Um grupo de pesquisadores brasileiros identificou em experimentos com ratos de laboratório um conjunto de genes que fazem com que seu portador seja suscetível ao desenvolvimento de artrite reumatoide. A descoberta, caso se confirme também em humanos, permite pensar no desenvolvimento de provas genéticas para prever a doença e de novos tratamentos, segundo a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), entidade que financiou o projeto.
         Os genes vinculados à artrite reumatoide, uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta principalmente as articulações, foram identificados por cientistas do Instituto Butantã, em São Paulo.
      “A identificação de genes suscetíveis oferece várias opções de ação. Podemos tentar regular seu funcionamento com remédios ou por meio de técnicas de genética molecular para tentar reduzir a severidade da artrite”, explicou Marcelo De Franco, pesquisador do Instituto Butantã e coordenador do projeto.
“Os genes também podem servir como marcadores genéticos para prever a doença e orientar o tratamento”, acrescentou o pesquisador em declarações citadas em comunicado da Fapesp.
         Os resultados da pesquisa foram destacados na última edição da revista científica internacional ‘PLoS One’.
Segundo os pesquisadores, nos ratos que possuem os genes identificados, ou seja, geneticamente predispostos a desenvolver artrite, o próprio sistema imunológico ataca as membranas sinoviais, que protegem as articulações.
         “Ninguém sabe exatamente como se desenvolve o processo da artrite, mas sabemos que há pessoas mais suscetíveis. O que tentamos descobrir com o modelo experimental em ratos foram os fatores genéticos que conferem essa predisposição”, segundo De Franco.
O pesquisador explicou que, apesar de humanos e ratos terem números de cromossomos diferentes, a ciência já conhece as regiões cromossômicas de cada espécie em que é possível fazer um paralelo.
         “O próximo passo é investigar melhor a interação entre esses genes; descobrir exatamente como eles regulam a resposta inflamatória e começar a validar os descobrimentos em modelos humanos”, acrescentou.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/04.
De acordo com o que se depreende do texto, leia as assertivas abaixo.

I. Pesquisadores brasileiros, por meio de experimentos, identificaram, em ratos, genes suscetíveis à artrite.
II. A descoberta dos pesquisadores brasileiros poderá servir para prever a artrite e orientar o tratamento.
III. Em humanos, o próprio sistema imunológico ataca as membranas sinoviais que protegem as articulações.

É correto o que se afirma em
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325Q360937 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, TCE PB, FCC

O enfermeiro de uma unidade de saúde elaborou protocolos de enfermagem e a sua equipe os utiliza na assistência aos clientes. Para Munhoz, o enfermeiro está fornecendo, para o estabelecimento, subsídios acerca

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326Q39460 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

Durante o exame físico de um recém-nascido, o enfermeiro constatou o abaulamento da fontanela bregmática.

Esse achado sugere:
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327Q365467 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre assistência integral à saúde do idoso, leia as alternativas abaixo e marque a correta.

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328Q359177 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, SES CE, UECE

As fases do Planejamento Normativo (PN) ou tradicional são: diagnóstico, determinação dos objetivos, estabelecimento de prioridades, seleção dos recursos disponíveis, estabelecimento do plano operacional, desenvolvimento e aperfeiçoamento. É correto afirmar que

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329Q5215 | Sistema Único de Saúde SUS, Enfermeiro, Prefeitura de do Recife PE, UPENET

Leia as sentenças abaixo.

I. A responsabilidade do Poder Público, em relação à saúde, não exclui o papel da família, da comunidade e dos
próprios indivíduos.
II. A direção do SUS será exercida em cada esfera de governo, pelos seguintes órgãos: Ministério da Saúde,
Secretaria do Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde.
III. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que
visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem
acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
IV.O novo modelo de atenção à saúde baseia-se no modelo epidemiológico e no modelo terapêutico.

Estão CORRETAS as afirmativas
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330Q367111 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Um paciente que apresente língua seca e saburrosa, tecidos frouxos e flácidos, urina escassa e escura, pode levar à suspeita de

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331Q24651 | Português, Sintaxe, Enfermeiro, CHS, CETRO

Texto associado.
Cientistas brasileiros identificam genes suscetíveis à artrite

                            Pesquisa com ratos foi feita por cientistas do Instituto Butantã.
                                    Genes podem ajudar a prevenir doença inflamatória.

         Um grupo de pesquisadores brasileiros identificou em experimentos com ratos de laboratório um conjunto de genes que fazem com que seu portador seja suscetível ao desenvolvimento de artrite reumatoide. A descoberta, caso se confirme também em humanos, permite pensar no desenvolvimento de provas genéticas para prever a doença e de novos tratamentos, segundo a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), entidade que financiou o projeto.
         Os genes vinculados à artrite reumatoide, uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta principalmente as articulações, foram identificados por cientistas do Instituto Butantã, em São Paulo.
         "A identificação de genes suscetíveis oferece várias opções de ação. Podemos tentar regular seu funcionamento com remédios ou por meio de técnicas de genética molecular para tentar reduzir a severidade da artrite”, explicou Marcelo De Franco, pesquisador do Instituto Butantã e coordenador do projeto.
“Os genes também podem servir como marcadores genéticos para prever a doença e orientar o tratamento”, acrescentou o pesquisador em declarações citadas em comunicado da Fapesp.
         Os resultados da pesquisa foram destacados na última edição da revista científica internacional ‘PLoS One’.
Segundo os pesquisadores, nos ratos que possuem os genes identificados, ou seja, geneticamente predispostos a desenvolver artrite, o próprio sistema imunológico ataca as membranas sinoviais, que protegem as articulações.
         “Ninguém sabe exatamente como se desenvolve o processo da artrite, mas sabemos que há pessoas mais suscetíveis. O que tentamos descobrir com o modelo experimental em ratos foram os fatores genéticos que conferem essa predisposição”, segundo De Franco.
O pesquisador explicou que, apesar de humanos e ratos terem números de cromossomos diferentes, a ciência já conhece as regiões cromossômicas de cada espécie em que é possível fazer um paralelo.
         “O próximo passo é investigar melhor a interação entre esses genes; descobrir exatamente como eles regulam a resposta inflamatória e começar a validar os descobrimentos em modelos humanos”, acrescentou.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/04.
Com relação ao trecho abaixo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Um grupo de pesquisadores brasileiros identificou em experimentos com ratos de laboratório um conjunto de genes que fazem com que seu portador seja suscetível ao desenvolvimento de artrite reumatoide.

( ) O verbo “identificar” poderia ser flexionado no plural, sem prejuízo gramatical, ficando da seguinte maneira: “Um grupo de pesquisadores brasileiros identificaram em experimentos...”.
( ) O verbo “fazer” poderia ser flexionado no singular, sem prejuízo gramatical, ficando da seguinte maneira: “...um conjunto de genes que faz com que seu portador...”.
( ) A palavra “laboratório” é acentuada obedecendo à mesma regra da palavra “suscetível”.
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332Q44129 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

O Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico é uma emergência médica e seu diagnóstico deve ser realizado o mais rápido possível. Qual o exame mais indicado para definir o diagnóstico?
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333Q673301 | Enfermagem, Enfermeiro, IAPEN AC, IBADE, 2020

Texto associado.


Coordenar um grupo de pessoas é algo, por vezes, bastante difícil, sendo inevitável deparar-se com as marcas da diversidade pois, além de motivações diversas, diferentes pensamentos, formas de agir e conceber ideias circulam num grupo de trabalho. Sobre o processo grupal, qual das sentenças abaixo podemos considerar verdadeira?     
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334Q183474 | Português, Sintaxe, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Texto associado.

A educação possível

A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas é mais nociva do que
uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos.

Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações
sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida
pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima
dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo
propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares
de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem
bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito.
Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar? Como deveria ser uma boa escola? Como se forma e se mantém
um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de
construir sua vida e desenvolver sua personalidade?
É bem mais simples do que todas as teorias confusas e projetos inúteis que se nos apresentam. Não sou contra
colocarem um computador em cada sala de aula neste reino das utopias, desde que, muito mais e acima disso, saibamos
ensinar aos alunos o mais elementar, que independe de computadores: nasce dos professores, seus métodos, sua
autoridade, seu entusiasmo e seus objetivos claros. A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e
escolas prejudica mais do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos. Estudar não é brincar, é
trabalho. Para brincar temos o pátio e o bar da escola, a casa.
Sair do primeiro grau tendo alguma consciência de si, dos outros, dacomunidade onde se vive, conseguindo contar,
ler, escrever e falar bem (não dá para esquecer isso, gente!) e com naturalidade, para se informar e expor seu pensamento,
é um objetivo fantástico. As outras matérias, incluindo as artísticas, só terão valor se o aluno souber raciocinar, avaliar,
escolher e se comunicar dentro dos limites de sua idade.
No segundo grau, que encaminha para a universidade ou para algum curso técnico superior, o leque de
conhecimentos deve aumentar. Mas não adianta saber história ou geografia americana, africana ou chinesa sem conhecer
bem a nossa, nem falar vários idiomas se nem sequer dominamos o nosso. Quer dizer, não conseguimos nem nos colocar
como indivíduos em nosso grupo nem saber o que acontece, nem argumentar, aceitar ou recusar em nosso próprio
benefício, realizando todas as coisas que constituem o termo tão em voga e tão mal aplicado: cidadania.
O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados, tem seufundamento eficaz nos
dois primeiros. Ou tudo acabará no que vemos: universitários que não sabem ler e compreender um texto simples, muito
menos escrever de forma coerente. Universitários, portanto, incapazes de ter um pensamento independente e de aprender
qualquer matéria, sem sequer saber se conduzir. Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo,
frustrados.
Sou de uma família de professores universitários. Fui por dez anos titular de linguística em uma faculdade particular.
Meu desgosto pela profissão que depois abandonei, embora gostasse do contato com os alunos deveu-se em parte à
minha dificuldade de me enquadrar (ah, as chatíssimas e inócuas reuniões de departamento, o caderno de chamada, o
currículo, as notas...) e em parte ao desalento. Já nos anos 70 recebíamos na universidade jovens que mal conseguiam
articular frases coerentes, muito menos escrevê-las. Jovens que não sabiam raciocinar nem argumentar, portanto
incapazes de assimilare discutir teorias. Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns
com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar.
Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados. Dizem que nossa economia floresce, mas a cultura, senhores, que
inclui a educação (ou vice-versa, como queiram...), anda mirrada e murcha. Mais uma vez, corrigir isso pode ser muito
simples. Basta vontade real. Infelizmente, isso depende dos políticos, depende dos governos. Depende de cada um de nós,
que os escolhemos e sustentamos. (>Lya Luft. Veja. 23 de maio de 2007. Adaptado)

Em ...saibamos ensinar aos alunos o mais elementar,... (3º§), o verbo destacado é:

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335Q31052 | Enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

O choque é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do sistema circulatório de prover adequado fornecimento de oxigênio para o corpo. Pode ser classificado quanto à etiologia e quanto e à gravidade.

De acordo com as classificações do choque, assinale a assertiva CORRETA.
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336Q359632 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

A Epilepsia é o transtorno cerebral mais freqüente na população geral. Sobre a Epilepsia, analise as afirmativas abaixo.

1. Caracteriza-se pela recorrência de ataques causados por descargas de atividade elétrica excessiva numa parte do cérebro ou em seu todo.

2. A maioria das pessoas com Epilepsia não apresenta qualquer anormalidade cerebral evidente ou demonstrável além das alterações elétricas

3. As causas de Epilepsia compreendem a predisposição genética, lesões cerebrais, intoxicação e tumores.

4. Os ataques epilépticos têm freqüência variada, de vários em um dia a uma vez de poucos em poucos meses.

5. A manifestação de Epilepsia depende das regiões do cérebro comprometidas. Via de regra.

Estão corretas as afirmativas:

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337Q182738 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Recém Nascido, Enfermeiro, TCE PI, FCC

Ao aplicar o boletim (tabela) de Apgar, a resposta de um recém-nascido, para cada critério, foi

I. frequência cardíaca: 94 batimentos por minuto.
II. esforço respiratório: irregular.
III. tônus muscular: alguma flexão de extremidade.
IV. irritabilidade reflexa: alguma reação.
V. cor: corpo róseo e extremidades cianóticas.

Nessa situação, a pontuação equivalente a cada critério corresponde, no quadro abaixo, ao descrito em:

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338Q23271 | Noções de Saúde, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Enfermeiro, CEFET RJ, CESGRANRIO

Numa instituição, o trabalhador que atua em laboratório de esterilização, exposto à radiação ultravioleta, está sujeito à doença ocupacional denominada
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339Q51713 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

Segundo a portaria n. 399/2006, o Pacto de Gestão estabelece as responsabilidades claras de cada ente federado de forma a diminuir as competências concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o quê, contribuindo, assim, para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do Sistema Único de Saúde.

Sobre o Pacto de Gestão desta portaria está CORRETO afirmar que:
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340Q360192 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Considerando a sistematização da assistência de enfermagem, que constitui meio para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e aprimorar sua prática profissional, julgue os seguintes itens. Constituem exemplos de metas a serem estabelecidas na implementação dos diagnósticos de enfermagem: meta imediata — adesão à dieta diabética prescrita; meta intermediária — demonstração de ingestão oral e tolerância à dieta diabética de 1.500 calorias espaçada em três refeições e um lanche; meta em longo prazo — planejamento das refeições para uma semana com base na lista de substituição dietética.
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