Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q25227 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Enfermeiro, CISMARPA, IPEFAE

Foi aprovado na Câmara dos Deputados, em abril, um projeto de lei que versa sobre a regulamentação dos contratos de serviços terceirizados no Brasil. Em meio à muita polêmica, devido aos potenciais riscos de redução dos direitos trabalhistas, o projeto foi encaminhado para apreciação do Senado e precisará, para vigorar em todo território, ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Como ficou conhecido esse polêmico projeto de lei aprovado, em abril, na Câmara?

FONTE: http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2015/04/*-entenda-o-projeto-que-foiaprovado-pela-camara
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q35544 | Enfermagem, Enfermeiro, IFPE

Leia o TEXTO 05 para responder à questão.
TEXTO 05


      Paciente de 63 anos, sexo masculino, apresenta dor torácica súbita, início agudo, intensa, irradiando para a região cervical e membro superior esquerdo em toda a sua extensão, associado a períodos eméticos e sudorese, esta por sua vez, discreta. Relata que seu pai tem hipertensão e dislipidemia, sendo acometido de acidente vascular encefálico aos 60 anos. Sua mãe tem colelitíase e diabetes, tratando esta com dieta e insulinoterapia. Ao exame mostrava-se consciente, orientado, afebril, perfusão periférica lentificada. Dado vital: PA= 70x 35 mmHg. ECG solicitado mostrava-se compatível com IAM, identificando uma FC de 123 bpm, QRS estreito, havendo uma relação de onda P para cada complexo QRS em todas as derivações, infradesnivelamento em V1 e V2. Trinta minutos depois de ter sido assistido, faz fibrilação ventricular e entra em parada cárdio-respiratória.

A Síndrome Coronariana Aguda (SCA) pode ser dividida em dois grandes grupos: a SCA com supradesnível de segmento ST (quase sempre um Infarto Agudo do Miocárdio com supradesnível de segmento ST) e a SCA sem supradesnível de segmento ST (que pode também ser dividida em Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem supradesnível de segmento ST). Observe as afirmações. 

I. O infarto agudo do miocárdio é definido como um evento clínico, causado por isquemia miocárdica, no qual existe evidência de injúria ou necrose miocárdica.
II. A dor torácica, sendo uma condição obrigatória para o diagnóstico de IAM, apresenta como característica dor opressiva ou tipo peso, intensa, com irradiação para membro superior esquerdo, pescoço, dorso ou região do abdômen superior; pode vir associada ou não a sudorese, tonturas e vômitos.
III. O eletrocardiograma (ECG) é uma ferramenta fundamental para o diagnóstico de uma SCA e deve ser realizado de forma precoce, dentro dos primeiros 10 minutos de atendimento.
IV. A troponina é o marcador de necrose miocárdica de escolha para o diagnóstico de injúria miocárdica devido à sua especificidade aumentada e melhor sensibilidade, quando comparada com a creatinofosfoquinase isoforma (CK-MB).
V. A angina instável é considerada, quando pacientes apresentam sintomas isquêmicos sugestivos de uma SCA, sem elevação dos biomarcadores de necrose miocárdica, na presença ou não de alterações eletrocardiográficas indicativas de isquemia.

Estão CORRETAS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q51392 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro, IFF, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do Programa Saúde na Escola e da Semana Saúde na Escola, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q365568 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O trabalho em equipe precisa ser compreendido como um conjunto de atividades planejadas, implementadas e avaliadas coletivamente e em parcerias, em que cada um tem um papel importante e funções específicas que devem ser desempenhadas da melhor forma possível, assegurado o respeito aos princípios éticos e legais das profissões. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. É direito da equipe de enfermagem suspender as atividades individuais ou coletivas em uma instituição pública ou privada que não ofereça as condições mínimas para o exercício profissional, e é um dever, nesse caso, comunicar imediatamente a decisão ao sindicato de enfermagem e à autoridade policial competente.
  1. ✂️
  2. ✂️

365Q674833 | Enfermagem, Enfermeiro, IAPEN AC, IBADE, 2020

Texto associado.


O conceito “Usar dados para monitorar os resultados dos tratamentos e recorrer a métodos de melhoria para projetar e testar mudanças, a fim de aprimorar continuamente a qualidade dos sistemas de atendimento “ se relaciona a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q366035 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

O processo normal de envelhecimento provoca alterações na pele que a tornam mais suscetíveis a traumas e exige cuidados especiais para a prevenção de lesões. Assinale a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q368303 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Foram prescritos para um paciente vítima de TCE e TRM 50mg de metilprednisona diluídos para 40ml SGI 5%. A apresentação da droga é frasco ampola de 500 mg/10ml. Quantos ml serão usados da droga e do diluente, respectivamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q24978 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CISLIPA

Texto associado.
Os professores da rede municipal de São Paulo estão em greve há mais de um mês. E nesta terça-feira, dia 27, realizam mais uma manifestação, desta vez na Avenida Paulista. O blog pediu para que a professora Nelice Pompeu, há 13 anos na rede, escrevesse sobre os motivos da paralisação dos professores e demais profissionais da educação.

        Professores em greve também educam, defende professora da rede municipal de SP 

      A luta por um ensino público de qualidade sempre foi uma bandeira defendida por todos os partidos, principalmente nas épocas que antecedem as eleições. Nesses períodos, nós professores somos lembrados e admirados, com discursos de valorização e reconhecimento, mas que infelizmente não se concretizam, ficam só na promessa. Por isso, professores estão se organizando em movimentos, que avançam em todas as regiões do país, num só coro que clama pela EDUCAÇÃO. Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco" no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização. Mas como professora há 23 anos, garanto: a educação pede socorro e seus educadores também!

      Os reflexos desse descaso estão bem evidentes. A sociedade inteira acaba sendo prejudicada. Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita. Quando tentamos sair dessa invisibilidade, indo para as ruas como uma forma de educar e chamar a atenção, somos criticados numa visão limítrofe, como se estivéssemos lutando apenas por questões salariais. Nossa luta é muito mais ampla! Não fazemos greve para prejudicar os alunos nem as famílias. Greve é uma situação limite. Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado. É difícil para todos os lados.

      Costumamos até ser bem tolerantes. Nossa criatividade e dedicação fazem com que superemos muitas dificuldades, porém chega um momento em que é importante mostrar a verdadeira face. Não aquela presente nas propagandas, onde tudo funciona maravilhosamente bem! 

      No ano passado, os Kits de materiais dos alunos da rede municipal de São Paulo foram entregues apenas em novembro. Quantas vezes eu e colegas tivemos que comprar material escolar com nosso próprio salário para dar continuidade ao trabalho e não prejudicar os alunos. Neste ano, o material encaminhado é totalmente inadequado para a Educação Infantil, no absurdo de enviarem até um caderno universitário pautado para crianças pequenas. Fora a redução dos itens que compõem o Kit. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), criaram “agrupamentos mistos", com crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo para atender a demanda por vaga em creche na cidade. As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais.

      Diante das dificuldades, fica inviável um trabalho pedagógico de qualidade, como nossos alunos merecem. Afinal, a escola não é um depósito de crianças. Precisamos de condições de trabalho como qualquer outro profissional para exercermos nossas funções. No ensino fundamental, as horas de estudo e preparação de aulas dos professores foram substituídas pelo Sistema de Gestão Pedagógica, que funciona como um diário eletrônico. Este aplicativo apresenta muitos problemas técnicos e estruturais, perdendo totalmente a sua função. 

      Em condições adversas, os professores continuam perdendo a saúde. As longas jornadas de trabalho e a problemática da violência nas escolas fazem com que os profissionais de educação adoeçam, e até agora nenhum programa da Prefeitura propôs acompanhar essa questão, buscando minimizá-la. Pelo contrário, são criados mecanismos para punir o absenteísmo, como o PDE, que ainda é chamado de “Prêmio por Desenvolvimento Educacional". Por isso, a necessidade de lutar se fez necessária!

      A revolta é tanta, que muitos colegas, chegaram ao cúmulo de expor seus holerites nas redes sociais, para que a população tenha acesso à verdade. Além disso, muitas das nossas reivindicações não envolvem impacto orçamentário, mas mesmo assim não há negociação, não há boa vontade do governo em querer negociar.

      A situação de greve não nos agrada também. O período é de incertezas e medo. O governo atual do PT, partido que surgiu das greves, ao invés de negociar e dialogar com a categoria, utiliza de mecanismos intimidatórios. Muitos grevistas terão o ponto cortado, o que significa que ficarão sem salário neste mês. Do que adianta, nessas horas de impasse, o discurso que escola de qualidade se faz com profissionais não apenas bem remunerados, mas principalmente por profissionais motivados, seguros e com uma estrutura que lhes possibilite transmitir o que lhes foi confiado, ir na contramãos de certas atitudes? Nós profissionais da educação, mais do que ninguém, torcemos para que essa situação termine logo. Provavelmente as aulas perdidas serão repostas, e nenhum aluno será prejudicado. Estamos empenhados na luta por uma educação pública de qualidade, que forme cidadãos críticos e responsáveis. Para que isso aconteça, precisamos contar com o apoio e respeito de todos. 

Nelice Pompeu tem 41 anos. É professora há 23 anos, já foi da rede estadual e há 13 anos é docente na Prefeitura. Atua na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. 

Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs
Em relação ao texto, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

369Q5795 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, IADES

A equipe de enfermagem tem papel fundamental no trabalho da Vigilância Epidemiológica (VE) que é o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança, nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Portanto, constitui-se ainda, em importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde como também para a normatização de atividades técnicas correlatas. Função, esta, dos gestores competentes. Assinale a alternativa que caracteriza uma função da Vigilância Epidemiológica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q51702 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP

Sobre a intubação orotraqueal sob visualização direta em pacientes traumatizados, analise as afirmativas abaixo:

I- Deve ser realizada com a cabeça e o pescoço do paciente alinhados e imobilizados em posição neutra.
II- Antes de tentar a intubação, o paciente deve ser ventilado com máscara associada a balão dotado de válvula unidirecional com altas concentrações de oxigênio.
III- A intubação orotraqueal “face a face” é um método alternativo quando situações no pré- hospitalar impeçam o socorrista de se posicionar atrás da cabeça do paciente.
IV- Em situações em que o paciente não possa ser intubado e nem ventilado com máscara associada a balão dotado de válvula unidirecional, a ventilação percutânea transtraqueal é um método alternativo.

Estão CORRETAS as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q358913 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes e a segurança dos profissionais que atuam nas instituições de saúde fazem parte também da responsabilidade do serviço de educação continuada. A direção de enfermagem em conjunto com a educação continuada utiliza ferramentas que norteiam o levantamento das necessidades, facilitando a tomada de decisões. A avaliação do processo assistencial em enfermagem constitui-se instrumento essencial para:

I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.

II. Redimensionar o quadro pessoal.

III. Reconhecer as deficiências para implantação de planos de melhoria.

IV. Promover análise financeira.

V. Desenvolver programa de educação voltada aos trabalhadores.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q44124 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Recém Nascido, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

O cateter central de inserção periférica (PICC/CCIP) é uns dos cateteres mais utilizados em recém-nascidos prematuros e pode ser inserido por um enfermeiro qualificado e capacitado para tal procedimento. A principal recomendação para que não haja complicações e intercorrências com esse dispositivo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q368967 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Para que o enfermeiro possa administrar 250 ml de soro fisiológico, 10 ml de NaCl a 20% e 4 ml de KCl a 10%, no período das 06h às 18h, ele deverá instalar a infusão a uma vazão de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q24666 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Enfermeiro, CHS, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e/ou Regional de Enfermagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q366060 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

As organizações de saúde têm uma grande preocupação com a qualidade de seus serviços, e para isso é necessária a padronização e a formalização de seus processos. Em uma organização hospitalar é importante que exista um Manual de Instrução de Trabalho. Esse manual é um documento que contém os detalhes para o cumprimento de um determinado procedimento, ou seja, é constituído de várias rotinas de trabalho, cuja construção é auxiliada pelo Serviço de Educação Continuada. Com relação a esse manual, afirma-se:

I. O objetivo é descrever as atividades desenvolvidas.

II. A elaboração desse manual deverá ser feita somente por gerentes das instituições, respeitando, assim, a hierarquia da organização.

III. A linguagem desse manual deve ser a mais objetiva, clara e simples possível.

IV. Esses manuais não possuem um modelo padrão, podem variar de organização para organização, entretanto algumas informações básicas devem estar presentes, tais como: nome da instrução/rotina de trabalho, data de emissão, número de revisão, nome e visto do colaborador.

 Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q39455 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

Ao realizar um cateterismo vesical de demora em um paciente adulto, o enfermeiro inflou o balão que fica na extremidade da sonda com cerca de 20 ml de soro fisiológico ou água destilada.
Esse procedimento é realizado com o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q359464 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Julgue os itens a seguir, relativos ao tratamento de enfermagem ao paciente sob terapia endovenosa.

I. As veias das extremidades são relativamente seguras e de fácil acesso para punção. Nas terapias endovenosas, os acessos nos membros superiores e inferiores são mais comumente utilizados, por não apresentarem riscos;

II. O local escolhido para a punção venosa não deve interferir na mobilidade do paciente. Por essa razão, a fossa antecubital deve ser evitada;

III. A terapia endovenosa predispõe a vários riscos e a complicações sistêmicas, como sobrecarga hídrica, embolia gasosa, septicemia e infecções, as quais ocorrem com menor frequência;

IV. Uma das complicações locais da terapia endovenosa, caracterizada pela presença de um coágulo acompanhado de inflamação da veia, é conhecida como flebite, sendo evidenciada pela queixa de dor localizada;

V. Como a infecção pode ser uma complicação importante da terapia endovenosa, o dispositivo usado, o frasco que contém a solução parenteral e a tubulação, obrigatoriamente, têm de ser estéreis.

A quantidade de itens certos é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q366351 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Em relação à asma infantil, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q688167 | Enfermagem, Enfermeiro, UFF, COSEAC, 2019

Entende-se por ferramentas de Gestão da Clínica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q7482 | Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermeiro, CEDAE RJ, CEPERJ

Um trabalhador em serviços de saneamento infectou-se com o Mycobacterium tuberculosis e a investigação epidemiológica estabeleceu o nexo causal com a natureza do trabalho. Diante disto, o empregador deverá adotar o seguinte procedimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.