Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q42464 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Na emergência de um hospital, um adulto deu entrada vítima de queimadura por água quente. No exame físico, apresenta eritema, edema, flictemas e dor na região da perna. De acordo com o exame físico qual a classificação da queimadura desse paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q59532 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao SUS, julgue o item subsequente.

Um acontecimento determinante que influenciou a criação do SUS foi a Conferência Nacional de Reforma da Psiquiatria, realizada em 1986, em Brasília.
  1. ✂️
  2. ✂️

543Q365441 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Leia o texto e responda às questões de números 45 e 46.

O Programa Nacional de Imunização,instituído em 1973, tem como objetivo contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis, utilizando estratégias básicas de vacinação de rotina e campanhas anuais desenvolvidas de forma hierarquizada e descentralizada. É orientado por normas técnicas estabelecidas nacionalmente, no que se refere à conservação, manipulação, transporte e à aplicação dos imunobiológicos, assim como aos aspectos de programação e avaliação.

Com relação à rede de frio, cabe ao enfermeiro de Unidade Básica de Saúde (UBS) as seguintes ações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

544Q24984 | Português, Enfermeiro, CISLIPA

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

      Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. 

       Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Disponível em: http://pensador.uol.com.br

Ao afirmar que “há escolas que são gaiolas" e “há escolas que são asas", Rubem Alves está utilizando qual figura de linguagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

545Q367921 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As complicações das doenças cardiovasculares são responsáveis por muitas mortes. Os cuidados de enfermagem oferecidos a pacientes com essas doenças exigem que o enfermeiro tenha conhecimentos elementares acerca das complicações cardiovasculares mais freqüentes. Com relação a esses aspectos, julgue os itens seguintes.

Quando um paciente com infarto do miocárdio queixa-se de dor retroesternal, em aperto, desencadeada por pequeno esforço, o enfermeiro deve entender que essa dor anginosa decorre de isquemia do músculo cardíaco.

  1. ✂️
  2. ✂️

546Q368622 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, MJ, FUNRIO

O adulto normal em repouso respira de 12 a 18 vezes por minuto. Uma respiração abaixo do normal é denominada de bradipnéia e está associada a várias situações clínicas na qual podemos destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

547Q21253 | Enfermagem, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

A anatomia humana é a ciência que estuda a estrutura do corpo humano. As seguintes associações de terminologias anatômicas do esqueleto estão corretas, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

548Q61334 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às normas definidas pela ANVISA referentes ao centro de material e esterilização (CME), julgue o item que se segue.

Entre as etapas de inspeção de limpeza de produtos para saúde inclui-se a avaliação visual a olho nu.
  1. ✂️
  2. ✂️

549Q674896 | Português, Acentuação Gráfica Oxítonas, Enfermeiro, IAPEN AC, IBADE, 2020

Texto associado.
Texto 1

Partilhar
Rubel
Se for preciso, eu pego um barco, eu remo
Por seis meses, como peixe pra te ver
Tão pra inventar um mar grande o bastante
Que me assuste e que eu desista de você
Se for preciso, eu crio alguma máquina
Mais rápida que a dúvida, mais súbita que a lágrima
Viajo a toda força, e num instante de saudade e dor
Eu chego pra dizer que eu vim te ver
Eu quero partilhar
Eu quero partilhar
A vida boa com você
Eu quero partilhar
Eu quero partilhar
A vida boa com você
Que amor tão grande tem que ser vivido a todo instante
E a cada hora que eu tô longe, é um desperdício
Eu só tenho 80 anos pela frente
Por favor, me dá uma chance de viver
Que amor tão grande tem que ser vivido a todo instante
E a cada hora que eu tô longe, é um desperdício
Eu só tenho 80 anos pela frente
Por favor, me dá uma chance de viver
Eu quero partilhar
Eu quero partilhar
A vida boa com você
Eu quero partilhar
Eu quero partilhar
A vida boa com você
Se for preciso, eu pego um barco, eu remo
Por seis meses, como peixe pra te ver
Tão pra inventar um mar grande o bastante
Que me assuste, e que eu desista de você
Se for preciso, eu crio alguma máquina
Mais rápida que a dúvida, mais súbita que a lágrima
Viajo a toda força, e num instante de saudade e dor
Eu chego pra dizer que eu vim te ver
Eu quero partilhar
Eu quero partilhar
A vida boa com você
Eu quero partilhar
Eu quero partilhar
A vida boa com você
Eu quero partilhar
Eu quero partilhar
A vida boa com você
Eu quero partilhar
Eu quero partilhar
A vida boa com você
Não tem, pra trás, nada
Tudo que ficou tá aqui
Se for preciso, eu giro a Terra inteira
Até que o tempo se esqueça de ir pra frente e volte atrás
Milhões de anos, quando todos continentes se
encontravam
Pra que eu possa caminhar até você
Eu sei, mulher, não se vive só de peixe, nem se volta no
passado
As minhas palavras valem pouco e as juras não te dizem
nada
Mas se existe alguém que pode resgatar sua fé no mundo,
existe nós
Também perdi o meu rumo, até meu canto ficou mudo
E eu desconfio que esse mundo já não seja tudo aquilo
Mas não importa, a gente inventa a nossa vida
E a vida é boa, mas é muito melhor com você
Eu quero partilhar
Eu quero partilhar
A vida boa com você (até o final)
Assinale a alternativa em que os vocábulos sejam acentuados pelas mesmas regras presentes em, respectivamente, “você”, “súbita” e “desperdício”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q61333 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o próximo item.

É vedado ao profissional de enfermagem divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos que exponham, direta ou indiretamente, a identidade das pessoas envolvidas, ainda que essas referências sejam utilizadas para fins didáticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

551Q19099 | Enfermagem, Enfermeiro, HNMD, MB

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração, prioritariamente, a necessidade e o direito de Assistência de Enfermagem à população e de sua organização. Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

552Q693410 | Português, Crase, Enfermeiro, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
Observe o emprego do acento grave indicador de crase nas seguintes frases:
I. A Secretaria de Saúde ofereceu um curso gratuito ______ que moram nas áreas mais afetadas pelo aumento do número de escorpiões. 
II. A infestação chegou____cidade onde nasci.
III. No documento também se fazia referência____ crianças picadas por cobras.
A opção que completa corretamente as lacunas é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q686861 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, IABAS RJ, IBADE, 2019

Texto associado.
                        Infestação de escorpiões no Brasil pode ser imparável
A infestação de escorpião no Brasil é o exemplo perfeito de como a vida moderna se tornou imprevisível. É uma característica do que, no complexo campo de problemas, chamamos de um mundo “VUCA” (Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity em inglês) - um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. 
Escorpiões, como as baratas que eles comem, são um a espécie incrivelmente adaptável. O número de pessoas picadas em todo o Brasil aumentou de 12 mil em 2000 para 140 mil no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. A espécie que aterroriza os brasileiros é o perigoso escorpião amarelo, ou Tityus serrulatus. Ele se reproduz por meio do milagre da partenogênese, s ignificando que um escorpião feminino simplesmente gera cópias de si mesma duas vezes por ano - nenhuma participação masculina é necessária. A infestação do escorpião urbano no Brasil é um clássico "problema perverso". Este termo, usado pela primeira vez em 1973, refere-se a enormes problemas sociais ou culturais como pobreza e guerra - sem solução simples ou definitiva, e que surgem na interseção de outros problemas. Nesse caso, a infestação do escorpião urbano no Brasil é o resultado de uma gestão inadequada do lixo, saneamento inapropriado, urbanização rápida e mudanças climáticas.
No VUCA, quanto mais recursos você der para os problemas, melhor. Isso pode significar tudo, desde campanhas de conscientização pública que educam brasileiros sobre escorpiões até forças-tarefa exterminadoras que trabalham para controlar sua população em áreas urbanas. Os cientistas devem estar envolvidos. O sistema nacional de saúde pública do Brasil precisará se adaptar a essa nova ameaça. Apesar da obstinada cobertura da imprensa, as autoridades federais de saúde mal falaram publicamente sobre o problema do escorpião urbano no Brasil. E, além de alguns esforços mornos em nível nacional e estadual para treinar profissionais de saúde sobre o risco de escorpião, as autoridades parecem não ter nenhum plano para combater a infestação no nível epidêmico para o qual ela está se dirigindo. Temo que os escorpiões amarelos venenosos tenham reivindicado seu lugar ao lado de crimes violentos, tráfico brutal e outros problemas crônicos com os quais os urbanitas no Brasil precisam lidar diariamente.
 * Hamilton Coimbra Carvalho é pesquisador em Problemas Sociais Complexos, na Universidade de São Paulo (USP). 
Text o adaptado de Revista Galileu (https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio Ambiente /noticia/2019/02/infestacao-de-escorpioes-nobrasil-pode-ser-imparavel-diz-pesquisador.html) 
A palavra “Volátil”, que representa a consoante inicial da sigla VUCA, tem o significado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q366763 | Enfermagem, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clinica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas, Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses, Durante a coleta de dados, o paciente mostrou se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg >< 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 °C. Observou se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e purpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, Sono prejudicado e apetite diminuído; queixou se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clinico apresentado, julgue os itens de 26 a 35,

Em razão das alterações circulatórias e metabólicas, da ascite e da icterícia apresentadas pelo paciente, o diagnóstico risco de integridade da pele prejudicada, da NANDA, deve ser considerado, e as intervenções devem visar a manutenção da integridade da pele em níveis ideais.

  1. ✂️
  2. ✂️

555Q42460 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Um diagnóstico de enfermagem é uma frase padrão descritiva sobre o estado de saúde de um cliente (que pode ser um indivíduo, uma família, ou uma comunidade em geral). São diagnósticos de enfermagem para pneumopatias, EXCETO,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q51395 | Enfermagem, Enfermeiro, IFF, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da vigilância em saúde e seus indicadores, julgue o item que se segue.

I A morbidade refere-se ao comportamento das doenças em uma população que se encontre exposta ao adoecimento e pode estar relacionada a surtos, endemia, epidemia e pandemia.
II A letalidade é definida como a relação entre o número de óbitos e o número de pessoas expostas ao risco de morte.
III A incidência indica o número de casos existentes (novos e velhos) de uma doença em um determinado ponto do tempo.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q21246 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Minas Gerais, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

A respeito do Poder Legislativo do Estado de Minas Gerais, é correto afirmar, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

558Q44125 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Recém Nascido, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

Infecções congênitas são transmitidas pela mãe para o feto durante a gestação e o trabalho de parto. A rubéola pode levar o recém-nascido a nascer com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q43877 | Enfermagem, Enfermeiro, IBC, AOCP

Sobre o código de Ética dos profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.