Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q361123 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Em sentido amplo, a epidemiologia pode ser entendida como o estudo coletivo da saúde e da doença. A epidemiologia, com freqüência, utiliza os recursos da bioestatística, como na determinação do tamanho da amostra ou na análise dos dados oriundos de investigações epidemiológicas. Com relação à epidemiologia e à bioestatística, julgue os itens que se seguem.

As decisões tomadas na fase de planejamento e de organização de serviços de saúde devem, em princípio, ter como base informações oriundas do emprego adequado da epidemiologia, como, por exemplo, as informações relativas ao grau e à distribuição dos problemas de saúde, aos fatores de risco e às características próprias da população que vai ser atendida.

  1. ✂️
  2. ✂️

602Q51700 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

São possíveis alterações isquêmicas que podem ser observadas no eletrocardiograma de um paciente infartado, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

603Q359413 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

As arritmias cardíacas são eventos cardíacos freqüentemente vivenciados em ambiente de unidade de terapia intensiva e sua ocorrência pode estar associada a risco de morte iminente. Portanto, o enfermeiro que exerce atividades nesse ambiente deve ter sólidos conhecimentos acerca de eletrocardiografia básica, monitorização eletrocardiográfica, diagnóstico e tratamento dessas ocorrências. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O bloqueio atrioventricular de primeiro grau representa uma arritmia de condução do estímulo cardíaco e pode ser diagnosticada no eletrocardiograma como um prolongamento do intervalo PR (geralmente acima de 0,24 s).

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q360491 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Os fatores que podem alterar o padrão de eliminação urinária de um idoso internado com diagnóstico de edema agudo do pulmão são o uso de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q7480 | Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermeiro, CEDAE RJ, CEPERJ

De acordo com a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (PSST), na área de segurança e saúde do trabalhador, a Fundacentro tem como atribuição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q31041 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Sobre as Conferências de Saúde, de que trata a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q360034 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC n.º 153, de 14 de junho de 2004, determina o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo coleta, processamento, teste, armazenamento, transporte, controle de qualidade e uso humano de sangue e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta ou da medula óssea. Com base no que determina a referida resolução, julgue os itens a seguir. O doador alérgico somente deverá ser aceito se estiver assintomático no momento da doação. São considerados inaptos definitivos aqueles que padecem de enfermidades atópicas graves como, por exemplo, asma brônquica grave.
  1. ✂️
  2. ✂️

608Q61336 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às normas definidas pela ANVISA referentes ao centro de material e esterilização (CME), julgue o item que se segue.

De acordo com a norma em vigor, os profissionais dos CMEs devem receber, periodicamente, treinamento para monitoração de processos por indicadores químicos, biológicos e físicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

609Q360096 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Sobre a esterilização, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q366859 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue os itens de 65 a 70.

Deve-se monitorar o padrão respiratório, avaliando frequência, profundidade das respirações e movimento torácico, além de realizar ausculta respiratória e atentar para mudanças no padrão da ausculta.
  1. ✂️
  2. ✂️

611Q361848 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Um estudo clínico que acompanha, por um determinado tempo, um grupo de pessoas que fumam, para observar se elas irão desenvolver câncer de pulmão, é denominado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q51401 | Enfermagem, Enfermeiro, IFF, CESPE CEBRASPE, 2018

A lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública no serviço de saúde público e no privado, em todo o território nacional, é definida por portaria do Ministério da Saúde. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q59537 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, Portaria n.º 1.820/2009, julgue o próximo item.

Não é permitido ao paciente internado o recebimento de visita de outros profissionais de saúde que não pertençam à unidade hospitalar da internação.
  1. ✂️
  2. ✂️

614Q359826 | Enfermagem, Enfermeiro, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, UFPR

Sobre as teorias de enfermagem é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q24982 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CISLIPA

Texto associado.
Os professores da rede municipal de São Paulo estão em greve há mais de um mês. E nesta terça-feira, dia 27, realizam mais uma manifestação, desta vez na Avenida Paulista. O blog pediu para que a professora Nelice Pompeu, há 13 anos na rede, escrevesse sobre os motivos da paralisação dos professores e demais profissionais da educação.

        Professores em greve também educam, defende professora da rede municipal de SP 

      A luta por um ensino público de qualidade sempre foi uma bandeira defendida por todos os partidos, principalmente nas épocas que antecedem as eleições. Nesses períodos, nós professores somos lembrados e admirados, com discursos de valorização e reconhecimento, mas que infelizmente não se concretizam, ficam só na promessa. Por isso, professores estão se organizando em movimentos, que avançam em todas as regiões do país, num só coro que clama pela EDUCAÇÃO. Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco" no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização. Mas como professora há 23 anos, garanto: a educação pede socorro e seus educadores também!

      Os reflexos desse descaso estão bem evidentes. A sociedade inteira acaba sendo prejudicada. Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita. Quando tentamos sair dessa invisibilidade, indo para as ruas como uma forma de educar e chamar a atenção, somos criticados numa visão limítrofe, como se estivéssemos lutando apenas por questões salariais. Nossa luta é muito mais ampla! Não fazemos greve para prejudicar os alunos nem as famílias. Greve é uma situação limite. Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado. É difícil para todos os lados.

      Costumamos até ser bem tolerantes. Nossa criatividade e dedicação fazem com que superemos muitas dificuldades, porém chega um momento em que é importante mostrar a verdadeira face. Não aquela presente nas propagandas, onde tudo funciona maravilhosamente bem! 

      No ano passado, os Kits de materiais dos alunos da rede municipal de São Paulo foram entregues apenas em novembro. Quantas vezes eu e colegas tivemos que comprar material escolar com nosso próprio salário para dar continuidade ao trabalho e não prejudicar os alunos. Neste ano, o material encaminhado é totalmente inadequado para a Educação Infantil, no absurdo de enviarem até um caderno universitário pautado para crianças pequenas. Fora a redução dos itens que compõem o Kit. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), criaram “agrupamentos mistos", com crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo para atender a demanda por vaga em creche na cidade. As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais.

      Diante das dificuldades, fica inviável um trabalho pedagógico de qualidade, como nossos alunos merecem. Afinal, a escola não é um depósito de crianças. Precisamos de condições de trabalho como qualquer outro profissional para exercermos nossas funções. No ensino fundamental, as horas de estudo e preparação de aulas dos professores foram substituídas pelo Sistema de Gestão Pedagógica, que funciona como um diário eletrônico. Este aplicativo apresenta muitos problemas técnicos e estruturais, perdendo totalmente a sua função. 

      Em condições adversas, os professores continuam perdendo a saúde. As longas jornadas de trabalho e a problemática da violência nas escolas fazem com que os profissionais de educação adoeçam, e até agora nenhum programa da Prefeitura propôs acompanhar essa questão, buscando minimizá-la. Pelo contrário, são criados mecanismos para punir o absenteísmo, como o PDE, que ainda é chamado de “Prêmio por Desenvolvimento Educacional". Por isso, a necessidade de lutar se fez necessária!

      A revolta é tanta, que muitos colegas, chegaram ao cúmulo de expor seus holerites nas redes sociais, para que a população tenha acesso à verdade. Além disso, muitas das nossas reivindicações não envolvem impacto orçamentário, mas mesmo assim não há negociação, não há boa vontade do governo em querer negociar.

      A situação de greve não nos agrada também. O período é de incertezas e medo. O governo atual do PT, partido que surgiu das greves, ao invés de negociar e dialogar com a categoria, utiliza de mecanismos intimidatórios. Muitos grevistas terão o ponto cortado, o que significa que ficarão sem salário neste mês. Do que adianta, nessas horas de impasse, o discurso que escola de qualidade se faz com profissionais não apenas bem remunerados, mas principalmente por profissionais motivados, seguros e com uma estrutura que lhes possibilite transmitir o que lhes foi confiado, ir na contramãos de certas atitudes? Nós profissionais da educação, mais do que ninguém, torcemos para que essa situação termine logo. Provavelmente as aulas perdidas serão repostas, e nenhum aluno será prejudicado. Estamos empenhados na luta por uma educação pública de qualidade, que forme cidadãos críticos e responsáveis. Para que isso aconteça, precisamos contar com o apoio e respeito de todos. 

Nelice Pompeu tem 41 anos. É professora há 23 anos, já foi da rede estadual e há 13 anos é docente na Prefeitura. Atua na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. 

Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs
Na frase: “As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais”, o verbo “ter” garante a concordância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

616Q364291 | Enfermagem, Saúde, Enfermeiro, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial tem elevada prevalência na população adulta. O Ministério da Saúde criou o programa de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes melito, cujo objetivo é vincular os portadores dessas doenças às unidades de saúde, assegurando-lhes acompanhamento e tratamento sistemático. Acerca da hipertensão arterial e das atribuições do enfermeiro junto aos hipertensos, julgue os itens subseqüentes.

É de responsabilidade do enfermeiro, conforme as normas de procedimento definidas no Programa de hipertensão do Ministério da Saúde (2002), o estabelecimento, juntamente com a equipe, de estratégias que busquem aumentar e favorecer a adesão à terapêutica anti-hipertensiva, por meio da criação de grupos de hipertensos, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

617Q51719 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP, 2017

Muitos serviços de atendimento às urgências convivem com filas extensas. A não distinção de riscos pode levar a agravamento de casos na fila de espera e até mesmo ao óbito. Para organização da demanda, devem ser avaliados riscos e vulnerabilidade e deve-se garantir um atendimento mais humano e eficiente.

A classificação de risco é uma ferramenta para organização da demanda.

São alguns dos objetivos desta classificação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

618Q365875 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A Portaria em vigor n. 2.616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, define a vigilância epidemiológica das infecções hospitalares como a observação ativa, sistemática e contínua de sua ocorrência e de sua distribuição entre pacientes, hospitalizados ou não, e dos eventos e condições que afetam o risco de sua ocorrência, com vistas à execução oportuna das ações de prevenção e controle.

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q61330 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue o próximo item.

Profissionais de enfermagem não devem assinar documentos em que estejam registradas ações executadas por outros profissionais da área, exceto em situações de urgência e emergência, bem como em situações previstas em lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

620Q181396 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A respeito do aleitamento materno, julgue os próximos itens.

Orienta-se a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, com prolongamento até os dois anos de idade. Somente após o sexto mês de vida, recomenda-se a introdução de outros alimentos na rotina da criança.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.