Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q684355 | Enfermagem, Enfermeiro, UFF, COSEAC, 2019

Para atender uma prescrição de 3.500.000UI de penicilina cristalina, o volume em mililitros que deverá ser aspirado de um frasco de 10.000.000UI, que foi diluído em 6ml de água destilada, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

602Q31044 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

O Pacto pela saúde 2006 expresso na Portaria nº 399, de 22 de fevereiro de 2006 apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

603Q360096 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Recife PE, COVEST

Sobre a esterilização, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

604Q367041 | Enfermagem, Enfermeiro, SEAP PR, COPS UEL

Sobre o sistema gastrintestinal, assinale a alternativa que reúne os órgãos acessórios da digestão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q359911 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, UFT, FCC

Para GAIDZINSKI, a operacionalização do processo de dimensionamento de pessoal de enfermagem requer a aplicação de um método que indica a identificação das seguintes variáveis:

I. carga de trabalho da unidade;

II. índice de segurança técnica;

III. tempo efetivo de trabalho;

IV. média do tempo de serviço na instituição, em número de anos, dos funcionários.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q51719 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP

Muitos serviços de atendimento às urgências convivem com filas extensas. A não distinção de riscos pode levar a agravamento de casos na fila de espera e até mesmo ao óbito. Para organização da demanda, devem ser avaliados riscos e vulnerabilidade e deve-se garantir um atendimento mais humano e eficiente.

A classificação de risco é uma ferramenta para organização da demanda.

São alguns dos objetivos desta classificação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q367982 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, UFFS, FEPESE

Com dados de morbidade, é permitido:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q59537 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, Portaria n.º 1.820/2009, julgue o próximo item.

Não é permitido ao paciente internado o recebimento de visita de outros profissionais de saúde que não pertençam à unidade hospitalar da internação.
  1. ✂️
  2. ✂️

609Q361123 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Em sentido amplo, a epidemiologia pode ser entendida como o estudo coletivo da saúde e da doença. A epidemiologia, com freqüência, utiliza os recursos da bioestatística, como na determinação do tamanho da amostra ou na análise dos dados oriundos de investigações epidemiológicas. Com relação à epidemiologia e à bioestatística, julgue os itens que se seguem.

As decisões tomadas na fase de planejamento e de organização de serviços de saúde devem, em princípio, ter como base informações oriundas do emprego adequado da epidemiologia, como, por exemplo, as informações relativas ao grau e à distribuição dos problemas de saúde, aos fatores de risco e às características próprias da população que vai ser atendida.

  1. ✂️
  2. ✂️

610Q51700 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, IBGP

São possíveis alterações isquêmicas que podem ser observadas no eletrocardiograma de um paciente infartado, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

611Q24982 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CISLIPA

Texto associado.
Os professores da rede municipal de São Paulo estão em greve há mais de um mês. E nesta terça-feira, dia 27, realizam mais uma manifestação, desta vez na Avenida Paulista. O blog pediu para que a professora Nelice Pompeu, há 13 anos na rede, escrevesse sobre os motivos da paralisação dos professores e demais profissionais da educação.

        Professores em greve também educam, defende professora da rede municipal de SP 

      A luta por um ensino público de qualidade sempre foi uma bandeira defendida por todos os partidos, principalmente nas épocas que antecedem as eleições. Nesses períodos, nós professores somos lembrados e admirados, com discursos de valorização e reconhecimento, mas que infelizmente não se concretizam, ficam só na promessa. Por isso, professores estão se organizando em movimentos, que avançam em todas as regiões do país, num só coro que clama pela EDUCAÇÃO. Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco" no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização. Mas como professora há 23 anos, garanto: a educação pede socorro e seus educadores também!

      Os reflexos desse descaso estão bem evidentes. A sociedade inteira acaba sendo prejudicada. Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita. Quando tentamos sair dessa invisibilidade, indo para as ruas como uma forma de educar e chamar a atenção, somos criticados numa visão limítrofe, como se estivéssemos lutando apenas por questões salariais. Nossa luta é muito mais ampla! Não fazemos greve para prejudicar os alunos nem as famílias. Greve é uma situação limite. Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado. É difícil para todos os lados.

      Costumamos até ser bem tolerantes. Nossa criatividade e dedicação fazem com que superemos muitas dificuldades, porém chega um momento em que é importante mostrar a verdadeira face. Não aquela presente nas propagandas, onde tudo funciona maravilhosamente bem! 

      No ano passado, os Kits de materiais dos alunos da rede municipal de São Paulo foram entregues apenas em novembro. Quantas vezes eu e colegas tivemos que comprar material escolar com nosso próprio salário para dar continuidade ao trabalho e não prejudicar os alunos. Neste ano, o material encaminhado é totalmente inadequado para a Educação Infantil, no absurdo de enviarem até um caderno universitário pautado para crianças pequenas. Fora a redução dos itens que compõem o Kit. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), criaram “agrupamentos mistos", com crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo para atender a demanda por vaga em creche na cidade. As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais.

      Diante das dificuldades, fica inviável um trabalho pedagógico de qualidade, como nossos alunos merecem. Afinal, a escola não é um depósito de crianças. Precisamos de condições de trabalho como qualquer outro profissional para exercermos nossas funções. No ensino fundamental, as horas de estudo e preparação de aulas dos professores foram substituídas pelo Sistema de Gestão Pedagógica, que funciona como um diário eletrônico. Este aplicativo apresenta muitos problemas técnicos e estruturais, perdendo totalmente a sua função. 

      Em condições adversas, os professores continuam perdendo a saúde. As longas jornadas de trabalho e a problemática da violência nas escolas fazem com que os profissionais de educação adoeçam, e até agora nenhum programa da Prefeitura propôs acompanhar essa questão, buscando minimizá-la. Pelo contrário, são criados mecanismos para punir o absenteísmo, como o PDE, que ainda é chamado de “Prêmio por Desenvolvimento Educacional". Por isso, a necessidade de lutar se fez necessária!

      A revolta é tanta, que muitos colegas, chegaram ao cúmulo de expor seus holerites nas redes sociais, para que a população tenha acesso à verdade. Além disso, muitas das nossas reivindicações não envolvem impacto orçamentário, mas mesmo assim não há negociação, não há boa vontade do governo em querer negociar.

      A situação de greve não nos agrada também. O período é de incertezas e medo. O governo atual do PT, partido que surgiu das greves, ao invés de negociar e dialogar com a categoria, utiliza de mecanismos intimidatórios. Muitos grevistas terão o ponto cortado, o que significa que ficarão sem salário neste mês. Do que adianta, nessas horas de impasse, o discurso que escola de qualidade se faz com profissionais não apenas bem remunerados, mas principalmente por profissionais motivados, seguros e com uma estrutura que lhes possibilite transmitir o que lhes foi confiado, ir na contramãos de certas atitudes? Nós profissionais da educação, mais do que ninguém, torcemos para que essa situação termine logo. Provavelmente as aulas perdidas serão repostas, e nenhum aluno será prejudicado. Estamos empenhados na luta por uma educação pública de qualidade, que forme cidadãos críticos e responsáveis. Para que isso aconteça, precisamos contar com o apoio e respeito de todos. 

Nelice Pompeu tem 41 anos. É professora há 23 anos, já foi da rede estadual e há 13 anos é docente na Prefeitura. Atua na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. 

Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs
Na frase: “As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais”, o verbo “ter” garante a concordância:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

612Q23278 | Enfermagem, Enfermeiro, CEFET RJ, CESGRANRIO

A respeito da pesquisa técnico-científica, é um direito de o enfermeiro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q53552 | Enfermagem, Enfermeiro, UFU MG, 2018

Durante a avaliação de enfermagem do cliente inconsciente, é importante saber a relação entre avaliação de sinais e de sintomas e significado clínico.

Com base nessa informação, relacione a coluna da esquerda com a da direita e, na sequência, assinale a alternativa correta.

1. Respiração de Cheyne-Stokes
2. Pupilas iguais e de reação normal 
3. Dilatação pupilar progressiva
4. Rigidez de nuca

I. Hemorragia subaracnóidea, meningite.
II. Sugere lesões profundas em ambos os hemisférios cerebrais, em área dos núcleos da base e da parte superior do tronco encefálico.
III. Indica elevação progressiva intracraniana. 
IV. Sugere que o coma é de origem tóxica ou metabólica. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

614Q31042 | Legislação Federal, Legislação em Saúde, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

De acordo com a Lei Federal nº 8.142, de 28/12/90, para receberem os recursos do Fundo Nacional de Saúde, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

615Q368986 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, são sintomas que podem indicar câncer de mama, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q364667 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

A noradrenalina, também denominada norepinefrina, um potente vasoconstritor que atua nas artérias e veias, e encontrada na forma de ampolas de 4 mL (4 mg) para infusão intravenosa. Com relação a essa droga,julgue os itens a seguir

O uso dessa droga pode ser interrompido sem O desmame progressivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

617Q181396 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A respeito do aleitamento materno, julgue os próximos itens.

Orienta-se a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, com prolongamento até os dois anos de idade. Somente após o sexto mês de vida, recomenda-se a introdução de outros alimentos na rotina da criança.

  1. ✂️
  2. ✂️

618Q360189 | Enfermagem, Enfermeiro, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, UFPR

No que se refere à ventilação mecânica, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q26264 | Raciocínio Lógico, Enfermeiro, CNEN, IDECAN

Considere as seguintes proposições lógicas:

p: a conferência foi um sucesso, mas os representantes não gostaram da proposta;
q: ou ampliam-se os investimentos no setor, ou os projetos não serão implantados.

Diante do exposto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q367850 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Não constitui um sinal de cetoacidose diabética:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.