Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q26263 | Raciocínio Lógico, Enfermeiro, CNEN, IDECAN

Considere verdadeiras as seguintes premissas:

p1: se a energia nuclear for uma alternativa de obtenção de energia pouco poluente, então, sua utilização crescerá a cada dia;
p2: se uma usina nuclear for instalada perto de um centro consumidor, então, o custo de distribuição de energia será reduzido;
p3: a utilização de energia nuclear vem crescendo a cada dia;
p4: uma usina nuclear foi instalada próximo a um centro consumidor.

Conclui-se, a partir do argumento apresentado, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q360385 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O idoso apresenta peculiaridades que tornam difícil a avaliação inicial no pronto-socorro. Destaca-se o rebaixamento do nível de consciência que, com frequência, é sinal preponderante no paciente, independentemente da doença base, sendo um marcador importante e potencialmente grave. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes. No caso de cirurgia de urgência em idoso, os fatores preditores de mortalidade incluem o tempo de demora para a cirurgia e condições limitantes que permitem somente cirurgia paliativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

883Q364510 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O resultado de uma droga no organismo depende muito do modo como foi introduzida. As drogas, normalmente, são administradas por acessos venosos centrais ou periféricos. Com relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir. É indispensável avaliar a data de validade do medicamento e a compatibilidade com a solução de infusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

884Q368401 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Paciente do sexo feminino, viúva, 54 anos, foi internada na UTI coronariana inconsciente devido a quadro de broncopneumonia e GECA. A paciente apresenta ICC decorrente de 2 IAM anteriores nas artérias descendente anterior e colateral esquerda, ambas com revascularização por meio de angioplastia. Após 24 horas de tratamento, período em que a paciente recebeu 1 000 mL de solução endovenosa, 600 mL de dieta por sonda nasoenteral e eliminou 425 mL de urina, 350 mL de melena, 300 mL de perdas insensíveis e 275 mL de secreção advinda do dreno torácico, o balanço hídrico é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q39449 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

O Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde desenvolve um conjunto de ações que visam orientar a prática em serviço em todas as instâncias e diferentes complexidades. Com base nas ações de atenção e controle previstas nesse programa, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

( ) A atenção à pessoa com hanseníase, a suas complicações e sequelas, deve ser oferecida em toda a rede do Sistema Único de Saúde, de acordo com a necessidade de cada caso.
( ) Os casos diagnosticados devem ser notificados em até 24h, utilizando-se a ficha de notificação e investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Investigação – Sinan.
( ) A reação hansênica tipo 2 caracteriza-se pelo aparecimento de novas lesões dermatológicas (manchas ou placas), infiltração, alterações de cor e edema nas lesões antigas.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q39453 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

Durante a avaliação de um paciente em estado crítico, vítima de AVC, o enfermeiro observou a ocorrência de respiração de Biot (atáxica). Isso significa que o paciente apresentava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q368259 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A paciente M.J.S., 72 anos, foi trazida pelo familiar ao serviço de emergência e informou que havia escorregado da escada. Ao ser avaliada pela enfermeira na unidade de emergência, a paciente apresentava: lucidez, orientada no tempo e espaço, ansiedade, angústia, expressão de medo. Restringiu-se a responder as perguntas com voz baixa e sempre procurando perceber se alguém estava ouvindo. No exame físico havia hematomas e equimoses em membros superiores e inferiores e cicatrizes antigas. No questionamento com o familiar, este informou que ela tinha o hábito de se ferir com objetos, dizendo que os “demônios” a mandavam fazer isso. Entretanto, a enfermeira desconfiou que esta informação não era verdadeira, pois a paciente demonstrava medo e nervosismo na presença do familiar. Este comportamento levou-a a pensar na possibilidade de violência domestica. Procurando explorar melhor a situação, a enfermeira foi conversar com o psicólogo e o plantonista clínico sobre a suspeita de violência familiar os quais decidiram realizar a internação. Após o internamento e sem a presença do familiar, a paciente relatou a técnica de enfermagem que “estava feliz por ficar ali, pois em casa constantemente sofria agressões por parte do familiar X e recebia ameaças”.

Com base nessa nova informação, os procedimentos que a enfermeira da unidade de emergência deve realizar são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q359047 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue os itens de 65 a 70.

Devem-se administrar sedativos para diminuir a agitação; e realizar contensão no leito, a fim de minimizar riscos de ferimentos e encorajar longos períodos de sono diurno.
  1. ✂️
  2. ✂️

889Q59553 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base no código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue o item que segue.

O enfermeiro poderá recusar a comunicação formal ao conselho regional de enfermagem de fatos que envolvam sua recusa ou demissão de cargo, função ou emprego.
  1. ✂️
  2. ✂️

890Q358823 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

O afastamento das superfícies ósseas intracapsulares e conseqüente rompimento das estruturas adjacentes nas lesões articulares denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q61375 | Direitos Humanos, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Aprovada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um prolongamento da Carta da Organização das Nações Unidas, documento que assinala o surgimento da instituição após a ocorrência de duas guerras mundiais na primeira metade do século XX. Com referência à DUDH, julgue o  item  subsequente.

A DUDH pode ser considerada o ato inaugural de uma nova concepção da vida internacional justamente por proclamar, para a comunidade das nações, a importância dos direitos humanos para a boa convivência coletiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

892Q51397 | Enfermagem, Enfermeiro, IFF, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de vacinação, julgue o item a seguir.

I A vacina BCG é administrada em dose única, por via intradérmica, o mais precocemente possível, de preferência na maternidade, logo após o nascimento.
II Recomenda-se, quando o esquema de vacinação se encontra incompleto para hepatite B, reiniciá-lo.
III Viajantes devem receber vacinação contra febre amarela pelo menos dez dias antes da viagem, mesmo no caso de revacinação.
IV Contraindica-se a vacina tríplice bacteriana (DTP) para criança a partir de sete anos de idade.

Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q35563 | Português, Enfermeiro, IFPE

Texto associado.
TEXTO 01
UM ANO DE ELEIÇÃO


      Em seu estranho ritmo, que mistura o frenesi das elites com a calma do povo, a política brasileira chega a mais um ano eleitoral. Em menos tempo do que parece, realizaremos as eleições municipais de 2016.
      Os sinais estão no ar: os pré-candidatos e seus patronos movimentam-se, pesquisas de intenção de voto são divulgadas, cálculos e especulações correm soltos.
      É ótimo que seja assim. Nunca é demais lembrar quão excepcional, na história política brasileira, é o período no qual vivemos: em toda nossa trajetória, é a mais longa fase de normalidade democrática.
      Para um país que teve seus primeiros cem anos de vida republicana entrecortados por golpes de Estado e ditaduras, é extraordinário o fato de estarmos perto de comemorar três décadas seguidas de eleições de prefeitos nas capitais e grandes cidades. Um período curto para nações democráticas, mas longo no nosso caso.
      Nada indica que a eleição deste ano será diferente. A imensa heterogeneidade dos municípios brasileiros impede a prevalência de elementos mais gerais e o quadro que emerge da disputa assemelha-se sempre a uma colcha de retalhos muito díspares.
      Perde tempo quem procura antecipar o “sentido” da eleição, compreender seu “recado” ou projetar a corrida presidencial seguinte à luz dos resultados.
      Podemos estar certos de apenas umas poucas coisas. A primeira: as disputas municipais não são um tipo de “eleição de meio período”, como existe nos Estados Unidos e em outros países. Os eleitores não vão às urnas para “enviar sinais”, de apoio ou reprovação dos governadores ou do presidente.
      O que fazem, unicamente, é procurar identificar o melhor candidato a prefeito de sua cidade, que se ocupará de questões tão mais relevantes quanto mais pobre for o eleitor.
      A segunda é que, para a maioria do eleitorado, a eleição municipal é a escolha de um indivíduo. Apoios e endossos contam, mas raramente são decisivos.
      É minoria a parcela que escolhe prefeitos por suas vinculações, principalmente com partidos, seja para se decidir em quem votar ou não. É majoritária a proporção daqueles que buscam entre os candidatos nítidos atributos administrativos.
      A terceira é que a imagem nacional das legendas tem pouco a ver com sua performance nas eleições locais. Pesquisa recente do Instituto Vox Populi traz elementos para se interpretar essa dissociação entre imagem nacional e voto municipal. Perguntados a respeito da possibilidade de votar em um candidato a prefeito de determinado partido em 2016, pouco mais de um terço dos entrevistados respondeu que não havia “nenhuma” possibilidade, seja por nunca terem votado no partido, seja por estarem hoje decididos a não votar.
      Cerca de 10% disseram que “votariam com certeza”, pois sempre votaram em candidatos a prefeito da legenda. E 50% responderam que “se tiverem um bom candidato ou candidata, poderiam votar nele ou nela”.
      Isso vale da menor cidade do Brasil à megalópole São Paulo. Quem hoje vaticina a respeito da mais importante eleição de 2016 apenas contribui para aumentar o lixo de bobagens produzido sobre o assunto. De 1985 para cá, a eleição em São Paulo mandou para o cemitério um caminhão de teses desmentidas pelas urnas.

(COIMBRA, Marcos. Um ano de eleição (Adaptado). Revista Carta Capital. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/876/um-ano-de-eleicao-3977.html. Acesso em: 09/02/2014.)
Os sinais diacríticos, como a vírgula, os dois-pontos, os parênteses e outros, contribuem significativamente para o bom entendimento do texto, tornando o conhecimento sobre eles algo extremamente necessário. Assim, analise e assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q359152 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

A infecção de sítio cirúrgico (ISC), anteriormente denominada infecção de ferida cirúrgica, é um processo infeccioso que acomete tecido, órgão e cavidade abordada em um procedimento cirúrgico (Couto, 2003. p. 535).

Sobre a epidemiologia e os fatores de risco para infecção de sítio cirúrgico (ISC), é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q184859 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Texto associado.

A educação possível

A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas é mais nociva do que
uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos.

Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações
sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida
pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima
dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo
propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares
de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem
bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito.
Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar? Como deveria ser uma boa escola? Como se forma e se mantém
um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de
construir sua vida e desenvolver sua personalidade?
É bem mais simples do que todas as teorias confusas e projetos inúteis que se nos apresentam. Não sou contra
colocarem um computador em cada sala de aula neste reino das utopias, desde que, muito mais e acima disso, saibamos
ensinar aos alunos o mais elementar, que independe de computadores: nasce dos professores, seus métodos, sua
autoridade, seu entusiasmo e seus objetivos claros. A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e
escolas prejudica mais do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos. Estudar não é brincar, é
trabalho. Para brincar temos o pátio e o bar da escola, a casa.
Sair do primeiro grau tendo alguma consciência de si, dos outros, dacomunidade onde se vive, conseguindo contar,
ler, escrever e falar bem (não dá para esquecer isso, gente!) e com naturalidade, para se informar e expor seu pensamento,
é um objetivo fantástico. As outras matérias, incluindo as artísticas, só terão valor se o aluno souber raciocinar, avaliar,
escolher e se comunicar dentro dos limites de sua idade.
No segundo grau, que encaminha para a universidade ou para algum curso técnico superior, o leque de
conhecimentos deve aumentar. Mas não adianta saber história ou geografia americana, africana ou chinesa sem conhecer
bem a nossa, nem falar vários idiomas se nem sequer dominamos o nosso. Quer dizer, não conseguimos nem nos colocar
como indivíduos em nosso grupo nem saber o que acontece, nem argumentar, aceitar ou recusar em nosso próprio
benefício, realizando todas as coisas que constituem o termo tão em voga e tão mal aplicado: cidadania.
O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados, tem seufundamento eficaz nos
dois primeiros. Ou tudo acabará no que vemos: universitários que não sabem ler e compreender um texto simples, muito
menos escrever de forma coerente. Universitários, portanto, incapazes de ter um pensamento independente e de aprender
qualquer matéria, sem sequer saber se conduzir. Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo,
frustrados.
Sou de uma família de professores universitários. Fui por dez anos titular de linguística em uma faculdade particular.
Meu desgosto pela profissão que depois abandonei, embora gostasse do contato com os alunos deveu-se em parte à
minha dificuldade de me enquadrar (ah, as chatíssimas e inócuas reuniões de departamento, o caderno de chamada, o
currículo, as notas...) e em parte ao desalento. Já nos anos 70 recebíamos na universidade jovens que mal conseguiam
articular frases coerentes, muito menos escrevê-las. Jovens que não sabiam raciocinar nem argumentar, portanto
incapazes de assimilare discutir teorias. Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns
com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar.
Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados. Dizem que nossa economia floresce, mas a cultura, senhores, que
inclui a educação (ou vice-versa, como queiram...), anda mirrada e murcha. Mais uma vez, corrigir isso pode ser muito
simples. Basta vontade real. Infelizmente, isso depende dos políticos, depende dos governos. Depende de cada um de nós,
que os escolhemos e sustentamos. (>Lya Luft. Veja. 23 de maio de 2007. Adaptado)

Explícita ou implicitamente, as ideias a seguir estão presentes no texto, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q365183 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da ventilação mecânica invasiva, julgue os itens a seguir.

O acionamento do alarme sonoro e do alarme luminoso do ventilador mecânico, para indicar problemas na oferta de volume ou na pressão previamente ajustados, pode ser causado pela desconexão do paciente do ventilador mecânico e pela presença de escapes de ar em alguma conexão entre o tubo endotraqueal e o ventilador mecânico.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q42484 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e no manejo dessas dificuldades. Uma das principais dificuldades é o ingurgitamento mamário patológico, recomendam-se as seguintes medidas, EXCETO,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q369417 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) RDC n.º 153, de 14 de junho de 2004, determina o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo coleta, processamento, teste, armazenamento, transporte, controle de qualidade e uso humano de sangue e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta ou da medula óssea. Com base no que determina a referida resolução, julgue os itens a seguir. Todos os materiais, substâncias e insumos industrializados usados para coleta, preservação, processamento, armazenamento e transfusão de sangue e de seus componentes, assim como os reagentes industrializados usados para triagem de doenças transmissíveis pelo sangue e para triagem imuno-hematológica, devem satisfazer as normas vigentes e estar registrados ou autorizados para uso pela autoridade sanitária competente.
  1. ✂️
  2. ✂️

899Q182028 | Meio Ambiente, Enfermeiro, Prefeitura de Juruti PA, FADESP

A Política Nacional de Meio Ambiente estabelece entre seus objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

900Q358669 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

A coleta de exames laboratoriais e a verificação dos sinais vitais em pediatria são procedimentos que exigem da enfermagem conhecimentos técnico científicos e adaptações especificas para a faixa etária de sua clientela. Considerando as informações apresentadas, julgue os itens a seguir.

Apos a coleta de sangue arterial, deve se comprimir o local durante três minutos com gaze seca para evitar hemorragia ou hematoma.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.