Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q35563 | Português, Enfermeiro, IFPE

Texto associado.
TEXTO 01
UM ANO DE ELEIÇÃO


      Em seu estranho ritmo, que mistura o frenesi das elites com a calma do povo, a política brasileira chega a mais um ano eleitoral. Em menos tempo do que parece, realizaremos as eleições municipais de 2016.
      Os sinais estão no ar: os pré-candidatos e seus patronos movimentam-se, pesquisas de intenção de voto são divulgadas, cálculos e especulações correm soltos.
      É ótimo que seja assim. Nunca é demais lembrar quão excepcional, na história política brasileira, é o período no qual vivemos: em toda nossa trajetória, é a mais longa fase de normalidade democrática.
      Para um país que teve seus primeiros cem anos de vida republicana entrecortados por golpes de Estado e ditaduras, é extraordinário o fato de estarmos perto de comemorar três décadas seguidas de eleições de prefeitos nas capitais e grandes cidades. Um período curto para nações democráticas, mas longo no nosso caso.
      Nada indica que a eleição deste ano será diferente. A imensa heterogeneidade dos municípios brasileiros impede a prevalência de elementos mais gerais e o quadro que emerge da disputa assemelha-se sempre a uma colcha de retalhos muito díspares.
      Perde tempo quem procura antecipar o “sentido” da eleição, compreender seu “recado” ou projetar a corrida presidencial seguinte à luz dos resultados.
      Podemos estar certos de apenas umas poucas coisas. A primeira: as disputas municipais não são um tipo de “eleição de meio período”, como existe nos Estados Unidos e em outros países. Os eleitores não vão às urnas para “enviar sinais”, de apoio ou reprovação dos governadores ou do presidente.
      O que fazem, unicamente, é procurar identificar o melhor candidato a prefeito de sua cidade, que se ocupará de questões tão mais relevantes quanto mais pobre for o eleitor.
      A segunda é que, para a maioria do eleitorado, a eleição municipal é a escolha de um indivíduo. Apoios e endossos contam, mas raramente são decisivos.
      É minoria a parcela que escolhe prefeitos por suas vinculações, principalmente com partidos, seja para se decidir em quem votar ou não. É majoritária a proporção daqueles que buscam entre os candidatos nítidos atributos administrativos.
      A terceira é que a imagem nacional das legendas tem pouco a ver com sua performance nas eleições locais. Pesquisa recente do Instituto Vox Populi traz elementos para se interpretar essa dissociação entre imagem nacional e voto municipal. Perguntados a respeito da possibilidade de votar em um candidato a prefeito de determinado partido em 2016, pouco mais de um terço dos entrevistados respondeu que não havia “nenhuma” possibilidade, seja por nunca terem votado no partido, seja por estarem hoje decididos a não votar.
      Cerca de 10% disseram que “votariam com certeza”, pois sempre votaram em candidatos a prefeito da legenda. E 50% responderam que “se tiverem um bom candidato ou candidata, poderiam votar nele ou nela”.
      Isso vale da menor cidade do Brasil à megalópole São Paulo. Quem hoje vaticina a respeito da mais importante eleição de 2016 apenas contribui para aumentar o lixo de bobagens produzido sobre o assunto. De 1985 para cá, a eleição em São Paulo mandou para o cemitério um caminhão de teses desmentidas pelas urnas.

(COIMBRA, Marcos. Um ano de eleição (Adaptado). Revista Carta Capital. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/876/um-ano-de-eleicao-3977.html. Acesso em: 09/02/2014.)
Os sinais diacríticos, como a vírgula, os dois-pontos, os parênteses e outros, contribuem significativamente para o bom entendimento do texto, tornando o conhecimento sobre eles algo extremamente necessário. Assim, analise e assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q21258 | Enfermagem, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

De acordo com a NR 6, que dispõe sobre uso do Equipamento de Proteção Individual, é correto afirmar, EXCETO que cabe ao empregado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

883Q24652 | Português, Sintaxe, Enfermeiro, CHS, CETRO

Texto associado.
Cientistas brasileiros identificam genes suscetíveis à artrite

                            Pesquisa com ratos foi feita por cientistas do Instituto Butantã.
                                    Genes podem ajudar a prevenir doença inflamatória.

         Um grupo de pesquisadores brasileiros identificou em experimentos com ratos de laboratório um conjunto de genes que fazem com que seu portador seja suscetível ao desenvolvimento de artrite reumatoide. A descoberta, caso se confirme também em humanos, permite pensar no desenvolvimento de provas genéticas para prever a doença e de novos tratamentos, segundo a Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), entidade que financiou o projeto.
         Os genes vinculados à artrite reumatoide, uma doença inflamatória crônica e autoimune que afeta principalmente as articulações, foram identificados por cientistas do Instituto Butantã, em São Paulo.
         "A identificação de genes suscetíveis oferece várias opções de ação. Podemos tentar regular seu funcionamento com remédios ou por meio de técnicas de genética molecular para tentar reduzir a severidade da artrite”, explicou Marcelo De Franco, pesquisador do Instituto Butantã e coordenador do projeto.
“Os genes também podem servir como marcadores genéticos para prever a doença e orientar o tratamento”, acrescentou o pesquisador em declarações citadas em comunicado da Fapesp.
         Os resultados da pesquisa foram destacados na última edição da revista científica internacional ‘PLoS One’.
Segundo os pesquisadores, nos ratos que possuem os genes identificados, ou seja, geneticamente predispostos a desenvolver artrite, o próprio sistema imunológico ataca as membranas sinoviais, que protegem as articulações.
         “Ninguém sabe exatamente como se desenvolve o processo da artrite, mas sabemos que há pessoas mais suscetíveis. O que tentamos descobrir com o modelo experimental em ratos foram os fatores genéticos que conferem essa predisposição”, segundo De Franco.
O pesquisador explicou que, apesar de humanos e ratos terem números de cromossomos diferentes, a ciência já conhece as regiões cromossômicas de cada espécie em que é possível fazer um paralelo.
         “O próximo passo é investigar melhor a interação entre esses genes; descobrir exatamente como eles regulam a resposta inflamatória e começar a validar os descobrimentos em modelos humanos”, acrescentou.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/04.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à sintaxe, assinale a alternativa cujo termo destacado tenha a mesma função sintática do termo destacado na frase abaixo.

“A ciência já conhece as regiões cromossômicas.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q40570 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Enfermeiro, FHS SE, CESPE CEBRASPE

A vida política nacional vem sendo marcada por certa transferência de decisões do Legislativo e até mesmo do Executivo para os tribunais. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

O disciplinamento da fidelidade partidária foi uma importante decisão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, vista por muitos como benéfica ao Estado democrático e a favor da redução da asfixia sobre as oposições.
  1. ✂️
  2. ✂️

885Q365773 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

À auditoria de custos na enfermagem cumpre a finalidade institucional de comprovação de ações e pagamentos de contas relativos à assistência de enfermagem, o que possibilita a realização de negociações entre as instituições prestadoras de serviços e as fontes pagadoras a partir do relatório técnico. O papel do enfermeiro na área contábil e financeira apresenta as seguintes contribuições:

I. Fornece subsídios para o estabelecimento de contratos mais focalizados na qualidade da assistência ao paciente.

II. Estabelecimento de rotinas protocoladas de ações e de padrões assistenciais embasados na prática fundamentada em evidências.

III. Aferir as inadequações no processo de trabalho assistencial.

IV. Fornece subsídios para a ação da gerencia de enfermagem em diferentes setores da instituição.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q369445 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP

Para a administração de 1/4 de comprimido de atenolol, cuja apresentação é de 25 mg e a diluição, feita em 20 mL de água filtrada, a quantidade de mg e mL, respectivamente, será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q365183 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da ventilação mecânica invasiva, julgue os itens a seguir.

O acionamento do alarme sonoro e do alarme luminoso do ventilador mecânico, para indicar problemas na oferta de volume ou na pressão previamente ajustados, pode ser causado pela desconexão do paciente do ventilador mecânico e pela presença de escapes de ar em alguma conexão entre o tubo endotraqueal e o ventilador mecânico.

  1. ✂️
  2. ✂️

888Q59534 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere ao SUS, julgue o item subsequente.

No período anterior à criação do SUS, o sistema público de saúde prestava assistência apenas aos trabalhadores vinculados à previdência social, cabendo às entidades filantrópicas o atendimento aos demais cidadãos.
  1. ✂️
  2. ✂️

889Q364510 | Enfermagem, Administração de Medicamentos, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O resultado de uma droga no organismo depende muito do modo como foi introduzida. As drogas, normalmente, são administradas por acessos venosos centrais ou periféricos. Com relação aos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos, julgue os itens a seguir. É indispensável avaliar a data de validade do medicamento e a compatibilidade com a solução de infusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

890Q42484 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e no manejo dessas dificuldades. Uma das principais dificuldades é o ingurgitamento mamário patológico, recomendam-se as seguintes medidas, EXCETO,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q21241 | Português, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

Assinale a alternativa em que a substituição da preposição em destaque pela dos parênteses implique erro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

892Q362291 | Enfermagem, Infecção Hospitalar, Enfermeiro, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa que indica a definição correta de assepsia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q363607 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP

O distúrbio psiquiátrico mais comum no pós-operatório imediato de grandes cirurgias é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q368259 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

A paciente M.J.S., 72 anos, foi trazida pelo familiar ao serviço de emergência e informou que havia escorregado da escada. Ao ser avaliada pela enfermeira na unidade de emergência, a paciente apresentava: lucidez, orientada no tempo e espaço, ansiedade, angústia, expressão de medo. Restringiu-se a responder as perguntas com voz baixa e sempre procurando perceber se alguém estava ouvindo. No exame físico havia hematomas e equimoses em membros superiores e inferiores e cicatrizes antigas. No questionamento com o familiar, este informou que ela tinha o hábito de se ferir com objetos, dizendo que os “demônios” a mandavam fazer isso. Entretanto, a enfermeira desconfiou que esta informação não era verdadeira, pois a paciente demonstrava medo e nervosismo na presença do familiar. Este comportamento levou-a a pensar na possibilidade de violência domestica. Procurando explorar melhor a situação, a enfermeira foi conversar com o psicólogo e o plantonista clínico sobre a suspeita de violência familiar os quais decidiram realizar a internação. Após o internamento e sem a presença do familiar, a paciente relatou a técnica de enfermagem que “estava feliz por ficar ali, pois em casa constantemente sofria agressões por parte do familiar X e recebia ameaças”.

Com base nessa nova informação, os procedimentos que a enfermeira da unidade de emergência deve realizar são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q25226 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Enfermeiro, CISMARPA, IPEFAE

Começaram nos EUA, as prévias partidárias para eleição presidencial de 2016. Pelo lado do partido Democrata, ao qual pertence o atual presidente Barack Obama, há uma grande expectativa em torno da candidatura de sua atual Secretária de Estado. Quem é a atual Secretária de Estado dos EUA e potencial sucessora de Obama? FONTE: http://g1.globo.com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

896Q25234 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Enfermeiro, CISMARPA, IPEFAE

A dengue é uma das doenças com maior incidência no Brasil. Considerando a assistência de enfermagem aos pacientes com dengue, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

897Q368810 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Na ausência de doença pulmonar crônica, as alterações estrutural e funcional que comprometem a capacidade respiratória no idoso, são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q51403 | Enfermagem, Enfermeiro, IFF, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, acerca da vigilância epidemiológica na transmissão de doenças.

I A transmissão da doença meningocócica ocorre por contato indireto, pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes, tendo os fômites grande importância na cadeia epidemiológica.
II O tratamento para a infecção por sarampo é feito com anti-inflamatórios e corticoides. É recomendada, ainda, a antibioticoprofilaxia.
III Inexiste tratamento específico para a rubéola; apenas os sinais e sintomas são tratados.
IV A principal medida de prevenção contra o tétano acidental é a vacinação dos suscetíveis na rotina das unidades básicas de saúde no Brasil.

Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q61404 | Conhecimentos Específicos, Segurança Pública, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos diversos tratados na Lei de Execução Penal (LEP), a exemplo do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), dos conselhos penitenciários e dos conselhos da comunidade, entre outros, julgue o  item  seguinte.

Ao conselho penitenciário compete emitir parecer a respeito de indulto e comutação de pena na hipótese de pedido de indulto com base no estado de saúde do preso.
  1. ✂️
  2. ✂️

900Q7476 | Enfermagem, Enfermeiro, CEDAE RJ, CEPERJ

De acordo com a Lei nº 8.142/90, o Sistema Único de Saúde se dá por suas instâncias que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.