Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q5290 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de do Recife PE, UPENET

O enfermeiro, através das informações oferecidas pelo agente comunitário de saúde, identificou que o Sr. J.R.S, 62 anos, diabético há 15 anos, em uso de insulina há 5 anos, vem apresentando descompensação metabólica, hipertensão arterial e aumento de peso. Diante dos dados apresentados, qual a conduta de orientação para este indivíduo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

922Q53557 | Enfermagem, Enfermeiro, UFU MG, 2018

Os incidentes transfusionais notificáveis são 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

923Q31059 | Enfermagem, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

O CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público.

São finalidades do CONASS:

I. Representar os interesses comuns dos gestores do SUS nos estados e Distrito Federal.
II. Definir estratégias comuns de ação entre os gestores dos estados e do Distrito Federal.
III. Assessorar as Secretarias de Saúde dos Estados e Distrito Federal na formulação e tomada de decisões que digam respeito ao desenvolvimento dos Sistemas de Saúde nas unidades federadas, visando ao pleno exercício de suas macrofunções como gestores estaduais do SUS.
IV. Apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde no exercício da coordenação e regulação do sistema estadual de saúde e na mediação das relações intermunicipais.

Estão Estão CORRETAS as afirmativas: as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

924Q183896 | Enfermagem, Planejamento Familiar, Enfermeiro, TCE PI, FCC

Durante as ações educativas sobre planejamento familiar, uma trabalhadora faz a seguinte pergunta: “Qual o momento indicado para a colocação do DIU?”

A resposta correta do enfermeiro deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

925Q364390 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Relacione as colunas e em seguida assinale a alternativa que contem a sequência CORRETA:

I. Úlcera de pressão grau I.

II. Úlcera de pressão grau II.

III. Úlcera de pressão grau III.

IV. Úlcera de pressão grau IV.

( ) Ocorre ruptura da pele que se estende através da epiderme e derme, com bolha, edema, extravasamento celular.

( ) Atinge os tecidos subcutâneos ou fáscia com cratera profunda.

 ( ) Ocorre eritema, edema, rubor e intenso desconforto.

( ) Atinge estruturas como o músculo e possivelmente o osso, drenagem purulenta e odor fétido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

926Q61337 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às normas definidas pela ANVISA referentes ao centro de material e esterilização (CME), julgue o item que se segue.

 Os membros da equipe de enfermagem, que trabalha na CME, pode levar as vestimentas utilizadas em suas atividades para serem lavadas fora do local de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

927Q61372 | Direitos Humanos, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Aprovada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um prolongamento da Carta da Organização das Nações Unidas, documento que assinala o surgimento da instituição após a ocorrência de duas guerras mundiais na primeira metade do século XX. Com referência à DUDH, julgue o  item  subsequente.

Além de significar a internacionalização dos direitos humanos, a DUDH é o primeiro documento de dimensão mundial a tratar de forma abrangente o tema dos direitos humanos, realçando a importância destes para a construção de um mundo de justiça e paz.
  1. ✂️
  2. ✂️

928Q42483 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de Tuberculose pulmonar são as principais medidas para o controle da doença. Esforços devem ser realizados no sentido de encontrar precocemente o paciente e oferecer o tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

929Q360193 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, UFFS, FEPESE

São indicadores demográficos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

930Q182028 | Meio Ambiente, Enfermeiro, Prefeitura de Juruti PA, FADESP

A Política Nacional de Meio Ambiente estabelece entre seus objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

931Q364070 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao atendimento de emergência, julgue os próximos itens. A situação de reanimação cardiopulmonar cerebral caracteriza-se por ser a emergência de maior prioridade de atendimento em qualquer setor hospitalar. Por isso, a capacitação técnica e o conhecimento científico, são o diferencial desse atendimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

932Q844332 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI, AV MOREIRA, 2020

Em 1983, o Ministério da Saúde decidiu lançar o Programa de Assistência Integral à saúde da Mulher (PAISM), o programa foi lançado frente a representatividade dos problemas relacionados à saúde da mulher no Brasil, como mortalidade materna, aborto, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). O PAISM representou a primeira iniciativa do Ministério da Saúde de incluir planejamento familiar nas ações de atenção à saúde da mulher. Sobre a Assistência integral à saúde da mulher, verifique as assertivas e selecione a opção CORRETA.


I. Conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, no primeiro período clínico do parto, é recomendado a avaliação da frequência das contrações uterinas de 2 em 2 horas.

II. A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidium, transmitida principalmente por via sexual, onde 90% das pacientes adquirem por meio da relação desprotegida. Em gestantes, a transmissão para o feto é maior durante a passagem do mesmo pelo canal do parto (80% dos casos); porém, em sua minoria, a transmissão pode também ocorrer intraútero (20% dos casos).

III. Uma paciente com depressão pós-parto deve ter a atenção do profissional de saúde focada principalmente em relação à época de início dos sintomas e em relação à sua intensidade e duração. Uma vez detectados os sintomas, a puérpera deve ser monitorada com mais atenção pela equipe de saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q359480 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

O enfermeiro, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o profissional com maior potencial para assegurar uma assistência de qualidade com custos racionais. Respondendo por 40% a 50% do faturamento das organizações hospitalares, o enfermeiro pode contribuir com seu trabalho na redução dos custos sem a perda da qualidade desejada. A auditoria da conta paciente averigua a conformidade entre a assistência prestada e os itens cobrados. A ocorrência de distorções dos itens cobrados é prática rotineira do enfermeiro auditor na avaliação do prontuário do paciente e é denominada de glosa. Considera-se glosa corretamente como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q24980 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, CISLIPA

Texto associado.
Os professores da rede municipal de São Paulo estão em greve há mais de um mês. E nesta terça-feira, dia 27, realizam mais uma manifestação, desta vez na Avenida Paulista. O blog pediu para que a professora Nelice Pompeu, há 13 anos na rede, escrevesse sobre os motivos da paralisação dos professores e demais profissionais da educação.

        Professores em greve também educam, defende professora da rede municipal de SP 

      A luta por um ensino público de qualidade sempre foi uma bandeira defendida por todos os partidos, principalmente nas épocas que antecedem as eleições. Nesses períodos, nós professores somos lembrados e admirados, com discursos de valorização e reconhecimento, mas que infelizmente não se concretizam, ficam só na promessa. Por isso, professores estão se organizando em movimentos, que avançam em todas as regiões do país, num só coro que clama pela EDUCAÇÃO. Para uns teóricos, que adoram dar “pitaco" no ensino público, sem ao menos conhecer a nossa realidade, pode parecer até discurso de vitimização. Mas como professora há 23 anos, garanto: a educação pede socorro e seus educadores também!

      Os reflexos desse descaso estão bem evidentes. A sociedade inteira acaba sendo prejudicada. Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita. Quando tentamos sair dessa invisibilidade, indo para as ruas como uma forma de educar e chamar a atenção, somos criticados numa visão limítrofe, como se estivéssemos lutando apenas por questões salariais. Nossa luta é muito mais ampla! Não fazemos greve para prejudicar os alunos nem as famílias. Greve é uma situação limite. Ela acontece quando todos nossos esforços de diálogos foram esgotados, sem resultado. É difícil para todos os lados.

      Costumamos até ser bem tolerantes. Nossa criatividade e dedicação fazem com que superemos muitas dificuldades, porém chega um momento em que é importante mostrar a verdadeira face. Não aquela presente nas propagandas, onde tudo funciona maravilhosamente bem! 

      No ano passado, os Kits de materiais dos alunos da rede municipal de São Paulo foram entregues apenas em novembro. Quantas vezes eu e colegas tivemos que comprar material escolar com nosso próprio salário para dar continuidade ao trabalho e não prejudicar os alunos. Neste ano, o material encaminhado é totalmente inadequado para a Educação Infantil, no absurdo de enviarem até um caderno universitário pautado para crianças pequenas. Fora a redução dos itens que compõem o Kit. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), criaram “agrupamentos mistos", com crianças de diferentes faixas etárias no mesmo grupo para atender a demanda por vaga em creche na cidade. As professoras também não têm direito a intervalo, como os demais profissionais.

      Diante das dificuldades, fica inviável um trabalho pedagógico de qualidade, como nossos alunos merecem. Afinal, a escola não é um depósito de crianças. Precisamos de condições de trabalho como qualquer outro profissional para exercermos nossas funções. No ensino fundamental, as horas de estudo e preparação de aulas dos professores foram substituídas pelo Sistema de Gestão Pedagógica, que funciona como um diário eletrônico. Este aplicativo apresenta muitos problemas técnicos e estruturais, perdendo totalmente a sua função. 

      Em condições adversas, os professores continuam perdendo a saúde. As longas jornadas de trabalho e a problemática da violência nas escolas fazem com que os profissionais de educação adoeçam, e até agora nenhum programa da Prefeitura propôs acompanhar essa questão, buscando minimizá-la. Pelo contrário, são criados mecanismos para punir o absenteísmo, como o PDE, que ainda é chamado de “Prêmio por Desenvolvimento Educacional". Por isso, a necessidade de lutar se fez necessária!

      A revolta é tanta, que muitos colegas, chegaram ao cúmulo de expor seus holerites nas redes sociais, para que a população tenha acesso à verdade. Além disso, muitas das nossas reivindicações não envolvem impacto orçamentário, mas mesmo assim não há negociação, não há boa vontade do governo em querer negociar.

      A situação de greve não nos agrada também. O período é de incertezas e medo. O governo atual do PT, partido que surgiu das greves, ao invés de negociar e dialogar com a categoria, utiliza de mecanismos intimidatórios. Muitos grevistas terão o ponto cortado, o que significa que ficarão sem salário neste mês. Do que adianta, nessas horas de impasse, o discurso que escola de qualidade se faz com profissionais não apenas bem remunerados, mas principalmente por profissionais motivados, seguros e com uma estrutura que lhes possibilite transmitir o que lhes foi confiado, ir na contramãos de certas atitudes? Nós profissionais da educação, mais do que ninguém, torcemos para que essa situação termine logo. Provavelmente as aulas perdidas serão repostas, e nenhum aluno será prejudicado. Estamos empenhados na luta por uma educação pública de qualidade, que forme cidadãos críticos e responsáveis. Para que isso aconteça, precisamos contar com o apoio e respeito de todos. 

Nelice Pompeu tem 41 anos. É professora há 23 anos, já foi da rede estadual e há 13 anos é docente na Prefeitura. Atua na educação infantil e no primeiro ciclo do ensino fundamental. 

Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs
Na frase: “Lembrando que a escola pode ser pública, mas não é gratuita”, a conjunção “mas” estabelece relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

935Q368022 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Uma das intervenções mais freqüentes e importantes do enfermeiro é a administração de medicamentos, que deve ser precisa e segura a fim de se garantir o bem-estar do paciente. Quanto a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

A região ventroglútea (glútea ventral), embora pouco utilizada para injeção, é a que apresenta menores riscos de complicações.

  1. ✂️
  2. ✂️

936Q59550 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, a respeito de especificidades e indicações relativas a vacinas.

No caso de idoso que nunca tenha sido vacinado contra febre amarela ou não tenha comprovante de vacinação, caberá ao médico avaliar a relação custo-benefício da vacinação, além da necessidade de administrar uma dose, considerando o risco da doença e de eventos adversos nessa faixa etária e(ou) decorrentes de comorbidades, bem como o histórico vacinal.
  1. ✂️
  2. ✂️

938Q362473 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, SES CE, CONESUL

AS QUESTÕES 50 e 51 REFEREM-SE AO SEGUINTE CASO CLÍNICO:

Verônica, 27 anos, compareceu a uma Unidade de Saúde da Família acompanhada de uma vizinha. Ela disse que perdeu um encaminhamento que o CAPS da cidade fez para a equipe da Unidade. Ela informa que há cerca de dois anos e meio morreu o companheiro com quem ela viveu durante três anos. Logo após a morte, ela se sentiu muito triste e desanimada. Como não conseguia reagir, parou de trabalhar como diarista e essa situação de desânimo chegou a tal ponto que em uma noite ela tentou se matar. Foi socorrida pelos vizinhos que a levaram para um hospital de emergência da cidade. De lá foi encaminhada para o CAPS onde se tratou até o mês passado. Teve melhora sensível, embora no decorrer do tratamento tenha tido fases em que se sente eufórica, chegando a fazer planos de muitas realizações e a contrair algumas dívidas que tem dificuldades de pagar. Há quase um ano encontra-se em situação estável, voltou a trabalhar há cerca de seis meses e continua tomando medicamentos. Foi encaminhada para ser acompanhada pela equipe da Unidade de Saúde da Família.

O quadro descrito é sugestivo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q359152 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

A infecção de sítio cirúrgico (ISC), anteriormente denominada infecção de ferida cirúrgica, é um processo infeccioso que acomete tecido, órgão e cavidade abordada em um procedimento cirúrgico (Couto, 2003. p. 535).

Sobre a epidemiologia e os fatores de risco para infecção de sítio cirúrgico (ISC), é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q369437 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Enfermeiro, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

O código de Ética dos profissionais de Enfermagem está organizado por assunto e inclui princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta ética dos profissionais de Enfermagem. No capítulo V, encontramos informações sobre Infrações e Penalidades que o profissional de enfermagem pode estar sujeito no exercício da profissão.

Com relação às informações acima, identifique entre as afirmativas abaixo, a opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.