Início

Questões de Concursos Enfermeiro

Resolva questões de Enfermeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q61410 | Conhecimentos Específicos, Segurança Pública, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com base no Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional (PEESP), julgue o seguinte item.

Para a execução do PEESP, poderão ser firmados convênios, acordos de cooperação, ajustes ou instrumentos congêneres com entes da administração pública, consórcios públicos ou entidades privadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

962Q53557 | Enfermagem, Enfermeiro, UFU MG, 2018

Os incidentes transfusionais notificáveis são 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q367456 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

Os estudos acerca de morbidade causada por qualquer doença contribuem para a melhoria da saúde da população. As fontes de dados para os estudos de morbidade são detalhadas, subdivididas em registros rotineiros e inquéritos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Para estudos etiológicos, de prognósticos e de verificação de eficácia das ações terapêuticas e preventivas, é recomendado o uso da incidência.

  1. ✂️
  2. ✂️

964Q5789 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, IADES

Para que os serviços de saúde tenham um funcionamento ideal, foi criado o Participa SUS que tem como objetivo orientar as ações de governo na promoção e no aperfeiçoamento da gestão democrática e participativa, no âmbito do SUS. Assim, foi realizado um conjunto de atividades voltadas ao aprimoramento da gestão do SUS, visando maior eficácia, eficiência e efetividade por meio de algumas ações. Assinale a alternativa que não apresenta uma dessas ações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

965Q367024 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Os cuidados imediatos ao recém-nascido são aqueles dispensados logo após o seu nascimento, ainda na sala de parto. Os principais objetivos são: auxiliar o bebê a fazer a transição da vida intrauterina para a vida extrauterina, assegurar a manutenção de sua temperatura corporal e promover o elo afetivo entre o recémnascido, a mãe e os seus familiares. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir. A asfixia perinatal pode ocorrer nos seguintes casos: quando há troca gasosa insuficiente através da placenta, quando o feto não tem condições de tolerar a hipoxia transitória do trabalho de parto, ou quando há perfusão sanguínea inadequada da placenta.
  1. ✂️
  2. ✂️

966Q42463 | Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE

Segundo a resolução do COFEN 358/2009, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas interrelacionadas, interdependentes e recorrentes. “O processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem”. Qual etapa do processo de enfermagem refere-se o enunciado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

967Q667679 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, 2020

Considere um paciente internado com diagnóstico de angina, durante a avaliação de enfermagem ele relata estar com dor torácica, náusea, dormência de membros superiores e dispneia. Neste momento, o enfermeiro deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q359202 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação à administração ou ao gerenciamento em enfermagem, julgue os itens que se seguem. Quando se analisa a estrutura de uma organização, a estrutura informal também deve ser considerada, uma vez que ela está estreitamente ligada à estrutura formal, influindo na dinâmica da instituição, na atuação de seus elementos integrantes e, consequentemente, no alcance dos objetivos propostos.
  1. ✂️
  2. ✂️

969Q184138 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Meningoencefalite, encefalopatia e síndrome de Guillain-Barré são algumas das formas atípicas apresentadas pela seguinte doença viral:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

970Q366160 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue os itens de 65 a 70.

Para a melhora dos aspectos ligados à função cognitiva, deve-se abordar a paciente de maneira tranquila, dar explicações claras e simples e reforçar aspectos que permitam maior orientação no tempo e espaço, como repetir a data do dia e o local onde se está.
  1. ✂️
  2. ✂️

971Q367493 | Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Uma das intervenções mais freqüentes e importantes do enfermeiro é a administração de medicamentos, que deve ser precisa e segura a fim de se garantir o bem-estar do paciente. Quanto a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

Na administração da heparina subcutânea, não se deve realizar a aspiração para verificação da presença de sangue, pois poderá haver formação de hematoma no local da injeção.

  1. ✂️
  2. ✂️

972Q25226 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Enfermeiro, CISMARPA, IPEFAE

Começaram nos EUA, as prévias partidárias para eleição presidencial de 2016. Pelo lado do partido Democrata, ao qual pertence o atual presidente Barack Obama, há uma grande expectativa em torno da candidatura de sua atual Secretária de Estado. Quem é a atual Secretária de Estado dos EUA e potencial sucessora de Obama? FONTE: http://g1.globo.com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

973Q59552 | Enfermagem, Enfermeiro, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base no código de ética dos profissionais de enfermagem, julgue o item que segue.

O enfermeiro deverá suspender as atividades, individuais ou coletivas, informando imediatamente sua decisão, por escrito ou por meio eletrônico, ao conselho regional de enfermagem, caso o local de trabalho não ofereça condições seguras para o exercício profissional ou desrespeite a legislação vigente, ressalvadas as situações de urgência e emergência.
  1. ✂️
  2. ✂️

975Q843434 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Enfermeiro, EDUCA, 2020

Lesão por pressão, ferida por pressão, úlcera de decúbito e escara são termos usados para descrever a integridade cutânea prejudicada relacionada com a pressão não aliviada e prolongada. A terminologia mais atual é lesão por pressão, que é consistente com as recomendações das diretrizes sobre úlcera por pressão escritas pela Wound, Ostomy and Continence Nurses Society.
De acordo com a classificação das Lesões por Pressão, analise as afirmativas a seguir:
I. No Estágio II ocorre a perda da espessura total do tecido, a gordura subcutânea pode ser visível; porém o osso, o tendão e o músculo não são expostos. Pode haver esfacelo, mas não obscurece a profundidade da perda tecidual. Isso pode incluir a enfraquecer e encapsular. A profundidade de uma úlcera por pressão de categoria/estágio II varia pela localização anatômica. II. No Estágio I a pele intacta apresenta vermelhidão não branqueável de uma área localizada, normalmente sobre uma proeminência óssea. Descoloração da pele, calor, edema, dureza ou dor também podem estar presentes. A pele com pigmentação escura pode não ter o branqueamento visível, mas sua coloração pode ser diferente da área circundante. III. No Estágio III ocorre a perda parcial da espessura da derme apresenta-se como uma úlcera superficial e aberta com um leito da ferida vermelho-róseo sem esfacelo. Também pode apresentar-se como uma bolha cheia de soro ou de secreção serossanguínea, intacta ou aberta/rompida. Apresenta-se como uma úlcera superficial brilhante ou seca sem esfacelo ou hematoma IV. No Estágio IV a profundidade da lesão por pressão é desconhecida. Entretanto, a lesão do tecido profundo está em uma área localizada roxa ou marrom da pele intacta descolorida ou uma bolha cheia de sangue causada por uma lesão do tecido mole subjacente causada por pressão e/ou cisalhamento. A área pode ser precedida pelo tecido que está dolorida, firme, mole, pantanosa, mais quente ou mais fria em comparação ao tecido adjacente.
Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q367279 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

A enfermagem em uma unidade de pediatria que atende a uma população vulnerável e altamente dependente tem necessidade de medidas especificas de segurança física, emocional e ambiental. Acerca desse assunto, julgue os itens Subsequentes.

Na clinica pediátrica, a aplicação de restrição física deve ser feita sempre que uma criança estiver agitada.

  1. ✂️
  2. ✂️

977Q369104 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. A hipertensão arterial afeta de 11% a 20% da população adulta, com mais de 20 anos de idade. Com relação à hipertensão arterial e às atribuições e competências do enfermeiro junto ao programa de hipertensão, conforme proposto pelo Ministério da Saúde, julgue os itens abaixo.

Atualmente, define-se hipertensão arterial quando a pressão arterial sistólica for maior ou igual a 130 mmHg ou a pressão arterial diastólica for maior ou igual a 85 mmHg, em pelo menos duas aferições, realizadas em momentos diferentes, em um indivíduo que não esteja fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

978Q681976 | Farmácia, Enfermeiro, UFC, CCV UFC, 2019

Um aspecto crucial em pesquisa clínica é assegurar que todos os aspectos do estudo sejam da melhor qualidade possível. Diretrizes para pesquisas de alta qualidade foram desenvolvidas, tais como as Boas Práticas Clínicas. Sobre esse assunto é correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

979Q362024 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Quanto à liderança em enfermagem, julgue os itens seguintes. As teorias da liderança situacional e contingencial buscam valorizar novas variáveis, que consideram importantes para uma liderança eficiente, como a cultura da organização, os valores do líder e dos comandados, o trabalho, o ambiente, a influência do líder/administrador e a complexidade das situações.
  1. ✂️
  2. ✂️

980Q31027 | Português, Enfermeiro, CISSUL MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUÇÕES - A questão é relacionada ao texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.

Demagogia eleitoreira

A questão dos médicos estrangeiros caiu na vala da irracionalidade. De um lado, as associações médicas cobrando a revalidação dos diplomas obtidos no exterior. De outro, o governo, que apresenta o programa como a salvação da pátria. No meio desse fogo cruzado, com estilhaços de corporativismo, demagogia, esperteza política e agressividade contra os recém-chegados, estão os usuários do SUS. Acompanhe meu raciocínio, prezado leitor.
Assistência médica sem médicos é possível, mas inevitavelmente precária. Localidades sem eles precisam tê-los, mesmo que não estejam bem preparados. É melhor um médico com formação medíocre, mas boa vontade, do que não ter nenhum ou contar com um daqueles que mal olha na cara dos pacientes.
Quando as associações que nos representam saem às ruas para exigir que os estrangeiros prestem exame de revalidação, cometem, a meu ver, um erro duplo. Primeiro: lógico que o ideal seria contratarmos apenas os melhores profissionais do mundo, como fazem americanos e europeus, mas quantos haveria dispostos a trabalhar isolados, sem infraestrutura técnica, nas comunidades mais excluídas do Brasil?
Segundo: quem disse que os brasileiros formados em tantas faculdades abertas por pressão política e interesses puramente comerciais são mais competentes? Até hoje não temos uma lei que os obrigue a prestar um exame que reprove os despreparados, como faz a OAB. O purismo de exigir para os estrangeiros uma prova que os nossos não fazem não tem sentido no caso de contratações para vagas que não interessam aos brasileiros.
Esse radicalismo ficou bem documentado nas manifestações de grupos hostis à chegada dos cubanos, no Ceará. Se dar emprego para médicos subcontratados por uma ditadura bizarra vai contra nossas leis, é problema da Justiça do Trabalho; armar corredor polonês para chamá-los de escravos é desrespeito ético e uma estupidez cavalar. O que ganhamos com essas reações equivocadas? A antipatia da população e a acusação de defendermos interesses corporativistas.
Agora, vejamos o lado do governo acuado pelas manifestações de rua que clamavam por transporte público, educação e saúde. Talvez por falta do que propor nas duas primeiras áreas, decidiu atacar a da saúde. A população se queixa da falta de assistência médica?
Vamos contratar médicos estrangeiros, foi o melhor que conseguiram arquitetar. Não é de hoje que os médicos se concentram nas cidades com mais recursos. É antipatriótico? Por acaso, não agem assim engenheiros, advogados, professores e milhões de outros profissionais?
Se o problema é antigo, por que não foi encaminhado há mais tempo? Por uma razão simples: a área da saúde nunca foi prioritária nos últimos governos. Você, leitor, se lembra de alguma medida com impacto na saúde pública adotada nos últimos anos? Uma só, que seja?
Insisto que sou a favor da contratação de médicos estrangeiros para as áreas desassistidas, intervenção que chega com anos de atraso. Mas devo reconhecer que a implementação apressada do programa Mais Médicos em resposta ao clamor popular, acompanhada da esperteza de jogar o povo contra a classe médica, é demagogia eleitoreira, em sua expressão mais rasa.
Apresentar-nos como mercenários que se recusam a atender os mais necessitados, enquanto impedem que outros o façam, é vilipendiar os que recebem salários aviltantes em hospitais públicos e centros de atendimentos em que tudo falta, sucateados por interesses políticos e minados pela corrupção mais deslavada. 
A existência no serviço público de uma minoria de profissionais desinteressados e irresponsáveis não pode manchar a reputação de tanta gente dedicada. Não fosse o trabalho abnegado de médicos, enfermeiras, atendentes e outros profissionais da saúde que carregam nas costas a responsabilidade de atender os mais humildes, o SUS sequer teria saído do papel.
A saúde no Brasil é carente de financiamento e de métodos administrativos modernos que lhe assegurem eficiência e continuidade.

(Varela. D. , Folha de S. Paulo, 07/09/2013. Texto adaptado)
Assinale a alternativa que NÃO contém uma opinião ou abordagem do autor, de acordo com o que se depreende do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.