Questões de Concursos: Enfermeiro II

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Enfermeiro II. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q908243 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Marque a alternativa que indica corretamente o nome da doença que se caracteriza pelo surgimento em torno de 3 a 5 dias da doença, o aparecimento de manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo restante do corpo e febre alta (acima de 38,5°):

12 Q905237 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro II, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial - 2020, analise as afirmativas a seguir:

I. A ingestão recomendada de sódio para indivíduos hipertensos e para a população em geral é de até 2 g/dia, sendo recomendada também a exclusão de alimentos ultraprocessados, como carnes processadas, bacon, conservas, enlatados, temperos e molhos prontos.
II. A perda de peso corporal é uma das metas de tratamento do paciente hipertenso, especialmente em casos de sobrepeso ou obesidade, visto que a redução do peso apresenta efeito hipotensor significativo.
III. O consumo de laticínios, especialmente os de baixo teor de gordura, deve ser incentivado para pacientes hipertensos, pois esses alimentos fazem parte das recomendações do padrão alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension).
IV.O padrão alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) apresenta efeito hipotensor importante devido à inclusão de alimentos in natura, laticínios com baixo teor de gordura, e à limitação do consumo de carne vermelha e ultraprocessados.

Assinale a alternativa CORRETA:

13 Q908247 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são, EXCETO:

14 Q905242 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro II, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) representam um desafio contínuo para a saúde pública, exigindo estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento adequados. Em relação às ISTs, considere as seguintes afirmações:

I. O diagnóstico laboratorial do HIV pode ser feito por meio de testes rápidos ou sorologia convencional, mas um resultado positivo em testes rápidos deve ser confirmado por outro método sorológico.
II. A sífilis pode ser dividida em três estágios clínicos (primário, secundário e terciário), sendo que o estágio terciário é caracterizado por lesões cardiovasculares, neurossífilis e gomas.
III. O tratamento da gonorreia deve sempre incluir cobertura para Chlamydia trachomatis, mesmo quando o agente causador da infecção é confirmado como Neisseria gonorrhoeae.
IV.A herpes genital, causada pelo vírus herpes simples (HSV), pode ser erradicada com o tratamento antiviral adequado, resultando na eliminação completa do vírus do organismo.

Assinale a alternativa CORRETA:

15 Q905243 | Enfermagem, Enfermeiro II, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

A puericultura é uma prática essencial na promoção da saúde infantil, focando no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, além da prevenção de doenças. Durante a consulta de puericultura de um lactente com 6 meses de idade, qual dos seguintes cuidados e orientações é considerado INADEQUADO?

16 Q905245 | Enfermagem, Enfermeiro II, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

O Processo de Enfermagem (PE) é um método sistemático e deliberado utilizado para aplicar uma teoria de enfermagem na prática profissional. De acordo com a Resolução 736/2024, o PE deve ser realizado em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e sequenciais. Considerando as descrições das etapas abaixo, numere-as de acordo com a sequência CORRETA do Processo de Enfermagem:

( ) Diagnóstico de Enfermagem – compreende a identificação de problemas existentes, condições de vulnerabilidades ou disposições para melhorar comportamentos de saúde. Estes representam o julgamento clínico das informações obtidas sobre as necessidades do cuidado de Enfermagem e saúde da pessoa, família, coletividade ou grupos especiais.
( ) Evolução de Enfermagem – compreende a avaliação dos resultados alcançados de enfermagem e saúde da pessoa, família, coletividade e grupos especiais. Esta etapa permite a análise e a revisão de todo o Processo de Enfermagem.
( ) Avaliação de Enfermagem – compreende a coleta de dados subjetivos (entrevista) e objetivos (exame físico) inicial e contínua pertinentes à saúde da pessoa, da família, coletividade e grupos especiais, realizada mediante auxílio de técnicas (laboratorial e de imagem, testes clínicos, escalas de avaliação validadas, protocolos institucionais e outros) para a obtenção de informações sobre as necessidades do cuidado de Enfermagem e saúde relevantes para a prática.
( ) Implementação de Enfermagem – compreende a realização das intervenções, ações e atividades previstas no planejamento assistencial, pela equipe de enfermagem, respeitando as resoluções/pareceres do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Enfermagem quanto acompetência técnica de cada profissional, por meio da colaboração e comunicação contínua.
( ) Planejamento de Enfermagem – compreende o desenvolvimento de um plano assistencial direcionado para à pessoa, família, coletividade, grupos especiais, e compartilhado com os sujeitos do cuidado e equipe de Enfermagem e saúde.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

17 Q908242 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Segundo o Ministério da Saúde, a catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna. Com relação a transmissão da doença assinale a alternativa correta:

18 Q908251 | Enfermagem, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

De acordo com a lista Nacional de notificação compulsória de doenças, assinale a alternativa do agravo ou doença de notificação compulsória imediata para todas as esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS):

19 Q908246 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Em relação à tuberculose, assinale a alternativa INCORRETA:

20 Q908240 | Português, Formação das Palavras: Composição, Enfermeiro II, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Texto associado.

TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 01 A 05.


A maternidade é para mim?


A pergunta correta é: você quer que seja?

Ana Fontes | 10.mai.2024


Mais um domingo de Dia das Mães chegando, campanhas publicitárias caríssimas de um lado, cartazes de "aqui está o presente da sua mãe" na prateleira de Tupperware do mercado do outro. A coluna de hoje é uma carta aberta às mães.

Se você me perguntar qual é o trabalho mais complexo do mundo, direi que é ser mãe. A verdade é que não há desafios em uma empresa que se comparem aos desafios da maternidade. Ser mãe envolve se desdobrar em desafios físicos, emocionais e, principalmente, sociais. No Brasil, as mulheres representam mais da metade da população (e são mães da outra metade). A maternidade deveria ser uma pauta essencial a ser discutida no trabalho, na política e na sociedade.

Apesar de este texto ser voltado para mães, percebo a maternidade como uma escolha livre para as mulheres. Ela não deve ser encarada como o único caminho para nós. Definitivamente, não estou entre aqueles que acreditam que a mulher nasceu para ser mãe; você nasceu e pode se tornar quem e o que quiser.

Observo mulheres enfrentando o dilema de quando ser mãe e como isso afetará suas carreiras. Essa situação, além de desafiadora, não deveria nos impor pressa ou medo na realização de nossos sonhos, nem nos obrigar a sacrificar outras áreas de nossas vidas. Mas a gente sabe que a realidade não é assim.

Sem querer romantizar, mas, [como] mulher e rodeada de outras, nós sabemos, mais do que ninguém, [como] fazer do limão uma limonada. Apesar de o mundo não ser feito para nós, ele é feito por nós. Diversos estudos mostram que as habilidades adquiridas na maternidade são valiosas no ambiente de trabalho. A capacidade de gerenciar tarefas, de tomar decisões e de resolver problemas de forma criativa é uma competência adquirida ao longo dessa jornada louca que é maternar.

E sim, para que isso aconteça, a gente precisa de mulheres e de mulheres-mães no poder para que licença maternidade não seja sinônimo de demissão quando esse período acabar. Que não precisemos passar por sufoco para conseguir creches e pré-escolas acessíveis e de qualidade, que as empresas enxerguem a flexibilidade de horários como algo normal na rotina de qualquer ser humano, que salários justos e oportunidades sejam iguais para homens e mulheres. Precisamos de nós tomando decisões por nós, já que sabemos onde o calo aperta.

Mas hoje vim falar sobre o respeito que parece que as mulheres não recebem por suas escolhas. Então, que, nos próximos dias das mães — cientes de que não será logo —, a gente enxergue a verdadeira contribuição delas para o mundo, que a maternidade não tenha gosto de culpa e muito menos de fim do mundo. Que a maternidade seja celebrada por quem decidiu vivenciá-la e respeitada por quem não quis. No final, sempre somos nós por nós.

FONTES, Ana. A maternidade é para mim? Folha de São Paulo, 10 de maio de 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ana-fontes/2024/05/a-maternidade-e-para-mim.shtml. Acesso em: 11 mai. 2024. Adaptado.

Os processos de formação de palavras que originaram, respectivamente, os vocábulos “maternar” e “mulheres-mães” são:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.