Questões de Concursos Enfermeiro Judiciário

Resolva questões de Enfermeiro Judiciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q687565 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Para responder a questão, considere o relato a seguir.
A equipe de enfermagem do setor de ambulatórios, composta por dez funcionários, procurou o enfermeiro para conversar a respeito da escala de folgas para o mês de novembro, pois, devido à existência de dois feriados no período, um em uma quinta-feira e o outro em uma sexta-feira, havia a possibilidade de emenda totalizando, em um dos casos, um total de quatro dias. Tal situação estava gerando conflito, porque, não havendo mais possibilidade de emenda para o ano, a totalidade dos funcionários desejava ter a oportunidade de descansar por um período mais longo. Face à dificuldade para resolver a questão, o enfermeiro decidiu que os cinco funcionários mais jovens não poderiam folgar na emenda do feriado, para cobrir o serviço.
Face à situação apresentada, é correto afirmar que, para administrar o conflito, o enfermeiro adotou a estratégia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q692941 | Português, Sintaxe, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa cujo enunciado atende aos sentidos do texto, em conformidade com a norma-padrão. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q685262 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, na Portaria nº 2.048/2002, que aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, entre outras ações, é atribuição do enfermeiro que atua nos Serviços de Atendimento Pré-hospitalar Móvel,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q683217 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

“A saúde não é um brinquedo político, ela deve ser usada para promover o bem-estar e a qualidade de vida. E isso só vai acontecer quando nos comprometermos a fazer da atenção primária à saúde a base da assistência universal.” A afirmação é do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante a assinatura nesta quinta (25/10/2018) de um acordo internacional em Astana, capital do Cazaquistão, em que 194 países membros da OMS, incluindo o Brasil, comprometeram-se a fortalecer a atenção primária. Chamado de “Declaração de Astana”, o acordo também comemora o 40o aniversário da histórica Declaração de Alma Alta, que exortou o mundo a fazer dos cuidados primários de saúde o pilar da cobertura universal de saúde em 1978. Ocorre que, embora nos últimos 40 anos a expectativa de vida tenha aumentado e a mortalidade infantil, caído pela metade, por exemplo, o progresso em saúde tem sido desigual e injusto entre países e dentro dos países. “Devemos reconhecer que não alcançamos esse objetivo [saúde para todos]. Em vez de saúde para todos, conseguimos saúde para alguns. Temos ficado muito focados em combater doenças específicas, muito focados no tratamento, em detrimento da prevenção de doenças”, disse Ghebreyesus. 
Quase metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde e, segundo a OMS, 100 milhões de pessoas são empurradas para a pobreza a cada ano por causa de gastos catastróficos em saúde. A atenção primária à saúde pode fornecer de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa durante sua vida. 
A Declaração de Astana aponta a necessidade de uma ação multissetorial que inclua tecnologia, conhecimento científico e tradicional, juntamente com profissionais de saúde bem treinados e remunerados, e participação das pessoas e da comunidade para que seja alcançada a tão sonhada saúde para todos com qualidade. (Cláudia Collucci, Saúde não é brinquedo político, diz diretor da OMS. Em: Folha de S.Paulo, 25.10.2018. Adaptado) 
As informações do texto mostram que a atenção primária à saúde 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q688343 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

M.T., 63 anos, sexo masculino, assistente jurídico, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há cinco anos, tabagista, compareceu ao ambulatório para consulta de enfermagem de acompanhamento. Informou que vinha fazendo uso regular da medicação para hipertensão e diabete, seguindo corretamente as orientações sobre a alimentação e conseguindo fazer cerca de 20 minutos de caminhada, aos domingos. Queixou-se que, nas últimas semanas, apresentou episódios de tonturas ao se levantar bruscamente, que cessavam rapidamente. Ao exame físico, o enfermeiro obteve temperatura axilar = 36,7 ºC, pulso = 72 batimentos por minuto, pressão arterial = 138 x 88 mm Hg, peso = 84200 g, altura = 175 cm, circunferência abdominal = 93 cm. Ao analisar os resultados de exames recentes apresentados pelo funcionário, contatou glicemia de jejum = 105 mg/dL, hemoglobina glicada = 5,8%.
 Ao aferir a pressão arterial de M.T., o enfermeiro deve, entre outros cuidados,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q683993 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

A avaliação primária de um paciente que apresenta agravo clínico compreende os seguintes passos:
 I. Avaliar ventilação. 
II. Avaliar permeabilidade de via aérea (VA).
 III. Avaliar estado circulatório. 
IV. Avaliar a responsividade (chamar o paciente) e a expansão torácica.
 V. Avaliar estado neurológico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta a ser adotada. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q694233 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

M.A., 32 anos, sexo masculino, auxiliar administrativo, compareceu ao ambulatório da empresa com queixa de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia. Relatou que ao se levantar pela manhã, percebeu a presença de “manchas vermelhas” que começaram por traz da orelha e “foram se espalhando”. Durante a anamnese, informou ter retornado de viagem por motivo de trabalho de Roraima há cinco dias, onde está ocorrendo um surto de sarampo, e desconhecer seu histórico vacinal. Ao exame físico constatou- -se temperatura axilar = 38,8 ºC e presença de exantema cutâneo máculo-papular de coloração vermelha, na região retroauricular, pescoço e tórax. Suspeitando tratar-se de um caso de sarampo, o médico solicitou os exames complementares necessários e afastou M.A. do trabalho, encaminhando o caso ao enfermeiro para as demais providências necessárias. 
Frente a essa situação, entre outras ações, o enfermeiro deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q690145 | Português, Sintaxe, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa em que a regência está em conformidade com a norma-padrão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q684772 | Português, Morfologia, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Um estudo realizado por pesquisadores do Porto concluiu que a intervenção de enfermeiros especialistas em saúde mental, aliada _____ medicação, é significativamente mais eficaz _____ reduzir os níveis de ansiedade quando comparada com o tratamento apenas com medicamentos. 
A pesquisa, _____ que o jornal teve acesso, foi realizada por um grupo de pesquisadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da Escola Superior de Enfermagem do Porto e publicada no Journal of Advanced Nursing. Os resultados indicam um “efeito positivo da intervenção psicoterapêutica da enfermagem”, realizada por um enfermeiro especialista em saúde mental, registrando-se uma clara diminuição dos níveis de ansiedade e um aumento do autocontrole da ansiedade no final das cinco sessões (45 a 60 minutos/semana) realizadas em cinco semanas consecutivas. 
(Expresso. https://expresso.sapo.pt. Adaptado) 
De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q685541 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico de Kegel constituem-se em uma das medidas não farmacológicas que contribuem para o melhor controle da incontinência urinária que acomete cerca de 30% das pessoas idosas não institucionalizadas, sendo que, entre as mulheres, encontram-se as maiores prevalências. Ao orientar sobre como realizar esses exercícios, o enfermeiro deve explicar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q689899 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

No ambulatório, M.J., 42 anos, sexo masculino, escrevente técnico judiciário, procurou o enfermeiro para esclarecer dúvidas a respeito da vasectomia, pois ele e a esposa desejavam adotar esse método anticoncepcional. Frente a essa situação, o enfermeiro deve esclarecer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q686572 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Ao utilizar o método de dimensionamento de pessoal para unidades assistenciais especiais (UAE), o responsável técnico de enfermagem deve dispor para a cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e participação em programas de educação permanente, o mínimo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q687340 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
DIU no SUS: 5 passos para conseguir colocar o dispositivo de graça 
Por Carolina Dantas, G1
26.10.2018 
O dispositivo intrauterino (DIU) é um dos métodos disponíveis de graça no Brasil, com eficácia superior a 99%. No Sistema Único de Saúde (SUS), os médicos implementam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em hospitais públicos, sem nenhum tipo de custo.
O DIU de cobre é um método contraceptivo não-hormonal. Ele é disponibilizado em Unidades Básicas de Saúde e hospitais com atendimento ginecológico. Pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa. É importante pesquisar na internet a UBS mais próxima da sua casa e ligar para descobrir se o procedimento está disponível. 
Após encontrar a unidade mais próxima que coloca o dispositivo, a paciente precisa ir até o local. Os médicos recomendam a participação em um grupo de planejamento familiar. Ele não é obrigatório, mas é importante para conhecer todos os métodos anticoncepcionais disponíveis e entender se o perfil condiz com o DIU, por exemplo.
 “A gente imagina que conhece os métodos, mas a gente não conhece. Existem muitos mitos, fantasias relacionadas a vários métodos anticoncepcionais. Então é importante a paciente ouvir e poder avaliar qual é a melhor opção para o momento de vida dela”, disse a ginecologista Cristina Guazzeli. 
Se a pessoa passou pelo grupo, será encaminhada para uma consulta com o médico ginecologista disponível no local. Se não teve interesse em participar, a marcação poderá ocorrer pessoalmente na UBS ou hospital. 
(https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/10/26/diu-no-sus-5-passospara-conseguir-colocar-o-dispositivo-de-graca.ghtml. Acesso em 17.11.2018. Adaptado) 
De acordo com o estabelecido pela Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, o relato apresenta uma situação em que, está sendo atendida, entre outros princípios, a diretriz do SUS de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q682990 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

‘Gosto de ouvir clássicos e amo cantar forró ou troco isso por uma praia’. Uma afirmação que corresponda à uma negação lógica dessa afirmação é 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q687858 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

“A saúde não é um brinquedo político, ela deve ser usada para promover o bem-estar e a qualidade de vida. E isso só vai acontecer quando nos comprometermos a fazer da atenção primária à saúde a base da assistência universal.” A afirmação é do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante a assinatura nesta quinta (25/10/2018) de um acordo internacional em Astana, capital do Cazaquistão, em que 194 países membros da OMS, incluindo o Brasil, comprometeram-se a fortalecer a atenção primária. Chamado de “Declaração de Astana”, o acordo também comemora o 40o aniversário da histórica Declaração de Alma Alta, que exortou o mundo a fazer dos cuidados primários de saúde o pilar da cobertura universal de saúde em 1978. Ocorre que, embora nos últimos 40 anos a expectativa de vida tenha aumentado e a mortalidade infantil, caído pela metade, por exemplo, o progresso em saúde tem sido desigual e injusto entre países e dentro dos países. “Devemos reconhecer que não alcançamos esse objetivo [saúde para todos]. Em vez de saúde para todos, conseguimos saúde para alguns. Temos ficado muito focados em combater doenças específicas, muito focados no tratamento, em detrimento da prevenção de doenças”, disse Ghebreyesus. 
Quase metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde e, segundo a OMS, 100 milhões de pessoas são empurradas para a pobreza a cada ano por causa de gastos catastróficos em saúde. A atenção primária à saúde pode fornecer de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa durante sua vida. 
A Declaração de Astana aponta a necessidade de uma ação multissetorial que inclua tecnologia, conhecimento científico e tradicional, juntamente com profissionais de saúde bem treinados e remunerados, e participação das pessoas e da comunidade para que seja alcançada a tão sonhada saúde para todos com qualidade. (Cláudia Collucci, Saúde não é brinquedo político, diz diretor da OMS. Em: Folha de S.Paulo, 25.10.2018. Adaptado) 
Na passagem do 3º parágrafo “... que exortou o mundo a fazer dos cuidados primários de saúde o pilar da cobertura universal de saúde em 1978.”, os termos destacados significam, correta e respectivamente, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q689144 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Ao utilizar o DEA, o enfermeiro deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q692472 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

No que diz respeito à prática de atividade física, o enfermeiro deve explicar a M.T. que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q682492 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

O técnico de enfermagem (TE) informou ao enfermeiro que, há poucos minutos, após administrar medicação anticoncepcional por via intramuscular em uma funcionária, picou-se, acidentalmente, na polpa digital do polegar direito ao tentar retirar da seringa, com as mãos, a agulha hipodérmica usada. Comunicou ainda que, estava com o esquema vacinal para hepatite B completo, mas que nunca havia realizado os exames para a comprovação da imunidade.
Para esse tipo de acidente, a conduta do enfermeiro deve compreender, entre outras ações,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q685820 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Face a uma realidade global de índices elevados de infecções transmissíveis por via sexual (IST), torna-se fundamental que os profissionais de saúde aproveitem todas as oportunidades para orientar sobre a importância de se pensar em opção contraceptiva que proporcione uma dupla proteção exemplificada pelo uso combinado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q688636 | Enfermagem, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Em relação à Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) Versão 1.0, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.