Início

Questões de Concursos Enfermeiro Multiprofissional

Resolva questões de Enfermeiro Multiprofissional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q843380 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Para reconhecer o tipo respiratório, devem-se observar atentamente o tórax e o abdome, a fim de identificar quais são as áreas em que os movimentos estão mais amplos. O exame físico do sistema respiratório deve incluir as alterações da coloração da pele e das mucosas, o baqueteamento digital, o formato do tórax, o tipo de respiração, o ritmo e a amplitude da respiração, a tiragem e a utilização de musculatura acessória, a expansibilidade, a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta do tórax.

Em relação ao exame físico aplicado às condições dispneicas, julgue os itens a seguir. 
Trepopneia é a dispneia ao decúbito lateral; a dificuldade respiratória aparece ou é intensificada em determinado decúbito, levando o paciente a decúbitos preferenciais, como pode ocorrer no pleuris.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q843443 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Atenção Básica, e de maneira especial, a Estratégia Saúde da Família (ESF), para a sua consecução, necessita de diretrizes que apóiem as diferentes atividades a elas relacionadas. A definição de território adstrito, tão cara à sua organização, coloca-se como estratégia central, procurando reorganizar o processo de trabalho em saúde mediante operações intersetoriais e ações de promoção, prevenção e atenção à saúde (MONKEN; BARCELLOS, 2005). Isso permite a gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) compreender a dinâmica dos lugares e dos sujeitos (individual e coletivo), desvelando as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde (GONDIM, 2012).

FIGUEIREDO, E. N. de. A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS.

Considerando a ESF e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Padrões ampliados são ações e procedimentos entendidos como estratégicos para se avançar e alcançar níveis elevados de acesso e qualidade na Atenção Básica, levando em consideração parâmetros e indicadores estabelecidos nas regiões de saúde e as especificidades locais.
  1. ✂️
  2. ✂️

63Q843943 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Cada território tem as próprias particularidades, que configuram diferentes perfis demográficos, epidemiológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos, os quais se encontram em constante transformação. Assim, a atuação das equipes de saúde sobre esse território tem de considerar esses perfis. Os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica devem se apropriar dessas características e precisam dialogar com os atores, para que tenham poder de atuação sobre a realidade em que atuam e à qual também pertencem.

Quanto à territorialização e aos processos que a envolvem no âmbito da Atenção Básica de Saúde, julgue os itens a seguir.
A Atenção Básica atua no território de saúde por meio de assistência ambulatorial especializada, para responder às necessidades de saúde encaminhadas do nível anterior, dotado de maior resolutividade e capacidade tecnológica ampliada.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q845818 | Enfermagem, Gestão de Processos e Equipes de Trabalho, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

O trabalho em equipe tem sido proposto na área da saúde há décadas, visto que a complexidade crescente das práticas nesse campo tem tornado evidente que a eficiência, a eficácia e a efetividade das intervenções resultam de uma produção coletiva. Requer, portanto, coordenação e articulação de um conjunto muito diversificado de ações, executadas por um elenco também variado de agentes. Assim, entre as proposições que buscam introduzir novos modelos de organização dos serviços e dos processos de trabalho, salienta-se a necessidade de substituir o trabalho isolado e independente de cada área profissional e de cada trabalhador pelo trabalho em equipe, tanto a equipe multiprofissional de saúde, como as equipes de profissionais de uma mesma área de atuação.

 Tendo em vista as informações do texto, acerca do trabalho multidisciplinar em saúde, julgue os itens a seguir
Nos anos de 1970, deu-se o período em que a proposta do trabalho em equipe ganhou ênfase na área da saúde, no Brasil, em decorrência da política de extensão de cobertura dos serviços de saúde, da expansão do mercado de trabalho em saúde e da mobilização de segmentos da sociedade civil e de atores sociais ligados ao setor de saúde, com vistas a ampliar o acesso aos serviços e questionar o modelo de atenção à saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q840447 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e experiências desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúd e no res pectivo trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens a seguir.
Um dos propósitos da PNH é ampliar as ofertas dessa política aos gestores e aos conselhos de saúde, priorizando a atenção básica/fundamental e hospitalar, com ênfase nos hospitais de urgência e universitários.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q840696 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Atenção Básica, e de maneira especial, a Estratégia Saúde da Família (ESF), para a sua consecução, necessita de diretrizes que apóiem as diferentes atividades a elas relacionadas. A definição de território adstrito, tão cara à sua organização, coloca-se como estratégia central, procurando reorganizar o processo de trabalho em saúde mediante operações intersetoriais e ações de promoção, prevenção e atenção à saúde (MONKEN; BARCELLOS, 2005). Isso permite a gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) compreender a dinâmica dos lugares e dos sujeitos (individual e coletivo), desvelando as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde (GONDIM, 2012).

FIGUEIREDO, E. N. de. A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS.

Considerando a ESF e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Os profissionais de Saúde Bucal não são vinculados a uma equipe de Atenção Básica (eAB) ou a uma equipe de Saúde da Família (eSF), independentemente da modalidade adotada.
  1. ✂️
  2. ✂️

67Q840518 | Enfermagem, Saúde do Idoso, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Portaria no 2.528/2006 aprovou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI).

Com base nessa Portaria, julgue os itens a seguir.
Incapacidade funcional e limitações físicas, cognitivas e sensoriais não são consequências inevitáveis do envelhecimento. A prevalência da incapacidade aumenta com a idade, mas a idade sozinha não prediz incapacidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

68Q841556 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

O Decreto Federal no 7.508/2011 regulamenta a Lei no 8.080/1990, que dispõe acerca da organização do Sistema Único de Saúde (SUS), do planejamento da saúde, da assistência à saúde e da articulação interfederativa, e dá outras providências.

A respeito desse decreto e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.
O SUS é constituído pela conjugação das ações e dos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde, executados pelos entes federativos, de forma direta ou indireta, mediante a participação complementar da iniciativa privada, sendo organizado de maneira regionalizada e hierarquizada.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q844076 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Embora a maioria dos pais sejam amorosos e afetuosos, alguns não podem ou não querem prestar os devidos cuidados aos próprios filhos, e outros, deliberadamente, causam danos a eles . Os maus-tratos, sejam eles perpetrados pelos pais ou por outras pessoas, consistem em expor a criança a risco intencionalmente ou quando isso poderia ser evitado. Os maus-tratos assumem diversas formas específicas, e a mesma criança pode ser vítima de mais de um tipo.

 No que tange aos maus-tratos na infância e à assistência de enfermagem, julgue os itens a seguir:
Rejeição, aterrorização, isolamento, exploração, ridicularização ou negação de apoio emocional, de amor e de afeição ou outras ações ou inações que possam causar transtornos comportamentais, cognitivos, emocionais ou mentais são exemplos de maus-tratos emocionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q845461 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência é o instrumento que orienta as ações do setor da saúde, voltadas a esse segmento populacional, e adota o conceito fixado pelo Decreto no 3.298/1999, que considera “deficiência - toda perda ou anormalidade de uma estrutura e (ou) função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; deficiência permanente - aquela que ocorreu ou estabilizou-se durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que s e altere, apesar de novos tratamentos; e incapacidade - uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-es tar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida”. 

 Tendo em vista as informações do texto, com base nessa política, julgue os itens a seguir. 
Essa política promove ações na área de transportes urbanos, que permitem e facilitam o deslocamento da pessoa portadora de deficiência, sobretudo daquela que apresenta dificuldades de locomoção, em conformidade com as normas relativas à acessibilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

71Q844883 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência é o instrumento que orienta as ações do setor da saúde, voltadas a esse segmento populacional, e adota o conceito fixado pelo Decreto no 3.298/1999, que considera “deficiência - toda perda ou anormalidade de uma estrutura e (ou) função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; deficiência permanente - aquela que ocorreu ou estabilizou-se durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que s e altere, apesar de novos tratamentos; e incapacidade - uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-es tar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida”. 

 Tendo em vista as informações do texto, com base nessa política, julgue os itens a seguir. 
A inclusão social constitui um processo unilateral no qual a sociedade busca equacionar problemas, decidir acerca de soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos e todas.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q846251 | Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência é o instrumento que orienta as ações do setor da saúde, voltadas a esse segmento populacional, e adota o conceito fixado pelo Decreto no 3.298/1999, que considera “deficiência - toda perda ou anormalidade de uma estrutura e (ou) função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; deficiência permanente - aquela que ocorreu ou estabilizou-se durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que s e altere, apesar de novos tratamentos; e incapacidade - uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-es tar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida”. 

 Tendo em vista as informações do texto, com base nessa política, julgue os itens a seguir. 
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) analisa a saúde dos indivíduos a partir de cinco categorias: funcionalidade; estrutura morfológica; participação na sociedade; atividades da vida diária; e o ambiente social de cada indivíduo.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q841440 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

É competência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República assessorar, direta e indiretamente, o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes voltadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e à promoção da sua integração à vida comunitária, o que inclui a promoção da acessibilidade.

Em conformidade com o documento Acessibilidade nas Unidades Básicas de Saúde, julgue os itens a seguir.
De acordo com o referido documento, para vencer desníveis existentes no acesso principal às unidades básicas de saúde, além de trabalhar com rampa suave garantindo um acesso em nível para a edificação, propor também escada.
  1. ✂️
  2. ✂️

74Q842092 | Enfermagem, Legislação em Saúde, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e experiências desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúd e no res pectivo trabalho e dos usuários no cuidado de si.

Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens a seguir.
A humanização supõe, necessariamente, que sejam ultrapassadas as fronteiras dos diferentes núcleos de saber/poder, que se ocupam da produção da saúde como uma política transversal.
  1. ✂️
  2. ✂️

75Q840829 | Enfermagem, Segurança do Paciente, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Nota Técnica no 7/2020 — GVIMS/GGTES/Anvisa dispõe acerca de orientações para prevenção e vigilância epidemiológica das infecções por Sars-CoV-2 (Covid-19) dentro dos serviços de saúde. A nota aponta algumas estratégias de triagem e de vigilância que podem ser adotadas dentro dos serviços de saúde.

A respeito dessas estratégias voltadas à segurança do paciente, julgue os itens a seguir.
O referido documento recomenda que se evitem rodízios de funcionários responsáveis por identificar situações potencialmente perigosas, como falhas nos procedimentos de biossegurança e uso ou descarte de equipamentos de proteção individual para evitar despadronização de protocolos.
  1. ✂️
  2. ✂️

76Q845923 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Atenção Básica, e de maneira especial, a Estratégia Saúde da Família (ESF), para a sua consecução, necessita de diretrizes que apóiem as diferentes atividades a elas relacionadas. A definição de território adstrito, tão cara à sua organização, coloca-se como estratégia central, procurando reorganizar o processo de trabalho em saúde mediante operações intersetoriais e ações de promoção, prevenção e atenção à saúde (MONKEN; BARCELLOS, 2005). Isso permite a gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) compreender a dinâmica dos lugares e dos sujeitos (individual e coletivo), desvelando as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde (GONDIM, 2012).

FIGUEIREDO, E. N. de. A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS.

Considerando a ESF e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A PNAB recomenda a cobertura de 100% da população, com número máximo de 750 pessoas por agentes comunitários de saúde (ACS), em áreas de grande dispersão territorial, que são áreas caracterizadas como de risco e de vulnerabilidade social.
  1. ✂️
  2. ✂️

77Q845551 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

Embora a maioria dos pais sejam amorosos e afetuosos, alguns não podem ou não querem prestar os devidos cuidados aos próprios filhos, e outros, deliberadamente, causam danos a eles . Os maus-tratos, sejam eles perpetrados pelos pais ou por outras pessoas, consistem em expor a criança a risco intencionalmente ou quando isso poderia ser evitado. Os maus-tratos assumem diversas formas específicas, e a mesma criança pode ser vítima de mais de um tipo.

 No que tange aos maus-tratos na infância e à assistência de enfermagem, julgue os itens a seguir:

As crianças são vítimas de abuso e de negligência em todas as idades, mas os índices mais altos de vitimização e de morte por maus-tratos referem-se a adolescentes e pré-adolescentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q840149 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Atenção Básica, e de maneira especial, a Estratégia Saúde da Família (ESF), para a sua consecução, necessita de diretrizes que apóiem as diferentes atividades a elas relacionadas. A definição de território adstrito, tão cara à sua organização, coloca-se como estratégia central, procurando reorganizar o processo de trabalho em saúde mediante operações intersetoriais e ações de promoção, prevenção e atenção à saúde (MONKEN; BARCELLOS, 2005). Isso permite a gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) compreender a dinâmica dos lugares e dos sujeitos (individual e coletivo), desvelando as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde (GONDIM, 2012).

FIGUEIREDO, E. N. de. A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS.

Considerando a ESF e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
De acordo com a PNAB, entende-se que a população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) é de 1,5 mil a 4 mil pessoas, localizadas ou não dentro do respectivo território, garantindo o princípio da longitudinalidade do cuidado.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.