Questões de Concursos Enfermeiro Obstetra

Resolva questões de Enfermeiro Obstetra comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q364277 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro Obstetra, AVAPE SP, CONSULPLAN

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma organização formalizada e reconhecida pelo Ministério da Saúde, que tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, possibilitando o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde no país. De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, o nível de certificação que atende ao princípio da Excelência em Gestão é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q363091 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Assistência imediata ao recém-nascido (RN) é aquela prestada logo após o seu nascimento, nas duas primeiras horas que se seguem após o parto.São procedimentos universais e obrigatórios, segundo normas da OMS, os cuidados a serem prestados ao RN devem ser desenvolvidos de acordo com a ética profissional, a filosofia da instituição e os princípios de humanização do nascimento. Em relação à assistência de enfermagem ao RN no Centro Obstétrico.Marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A análise do coto umbilical é importante para detectar anomalias do recém-nascido. Normalmente pesquisa-se a presença de duas veias e uma artéria

( ) A vitamina K é administrada em dose única por via intramuscular, logo após o nascimento, com o objetivo de prevenir a doença hemorrágica neonatal.

( ) O contato pele a pele do RN com a mãe, na primeira meia hora após o nascimento, é importante pois contribui para o aumento da duração e prevalência da lactação, favorece a relação mãe/filho, a expulsão da placenta e a involução uterina. ( ) O índice de Apgar deve ser realizado no 1º e 5º minuto de vida do recém-nascido e é utilizado para avaliar a sua idade gestacional.

( ) A credeização é realizada para fazer a profilaxia da oftalmia gonocócica (método de Credé).

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q362337 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Isaura é uma puérpera, encontra-se no 14º dia de pós-parto normal e procura o Serviço de Banco de Leite Humano e Central de Informações sobre Aleitamento Materno por apresentar dor, calor e vermelhidão, localizados em sua mama direita. Queixa-se também de febre, mal estar geral, náuseas e vômitos e por isso diminuiu a frequência das mamadas. Nessa situação, a conduta de enfermagem indicada é orientar a puérpera para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q369112 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Gestante admitida com quadro suspeito de placenta prévia (PP). Marque a alternativa que indica os sinais característicos dessa patologia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q368984 | Enfermagem, Bioética e Legislação Profissional, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

O enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, seja privativamente ou como integrante da equipe de saúde. NÃO compete ao enfermeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q335384 | Matemática, Cálculo Aritmético, Enfermeiro Obstetra, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2018

Cada 5 mL de um medicamento contém 2.500 mg de dipirona sódica e 0,020 mg de N-butilescopolamina. O máximo desse medicamento que se pode produzir com 40 g de dipirona sódica e 0,4 mg de N-butilescopolamina é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q367664 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro Obstetra, AVAPE SP, CONSULPLAN

O diagnóstico de enfermagem “controle eficaz do regime terapêutico relacionado ao suporte social, suporte econômico e conhecimento adequado evidenciados por desejo expresso de controlar a doença, sua progressão e possíveis sequelas”, segundo a taxonomia NANDA, é classificado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q368630 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

A gestação é um fenômeno fisiológico sua evolução se dá na maioria dos casos sem intercorrências. No entanto, há uma pequena parcela de gestantes que, por terem características específicas, ou por sofrerem algum agravo, apresenta maiores probabilidades de evolução desfavorável, tanto para o feto como para a mãe. Essa parcela constitui o grupo chamado de “gestantes de alto risco”. Tendo como base as gestantes que apresentam incompatibilidade materno-fetal para o fator Rh. Marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Cerca de 10% das gestantes têm incompatibilidade materno-fetal para o fator Rh.

( ) Na prevenção da sensibilização pelo fator Rh, deve-se administrar imunoglobulina humana anti-D dentro das primeiras 12 horas em mães Rh negativo não sensibilizadas com partos de recémnascidos Rh positivo e Coombs direto negativo.

( ) O diagnóstico é feito pela pesquisa quantitativa de anticorpos irregulares em toda gestante Rh negativo, com parceiro Rh positivo ou desconhecido.

( ) Consideram-se positivos os títulos anti-D, iguais ou menores que 1?8.

( ) A aloimunização Rh, além de mais freqüente, é a de maior gravidade para o feto, levando, em alguns casos, à hidropisia e ao óbito.

A sequencia correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q340417 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Enfermeiro Obstetra, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2018

Roberto diz: “não é verdade que Cláudio não minta”. Logo depois, Ademir afirma: “Roberto acabou de mentir”. Sabendo-se que

1. Se Cláudio não mente, então é meio-dia; e

2. são 14 horas,

então, quem mente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q368538 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

A degeneração anárquica das vilosidades coriais com hipertrofia trofoblástica, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q363848 | Enfermagem, Exames, Enfermeiro Obstetra, AVAPE SP, CONSULPLAN

Para o diagnóstico da sífilis, no período gestacional, deve-se fazer a pesquisa de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q369105 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Marta encontra-se na 27ª ss gestacional, apresenta dor abdominal súbita, de intensidade variável com perda sanguínea de cor vermelho-escura e em pequena quantidade, incompatível com o quadro materno de hipotensão, ou de choque. Ao exame clínico, o útero apresenta-se hipertônico, doloroso, sensível às manobras palpatórias. A principal hipótese diagnóstica é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q364738 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou na década de 90, um Guia Prático destinado à Assistência ao Parto Normal contribuindo para a maternidade segura, fez-se revisão das práticas comuns adotadas no parto, classificando-as em quatro categorias: Categoria A ( práticas demonstradamente úteis e que devem ser estimuladas); Categoria B (práticas claramente prejudiciais ou ineficazes e que devem ser eliminadas); Categoria C (práticas em relação às quais não existem evidências suficientes para apoiar uma recomendação clara e que devem ser utilizadas com cautela até que pesquisas esclareçam a questão e Categoria D (práticas freqüentemente utilizadas de modo inadequado).

Com base nessas CATEGORIAS são consideradas práticas da Categoria A:

I. Liberdade de posição e movimento durante o trabalho de parto.

II. Uso rotineiro de enema.

III. Oferecimento de líquidos por via oral durante o trabalho de parto e parto.

IV. Uso de máscaras e aventais estéreis durante a assistência ao trabalho de parto.

V. Exame rotineiro da placenta e membranas ovulares.

 A alternativa que contém todas as afirmações corretas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q365068 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

São quatro as fases clínicas do parto. Alguns fenômenos caracterizam o final do período de dilatação e o início do período expulsivo. Sobre esses fenômenos, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q651402 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura de Araçatuba SP, CONSULPLAN

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem oferece aos mesmos direitos, responsabilidades e deveres, e proibições. São direitos desses profissionais

I. aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais que dão sustentação a sua prática profissional.

II. exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.

III. praticar e/ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato, que infrinja postulados éticos e legais.

IV. recusar-se a executar atividades que não sejam da sua competência técnico-científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade.

V. assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q369370 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

A atenção obstétrica e neonatal humanizada preconizada pelo Ministério da Saúde(MS) como política nacional está alicerçada em vários princípios e diretrizes. Assinale a alternativa que não constitui um desses princípios ou diretrizes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q361560 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Considerando as graves conseqüências maternas e fetais ocasionadas pela DHEG, o(a) enfermeiro(a) deve estar atento(a), durante o exame físico obstétrico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q721806 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distrito Federal, Enfermeiro Obstetra, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2018

O cerrado é a vegetação típica do Distrito Federal (DF), no entanto, existem outras formações que merecem destaque porque ajudam a compor todo um quadro natural, que é parte de uma paisagem exuberante. Quanto a esse assunto, a vegetação que integra parte da paisagem do DF é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q359695 | Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Quando o dia e o mês da última menstruação forem desconhecidos, a IG será determinada por aproximação e um dos critérios é a medida da AU. Ao se fazer a mensuração entre a sínfise pubiana e a cicatriz umbilical, essa medida corresponderá a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q365045 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro Obstetra, AVAPE SP, CONSULPLAN

De acordo com o art. 9º do Decreto nº 94.406/87, que regulamenta a Lei nº 7.498/86, a qual dispõe sobre o exercício da enfermagem, às profissionais titulares de diploma ou certificado de Obstetriz ou de Enfermeira Obstétrica, incumbe

I. identificação das distócias obstétricas e tomada de providências até a chegada do médico;

II. prestação de assistência à parturiente e ao parto normal;

III.execução e assistência obstétrica em situação de emergência e execução do parto com distócia;

IV.realização de episiotomia e episiorrafia, com aplicação de anestesia regional, quando necessária.

Estão corretas as alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.