Início

Questões de Concursos Enfermeiro do Trabalho

Resolva questões de Enfermeiro do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q23255 | Segurança e Saúde no Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, CEDAE RJ, CEPERJ

A Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador (PNSST) tem por finalidade a promoção da melhoria da qualidade de vida e da saúde do trabalhador, mediante a articulação e integração, de forma contínua, das ações do Governo no campo das interrelações entre a segurança, a saúde do trabalhador, o meio ambiente e o modelo de desenvolvimento adotado pelo país, traduzido pelos perfis de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q361047 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

Um empregado de uma indústria farmacêutica, com 42 anos de idade, passa a maior parte do tempo no trabalho em pé, diante de uma bancada com esteira deslizante, realizando a checagem de rótulos e lacres de embalagens de vidro. Em determinado dia, ele procurou o ambulatório da empresa, após ter deixado cair algumas embalagens de vidro, que se quebraram, provocando-lhe cortes nos dedos de sua mão direita. Durante o atendimento, o empregado queixou-se de visão turva, cefaleia, dor e adormecimento nos braços e nos dedos da mão direita, agravados pela perda de força, sintomas que tiveram início a seis meses.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O principal risco a que esse trabalhador está exposto é o ergonômico, em razão da permanência prolongada em uma única postura durante a execução do trabalho, da realização de movimentos repetitivos que demandam concentração e do manuseio de objeto pequeno de vidro.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q360938 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

O objetivo da ergonomia nas empresas é buscar um melhor ajustamento entre o trabalhador e as condições laborais, tendo como resposta o conforto, a segurança e a produtividade. Acerca da ergonomia, julgue os itens subsecutivos.

A corrente europeia, a mais antiga corrente ergonômica, considera que as ciências devem ser utilizadas para melhorar as condições do trabalho humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

144Q361610 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm se constituído em grande problema de saúde pública no Brasil. Julgue os itens subsequentes que abordam os fatores desencadeantes, o diagnóstico e o tratamento dessas patologias. Os fatores que influenciam a carga osteomuscular responsável pela LER/DORT são: a fixação postural, as tensões ligadas ao trabalho, sua organização e conteúdo.
  1. ✂️
  2. ✂️

145Q360056 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, COMPESA PE, IPAD

Em relação às precauções universais (básicas) bem como os procedimentos que devem ser seguidos na assistência a todos os pacientes independente do diagnóstico definido ou presumido de doença infecciosa, analise as afirmativas abaixo.

1. A utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPI. (luvas, máscaras, gorros, óculos de proteção, aventais e botas) com a finalidade de reduzir a exposição do profissional a sangue ou fluidos corpóreos, e os cuidados específicos recomendados para manipulação e descarte de materiais pérfuro-cortantes contaminados por material orgânico, são precauções básicas a serem seguidas pelos profissionais de saúde.

2. No Brasil, a utilização da vacina para hepatite B é recomendada para todos os profissionais de saúde.

3. A utilização de aventais está indicada durante os procedimentos em haja possibilidade de contato com material biológico, como na realização de curativos de grande porte em que haja maior risco de exposição profissional, como grandes feridas cirúrgicas, queimaduras graves e escaras de decúbito.

4. O uso de óculos de proteção está recomendado somente durante os procedimentos em que haja possibilidade de respingo, ou para aplicação de medicamentos quimioterápicos.

Está (ão) correta(s): .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q40892 | Português, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

Texto associado.
Não quer ajudar, não atrapalha 
                    (Gregório Duvivier) 

    É sempre a mesma coisa. Primeiro todo o mundo põe um filtro arco-íris no avatar. Depois vem uma onda de gente criticando quem trocou o avatar. Depois vem a onda criticando quem criticou. Em seguida começam a criticar quem criticou os que criticaram. Nesse momento já começaram as ofensas pessoais e já se esqueceu o porquê de ter trocado o avatar, ou trocado o nome para guarani kayowá, ou abraçado qualquer outra causa.
    Toda batalha pode ser ridicularizada. Você é contra a homofobia: essa bandeira é fácil, quero ver levantar bandeira contra a transfobia. Você é contra a transfobia: estatisticamente a transfobia afeta muito pouca gente se comparada ao machismo. Você é contra o machismo: mas a mulher está muito mais incluída na sociedade do que os negros. E por aí vai. Você é de esquerda, mas não doa pros pobres? Hipócrita. Ah, você doa pros pobres? Populista. Culpado. Assistencialista.
    Cintia Suzuki resumiu bem: “Você coloca um avatar coloridinho, aí não pode porque tem gente passando fome. Aí o governo faz um programa pras pessoas não passarem mais fome, e aí não pode porque é sustentar vagabundo (...). Moral da história: deixa os outros ajudarem quem bem entenderem, já que você não vai ajudar ninguém".
    Todo vegetariano diz que a parte difícil de não comer carne não é não comer carne. Chato mesmo é aguentar a reação dos carnívoros: “De onde você tira a proteína? Você tem pena de bicho? Mas de rúcula você não tem pena? E das pessoas que colhem a rúcula, você não tem pena? E dos peruanos que não podem mais comprar quinoa e estão morrendo de fome?"
    O estranho é que, independentemente da sua orientação em relação à carne, não há quem não concorde que o vegetarianismo seria melhor para o mundo, seja do ponto de vista dos animais, ou do meio ambiente, ou da saúde, ou de tudo junto. O problema é exatamente esse: alguém fazendo alguma coisa lembra a gente de que a gente não está fazendo nada. Quando o vizinho separa o lixo, você se sente mal por não separar. A solução? Xingar o vizinho, esse hipócrita que separa o lixo, mas fuma cigarro. Assim é fácil, vizinho.
    Quem não faz nada pra mudar o mundo está sempre muito empenhado em provar que a pessoa que faz alguma coisa está errada — melhor seria se usasse essa energia para tentar mudar, de fato, alguma coisa. Como diria minha avó: não quer ajudar, não atrapalha.

(Disponível em: http://www1 .folha.uol.com.br/colunas/ areaorioduvivier/2015/07/1654941-nao-auer-aiudar-nao-atrapalha.shtml. Acesso em: 10/09/15)
Sobre o emprego do pronome “você", no segundo parágrafo, assinale a única opção INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q363982 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Os procedimentos que orientam e instrumentalizam as ações e os serviços de saúde do trabalhador no SUS são estabelecidos pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q42022 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

De acordo com a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. 

I. A execução de ações de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica, de saúde do trabalhador, e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). 
II. A saúde do trabalhador é entendida como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. 
III. A saúde do trabalhador abrange a assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho. 
IV. A saúde do trabalhador não contempla a avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q454754 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O exercício do trabalho em condições insalubres assegura ao trabalhador a percepção de adicional salarial. Acerca desse adicional por insalubridade, julgue os itens que se seguem. Em ambiente de trabalho caracterizado simultaneamente como tendo média e máxima insalubridade, o salário do trabalhador terá duplo acréscimo, equivalente à soma dos valores estipulados legalmente para a situação de médio e de máximo risco.
  1. ✂️
  2. ✂️

150Q367864 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

O objetivo da ergonomia nas empresas é buscar um melhor ajustamento entre o trabalhador e as condições laborais, tendo como resposta o conforto, a segurança e a produtividade. Acerca da ergonomia, julgue os itens subsecutivos.

Do ponto de vista antropométrico, nem sempre um posto de trabalho bem projetado é confortável para o trabalhador.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q367939 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à certificação OHSAS 18001.

Entre os principais benefícios decorrentes da obtenção da certificação OHSAS 18001, destaca-se a diminuição dos riscos de sanções e ações judiciais contra a empresa em benefício do trabalhador.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q361539 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm se constituído em grande problema de saúde pública no Brasil. Julgue os itens subsequentes que abordam os fatores desencadeantes, o diagnóstico e o tratamento dessas patologias. Os fatores que influenciam a carga estática responsável pela LER/DORT são: força, repetitividade, duração da carga, tipo de pressão, postura do punho e método de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

153Q361356 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

O mapa de risco de uma empresa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q365085 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

O objetivo da ergonomia nas empresas é buscar um melhor ajustamento entre o trabalhador e as condições laborais, tendo como resposta o conforto, a segurança e a produtividade. Acerca da ergonomia, julgue os itens subsecutivos.

O engenheiro de segurança do trabalho é o profissional indicado para realizar uma análise ergonômica do trabalho para situações complexas.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q363555 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

As Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) têm se constituído em grande problema de saúde pública no Brasil. Julgue os itens subsequentes que abordam os fatores desencadeantes, o diagnóstico e o tratamento dessas patologias. A medicação utilizada no tratamento da dor provocada pela LER/DORT consiste em analgésicos e anti-inflamatórios para a dor crônica; e psicotrópicos e anestésicos locais para a dor aguda.
  1. ✂️
  2. ✂️

156Q362173 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca de doenças profissionais, doenças relacionadas ao trabalho e benefícios da previdência social, julgue os próximos itens.

Ao empregado que tiver direito, é facultada a conversão de um terço de suas férias em abono pecuniário.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q452157 | Direito do Trabalho, Segurança e Medicina do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O exercício do trabalho em condições insalubres assegura ao trabalhador a percepção de adicional salarial. Acerca desse adicional por insalubridade, julgue os itens que se seguem. Em caso de insalubridade máxima, o trabalhador receberá um adicional equivalente a quarenta por cento do salário mínimo da sua região.
  1. ✂️
  2. ✂️

158Q40891 | Português, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC

Texto associado.
Não quer ajudar, não atrapalha 
                    (Gregório Duvivier) 

    É sempre a mesma coisa. Primeiro todo o mundo põe um filtro arco-íris no avatar. Depois vem uma onda de gente criticando quem trocou o avatar. Depois vem a onda criticando quem criticou. Em seguida começam a criticar quem criticou os que criticaram. Nesse momento já começaram as ofensas pessoais e já se esqueceu o porquê de ter trocado o avatar, ou trocado o nome para guarani kayowá, ou abraçado qualquer outra causa.
    Toda batalha pode ser ridicularizada. Você é contra a homofobia: essa bandeira é fácil, quero ver levantar bandeira contra a transfobia. Você é contra a transfobia: estatisticamente a transfobia afeta muito pouca gente se comparada ao machismo. Você é contra o machismo: mas a mulher está muito mais incluída na sociedade do que os negros. E por aí vai. Você é de esquerda, mas não doa pros pobres? Hipócrita. Ah, você doa pros pobres? Populista. Culpado. Assistencialista.
    Cintia Suzuki resumiu bem: “Você coloca um avatar coloridinho, aí não pode porque tem gente passando fome. Aí o governo faz um programa pras pessoas não passarem mais fome, e aí não pode porque é sustentar vagabundo (...). Moral da história: deixa os outros ajudarem quem bem entenderem, já que você não vai ajudar ninguém".
    Todo vegetariano diz que a parte difícil de não comer carne não é não comer carne. Chato mesmo é aguentar a reação dos carnívoros: “De onde você tira a proteína? Você tem pena de bicho? Mas de rúcula você não tem pena? E das pessoas que colhem a rúcula, você não tem pena? E dos peruanos que não podem mais comprar quinoa e estão morrendo de fome?"
    O estranho é que, independentemente da sua orientação em relação à carne, não há quem não concorde que o vegetarianismo seria melhor para o mundo, seja do ponto de vista dos animais, ou do meio ambiente, ou da saúde, ou de tudo junto. O problema é exatamente esse: alguém fazendo alguma coisa lembra a gente de que a gente não está fazendo nada. Quando o vizinho separa o lixo, você se sente mal por não separar. A solução? Xingar o vizinho, esse hipócrita que separa o lixo, mas fuma cigarro. Assim é fácil, vizinho.
    Quem não faz nada pra mudar o mundo está sempre muito empenhado em provar que a pessoa que faz alguma coisa está errada — melhor seria se usasse essa energia para tentar mudar, de fato, alguma coisa. Como diria minha avó: não quer ajudar, não atrapalha.

(Disponível em: http://www1 .folha.uol.com.br/colunas/ areaorioduvivier/2015/07/1654941-nao-auer-aiudar-nao-atrapalha.shtml. Acesso em: 10/09/15)
A respeito das orações que constituem o título do texto, é correto afirmar que ocorrem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q359368 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Barueri SP, SOLER

Ao tomar conhecimento da ocorrência ou agravamento de doença relacionada ao trabalho, por meio de exames médicos definidos pela NR-07, o serviço de saúde da empresa deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q359859 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Barueri SP, SOLER

Deverão ser comunicadas ao INSS, mediante formulário "Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT", as seguintes ocorrências. Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.