Questões de Concursos Engenharia Civil

Resolva questões de Engenharia Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q982535 | Direito Civil, Contratos em Geral, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

João, desejando vender seu veículo, firma um contrato de compra e venda com Pedro, no qual ambos concordam com todas as condições, incluindo o preço e a forma de pagamento. No entanto, após a celebração do contrato, descobre-se que Pedro era menor de 16 anos no momento da venda. Diante dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta de acordo com o código civil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q1043241 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Uma norma técnica específica tem o objetivo de regulamentar a determinação do índice de vazios máximo de um solo.
A natureza dessa norma pode ser classificada como de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q982561 | Engenharia Civil, Hidrologia na Engenharia Civil, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

A equipe técnica responsável pela elaboração de um parecer sobre a qualidade da água de corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, considerando a Resolução CONAMA nº 357/2005 e alterações, indicou ser necessário constar no parecer algumas definições, dentre as quais o termo “ambientes lóticos”. Esse termo se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q954241 | Engenharia Civil, Manutenção em Engenharia Civil, Engenharia Civil, PGECE, UECE CEV, 2025

Com relação ao concreto fabricado em central, a adição suplementar de água não é admitida. Qualquer adição suplementar de água exigida pelo contratante exime o fornecedor de qualquer responsabilidade quanto às características do concreto constantes no pedido. Este fato, conforme a ABNT NBR 7212:2024,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q963528 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
not valid statement found
A laje deve ser considerada armada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q1030930 | Engenharia Civil, Edificação, Engenharia Civil, TCE RR, FGV, 2025

Na construção de uma edificação, um engenheiro quer produzir 4,1 m3 de um concreto com traço, em peso, de 1:1,8:2,7:0,5. Nesse concreto, os pesos específicos para o cimento, a areia, a brita e a água, valem respectivamente, 3,2 kgf/dm3 , 2,4 kgf/dm3 , 2,7 kgf/dm3 e 1,0 kgf/dm3 .

Sobre esse concreto, analise as afirmativas a seguir.

I. Serão necessários 1600 kg de cimento para produzir esse concreto.
II. O peso seco da areia somado ao da brita é de 8160 kg.
III. Serão necessários 800 litros de água para produzir esse concreto.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q964632 | Engenharia Civil, Impermeabilização em Engenharia Civil, Engenharia Civil, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Um conjunto habitacional será formado por 500 casas construídas inteiramente de concreto armado. Tais casas, após montada a armação, devem ter o concreto lançado dentro de fôrmas metálicas, de uma única vez. As paredes terão espessura final acabada de 10 cm, contando com uma única camada de armação no meio da parede. As instalações elétricas e hidráulicas serão concretadas juntamente com a armação. O cobrimento mínimo deve ser de 2,5 cm. A maior altura de lançamento será de 3,5 m e a menor altura será de 2,5 m. O lançamento de concreto será feito mediante o uso de bomba e mangote, diretamente pela abertura superior das fôrmas, ao longo de todas as paredes. A laje de teto será concretada juntamente com as paredes e terá espessura média de 12 cm. A edificação conta com uma área útil construída de 45 m² e o volume de concreto total de paredes e lajes é de 18 m³. A desforma precisa ser feita em, no máximo, 24 horas após o lançamento.
Analise:

I. Aplicar resina acrílica na área superficial externa das faces de paredes e lajes, garantindo que a água presente no concreto mantenha-se em reação de cura, sem que as intempéries como calor e ventos reduzam demais o fator águacimento.

II. Aspergir água diretamente sobre as paredes, preferencialmente na parte interna, pois a sombra e a temperatura mais amena que a do exterior manterão grande quantidade de umidade em contato com o concreto, garantindo a cura.

III. Apesar da pequena espessura das paredes, que poderia dissipar a água necessária à cura, a verticalidade impede que as intempéries retirem umidade em excesso, garantindo que um centro coeso de cura surja no interior do concreto.

Considerando a cura do concreto, após a desforma das paredes, é correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q954220 | Engenharia Civil, Planejamento e Gerenciamento de Obras, Engenharia Civil, PGECE, UECE CEV, 2025

Considerando os conceitos aplicados à metodologia BIM, é correto afirmar que “a capacidade de colaborar com outros, permitindo a interação entre pessoas, sistemas de operação ou organizações, com o objetivo de tornar a troca de informações mais eficaz e produtiva” está relacionada com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q975199 | Engenharia Civil, Escavações e Contenções, Engenharia Civil, TJBA, FGV

Com relação aos coeficientes de empuxo de terra relacionados a um muro de arrimo, analise as afirmativas abaixo, considerando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Para o seu cálculo, considera-se o solo granular, homogêneo, isotrópico, não saturado e de superfície horizontal.
( ) O coeficiente de empuxo ativo é calculado quando o solo se expande contra o muro, o que provoca o movimento do muro no sentido da expansão do solo.
( ) O coeficiente de empuxo passivo é calculado quando o muro desloca-se contra o solo, provocando a compressão do solo.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q982539 | Português, Sintaxe, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

Texto associado.

Os impactos ambientais da computação

Intensivo em uso de energia e água, o setor responde por 1,7% das emissões de carbono na atmosfera; uma nova área de pesquisa surge para lidar com o problema

Parte essencial da vida moderna, a computação está em todos os lugares. É difícil imaginar o cotidiano sem os recursos do mundo digital, como internet, redes sociais, streaming de vídeo, programas de inteligência artificial e os mais variados
aplicativos. Governos, organizações e empresas de diversos setores dependem cada vez mais das tecnologias da informação e comunicação (TIC). O crescente aumento da demanda computacional, contudo, gera impactos no meio ambiente. Estima-se que entre 5% e 9% da energia elétrica consumida no mundo se destine à infraestrutura de TI e comunicações em geral e ao seu uso. A Agência Internacional de Energia (IEA) alerta para uma tendência de forte aumento nessa demanda. O gasto energético de data centers, instalações com robusto poder de armazenamento e processamento de dados, e dos setores de inteligência artificial (IA) e criptomoedas, segundo a entidade, poderá dobrar no mundo em 2026 em relação a 2022, quando foi de 460 terawatts-hora (TWh) – naquele mesmo ano, o Brasil consumiu 508 TWh de energia elétrica.

“O uso de energia é inerente à computação”, constata a cientista da computação Sarajane Marques Peres, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e pesquisadora do Centro de Inteligência Artificial C4AI, financiado por FAPESP e IBM. [...]

“Todas as nossas atividades digitais, como navegar na internet, acessar redes sociais, participar de videoconferências e enviar fotos para os amigos, têm, em última instância, efeitos sobre o ambiente”, aponta a cientista da computação Thais Batista, presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e professora do Departamento de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A energia destinada aos data centers é usada não apenas para a operação dos servidores, mas também para manter em funcionamento seu sistema de refrigeração. “Por trabalharem sem parar em processamento numérico, os computadores aquecem, emitem calor e precisam ser resfriados e mantidos em uma temperatura razoavelmente baixa”, ressalta o cientista da computação Marcelo Finger, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. “A depender da matriz que produz essa energia, haverá mais ou menos efeitos nocivos no ambiente”, afirma Peres, referindo-se à emissão de dióxido de carbono (CO₂) quando são queimados combustíveis fósseis para a obtenção da energia elétrica utilizada.

Google, Microsoft, Apple, Amazon e outras grandes multinacionais de tecnologia, as chamadas big techs, comprometeram-se a zerar suas emissões de carbono até 2030 – segundo especialistas ouvidos pela reportagem, não há indícios de que esse objetivo possa ser atingido. Em 2023, último ano com dados disponíveis, as emissões dessas companhias cresceram principalmente por causa dos sistemas de inteligência artificial, que demandam grande poder de processamento – e, portanto, elevada carga energética – para serem treinados e funcionar.

O aumento do consumo de energia e da emissão de carbono não é o único fator que preocupa. O uso intensivo de água por data centers para manter em operação seus sistemas de refrigeração, bem como a emissão de calor no ambiente, também acendem um sinal de alerta. “O consumo hídrico é uma preocupação mais recente, visto que a maioria dos grandes data centers usa refrigeração líquida para seus equipamentos de grande porte”, ressalta o bacharel em computação científica Álvaro Luiz Fazenda, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus de São José dos Campos. Uma das soluções é usar fontes de água não potável para realizar os processos de resfriamento.

A exploração muitas vezes insustentável de elementos terras-raras e outros minerais, como silício, cobre e lítio, usados para a produção de discos rígidos, chips e baterias, e o descarte de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos que rapidamente se tornam obsoletos, também elevam a pressão da computação sobre os ecossistemas. [...]

Buscando enfrentar o problema, uma nova área de estudos, conhecida como computação verde ou sustentável, tem ganhado força no Brasil e no mundo. “Ela se refere ao conjunto de práticas, técnicas e procedimentos aplicados à fabricação, ao uso e ao descarte de sistemas computacionais com a finalidade de minimizar seu impacto ambiental”, explica o pesquisador da UFABC.

A fim de alcançar esse objetivo, várias práticas têm sido propostas, como elevar a eficiência energética de hardwares e softwares, permitindo que realizem as mesmas operações consumindo menos energia. Projetar sistemas mais duradouros, reparáveis e recicláveis, que reduzam a geração de lixo eletrônico, é outra abordagem, assim como priorizar o emprego de materiais sustentáveis na produção e operação de dispositivos computacionais e o uso de energias renováveis em data centers. [...]

Reduzir o gasto energético dos sistemas de inteligência artificial foi o que tentaram fazer os pesquisadores da startup chinesa DeepSeek. O chatbot DeepSeek-V3, lançado no fim de janeiro, causou surpresa ao apresentar desempenho comparável ao dos modelos da OpenAI e do Google, mas com custo substancialmente menor.

“O DeepSeek é um exemplo de que é possível desenvolver IA de boa qualidade usando menos recursos computacionais e energia”, ressalta o cientista da computação Daniel de Angelis Cordeiro, da EACH-USP. “Investir em pesquisa de algoritmos mais eficientes e em melhorias na gestão dos recursos computacionais usados nas etapas de treinamento e inferência pode contribuir para a criação de uma IA mais sustentável.” [...]


Adaptado de: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-impactosambientais-da-computacao/ Acesso em: 15 mar. 2025.

Assinale a alternativa que apresenta, entre parênteses, uma classificação correta para a palavra “se” destacada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q982551 | Engenharia Civil, Normas e Legislações, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

No contexto de gestão e execução de reformas de áreas comuns em edificações, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q954222 | Engenharia Civil, AutoCAD, Engenharia Civil, PGECE, UECE CEV, 2025

Sobre os comandos APARAR e ESTENDER do AutoCAD, é correto afirmar que o comando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q982530 | Legislação do Ministério Público, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

Segundo a Lei Orgânica Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que o membro vitalício do Ministério Público somente perderá o cargo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q975206 | Engenharia Civil, Revestimento, Engenharia Civil, TJBA, FGV

Para a execução de um revestimento, será executada argamassa com traço 1:2:8 em massa seca de cimento, cal e areia, com consumo de cimento igual a 150kg/m³. Para a execução de 1,2 m³ dessa argamassa, o menor número de sacos de 20kg de cal necessário é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q954221 | Engenharia Civil, AutoCAD, Engenharia Civil, PGECE, UECE CEV, 2025

Sobre os comandos LINHA e POLILINHA do AutoCAD, é correto afirmar que o comando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q954207 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, PGECE, UECE CEV, 2025

De acordo com a ABNT NBR 14.653-2:2011 – Avaliação de bens, Parte 2: Imóveis urbanos, na elaboração dos laudos de avaliação deve ser explicitado o grau de fundamentação atingido. Sobre o grau de fundamentação, adotado nos métodos comparativo direto de dados de mercado e comparativo direto de custo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q967532 | Engenharia Civil, Estruturas de Madeira, Engenharia Civil, CONAB, IADES

Entre os ensaios para determinação de propriedades das madeiras para projeto de estruturas, tendo em vista a caracterização completa das madeiras, a caracterização mínima e a caracterização simplificada, é correto citar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q961238 | Engenharia Civil, Normas e Legislações, Engenharia Civil, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

De acordo com a Portaria MCid nº 118, o Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC, de 15/03/2005 aprova os seguintes termos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q982534 | Direito Digital, Engenharia Civil, MPERS, AOCP, 2025

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surgiu de uma preocupação frequente, nas últimas décadas, em relação à proteção de dados. É possível notar isso, por exemplo, com a implementação do Marco Civil da Internet, que foi o pontapé inicial para o sistema judiciário passar a entender melhor a internet. Nesse momento, foram introduzidos conceitos de neutralidade de rede e liberdade de expressão. Em relação à LGPD, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q964621 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas em Engenharia Civil, Engenharia Civil, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Em um condutor elétrico qualquer ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.