Questões de Concursos Engenharia Civil

Resolva questões de Engenharia Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q1050552 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, TCE PA, FGV, 2024

A fundação de uma obra de engenharia foi realizada através de estacas, cravadas por meio de golpes de pilão.
Durante este processo de cravação, a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q1050553 | Engenharia Civil, Estradas e Transporte, Engenharia Civil, TCE PA, FGV, 2024

Um pavimento de estrada é classificado como sendo flexível.
Desta forma, pode-se dizer que duas das propriedades físicas desse pavimento são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q961215 | Engenharia Civil, Materiais de Construção na Engenharia Civil, Engenharia Civil, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Os requisitos de desempenho das esquadrias de alumínio são fixados, em geral, segundo normas técnicas, independentemente do tipo de material de que são compostos os caixilhos. Há também algumas normas específicas para esquadrias e aquelas relativas a acessórios, como fechos, borboletas etc., que precisam ser observadas. Com relação à especificação, os seguintes aspectos devem ser considerados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q968644 | Engenharia Civil, Fundação, Engenharia Civil, TRERR, FCC

Foram realizadas várias provas de carga em estacas do tipo Franki de 50 cm de diâmetro. Os valores característicos da carga de ruptura e da carga que conduziu ao recalque de 15 mm são, respectivamente, 2 200 kN e 1 750 kN. Considerando que a carga nessas estacas será de 1 000 kN, os coeficientes de segurança globais para a ruptura e para o recalque de 15 mm são, respectivamente, equivalentes a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q968649 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, TRERR, FCC

Ao se projetar as saídas de emergência em edifícios, devem ser consideradas as distâncias máximas a serem percorridas para atingir um local seguro. Em edificações em que a propagação do fogo é fácil, com estrutura e entrepisos combustíveis e desprovida de chuveiros automáticos, a distância máxima a ser percorrida, com mais de uma saída, deve ser igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q961231 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

De acordo com os conceitos da NBR 14.653-2/2011 (Avaliação de bens – imóveis urbanos), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q1037786 | Engenharia de Transportes e Trânsito, Trânsito, Engenharia Civil, TJ MT, FGV, 2024

Em um sistema viário, as vias são classificadas de acordo com o seu volume de tráfego e abrangência espacial.
Assinale a opção que relaciona os três tipos de vias, em ordem decrescente de volume de tráfego e abrangência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q1042165 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Em um solo com granularidade mais fina, a água que sobe pelos interstícios deixados pelas partículas sólidas é denominada de água
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q1042167 | Engenharia Civil, Estruturas, Engenharia Civil, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Uma característica da madeira é a variação de suas propriedades de acordo com a direção considerada.
Esta propriedade denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1057311 | Texto associado, Fonologia, Engenharia Civil, CIAAR, Aeronáutica, 2021

Texto associado.
O youtuber e Machado de Assis, ou uma polêmica bem-vinda
Cláudia Costin*

1§ Uma polêmica apareceu nos últimos dias, nas redes sociais, a partir de um comentário do youtuber Felipe Neto, sobre a atitude de escolas que tornam as obras de Machado de Assis obrigatórias. Segundo ele, o que estas deveriam promover seria a leitura por prazer, de forma a constituir, nas jovens mentes, o hábito de ler como uma atividade para toda a vida.
2§ Devo me confessar uma grande admiradora de Machado de Assis, um de nossos maiores escritores, um homem à frente de sua época, crítico de valores associados a aparências e à superficialidade humana na busca de status e do bacharelismo vigente. Mas entendi que nem sempre a linguagem do século 19 pode ser fácil para os adolescentes deste tempo de informações imediatas e superficiais.
3§ Num contexto em que adultos letrados leem muito pouco e não são vistos lendo livros por seus filhos, é compreensível que os jovens não percam tempo lendo outra coisa que não o que a escola lhes exige. A última edição da pesquisaRetratos da Leituracoloca-nos claramente como um país de não leitores. A média de livros lidos entre os entrevistados por ano é de 4,95 e só 2,55 deles lidos por inteiro.
4§ Cabe sim à escola fomentar a leitura por prazer, oferecendo livros que atraiam o interesse das novas gerações. Em tempos em que o trabalho humano, inclusive o que demanda habilidades mentais, vem sendo substituído por algoritmos, formar pensadores independentes, com um repertório cultural variado, aptos a entender a cultura de seu tempo e sua gênese, torna-se uma prioridade.
5§ E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.

* Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial.
Folha de S. Paulo, Opinião, 29 jan. 2021, p. A2. Adaptado.

Considere a passagem transcrita do texto.

“E a literatura nos ajuda a entender não só fatos pretéritos, mas as análises que, a cada época, eram feitas sobre a organização da sociedade. Machado, nesse sentido, é fundamental e merece, dia a dia, uma introdução à altura, instigante e engajadora, feita por bons professores, que orientem os alunos na leitura de suas obras e os ajudem a nelas navegar com profundidade e prazer estético.” (5§).

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre os aspectos morfossintáticos.

( ) O primeiro período do fragmento transcrito é composto por coordenação e por subordinação.

( ) Os itens lexicais “só”, “uma” e “bons”, de acordo com o número de sílabas, são monossílabos.

( ) As palavras “prazer”, “obras” e “fundamental”, quanto à posição da sílaba tônica, são oxítonas.

( ) O pronome “os” em “e os ajudem a nelas navegar...” exerce a função sintática de objeto direto.

( ) O termo “engajadora”, segundo o Novo Acordo Ortográfico, também admite a grafia “enganjadora”.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q1064253 | Auditoria Governamental, Controle Externo, Engenharia Civil, TCE PA, FGV, 2024

José, Auditor de Controle Externo do TCE-PA, integrava a equipe de auditorias que realizava um trabalho de conformidade em um órgão da administração pública estadual paraense. Ao analisar a evidência de um achado de auditoria, José, por motivos ideológicos, não manteve o distanciamento profissional necessário e não demonstrou uma atitude questionadora ao avaliar se a evidência obtida era suficiente e apropriada.
Considerando as disposições das NBASP-100, assinale o princípio fundamental de auditoria no setor público que não foi observado por José.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q1048128 | Engenharia Civil, Estruturas, Engenharia Civil, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

No projeto de uma viga de concreto armado, um engenheiro deseja calcular o espaçamento horizontal mínimo admissível para as barras da armadura longitudinal positiva. Sabe-se que a armadura é composta por duas barras com bitola 8,0mm e o agregado graúdo utilizado no concreto tem diâmetro máximo de 20mm.
Nessas condições, o espaçamento mínimo entre essas barras é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q970054 | Engenharia Civil, Ensaios, Engenharia Civil, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Na execução de obras em aterros, o ensaio de Palheta, também conhecido comoVane-Test,é realizado em campo para determinar a resistência não drenada de solos puramente coesivos. A esse respeito, julgue o item subsequente.

A velocidade do ensaio deve ser controlada, pois o aumento da velocidade leva a um endurecimento aparente do material, afetando o resultado do teste.

  1. ✂️
  2. ✂️

254Q970055 | Engenharia Civil, Ensaios, Engenharia Civil, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Na execução de obras em aterros, o ensaio de Palheta, também conhecido comoVane-Test,é realizado em campo para determinar a resistência não drenada de solos puramente coesivos. A esse respeito, julgue o item subsequente.

Devido ao efeito de fluência, o Vane-Test pode medir uma resistência do solo superior aquela que será utilizada no dimensionamento do aterro.

  1. ✂️
  2. ✂️

255Q1044303 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Engenharia Civil, TJ MT, FGV, 2024

O Sistema de Registro de Preços (SRP) é o conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras.
Considerando o exposto na Lei nº 14.133/2021, pode-se realizar licitação para registro de preços apenas na(s) modalidade(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q1044309 | Engenharia Civil, Planejamento e Controle de Obras, Engenharia Civil, TJ MT, FGV, 2024

Segundo o Sistema de Custos Rodoviários do DNIT (SICRO0), a duração total do ciclo de um equipamento corresponde ao tempo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q1044310 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, TJ MT, FGV, 2024

Das características a seguir de um solo, a mais importante para conferir estabilidade a um talude é a resistência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q1044312 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, TJ MT, FGV, 2024

Na realização de uma fundação, o termo “apiloamento” é definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q1054818 | Engenharia Civil, Geotecnia, Engenharia Civil, DETRAN CE, UECE CEV, 2018

Uma das propriedades fundamentais do comportamento dos solos se refere à sua resistência ao cisalhamento, característica essencial para a estabilidade em particular de obras de engenharia, tais como aterros, encostas, taludes, maciços de barragens e a capacidade de carga de fundações. A resistência ao cisalhamento de um solo é definida como a tensão do solo para um nível suficientemente grande de deformação que permita caracterizar uma condição de ruptura, estado no qual o solo não suporta mais acréscimo de carga. Os componentes que conferem ao solo uma resistência ao cisalhamento e consequente ruptura são o atrito interno e a coesão. Atente ao que se diz a seguir sobre a origem da parcela de resistência ao cisalhamento oriunda da coesão, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A coesão de um solo depende principalmente das tensões normais a ele aplicadas.

( ) A coesão de um solo depende particularmente da atração iônica entre partículas argilosas.

( ) A coesão de um solo se origina das tensões superficiais geradas pelos meniscos capilares.

( ) A coesão aparente de um solo se origina pelo efeito da sucção matricial e é função do grau de saturação do solo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q975207 | Engenharia Civil, Edificação, Engenharia Civil, TJBA, FGV

Foi disponibilizado no canteiro de obra um volume de 4,8 m³ de areia úmida. Sabe-se que a massa unitária dessa areia na condição seca é igual a 1500 kg/m³ e seu ensaio de inchamento indicou um inchamento médio de 20%. Indique o volume de concreto de traço 1:2,5:4 (em massa seca de cimento, areia e brita), e com consumo de cimento de 300,0 kg/m³, que pode ser executado a partir do volume de areia disponibilizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.