Questões de Concursos: Engenharia Elétrica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Engenharia Elétrica. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q961105 | Engenharia Elétrica, Subestação, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Para o fornecimento em MT da Light, quanto aos tipos de subestação, existe “um tipo destinado ao fornecimento de energia a instalações compostas por mais de uma unidade consumidora (shoppings, centros comerciais e outros)”. Este tipo descrito é uma subestação:

12 Q961113 | Engenharia Elétrica, Projeto e Orçamentação, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

De acordo com a Resolução nº 244, de 9 de maio de 2013, no Art. 5º, “umas das atribuições concorrentes dos comitês técnicos de obras nacional e regionais é emitir pareceres técnicos concernentes a aquisições de imóveis, projetos, obras e serviços de engenharia, em atendimento aos dispositivos das leis, bem como das resoluções do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho da Justiça Federal”. Das alternativas a seguir, qual se refere a essa atribuição?

13 Q961104 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

De acordo com o código de ética do engenheiro, é dever do profissional no exercício de sua profissão, ante o ser humano e a seus valores:

14 Q961106 | Engenharia Elétrica, Luminotécnica, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Para que um projeto de iluminação de ambientes de trabalho seja eficiente e funcional, o projetista deve se orientar pela ISO/CIE – 8995-1. Com base nos termos definidos por essa norma, analise as afirmativas a seguir.

I. Área da tarefa: área parcial em um local de trabalho no qual a tarefa visual está localizada e é realizada.

II. Entorno imediato: uma zona de no mínimo 1,50 m de largura ao redor da área da tarefa dentro do campo de visão.

III. Plano de trabalho: superfície de referência definida como o plano onde o trabalho é habitualmente realizado.

IV. Ângulo de corte: ângulo medido a partir do plano horizontal, acima do qual a(s) lâmpada(s) é(são) protegida(s) da visão direta do observador pela luminária.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

15 Q961108 | Engenharia Elétrica, NBR 5419, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Conforme a norma NBR 5419-3:2015, sobre subsistema de descida, o número de condutores de descida, para cada SPDA não isolado, não pode ser inferior a dois, mesmo se o valor do cálculo do perímetro dividido pelo espaçamento para o nível correspondente resultar em valor inferior. Deve-se utilizar, no posicionamento, o espaçamento mais uniforme possível entre os condutores de descida ao redor do perímetro. Os valores das distâncias entre os condutores de descida são dados de acordo com as classes do SPDA. Portanto, é correto afirmar que os valores típicos de distância entre os condutores de descida e entre os anéis condutores de acordo com a classe de:

16 Q961111 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“O planejamento, a execução e a fiscalização de obras, bem como a aquisição de imóveis no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de primeiro e segundo graus são disciplinados pela Resolução nº 179, de 21 de dezembro de 2011.” Para os fins desta resolução, considera-se o CADI-JUS como:

17 Q961097 | Engenharia Elétrica, NBR 5410, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

No dimensionamento dos condutores em relação às quedas de tensão, considerando que se a tensão nominal dos equipamentos de utilização previstos for coincidente com a tensão nominal da instalação, conforme a NBR 5.410, determina-se que, em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior a determinados valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação. De acordo com os percentuais dos valores recomendados pela norma, assinale a alternativa correta.

18 Q961101 | Engenharia Elétrica, Conservação da Energia, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Em relação à tensão de fornecimento de energia elétrica pela concessionária, existem critérios estabelecidos que determinam o nível de tensão de fornecimento para a unidade consumidora. Em relação aos critérios, analise as afirmativas a seguir.

I. Tensão secundária (baixa tensão) em rede aérea: quando a carga instalada na unidade consumidora for igual ou inferior a 75 kW.

II. Tensão secundária (alta tensão) em sistema subterrâneo: até o limite de carga conforme padrão de atendimento da distribuidora.

III. Tensão primária de distribuição superior a 69 kV: quando a carga instalada na unidade consumidora for superior a 75 kW e a demanda a ser contratada pelo interessado, para fornecimento, for igual ou inferior a 2.500 kW.

IV. Tensão primária de distribuição igual ou superior a 69 kV: quando a demanda a ser contratada pelo interessado, para fornecimento, for superior a 2.500 Kw.

Estão corretas apenas as afirmativas


19 Q961107 | Engenharia Elétrica, NBR 5419, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Cada tipo de dano, sozinho ou em combinação com outros, pode produzir diferentes perdas em uma estrutura a ser protegida. O tipo de perda pode acontecer dependendo das características da própria estrutura e do seu conteúdo. Conforme a norma 5419-2:2015, as perdas que estão representadas por L3 e L4 são, respectivamente:

20 Q961112 | Engenharia Elétrica, Projeto e Orçamentação, Engenharia Elétrica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Conforme Resolução nº 114, de 20 de abril de 2010, “cada obra terá o indicador de prioridade, obtido a partir da implantação de sistema de avaliação técnica que contemple, entre outros, os critérios de pontuação e ponderação”. Das alternativas a seguir, qual é um critério voltado à avaliação por pontuação?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.