Início

Questões de Concursos Engenharia Elétrica

Resolva questões de Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q972986 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJDFT, FGV, 2022

Uma instalação fabril hipotética paga mensalmente multa por consumo reativo excedente. Na análise da fatura de energia da instalação, é verificado que o consumo de energia ativa mensal é 600 kWh e que o consumo de energia reativa mensal é 800 kVArh. Para um mês comercial de 200 horas e considerando que os consumos mensais de potência ativa e reativa não oscilem ao longo dos meses do ano, a potência do banco de capacitores para corrigir o fator de potência para 0,92, em kVAr, é aproximadamente:

Dados:
cos-1 (0,92) = 23º
sen(23º) = 0,39
tan(23º) = 0,42
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q977355 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CONAB, CONSULPAM, 2025

Uma unidade armazenadora de grãos está implementando um plano de manutenção preventiva para seus sistemas elétricos. Considerando a técnica de inspeção mais indicada para identificar precocemente pontos quentes em conexões de painéis elétricos, barramentos e terminais de motores, que podem indicar falhas incipientes ou riscos de incêndio, sem a necessidade de desenergizar o equipamento, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q977356 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CONAB, CONSULPAM, 2025

No dimensionamento de condutores de baixa tensão para um circuito de alimentação de um motor de indução trifásico de 75 cv (55 kW), IV Polos, 440V, fator de serviço 1.15, regime S1, em uma unidade armazenadora de grãos, com temperatura ambiente de 40°C e agrupamento de 3 circuitos no mesmo eletroduto, o critério prioritário e frequentemente o mais restritivo, exigindo maior atenção do projetista para evitar falhas prematuras ou operação inadequada, conforme a NBR 5410, é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q966868 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CONAB, IADES

Certo projeto de proteção digital de rede elétrica possui um circuito responsável por coleta de amostras do sinal transmitido em 60 Hz da rede de distribuição. Para quantificar a taxa de amostragem, deve-se determinar pelo critério de Nyquist a quantidade mínima. Com base nessas informações, a frequência de amostragem mínima desse circuito é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1037799 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenharia Elétrica, TJ MT, FGV, 2024

Um motor de indução possui os valores de tensão e frequência nominais iguais a 440 V e 50 Hz, respectivamente. Deseja-se instalar esse motor em uma fábrica na qual a frequência de rede trifásica é 60 Hz.
Para que o motor opere nas condições mais próximas das de projeto sem que haja o risco de danificá-lo, a tensão de alimentação da rede, em volts, deverá ser de aproximadamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1062890 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Brasileiras e Estrangeiras, Engenharia Elétrica, TJ MS, FGV, 2024

A respeito das classes de incêndios, considere as afirmativas abaixo:

I. os incêndios de classe B são ocasionados por líquidos, gases inflamáveis e sólidos que se liquefazem;

II. os incêndios de classe C são aqueles ocasionados por equipamentos eletrônicos energizados;

III. os incêndios de classe D são ocasionados por gorduras animais ou óleos vegetais.

Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1080360 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Engenharia Elétrica, IF RS, FUNDATEC, 2023

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos apresentados pela Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência) às suas respectivas descrições.


Coluna 1
1. Acessibilidade.
2. Tecnologia assistiva.
3. Desenho universal.
4. Mobiliário urbano.
Coluna 2
( ) Produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
( ) Concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
( ) Conjunto de objetos existentes nas vias e nos espaços públicos, superpostos ou adicionados aos elementos de urbanização ou de edificação, de forma que sua modificação ou seu traslado não provoque alterações substanciais nesses elementos, tais como semáforos, postes de sinalização e similares, terminais e pontos de acesso coletivo às telecomunicações, fontes de água, lixeiras, toldos, marquises, bancos, quiosques e quaisquer outros de natureza análoga.
( ) Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1074772 | Redes de Computadores, Modelo Osi, Engenharia Elétrica, INSS, FUNRIO

O modelo de interconexão de sistemas abertos (OSI) tem sete camadas e foi criado com o objetivo de padronizar os protocolos das diversas camadas de serviços de comunicação. Nesse modelo de sete camadas, a camada de número 4 (quatro) é denominada camada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1002081 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TRT 7 Região CE, FCC

O efeito Seebeck é um fenômeno físico que explica o funcionamento do dispositivo usado em instrumentação industrial denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1072797 | Sem disciplina, Distribuição Na Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito dos relés de proteção em sistemas elétricos de potência
em alta-tensão, julgue os itens subseqüentes.
Tempo de rearme ou de restabelecimento (reset time) do relé é o intervalo de tempo necessário para reposicionar o relé para operação, após desligamento prolongado para manutenção.
  1. ✂️
  2. ✂️

172Q972976 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJDFT, FGV, 2022

Um circuito de fio de cobre de 4,0 mm2 composto por fase, neutro e terra alimenta um equipamento elétrico monofásico de 4 kW. A tensão de alimentação é de 200 V.
O comprimento máximo desse circuito, em metros, para que a queda de tensão nele não ultrapasse a 1% é de

Dado: A resistividade do fio de cobre é de 0,02Ω.mm2/m.

Observação: comprimento do circuito é a distância percorrida do quadro de distribuição até a carga.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q963771 | Português, Significação Contextual de Palavras, Engenharia Elétrica, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Em um belo artigo, o físico Marcelo Gleiser, analisando a constatação do satélite Kepler de que existem muitos planetas com características físicas semelhantes ao nosso, reafirmou sua fé na hipótese da Terra rara, isto é, a tese de que a vida complexa (animal) é um fenômeno não tão comum no Universo.
Gleiser retoma as ideias de Peter Ward expostas de modo persuasivo em "Terra Rara". Ali, o autor sugere que a vida microbiana deve ser um fenômeno trivial, podendo pipocar até em mundos inóspitos; já o surgimento de vida multicelular na Terra dependeu de muitas outras variáveis físicas e históricas, o que, se não permite estimar o número de civilizações extraterráqueas, ao menos faz com que reduzamos nossas expectativas.
Uma questão análoga só arranhada por Ward é a da inexorabilidade da inteligência. A evolução de organismos complexos leva necessariamente à consciência e à inteligência?
Robert Wright diz que sim, mas seu argumento é mais matemático do que biológico: complexidade engendra complexidade, levando a uma corrida armamentista entre espécies cujo subproduto é a inteligência.
Stephen J. Gould e Steven Pinker apostam que não. Para eles, é apenas devido a uma sucessão de pré-adaptações e coincidências que alguns animais transformaram a capacidade de resolver problemas em estratégia de sobrevivência. Se rebobinássemos o filme da evolução e reencenássemos o processo mudando alguns detalhes do início, seriam grandes as chances de não chegarmos a nada parecido com a inteligência.


(Adaptado de Hélio Schwartsman. Folha de S. Paulo, 28/10/2012)


mundos inóspitos...
Uma questão análoga ...

Considerando-se o contexto, o sentido dos elementos grifados acima está reproduzido, respectivamente, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q963783 | Português, Engenharia Elétrica, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Entre 1874 e 1876, apareceu numa revista alemã uma série de artigos sobre a pintura italiana. Eles vinham assinados por um desconhecido estudioso russo, Ivan Lermolieff, e fora um igualmente desconhecido Johannes Schwarze que os traduzira para o alemão. Os artigos propunham um novo método para a atribuição dos quadros antigos, que suscitou entre os historiadores reações contrastantes e vivas discussões. Somente alguns anos depois, o autor tirou a dupla máscara na qual se escondera. De fato, tratava-se do italiano Giovanni Morelli. E do “método morelliano” os historiadores da arte falam correntemente ainda hoje.
Os museus, dizia Morelli, estão cheios de quadros atribuídos de maneira incorreta. Mas devolver cada quadro ao seu verdadeiro autor é difícil: muitíssimas vezes encontramo- nos frente a obras não assinadas, talvez repintadas ou num mau estado de conservação. Nessas condições, é indispensável poder dintinguir os originais das cópias. Para tanto, porém, é preciso não se basear, como normalmente se faz, em características mais vistosas, portanto mais facilmente imitáveis, dos quadros. Pelo contrário, é necessário examinar os pormenores mais negligenciáveis, e menos influenciados pelas características da escola a que o pintor pertencia: os lóbulos das orelhas, as unhas, as formas dos dedos das mãos e dos pés. Com esse método, Morelli propôs dezenas e dezenas de novas atribuições em alguns dos principais museus da Europa.
Apesar dos resultados obtidos, o método de Morelli foi muito criticado, talvez também pela segurança quase arrogante com que era proposto. Posteriormente foi julgado mecânico, grosseiramente positivista, e caiu em descrédito. Por outro lado, é possível que muitos estudiosos que falavam dele com desdém continuassem a usá-lo tacitamente para as suas atribuições. O renovado interesse pelos trabalhos de Morelli é mérito de E. Wind, que viu neles um exemplo típico da atitude moderna em relação à obra de arte - atitude que o leva a apreciar os pormenores, de preferência à obra em seu conjunto. Em Morelli existiria, segundo Wind, uma exacerbação do culto pela imediaticidade do gênio, assimilado por ele na juventude, em contato com os círculos românticos berlinenses.


(Adaptado de Carlo Ginzburg. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. S.Paulo: Cia. das Letras, 1989, p.143-5)

Atente para as afirmações abaixo sobre a pontuação empregada no texto.

I. Em e fora um igualmente desconhecido Johannes Schwarze que os traduzira para o alemão (primeiro parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois de Schwarze sem prejuízo para o sentido e a correção.

II. No segundo parágrafo, os dois-pontos empregados imediatamente depois da palavra difícil introduzem um segmento explicativo, ao passo que o mesmo sinal de pontuação empregado depois de pertencia introduz uma enumeração.

III. Em que viu neles um exemplo típico da atitude moderna em relação à obra de arte - atitude que o leva a apreciar os pormenores, de preferência à obra em seu conjunto (terceiro parágrafo), o travessão poderia ser substituído por uma vírgula sem prejuízo para a correção.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q977359 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CONAB, CONSULPAM, 2025

Para um sistema de iluminação de um grande armazém de grãos com pé-direito de 12 metros, a combinação de tecnologia de lâmpadas, método de cálculo luminotécnico, e estratégia de controle de operação, que oferece a maior eficiência energética e qualidade de iluminação, atendendo às normas para ambientes industriais, pode ser considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q963802 | Engenharia Civil, Orçamento no Planejamento de Obras, Engenharia Elétrica, TRF 4ª REGIÃO, FCC

A série de custos e índices do SINAPI refere-se ao custo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q966883 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, CONAB, IADES

Determine (A – B)(2) em base binária, considerando que A = 10001111(2) e B = 10000110(2).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1074775 | Matemática, Aritmética e Problemas, Engenharia Elétrica, INSS, FUNRIO

Programas tal como o Selo Procel da Eletrobrás tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, proporcionando, assim, economia na conta de energia elétrica. Também estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente. Com relação às práticas recomendadas para o uso eficiente de energia elétrica, considere os enunciados abaixo.

I. O monitor tradicional é responsável pelo consumo de 60% a 80% da energia gasta pelo computador. Por isso, deve-se preferir a tela de cristal líquido, que economiza até 40% em relação ao total gasto pelo computador, apesar de mais cara.
II. Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, ficando atrás apenas do chuveiro. Ela contribui com 25% a 30% do valor da conta de luz. Para gastar menos energia com o uso da geladeira, não se deve descongelá-la regularmente. A crosta de gelo ajuda a reduzir o consumo energético.
III. Instalações com tensão em 110 V gastam menos energia que as instalações com tensão em 220 V, e, portanto, as primeiras devem ser priorizadas.

Está correto APENAS o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1044323 | Engenharia Elétrica, Instalações Elétricas em Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TJ MT, FGV, 2024

Um quadro de distribuição de baixa tensão atende a cargas de um pavimento de uma edificação, as quais são alimentadas por um conjunto de circuitos de iluminação, de tomadas de uso geral e de tomadas de uso específico.
Nesse quadro elétrico, cada tipo de circuito é protegido por disjuntores de diferente características, no qual destaca-se um circuito de tomada de uso específico, que é protegido por um disjuntor bifásico, 25 A, curva tipo C.
Em determinado momento houve um problema no disjuntor geral do quadro, o qual era trifásico, 50 A e curva tipo C.
Como não havia um disjuntor de características semelhantes para pronta substituição, o disjuntor foi substituído provisoriamente por um disjuntor trifásico, 32 A, curva tipo B.
Em relação à atuação dos disjuntores de 32 A e 25 A no caso da ocorrência de um curto-circuito nesse circuito de uso específico, avalie as afirmativas a seguir:

I. Pode haver falta de seletividade para correntes entre 25 A e 32 A.
II. Pode haver falta de seletividade devido à sobreposição dos elementos magnéticos.
III. Pode haver falta de coordenação devido às diferenças entre as curvas tipo B e C.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1002092 | Engenharia Elétrica, Engenharia Elétrica, TRT 7 Região CE, FCC

Referente à administração de contratos, considere:

I. A empreitada por preços unitários deve ser selecionada nos casos nos quais o projeto não está bem definido.

II. O contrato tem força de lei entre as partes, portanto suas cláusulas preponderam sobre as leis ordinárias.

III. O memorial descritivo deve ser elaborado assim que o contrato for firmado pelas partes.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.