Início

Questões de Concursos Engenheiro

Resolva questões de Engenheiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


5161Q528813 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

A parte de um sistema de abastecimento de água, que é constituída de tubulações sem derivações, é chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5162Q394159 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Engenheiro, Instituto Nacional do Seguro Social, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização administrativa da União, julgue os itens seguintes.

A empresa pública exploradora de atividade econômica sujeita-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

5163Q784306 | Engenharia Elétrica, Redes de Telecomunicação e Telemática, Engenheiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

As centrais telefônicas podem ser classificadas quanto à capacidade final de terminais, à aplicação, à função na rede telefônica e à tecnologia de comunicação. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Nas centrais digitais ou espaciais, a conversão de analógica para digital é realizada no nível de interface de assinante.

  1. ✂️
  2. ✂️

5164Q723379 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Engenheiro, DNOCS, FCC

O primeiro-ministro Gilbert Fossoun Houngbo, membros do governo e dirigentes esportivos receberam no aeroporto de Lomé a seleção de seu país, que voltava de Angola sem ter participado de uma única partida da Copa Africana das Nações. Esse fato ocorreu com a seleção de futebol

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5165Q790977 | Engenharia Química, Engenheiro, ELETROBRÁS, NCE

Durante o tratamento de águas industriais para utilização em caldeiras, deve-se remover:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5166Q783042 | Agrimensura, Engenheiro, FUNAI, ESAF

Sobre Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados e ferramentas de geoprocessamento, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5167Q613081 | Informática, Modelo de Entidade Relacionamento, Engenheiro, INPI, NCE

A ordem que deve ser seguida na construção do modelo ambiental de um sistema de informação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5168Q752603 | Engenharia Agronômica, Engenheiro, SEAP PR, COPS UEL

Na matriz energética brasileira, o álcool é um componente importante, contribuindo para que mais de 10% da energia utilizada no Brasil venha de energia renovável. Sobre a tecnologia de produção deste biocombustível, é correto afirmar que:

I. Quanto maior o tempo de fermentação do mosto, maior o número de células de levedura, maior a produtividade.

II. As duas fases do metabolismo energético de leveduras são catabolismo e anabolismo. Na primeira há consumo de ATP e, na segunda, produção.

III. Altas concentrações de açúcares no mosto promovem altos teores alcoólicos nas dornas de fermentação, podendo comprometer a viabilidade das células, ou ainda ocorrer fermentação lenta e incompleta.

IV. A frutose e a glicose são prontamente assimiladas pela levedura no processo fermentativo. Já a sacarose necessita ser desdobrada em glicose, através de uma hidrólise, também conhecida como "inversão da sacarose".

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5169Q529895 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Engenheiro, Assembléia Legislativa ES, NCE

Muitas obras de construção civil utilizam-se de andaimes de madeira. Em relação a esses dispositivos e à NR18, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5170Q530426 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Engenheiro, FUB, CESPE CEBRASPE

Acerca de licitações públicas, julgue os próximos itens.

Se a administração abrir uma licitação para a construção de uma escola, comprometendo a formulação inicial da proposta, nessa situação, deve-se interromper os prazos do edital e iniciar um novo prazo de 45 dias entre a publicidade e a habilitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

5171Q397065 | Direito Administrativo, Procedimento, Engenheiro, ELETROBRÁS, NCE

O método abaixo que é freqüentemente utilizado na avaliação econômica de projetos públicos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5172Q619797 | Informática, PMBOK, Engenheiro, MC, CESPE CEBRASPE

A respeito de PMBOK e de gerenciamento de projetos, julgue os itens que se seguem.

Um ciclo de vida de um projeto pode ser dividido em fases, em que o fim de cada fase, em geral, marca o início da fase seguinte. O término de uma fase pode ser reconhecido pela apresentação de uma entrega (deliverable), que é um subproduto tangível que pode ser avaliado. Iniciação, planejamento, execução e encerramento são fases em um ciclo de vida genérico.

  1. ✂️
  2. ✂️

5173Q785691 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Engenheiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que versam sobre a conversão eletromecânica de energia que ocorre em máquinas rotativas.

Tensões induzidas surgem nos terminais dos enrolamentos de armadura de uma máquina rotativa somente quando a máquina opera como gerador

  1. ✂️
  2. ✂️

5174Q534559 | Engenharia Civil, Engenheiro, CESAN ES, CESPE CEBRASPE

Em face da complexidade dos desenhos de engenharia, torna-se necessária a utilização de procedimentos de gerenciamento e organização dos mesmos. No programa AutoCAD, o LAYER é uma ferramenta que permite desenvolver o desenho em camadas superpostas e independentes. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ao se congelar (FREEZE) uma camada, os elementos nela contidos não são regenerados, reduzindo, assim, o tempo de regeneração do desenho como um todo.

  1. ✂️
  2. ✂️

5175Q788274 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

Considere as afirmações abaixo sobre o fluido de corte Sintéticos. 1 - são produtos compostos por inibidores de ferrugem, detergentes e agentes umectantes, diluídos em água 2 - oferecem boa proteção contra a corrosão, porém não lubrificam. 3 - são agentes de melhoria da operação de usinagem. As afirmações VERDADEIRAS são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5176Q529714 | Engenharia Civil, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

No que se refere a sistemas viários de transportes, julgue os itens a seguir. Veda-se a utilização de pallets marítimos para carga e descarga em transporte aéreo, porque estes apresentam características muito diferentes dos pallets aeronáuticos, que são confeccionados em alumínio.
  1. ✂️
  2. ✂️

5177Q721460 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional Relação entre Países, Engenheiro, DNOCS, FCC

No dia 13 de dezembro de 2009, o primeiro ministro de um importante país da Comunidade Europeia foi ferido no rosto com uma escultura de metal. A agressão aconteceu logo depois de um comício em que o político atacou a "esquerda marxista" e os juízes de seu país. Esse episódio acon-teceu com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5178Q783431 | Agrimensura, Engenheiro, SEMAD ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as Normas Técnicas para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais, elaboradas pelo INCRA, que tentam assegurar a homogeneidade e a sistematização no cadastro de imóveis rurais, julgue os seguintes itens.

As normas técnicas exigem que as cartas sejam elaboradas com base no sistema de projeção UTM.

  1. ✂️
  2. ✂️

5179Q613453 | Informática, Dispositivos, Engenheiro, CER RR, CESPE CEBRASPE

Redes de computadores são constituídas por diversos dispositivos interconectados de maneira a permitir o compartilhamento de recursos em uma corporação. Acerca dos fundamentos de redes de computadores, julgue os itens a seguir.

Um roteador pode ser considerado um dispositivo de camada 3, quando comparado ao modelo OSI. Esse dispositivo utiliza protocolos de roteamento para manter a tabela de rotas consistente, de maneira a realizar o roteamento sobre protocolos roteáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

5180Q540496 | Engenharia Civil, Engenheiro, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Considere que, durante a execução de uma obra, um fiscal do trabalho tenha visitado o canteiro de obras e tenha observado os seguintes fatos:

• Em alguns locais da obra, eram usados andaimes suspensos e, em outros, devido à impossibilidade de instalação de andaimes, eram utilizadas cadeiras suspensas, sendo todos esses dispositivos pendurados por cabos de fibra sintética.

• Embora portassem cinto de segurança tipo paraquedista, os trabalhadores executavam serviços no telhado, durante a chuva, sem estarem fixados em um cabo-guia de aço.

• A empresa exigia, no momento da contratação dos trabalhadores, que eles já possuíssem equipamentos de proteção individual. No entanto, os equipamentos coletivos seriam fornecidos pela empresa.

• Devido à impossibilidade de acesso ao local da obra por meio de ônibus, os trabalhadores eram transportados na carroceria de um caminhão adaptado para transporte de pessoas.

Tendo como base as informações do caso hipotético acima descrito, julgue os próximos itens.

A empresa responsável pela obra é obrigada a fornecer os equipamentos de proteção individual.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.