Início

Questões de Concursos Engenheiro Área Engenharia Elétrica

Resolva questões de Engenheiro Área Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q789067 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Com base na Norma Regulamentadora (NR) n.º 10 do Ministério do Trabalho e Emprego, que versa sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade, julgue os itens a seguir.

Os profissionais que realizam intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 V, em corrente alternada, ou superior a 120 V, em corrente contínua, devem receber treinamento de segurança para trabalhos com instalações elétricas energizadas. A carga horária mínima do treinamento é de quarenta horas e seu conteúdo deve contemplar, entre outros assuntos, proteção e combate a incêndios e primeiros socorros.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q790248 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

A respeito da manutenção preventiva e corretiva em equipamentos elétricos e em sistemas e instalações elétricas prediais, julgue os itens seguintes.

O mau aterramento provoca diversos problemas, como travamento constante de computadores, interferências e ondulações nas imagens de monitores de vídeo, queima de placas eletrônicas e circuitos integrados supostamente novos e funcionais e resposta super-rápida de componentes para proteção de circuitos, como fusíveis e disjuntores, além do perigo de choque elétrico ao usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q788975 | Engenharia Elétrica, Dispositivos Eletrônicos, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

A diversidade de sistemas no-breaks disponível no mercado requer do engenheiro um conhecimento sólido sobre as principais vantagens e desvantagens das topologias existentes, que possibilite a escolha certa para uma aplicação específica. A respeito das características dos principais sistemas no-breaks, julgue os itens de 150 a 156.

O no-break com topologia stand-by é o mais utilizado para a alimentação de computadores pessoais. Nessa configuração, o circuito inversor, que converte tensão alternada em contínua, é alimentado somente quando ocorre falta de energia na fonte primária.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q552774 | Informática, Softwares, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

O AutoCAD é um programa de CAD (computer aided design) comercializado desde 1982. Sua arquitetura aberta, ideal para o desenvolvimento de aplicativos, torna possível a sua utilização nas mais diferentes tarefas de desenho e projeto em engenharia. No que se refere às características do AutoCAD, julgue os próximos itens.

O fato de o contador de coordenadas da área gráfica do AutoCAD indicar os números 7 e 15 para as coordenadas X e Y, respectivamente, significa que o ponto indicado pelo cursor de tela situa-se, necessariamente, a 7 cm em relação ao eixo X e a 15 cm em relação ao eixo Y.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q790113 | Engenharia Elétrica, Fiscalização, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando a contratação de uma empresa por parte de órgão público para a execução de serviços e obras, julgue os itens a seguir, acerca do acompanhamento da aplicação de recursos e do controle da execução dos serviços e obras.

Caso as medições do serviço executado pela empresa contratada não sejam aprovadas pela fiscalização do órgão contratante, não será apropriado efetuar o pagamento das faturas referentes a essas medições.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q786634 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Uma carga equilibrada ligada em triângulo, conectada a uma rede elétrica trifásica a três condutores, é alimentada em tensão de linha igual a 200 V. Cada fase da carga é composta por uma impedância formada pela conexão em série de uma resistência de 12 ohms e uma reatância indutiva de 16 ohms.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

A carga em questão funciona com fator de potência indutivo igual a 0,8.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q785597 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca das características do programa AutoCAD Electrical.

Alguns componentes elétricos são tratados de forma hierárquica pelo AutoCAD Electrical. Em um relé, por exemplo, a bobina é designada de parent (pai) e cada contato de child (filho). Para se estabelecer o vínculo, ou referência cruzada, entre a bobina e os respectivos contatos do relé, ativa-se o botão Parent/Sibling a partir da paleta SCHEMATIC e do comando INSERT COMPONENT.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q786522 | Engenharia Elétrica, Iluminação Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, no cálculo de iluminação em diversos ambientes de trabalho, são utilizados o método dos lumens e o das cavidades zonais, entre outros, julgue os itens que se seguem.

O método dos lumens é o mais apropriado para o cálculo de iluminação tanto para a aplicação em ambientes interiores quanto para a aplicação em ambientes exteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q789079 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação às modalidades tarifárias previstas na Resolução Normativa n.º 414/2010 da ANEEL e alterações, julgue os itens a seguir.

Na modalidade tarifária horária azul, há diferenciação da demanda de potência para os postos tarifários na ponta e fora de ponta; na modalidade tarifária horária verde, uma única tarifa de demanda de potência é aplicada.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q787368 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

A respeito da manutenção preventiva e corretiva em equipamentos elétricos e em sistemas e instalações elétricas prediais, julgue os itens seguintes.

Considere que, em uma tarefa de manutenção corretiva, um transformador seja utilizado na saída de um cabo de alimentação para reduzir a corrente elétrica a um valor seguro que possa ser medido por um amperímetro analógico e que o transformador de corrente possua como características uma relação de transformação nominal (relação entre número de espiras do secundário para o número de espiras do primário) igual a kn = 120 e um fator de correção de relação dado por FCR = 1,025. Com base nessas informações e assumindo-se que o amperímetro registre uma corrente RMS igual a 6,0 A, é correto afirmar que a amplitude da corrente através do cabo de alimentação, em valor RMS, estará compreendida entre 700 A e 800 A.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q788712 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação às modalidades tarifárias previstas na Resolução Normativa n.º 414/2010 da ANEEL e alterações, julgue os itens a seguir.

O posto tarifário intermediário, aplicado às unidades consumidoras do grupo B que optem pela tarifa branca, corresponde tipicamente ao período de horas conjugado ao posto tarifário ponta, sendo uma hora imediatamente anterior e outra imediatamente posterior.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q785983 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando que fatores como aspectos físicos e estética são relevantes para se projetar e construir circuitos em média tensão, julgue os itens de 176 a 178, acerca de arranjos de circuitos subterrâneos em média tensão.

A proteção contra sobrecorrente de rede subterrânea caracterizada por arranjo radial simples é provida por fusíveis. No entanto, dependendo da coordenação dessa proteção, ela também poderá ser provida por seccionadores ou até mesmo por religador automático.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q785395 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação às prescrições da NR n.º 10 sobre trabalhos que envolvam alta tensão, julgue os itens que se seguem.

Os serviços em instalações elétricas energizadas em alta tensão, bem como aqueles executados em sistemas elétricos de potência, devem ser, preferencialmente, realizados por duplas de trabalhadores. Serviços dessa natureza poderão ser realizados individualmente caso o profissional designado para a execução do trabalho tenha experiência mínima de dez anos com trabalhos em alta tensão, comprovada em carteira de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q784588 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação às prescrições da NR n.º 10 sobre trabalhos que envolvam alta tensão, julgue os itens que se seguem.

Os profissionais que venham a intervir em instalações elétricas energizadas com alta tensão devem receber treinamento de segurança complementar, com carga horária mínima de quarenta horas, específico para garantir sua segurança no trabalho em sistema elétrico de potência e em suas proximidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q785397 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma instalação industrial alimentada em sistema trifásico, com tensão fase-neutro igual a 100 V, tenha duas cargas equilibradas ligadas em paralelo que absorvem da rede elétrica 1 kW e 2 kW, com fatores de potência indutivos iguais a 0,8 e 0,6, respectivamente, julgue os itens que se seguem.

A instalação total de 3 kVar de potência reativa puramente capacitiva, como forma de compensar a potência reativa que é absorvida pelas cargas, é insuficiente para tornar o fator de potência dessa instalação unitário.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q786012 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Uma carga equilibrada ligada em triângulo, conectada a uma rede elétrica trifásica a três condutores, é alimentada em tensão de linha igual a 200 V. Cada fase da carga é composta por uma impedância formada pela conexão em série de uma resistência de 12 ohms e uma reatância indutiva de 16 ohms.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Caso um capacitor com reatância de 25 ohms seja ligado em paralelo em cada uma das fases da carga trifásica, a instalação resultante não precisará absorver potência reativa da rede elétrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q787606 | Engenharia Elétrica, Geração e Distribuição de Energia Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando que, em um projeto de edifício de uso coletivo, deverão ser dimensionados os componentes da entrada de serviço para atender cargas que demandam cerca de 200 kVA, julgue os próximos itens.

Dada a demanda da carga, o atendimento do edifício deverá ser feito com tensão secundária, com ramal de ligação aéreo, diretamente da rede de distribuição em baixa tensão, isto é, não necessariamente dos terminais do transformador de distribuição da companhia distribuidora.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q787933 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma instalação industrial alimentada em sistema trifásico, com tensão fase-neutro igual a 100 V, tenha duas cargas equilibradas ligadas em paralelo que absorvem da rede elétrica 1 kW e 2 kW, com fatores de potência indutivos iguais a 0,8 e 0,6, respectivamente, julgue os itens que se seguem.

A corrente de linha necessária para atender essa instalação é inferior a 20 A, mas, caso haja compensação reativa de modo a fazer que o fator de potência resulte em unitário, esse valor de corrente será reduzido para apenas 10 A.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q790091 | Engenharia Elétrica, Geração e Distribuição de Energia Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Tendo como base as condições gerais de fornecimento de energia elétrica estabelecidas pela Resolução Normativa n.º 414/2010 da ANEEL e alterações, julgue os próximos itens.

A distribuidora deve atender, gratuitamente, à solicitação de fornecimento para unidade consumidora localizada em propriedade ainda não atendida, cuja carga instalada seja menor ou igual a 50 kW, a ser enquadrada no grupo B. Esse tipo de atendimento, entretanto, é restrito a situações nas quais fique comprovado não haver necessidade de reforço, melhoramento ou extensão de rede em tensão igual ou inferior a 138 kV no trecho de rede que venha a atender a unidade consumidora.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q787607 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação às prescrições da NR n.º 10 sobre trabalhos que envolvam alta tensão, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a NR n.º 10, alta tensão em corrente alternada é definida como qualquer tensão com valor igual ou superior a 13.800 V, medida entre fases ou entre fase e terra.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.