Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q750410 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

O setor de máquinas agrícolas desenvolveu-se bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, o país exporta máquinas e implementos agrícolas para diversas partes do mundo. No contexto desse desenvolvimento, surgiram os pulverizadores eletrostáticos e os equipamentos que viabilizam a agricultura de precisão. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Para fins de agricultura de precisão, as máquinas colhedoras combinadas automotrizes devem ser equipadas para receber sinais de satélites (GPS) — que determinam sua posição precisa durante a operação — e com sensores — que medem a quantidade de grãos colhidos —, o que possibilita a geração de mapas de produção, que podem ser usados na safra seguinte.

  1. ✂️
  2. ✂️

1082Q184398 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

                                                                                           alvo

                               faixa espectral                       A            B          C

                               verde                                    0,04       0,12       0,01

                               vermelho                              0,02       0,16            0

                               infravermelho próximo         0,25       0,21            0

Considere que o satélite Landsat-8, lançado pelos Estados Unidos em maio de 2013, adquiriu uma imagem de uma região coberta com manchas de lagoa, floresta e área urbana. Os valores digitais médios nas faixas espectrais do verde, do vermelho e do infravermelho próximo foram convertidos para valores de refletância, conforme mostrados na tabela acima. Considerando essas informações e com base na configuração do satélite Landsat-8, julgue o item que se segue.

Os alvos A, B e C representam, respectivamente, floresta, área urbana e reservatório de água.

  1. ✂️
  2. ✂️

1083Q749932 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

A cana-de-açúcar é conhecida como cultura que utiliza baixos níveis de agrotóxicos. O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, possui tecnologia disponível para o monitoramento e controle das principais pragas, visando racionalizar o uso de inseticidas. A broca da cana Diatraea saccharalis, é uma mariposa cujas larvas causam a morte da gema apical e danos no interior do colmo da cana-de-açúcar. Através dos orifícios abertos pelas larvas, ocorre penetração de fungos dos gêneros Fusarium e Colletotrichum, que causam a podridão vermelha. Qual o controle mais eficiente para esta praga?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1084Q749686 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação à hidráulica aplicada à agricultura, julgue os itens subsequentes.

Se a pressão atmosférica, a pressão de vapor e a altura estática de sucção forem constantes, o NPSH (Net Positive Suction Head) disponível diminuirá com a redução da perda de carga total na tubulação de sucção. Desse modo, para uma mesma tubulação, o NPSH disponível é uma função crescente com a vazão, enquanto o NPSH requerido é uma função decrescente com a vazão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1085Q183170 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Algumas práticas culturais, como o consórcio de gramíneas com leguminosas, constituem maneiras efetivas de uso racional do solo. Em relação às práticas culturais e de manejo em explorações pecuárias, julgue os itens seguintes.

Para a determinação da combinação mais adequada de pastagens consorciadas com leguminosas, deve-se considerar as características adaptativas dos cultivares, a capacidade de retenção de folhas na seca e a distribuição da produção ao longo do ano.

  1. ✂️
  2. ✂️

1086Q668549 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

No dia 01 de agosto de 2019, a ANVISA publicou no Diário Oficial da União (DOU) o novo Marco Regulatório para avaliação e classificação toxicológica de agrotóxicos, com o objetivo de seguir o padrão internacional. Os fabricantes terão um ano para se adaptar. Com base nos conhecimentos sobre o assunto, julgue as alternativas a seguir:



I – os produtos de origem biológica, dispensados da apresentação de estudos toxicológicos conforme legislação específica, são enquadrados como Não Classificados;

II – categoria 1: Produto Extremamente Tóxico – Faixa Azul;

III – é enquadrado como “Não Classificado” quanto à toxicidade aguda, produtos de baixa toxicidade e periculosidade;

IV – produtos que atualmente são considerados muito tóxicos poderão ter uma classificação mais permissiva;

V – categoria 5: Produto Extremamente Tóxico – Faixa Vermelha.



Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q752525 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

Um agricultor planta, mensalmente, 10 hectares de tomate dos tipos Santa Cruz e Salada em região com clima em geral e temperatura favoráveis a essa cultura, em sistema de parceria com trabalhadores rurais conhecidos no campo como meeiros. Toda a sua produção anual é comprada por uma rede de supermercados e sacolões mediante contratos previamente assinados com essas empresas varejistas, comprometendo-se o agricultor a entregar o poduto duas vezes por semana. No verão, suas lavouras apresentaram alguns problemas fisiológicos e fitossanitários, tais como rachadura nos frutos, podridão estilar, manchas escuras no caule das mudas e posteriormente no pedúnculo dos frutos, queda de botões florais e talo oco. Esses problemas vêm reduzindo a produtividade das lavouras.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A rachadura dos frutos é normalmente causada pela oscilação hídrica no período de verão aliada a deficiências nutricionais da planta, especialmente de nitrogênio e potássio, o que deve ser controlada com o manejo correto da irrigação e utilização de adubação equilibrada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1088Q183189 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

Quando mal conduzida, a atividade da suinocultura pode gerar impactos ambientais gra-ves. Nesse sentido, a FATMA, órgão ambiental do Estado de Santa Catarina, expediu a Instrução Normativa-IN 11, que estabelece requisitos para o licenciamento dessa atividade. Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q752336 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

A mancha foliar do milho causada pelo fungo Phaeosphaeria maydis, também denominada de mancha branca ou pinta branca, apresenta distribuição generalizada pelas áreas produtoras de milho no Brasil. Esta doença passou a ser importante após 1990 e atualmente é uma das principais doenças do milho. Quais manejos e clima favorecem o aparecimento desta doença?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q751061 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos diversos aspectos relacionados à agropecuária moderna no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Recentemente, a imprensa noticiou casos de perdas de feijão em regiões brasileiras, em razão do excesso de chuvas. A fase em que chuvas excessivas são normalmente mais danosas a essa cultura corresponde ao final da maturação até a colheita dos grãos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1091Q752108 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, de acordo com as diferentes fitotecnias aplicadas às culturas agrícolas.

Na exploração comercial de mandioca, considerando o espaçamento de 1,0 m entre fileiras e duas plantas por metro na fileira, se todas as manivas vingarem, obtém-se 20.000 plantas/Ha. Com a utilização de cultivo em fileiras duplas, em que as fileiras simples são espaçadas por 0,5 m, e as fileiras duplas são espaçadas entre si por 1,0 m, mantendo-se a densidade de duas plantas por metro nas fileiras, obtém-se uma população 25% superior àquela do espaçamento simples.

  1. ✂️
  2. ✂️

1092Q752404 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Cada animal tem seu período de gestão médio próprio. Para a vaca e para a porca, esse período de gestão médio é, respectivamente, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q752150 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao emprego de máquinas e implementos nas operações agrícolas, julgue os próximos itens.

Nos processos convencionais, as gotas de agroquímicos são simplesmente lançadas contra os alvos; já no processo eletrostático, as gotas são levadas até seus alvos. A vantagem da utilização da eletrodeposição de agroquímicos está na capacidade da força eletrostática, que pode superar a força de resistência do ar ao movimento da gota, já que, normalmente, a força do campo eletrostático atinge toda a planta.

  1. ✂️
  2. ✂️

1094Q751895 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Com relação aos métodos de irrigação por aspersão convencional e por pivô central, julgue os itens subsequentes. Para se obter a adequada uniformidade no sistema de irrigação por aspersão, o alcance de cada aspersor deve ser superior a 70% do espaçamento entre os aspersores, ou seja, para aspersores cujo espaçamento é de 12 m, o alcance de cada aspersor deve ser superior 8,4 m.
  1. ✂️
  2. ✂️

1095Q749402 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

No computador que você trabalha está instalado o Windows XP. Neste caso, você pode localizar os arquivos salvos neste computador acessando a seção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q751006 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao uso da água e manejo de bacias hidrográficas.

O manejo de microbacias inclui um conjunto de atividades relativas à conservação de um ou mais recurso natural, essencial à equidade social e à sustentabilidade das atividades econômicas locais e ao controle da degradação do ambiente local, não abrangendo o controle ambiental das áreas a jusante e a montante da microbacia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1097Q751526 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de construções e instalações rurais, julgue os itens de 81 a 88.

Os materiais a serem empregados na construção e no revestimento de pisos dos armazéns de grãos devem ser escolhidos com especial atenção dados os aspectos técnicos e econômicos ligados diretamente à preservação dos produtos, sendo o concreto o principal material a ser empregado na construção do piso.

  1. ✂️
  2. ✂️

1098Q181670 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à irrigação e à drenagem, julgue os próximo item.

Na elaboração de projetos de drenagem superficial, deve-se considerar a capacidade dos drenos, determinada pelo método do balanço hídrico, que considera dados de precipitação máxima da área, evaporação, infiltração básica e tempo de drenagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

1099Q750788 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

Os sistemas sensores são equipamentos que estão a bordo dos satélites e sua função é captar e registrar a energia eletromagnética proveniente dos objetos na superfície terrestre. Sem eles não seria possível para o satélite obter imagens, ele estaria literalmente “cego”. Da mesma forma como nós captamos as cores dos objetos através dos nossos olhos, os sensores a bordo dos satélites captam a energia eletromagnética que é refletida ou emitida pelos objetos da superfície terrestre. Segundo a fonte da onda eletromagnética os sensores são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1100Q182763 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativo à hidrologia e à hidráulica aplicadas à agricultura.

O método de trecho a trecho e o de vazão fictícia, usados no dimensionamento de condutos perfurados, apresentam precisão similar, independentemente do número de saídas. Entretanto, quando o número de saídas laterais é grande, como na irrigação por gotejamento, o método de trecho a trecho é mais recomendável em razão de ser o mais simples.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.