Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1161Q752351 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à cartografia, julgue os itens a seguir. Para tanto, considere que a sigla UTM, sempre que empregada, refere-se a universal transversa de Mercator.

O sistema de projeção cartográfica UTM é utilizado nos mapeamentos sistemáticos do Brasil nas escalas de 1:500.000 e 1:1.000.000.

  1. ✂️
  2. ✂️

1162Q181488 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as commodities agrícolas e ambientais bem como suas formas de comercialização, julgue os próximos itens.

A água, a energia, a biodiversidade, a madeira, o minério, a reciclagem e a redução de poluentes na água, no solo e no ar são matrizes para a produção de commodities ambientais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1163Q751869 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Com relação à hidráulica aplicada à agricultura, julgue os itens subsequentes.

O dimensionamento de um sistema de tubulações em paralelo é mais complexo que o de um sistema em série, dada a redistribuição da vazão de entrada pelos trechos que são diretamente proporcionais às resistências hidráulicas, ou seja, os trechos onde ocorre maior perda de carga apresentam menor vazão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1164Q751883 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

A floresta constitui patrimônio pessoal e coletivo, proporcionando significativos benefícios diretos e indiretos ao homem. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Madeira, resinas e óleos essenciais são alguns dos produtos que representam o benefício direto da floresta. Os benefícios indiretos são os que as árvores ou florestas causam no clima, nos solos, nos recursos hídricos, como o sequestro de carbono e a mitigação do efeito estufa. Com isso, verifica-se a importância do reflorestamento, visto que as vegetações maduras têm importância pela imobilização de carbono na biomassa, sendo essa fixação função da velocidade de crescimento e do porte final das árvores.

  1. ✂️
  2. ✂️

1165Q750662 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

Na semeadura comercial de espécies agrícolas, o uso de sementes de boa qualidade fisiológica e sanitária é importante para que se tenha uma população adequada de plantas. Com respeito à utilização e à qualidade de sementes de culturas agrícolas, julgue os itens que se seguem.

Sementes de cebola produzidas na Europa e nos Estados Unidos da América podem ser utilizadas no Brasil, uma vez que produzem satisfatoriamente nas principais regiões produtoras do território nacional, desde que as condições climáticas da região de origem sejam semelhantes às condições nacionais na fase de produção de bulbos e que as sementes sejam semeadas na época mais adequada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1166Q750429 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

A escolha de solo e clima para a instalação de culturas agrícolas, especialmente de ciclo longo, deve ser feita de forma criteriosa e segura, para que o empreendimento agrícola alcance o sucesso desejado. No tocante às condições edáficas e climáticas necessárias ao desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das espécies cultivadas, julgue os itens seguintes.

Para a instalação de fruteiras de grande porte em áreas de mata, os produtores devem efetuar o desmatamento legal da área de plantio e nela plantar gramíneas ou leguminosas, por pelo menos dois anos antes do plantio do pomar, o que minimiza os problemas fitossanitários da cultura definitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

1167Q751470 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Na mecanização agrícola, os custos com combustíveis e lubrificantes são classificados como custos operacionais e geralmente representam de 20% a 30% dos custos totais com mecanização. O consumo de combustível está diretamente correlacionado ao tipo de atividade a ser desenvolvida pelo conjunto trator/implemento e à capacidade do referido conjunto na realização das diversas tarefas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Dois tratores, A e B, de potências semelhantes realizaram tarefas em duas áreas de 10 ha cada, em solos semelhantes. O trator A consumiu, em média, 15,8 L/h de combustível e o B, 21 L/h. O desempenho do trator A foi de 0,87 ha/h e o do B, de 1,21 ha/h.

Nessa situação, é correto afirmar que o trator B gastou menos combustível que o trator A para a realização de sua tarefa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1168Q752009 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

O setor de máquinas agrícolas desenvolveu-se bastante no Brasil nos últimos anos. Atualmente, o país exporta máquinas e implementos agrícolas para diversas partes do mundo. No contexto desse desenvolvimento, surgiram os pulverizadores eletrostáticos e os equipamentos que viabilizam a agricultura de precisão. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Os potenciais benefícios da pulverização eletrostática incluem a melhor deposição do produto pulverizado nas folhas das plantas e a conseqüente redução na deriva do produto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1169Q182710 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Os contratos de obras públicas, regidos pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1170Q751040 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

No Decreto nº 4.892, de 25 de novembro de 2003, capítulo V, “dos Impedimentos”, no Art. 8º, é vedada a concessão de financiamentos com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária àquele que tiver sido proprietário de imóvel rural com área superior à de uma propriedade familiar no(s) último(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1171Q751646 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

O manejo cultural das culturas agrícolas deve ser realizado de forma programada, utilizando toda a tecnologia disponível. Acerca da implantação e do manejo de hortaliças, julgue os itens subseqüentes.

Os produtores de pimentão a céu aberto têm dispensado a prática do tutoramento das plantas, em razão do ciclo curto e do porte baixo dessa cultura nesse tipo de ambiente, enquanto os produtores dessa espécie sob estufa têm utilizado essa prática em razão de a estufa proporcionar um ciclo mais longo às plantas e, conseqüentemente, uma maior produtividade de frutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1172Q752466 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

“A criação de galinhas caipiras constitui uma boa alternativa de renda, principalmente para a agricultura familiar. Neste sistema, quando se deseja incubar os ovos, o produtor deverá manter em seu plantel uma proporção de 1 reprodutor (galo) para ______ galinhas. Após a coleta dos ovos, estes deverão ser incubados por ______ dias para eclosão dos pintinhos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1173Q752020 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que se refere à secagem, ao beneficiamento e ao armazenamento de sementes. A velocidade do processo de deterioração de sementes é menor em condições de teste de envelhecimento precoce que a verificada em condições normais de armazenamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1174Q752549 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Furnas, FUNRIO

Foi conduzido um experimento com a finalidade de avaliar duas variedades e três espaçamentos entre as linhas de cana-deaçúcar, em modelo blocos ao acaso com cinco repetições. Nesse experimento os graus de liberdade para as fontes de variação Bloco, Variedade, Espaçamento, interação Variedade X Tratamento e Erro, foram respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1175Q750250 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, TERRACAP DF, FUNIVERSA

Na classificação da capacidade do uso das terras, é correto afirmar que um deflúvio superficial é caracterizado pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1176Q670640 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

Vários fatores contribuem para o ganho de produtividade na cultura do milho (Zea mays L.), dentre eles a disponibilidade de água, a incidência de radiação solar no dossel, o metabolismo e a translocação dos fotoassimilados para os grãos. Com base nos conhecimentos ecofisiológicos e edafoclimáticos para a cultura do milho no Estado do Acre, julgue as alternativas a seguir.


I – Não é indicado o cultivo em áreas com solos que apresentam profundidade inferior a 50 cm ou com solos muito pedregosos, isto é, solos nos quais calhaus e matacões ocupem mais de 15% da massa e/ou da superfície do terreno;

II – Em cultivos não irrigados, a disponibilidade de água para a lavoura varia segundo a distribuição da precipitação na região, a época de semeadura e a quantidade de água disponível no solo;

III – A fase mais crítica para a cultura, em relação ao déficit hídrico, é a de pendoamento;

IV – Os solos mais arenosos, poucos profundos ou com baixo teor de matéria orgânica, geralmente apresentam maior capacidade de fornecimento de água para as plantas;

V – Para a obtenção de boas produtividades a cultura do milho necessita de precipitação pluvial acima de 500 mm durante o ciclo; temperatura média diária acima de 19ºC e temperatura média noturna acima de 12,8ºC e abaixo de 25ºC.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1177Q752113 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

A escolha de solo e clima para a instalação de culturas agrícolas, especialmente de ciclo longo, deve ser feita de forma criteriosa e segura, para que o empreendimento agrícola alcance o sucesso desejado. No tocante às condições edáficas e climáticas necessárias ao desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das espécies cultivadas, julgue os itens seguintes.

A semeadura de safrinha de soja, feijão e milho nos cerrados tem proporcionado um considerável retorno econômico aos produtores, em razão do aumento da produtividade e da menor incidência de doenças na época do inverno.

  1. ✂️
  2. ✂️

1178Q751659 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Em determinado cultivo de mangas você observa que algumas árvores (adultas) apresentam sintomas de uma determinada doença. Os sintomas, assim são descritos: “presença das estruturas do fungo sobre a superfície vegetal, visível a olho nu, na forma de intenso crescimento pulverulento de cor branca que, em seguida, deixa a área afetada com aspecto ferruginoso. Os sintomas são observados em folhas, inflorescências, ramos e em frutos novos.” A sintomatologia descrita aponta para a doença conhecida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1179Q752109 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Os grãos do milho podem ser danificados no campo antes mesmo da colheita. Os agentes etiológicos Stenocarpella maydis e Stenocarpella macrospora são responsáveis por perdas significativas da qualidade sanitária dos grãos, ocasionando a doença conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1180Q182005 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de edafologia, julgue o item que se segue.

A disposição de culturas em faixas poderá ser útil no controle da erosão do solo, com base nas diferenças de densidade das culturas, no parcelamento dos lançantes e na disposição em contorno. Assim, para o controle da erosão eólica, as faixas devem ser orientadas perpendicularmente à direção predominante dos ventos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.