Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q1010468 | Engenharia Agronômica Agronomia, Utilização de Recursos Hídricos, Engenheiro Agrônomo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considere dois modelos digitais hipotéticos: um de elevação e outro de lençol freático de determinada área de estudo, denominados de EL e LF, respectivamente. Considere, ainda, que esses modelos possuam resoluções espaciais de 15 metros e de 30 metros, respectivamente. Com bases nessas informações, julgue o item a seguir.

O método geoestatístico mais apropriado para interpolar a camada com resolução de 30 metros para 15 metros é o do vizinho mais próximo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1222Q1056912 | Engenharia Agronômica Agronomia, Entomologia, Engenheiro Agrônomo, FUNAI, ESAF

Dos artrópodos-praga que causam prejuízo às plantas cultivadas, assinale a opção que indica aquele cujo principal dano é o consumo de folhas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1223Q965385 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Por meio do licenciamento ambiental, um instrumento de gestão da Política Nacional de Meio Ambiente, a administração pública busca exercer o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições do meio ambiente.

PORQUE

O licenciamento ambiental tem, por princípio, a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, assegurando, assim, a sustentabilidade dos ecossistemas em suas variabilidades físicas, bióticas, socioculturais e econômicas

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1224Q965392 | Engenharia Agronômica, Métodos de Controle de Pragas, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Os percevejos Piezodorus Guildinii e Nezara Viridula são grandes pragas da cultura de soja, mas eles podem ser controlados, evitando grandes prejuízos econômicos à cultura.

Entre os métodos utilizados para esse controle, encontram-se os que se realizam através de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1225Q1029268 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

No solo, os nutrientes são transportados para as raízes das plantas graças a três fenômenos de transporte. Esses fenômenos colaboram na oferta de nutrientes às plantas, contudo, a participação de cada um varia de acordo com o tipo de solo, o sistema radicular das plantas e a natureza de cada nutriente.

Sobre esses fenômenos, avalie as afirmativas a seguir.

I. O fluxo de massa ocorre quando os nutrientes se movem juntos com o fluxo de água em direção às raízes. Isso acontece principalmente devido à transpiração da planta, que cria um gradiente de pressão de água, atraindo água (e nutrientes dissolvidos) para a zona radicular.
II. A difusão é o movimento de íons de uma área de menor concentração para uma de maior concentração, em resposta a um gradiente de concentração ao redor das raízes.
III. A intercepção radicular ocorre quando as raízes crescem e entram em contato direto com partículas de solo que contêm nutrientes. Esse processo é limitado pela capacidade da planta de expandir o sistema radicular e encontrar nutrientes disponíveis no solo.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1226Q965401 | Engenharia Agronômica, Métodos de Controle de Pragas, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Na formulação de produtos fitossanitários, os ingredientes ativos são substâncias químicas capazes de controlar determinadas pragas em concentrações baixas, sendo necessários apenas alguns quilogramas ou menos, por hectare, para se obter o efeito desejado.

PORQUE

A adição de substâncias que facilitem o espalhamento da calda durante a aplicação e/ou a absorção do ingrediente ativo pela planta torna a ação do produto mais eficiente.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1227Q987299 | Engenharia Agronômica Agronomia, Morfologia e Física do Solo, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

O(a) __________ é uma técnica de manejo do solo utilizada em agricultura que envolve a aplicação de uma camada de material sobre a superfície do solo ao redor das plantas. Esta prática oferece uma série de benefícios tanto para a saúde do solo, quanto para o desenvolvimento das plantas, contribuindo significativamente para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Os materiais utilizados para o(a) _____ podem ser orgânicos ou inorgânicos, cada um com suas características e benefícios específicos.
Marque a alternativa que substitui corretamente a lacuna no texto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1228Q1008581 | Direito Ambiental, Engenheiro Agrônomo, SEASICSE, FGV, 2025

A respeito das Unidades de Conservação, integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1229Q966898 | Engenharia Agronômica, Métodos de Controle de Pragas, Engenheiro Agrônomo, CONAB, FJPF

Os insetos que atacam produtos armazenados são classificadas em três grupos: pragas primárias, internas ou externas; pragas secundárias e pragas associadas. Assim, Araecerus fasciculatus, Lasioderma serricorne, Oryzaephilus surinamensis e Psocopteros são, respectivamente, pragas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1230Q1031447 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

As cargas nos solos surgem devido a propriedades químicas e estruturais dos minerais de argila e da matéria orgânica. Existem dois principais tipos de cargas que se formam no solo, sendo elas: cargas permanentes/constantes e cargas dependentes do ph/variáveis.

Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1231Q966077 | Engenharia Agronômica, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que as partículas do solo apresentam cargas elétricas negativas e(ou) positivas e que as diferenças entre essas cargas induzem à retenção de cátions ou de ânions, julgue o item subsequente, relativo à capacidade de troca catiônica (CTC) e à capacidade de troca aniônica (CTA).
Solos mais jovens possuem baixa CTC; solos mais velhos e ácidos apresentam CTC elevada, muitas vezes superiores à CTA.
  1. ✂️
  2. ✂️

1232Q966899 | Engenharia Agronômica, Entomologia e Parasitologia, Engenheiro Agrônomo, CONAB, FJPF

Alguns Coleópteros e Lepidópteros que atacam produtos armazenados são comumente chamados de carunchos e traças. A alternativa que apresenta um exemplo de caruncho e um de traça, respectivamente, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1233Q1010488 | Engenharia Agronômica Agronomia, Administração e Economia Rural, Engenheiro Agrônomo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da avaliação de imóveis rurais, julgue o item a seguir.

Na utilização do método comparativo direto de dados de mercado, é necessária a obtenção de uma amostra representativa para explicar o comportamento do mercado no qual o imóvel avaliado está inserido.

  1. ✂️
  2. ✂️

1234Q965388 | Engenharia Agronômica, Fertilidade do Solo, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

O alumínio é um elemento altamente tóxico para um grande número de plantas superiores terrestres, como o feijão, o algodão e a soja.

O local mais comum em que a ocorrência de toxidez de alumínio nessas plantas pode ser visualizada é no(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1235Q991233 | Engenharia Agronômica Agronomia, Entomologia Geral, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

As abelhas são animais invertebrados pertencentes ao filo Arthropoda, classe Insecta, ordem Hymenoptera e família Apideae. Atualmente são conhecidas mais de 20.000 espécies de abelhas. Elas podem viver solitárias ou formar colônias com cerca de 80.000 indivíduos. Qual das glândulas no corpo da abelha, é responsável pela agregação da família?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1236Q1010486 | Engenharia Agronômica Agronomia, Culturas, Engenheiro Agrônomo, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, que versa sobre energia na agropecuária.

Embora a cana-de-açúcar ainda seja a principal matéria-prima utilizada para a produção de etanol no Brasil, essa produção a partir da fermentação do amido do milho tem apresentado crescimento exponencial no país.

  1. ✂️
  2. ✂️

1237Q966891 | Engenharia Agronômica, Armazenamento e Processamento de Produtos Agropecuários, Engenheiro Agrônomo, CONAB, FJPF

Nas mesmas condições, a secagem da soja se dá mais rápida que a secagem do milho e muito mais rápida do que a do arroz, em função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1238Q1042219 | Engenharia Agronômica Agronomia, Culturas, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Relacione os tipos de agriculturas a seguir com suas respectivas definições.

1. Agricultura de subsistência
2. Agricultura de precisão
3. Agricultora orgânica
4. Agricultura convencional
( ) sistema holístico de produção agropecuária, que promove a biodiversidade e os ciclos biológicos, visando a sustentabilidade social, ambiental e econômica da unidade produtiva. Baseia-se na conservação dos recursos naturais e não utiliza sementes geneticamente modificadas, fertilizantes sintéticos, defensivos, antibióticos e hormônios.
( ) forma de gestão agropecuária que leva em conta a variabilidade espacial, gerenciando informações técnicas, produtivas e econômicas por tecnologias de geoprocessamento para otimizar o manejo e o uso de insumos.
( ) produção agropecuária que utiliza técnicas de manejo da cultura e do solo com a intensificação de insumos, com a adoção de, se necessário, cultivares geneticamente modificadas, defensivos, fertilizantes, bem como mecanização do processo produtivo.
( ) modalidade de cultivo da terra e de criação de animais que consiste na produção de alimentos para manter o agricultor e sua família, com uma pequena e precisa porção destinada ao comércio em sua comunidade.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1239Q1042226 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A avaliação da fertilidade química dos solos é de utilidade para a definição das quantidades e tipos de fertilizantes, corretivos e manejo geral que devem ser aplicados ao solo, visando à manutenção ou à recuperação de sua produtividade.
Com base no conhecimento de fertilidade e manejo adequado do solo, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A acidez superficial dos solos, caracterizada pelo excesso de íons H+ e Al3+ na sua composição, concomitante pelos baixos teores de Ca2+, afeta o desenvolvimento radicular, a absorção dos nutrientes e o crescimento das plantas, refletindo diretamente em uma menor produtividade.
( ) Se a maior parte da capacidade de troca de cátions (CTC) do solo estiver ocupada por cátions como Ca2+, Mg2+ e K+ , podese dizer que esse é um solo bom para a nutrição das plantas.
( ) No geral, comparativamente aos solos cultivados sob condições tropicais, os solos cultivados em condições temperadas são mais profundos, com elevada CTC (Ca, Mg, K, Na), com grande capacidade de imobilizar P, maior capacidade de trocar ânions SO42- , PO42- , NO3- e CI- , bem como menos ácido.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1240Q979536 | Engenharia Agronômica, Ecologia na Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O planejamento e execução de macro e microjardins considera os critérios técnicos de forma que eles sejam funcionais, sustentáveis e utilizem de forma eficiente os recursos naturais. Considerando esses aspectos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.