Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1581Q966067 | Gerência de Projetos, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de projetos, julgue o próximo item.

A análise quantitativa de riscos de um projeto pode ser realizada a partir da análise numérica do efeito dos riscos identificados nos seus objetivos gerais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1582Q984771 | Relações Humanas, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

No exercício da profissão, são condutas vedadas ao profissional, especificamente, ante o ser humano e a seus valores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1583Q966093 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando conceitos e normas técnicas relativos à avaliação de imóveis rurais, julgue o item que se segue.
Na pecuária, o cálculo do valor das pastagens feitas deve ser realizado com base no tempo de formação da pastagem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1584Q966103 | Direito Agrário, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), julgue o item subsequente.
Um produtor rural que tenha dois membros da família ocupados com o empreendimento familiar e até três empregados permanentes pode ser enquadrado como beneficiário do PRONAF.
  1. ✂️
  2. ✂️

1585Q966114 | Engenharia Cartográfica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que duas sequências de fotografias aéreas pancromáticas tenham sido obtidas por uma aeronave, com recobrimento longitudinal de 40% da área fotografada, julgue o próximo item.
É impossível obter visão tridimensional da área fotografada, pois o recobrimento foi inferior a 50%.
  1. ✂️
  2. ✂️

1586Q966889 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, CONAB, FJPF

Na operação de EGF/SOV o valor de empréstimo é calculado com base:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1587Q965399 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Em agronegócio, além de ter um orçamento muito reduzido, o pequeno varejista conta apenas com sua habilidade administrativa para manter sua organização. Nessa atividade, o proprietário atua em funções operacionais, além de despender esforços na negociação e nas atividades de vendas. Diante dessa tendência, vêm sendo utilizadas cada vez mais as centrais de negociação.

Esse modelo de associativismo traz ao pequeno varejista alguns benefícios, entre os quais estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1588Q965400 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu diretrizes e padrões específicos de procedimentos para a avaliação de imóveis rurais.

Dessa forma, buscando o uso de tratamento científico nas avaliações, a ABNT reuniu tais procedimentos na NBR
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1589Q1081996 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

No Império Romano, já se observava a alternância de cultivos como cereais, leguminosas e culturas forrageiras. Essa prática foi incentivada por Carlos Magno durante o período do Império Carolíngio (séculos VIII e IX). Ele promoveu a adoção do sistema de rotação trienal, dividindo as terras em três partes: uma para culturas de inverno, outra para culturas de verão e a terceira em pousio (descanso).

A prática da rotação de culturas não é uma simples troca de culturas, mas um planejamento cuidadoso das sequências de plantio. Sobre a rotação de culturas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1590Q987293 | Engenharia Agronômica Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo:
Um engenheiro agrônomo está planejando introduzir técnicas de agricultura sustentável em uma propriedade rural que tem enfrentado problemas com a degradação do solo e perda de biodiversidade. Ele considera a implementação de sistemas agroflorestais, adubação verde e manejo integrado de pragas.
Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1591Q966054 | Engenharia Civil, Planejamento e Gerenciamento de Obras, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a programação e controle de obras, julgue o item que se segue.

Ao se analisar o controle financeiro de uma obra, conclui-se que uma atividade está sendo realizada em ritmo lento quando o valor do trabalho feito, que representa o valor que deveria ser gasto com essa atividade, é menor que o custo total planejado para ela.

  1. ✂️
  2. ✂️

1592Q966107 | Direito Agrário, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca dos programas de incentivo e da legislação referente à reforma agrária, julgue o item subsecutivo.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição, de forma indireta, de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações.
  1. ✂️
  2. ✂️

1593Q1012579 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Sabendo que a tecnologia que agrega o componente biológico às análises físicas e químicas de solos é conhecida como bioanálise de solos (BioAS), julgue o item que se segue.

A BioAS é uma análise laboratorial de duas enzimas denominadas arilsulfatase e beta-glicosidase, associadas aos ciclos do enxofre e do carbono, respectivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1594Q1082996 | Engenharia Agronômica Agronomia, Estudo dos Solos, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

O solos da região semiárida, via de regra são jovens, pouco profundos, com pH próximos a neutralidade e com elevados teores de bases trocáveis. Esses solos apresentam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1595Q1081990 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

A Lei Federal nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), estabelece que, em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1596Q987291 | Engenharia Agronômica Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Os protozoários do solo desempenham um papel fundamental nos ecossistemas agrícolas, impactando diretamente a saúde do solo e, por consequência, o crescimento e a produtividade das plantas. Sobre esse assunto, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1. (__) Ao se alimentarem de bactérias e outros microrganismos que fixam nitrogênio, eles liberam o nitrogênio em formas que são mais facilmente absorvidas pelas plantas.
2. (__) Os protozoários do solo podem influenciar a resposta das plantas ao estresse abiótico, como excesso de umidade.
3. (__) Suas atividades de predação contribuem para a regulação das populações microbianas, o que pode afetar a formação de agregados do solo e, consequentemente, a aeração, a retenção de água e a resistência à erosão.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1597Q987837 | Engenharia Agronômica Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O armazenamento e processamento de produtos agrícolas constituem, cada vez mais, uma propriedade dos sistemas de produção de alimentos, pois a preservação da qualidade e quantidade dos produtos é uma necessidade capital de nossa época.

Coloque as etapas desse processo em ordem e assinale a opção equivalente:

I. processo de limpeza
II. controle da qualidade no sistema de armazenagem
III. operação de secadores
IV. princípios de secagem
V. colheita
VI. transporte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1598Q984769 | Legislação Federal, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Baseando-se na Lei nº 10.831/2003 — Agricultura Orgânica, o conceito de sistema orgânico de produção agropecuária e industrial abrange os denominados:

I. Permacultura.
II. Regenerativo.
III. Natural.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1599Q984772 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

A aplicação de defensivos por via líquida é classificada conforme o tamanho das gotas. A classificação de nebulização tem qual diâmetro de gotas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1600Q965394 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

O objetivo principal da engenharia de avaliações é a determinação do valor de um bem, dos seus custos, dos frutos e direitos sobre eles. Para o alcance de determinado valor, contudo, torna-se necessário o emprego de métodos de avaliação.
Um dos métodos rotineiramente empregados na avaliação de imóveis rurais é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.