Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q15457 | Direito Constitucional, Engenheiro Agrônomo, MPE ES, VUNESP

A Constituição Federal veda a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime próprio de previdência dos servidores públicos, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos, entre outros, de servidores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q15140 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

Para fabricação de bandeiras verde-amarelas, foram adquiridas duas peças de tecido: uma verde que mede 210 metros e uma amarela, medindo 270 metros. As peças de tecido devem ser cortadas em partes de tamanhos iguais e no maior tamanho possível. Para atender esses critérios, a peça de tecido verde deve ser cortada em ______ partes, a peça amarela, em ______, e o comprimento de cada peça deve ser ________ metros.

Assinale a alternativa que completa, CORRETA e respectivamente, as lacunas do texto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q15235 | Português, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Considere o período e as afirmações abaixo.

Eu já te falei, que você não pode se comportar dessa forma.

I. Há falta de uniformidade no uso dos pronomes.

II. A pontuação está correta.

III. A colocação do pronome oblíquo da segunda pessoa não está correta.

Está correto o que se afirma somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q15179 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, MDA, FUNCAB

No padrão comercial estabelecido para os corretivos de solo, os calcários classificados como do Grupo D são aqueles que apresentam PRNT (Poder Real de NeutralizaçãoTotal) mínimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q752321 | Engenharia Agronômica, Hidrologia, Engenheiro Agronômo, Banco do Nordeste, ACEP

Um canal retangular de 1,0 m de largura, com inclinação de 0,0005 m m-1, revestido de cimento (coeficiente de Manning 0,015) e com altura d’água que escoa de 0,5 m, transporta, nesta condição, uma vazão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q676552 | Português, Crase, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Texto 1


      Antes que elas cresçam


    Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.

    É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância.

    Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente.

    Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.

    Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal?

   Ela está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos soltos sobre as ancas. Essas são as nossas filhas, em pleno cio, lindas potrancas.

   Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com a suéter amarrada na cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração.

    Pois ali estamos, depois do primeiro e do segundo casamento, com essa barba de jovem executivo ou intelectual em ascensão, as mães, às vezes, já com a primeira plástica e o casamento recomposto. Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E elas crescem meio amestradas, vendo como redigimos nossas teses e nos doutoramos nos nossos erros.

    Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. Longe já vai o momento em que o primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas vermelhas. Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando a emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela.

    Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de colagens, pôsteres e agendas coloridas de Pilot. Não, não as levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas.

     Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto.

     No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha terem a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes.

    O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco.

     Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam.



Affonso Romano de Sant´ Anna (Fonte: http://www.releituras.com/arsant_antes.asp, acesso em janeiro de 2020.) 




Texto 2


POEMA ENJOADINHO


Filhos... Filhos?

Melhor não tê-los!

Mas se não os temos

Como sabê-lo?

Se não os temos

Que de consulta

Quanto silêncio

Como o queremos!

Banho de mar

Diz que é um porrete...

Cônjuge voa

Transpõe o espaço

Engole água

Fica salgada

Se iodifica

Depois, que boa

Que morenaço

Que a esposa fica!

Resultado: filho,

E então começa

A aporrinhação:

Cocô está branco

Cocô está preto

Bebe amoníaco

Comeu botão. F

ilhos? Filhos.

Melhor não tê-los

Noite de insônia

Cãs prematuros

Prantos convulsos

Meu Deus, salvai-o!

Filhos são o demo

Melhor não tê-los...

Mas se não os temos

Como sabê-los?

Como saber

Que macieza

Nos seus cabelos

Que cheiro morno

Na sua carne

Que gosto doce

Na sua boca!

Chupam gilete

Bebem xampu

Ateiam fogo

No quarteirão

Porém, que coisa

Que coisa louca

Que coisa linda

Que os filhos são!


(Fonte: Vinícius de Moraes. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987. p. 261-2.)

No fragmento destacado em: “No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas.”, assinale a justificativa devida para o uso de acento grave indicativo de crase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q15142 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

A equipe de ensino em informática de uma instituição é formada por 8 instrutores e 4 técnicos. De quantas formas, podem ser criadas equipes que tenham 4 instrutores e 2 técnicos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q820712 | Legislação Federal, Lei 8027 1990, Engenheiro Agronômo, MAPA, CONSULPLAN

O art. 8º da Lei nº 8.027/90 dispõe que “pelo exercício irregular de suas atribuições o servidor público civil responde civil, penal e administrativamente, podendo as cominações civis, penais e disciplinares cumularem-se, sendo umas e outras independentes entre si, bem assim as instâncias civil, penal e administrativa”. Sobre o tema, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q15247 | Informática, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Na Internet, os protocolos FTP e SMTP são usados respectivamente para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q181485 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

A Lei 9433/97, conhecida como Lei das Águas, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. De acordo com esta lei é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q15164 | Português, Engenheiro Agrônomo, MDA, FUNCAB

Texto associado.
Anchieta muito além dos milagres

         A notícia da canonização do padre José de Anchieta, feita de maneira justa pelo Papa Francisco, é um reconhecimento histórico de um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho, tão importantes no início do processo de miscigenação cultural de nossa nação. A sua visão missionária vai além de seu tempo, deixando um legado religioso e cultural para a História do Brasil, ainda hoje reconhecido por muitos intelectuais e historiadores de nosso país. É difícil, em poucas palavras, expressar a riqueza desse legado, sobretudo quando este se estende desde o campo da literatura, da poesia, da antropologia e dramaturgia, chegando até os primórdios da biogeografia brasileira.
          Sem nenhuma intenção de proselitismo, não podemos deixar de reconhecer a grande contribuição deste homem, considerado um ícone da evangelização nos primórdios das raízes de nossa brasilidade. Estar ligado à fundação das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não é algo trivial, pois isto supõe capacidade de dialogar, de aceitar diferenças, de ser inovador, de romper barreiras religiosas e culturais, de integrar culturas distintas e, extraordinariamente, de entregar sua vida por uma causa mais nobre, sem pretensões de poder, benefício próprio ou ambições econômicas. A maneira como Anchieta viveu e morreu aqui em nosso país é um testemunho inquestionável de alguém que procurou trabalhar e gastar a sua vida com gratuidade e simplicidade, sempre defendendo aqueles que sofriam os efeitos nefastos do processo colonizador, como os povos indígenas na sua época.
          Além deste árduo trabalho de inculturação da fé, a sua contribuição literária foi fundamental, lançando as bases da arte da poesia lírica e épica no Brasil, além dos sermões, cartas e uma gramática tupi-guarani, a língua mais falada naquela época na costa do país.
           Junto com outros que procuraram narrar em cartas os aspectos etnológicos, etológicos e históricos no início do processo de colonização, como Pero Vaz de Caminha, Pedro Lopes de Souza, Hans Staden, André Thévet, Jean de Léry, Pedro de Magalhães Gândavo, entre outros, a carta escrita por José de Anchieta em 1560, documento pouco conhecido pelos brasileiros, tem um papel relevante para os primórdios da chamada biogeografia brasileira. Neste relato pré-biogeográfico, aparece a riqueza e o uso da biodiversidade pelos povos nativos, revelando também aspectos etológicos de alguns animais. O que chama a atenção é a preocupação de Anchieta em mostrar a visão integradora do homem com a fauna e com a flora, agregando informações sobre os fenômenos climáticos. A sua maneira holística de olhar a realidade antropológica, etnológica, teológica e ambiental integradamente é, sem dúvida, uma referência para o nosso mundo atual, carente de uma visão mais sistêmica da realidade socioambiental.
           Ao canonizar o padre Anchieta, o Papa Francisco foi além dos milagres baseados apenas nas curas e nas graças alcançadas, mostrando que é preciso ver também o legado e a contribuição cultural que uma pessoa deixa na história de um país, sendo sempre estímulo às futuras gerações.Que o exemplo do Santo José de Anchieta nos estimule a buscar sempre a abertura e o diálogo com as diferentes culturas e religiões que fazem parte de nossa brasilidade, exercendo a solidariedade entre os povos, e mostrando o quanto temos que conhecer e aprender com esta rica biodiversidade de nosso país, mesmo sabendo que a mesma se encontra cada vez mais vulnerável pela exploração e destruição de nossos ecossistemas.

(SIQUEIRA, J. Carlos de. O Globo , 02/04/2014, p.17.)
“...um homem que deu a sua vida pelos valores e princípios do Evangelho...”

Das alterações feitas na redação do trecho transcrito acima, aquele em que o termo em destaque é resultado de crase, sendo obrigatório o emprego do acento, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q15237 | Português, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Considere as orações abaixo.

I. Não iremos à faculdade hoje.

II. As inscrições estarão abertas à partir de segunda-feira.

III. Demos um lindo presente à nossa amiga.

O uso do acento indicativo de crase está correto somente em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q752635 | Engenharia Agronômica, Hidrologia, Engenheiro Agronômo, Banco do Nordeste, ACEP

O empreendedor florestal, comprometido com a prática de manejo em floresta nativa, antes de iniciar sua atividade, deve estabelecer bem os objetivos do empreendimento, de modo a definir, de forma correta, a prática de manejo a ser implementada. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q181505 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Para a avaliação de _______________ o critério empregado deverá ser o de reposição, isto é, avaliação pelo custo de formação. O custo de formação compreende o custo da muda e das despesas necessárias ao plantio e à manutenção, até a idade em que se iniciaria nova produção, caso o pomar já estivesse em produção; Caso contrário, até a idade em que a avaliação está sendo feita.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q15138 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

Numa eleição com 4200 eleitores na qual concorreram dois candidatos, 10% não votaram. Dos que votaram, 15% votaram em branco, 20% anularam o voto, e 35% votaram no candidato vencedor. A quantidade de votos obtidos pelo candidato vencedor e o oponente é, respectivamente, a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q805461 | Legislação e Decretos, Infrações e Sanções Ambientais, Engenheiro Agronômo, Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima RR, 2017

Segundo o Decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, é correto afirmar que para as infrações administrativas são previstas as seguintes sanções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q15243 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Admitindo-se que “ todos os trabalhadores são honestos “, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q15182 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, MDA, FUNCAB

Em se tratando dos aspectos sociais relacionados à cultura da mandioca, os dados do IBGE de 2013 destacam a grande participação da agricultura familiar. Considerando um extrato de área total com cultivo anual menor que 5 ha, a região brasileira que apresenta maior número de agricultores é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q750999 | Engenharia Agronômica, Hidrologia, Engenheiro Agronômo, Banco do Nordeste, ACEP

Assinale a alternativa que apresenta a finalidade da utilização do Tecido-Não-Tecido (TNT) na cultura do meloeiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q749477 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, CONAB, FJPF

Nas mesmas condições, a secagem da soja se dá mais rápida que a secagem do milho e muito mais rápida do que a do arroz, em função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.