Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q184119 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Os caules das plantas que crescem em ambientes aquáticos geralmente possuem maior flexibilidade.

PORQUE

Devido à menor pressão de oxigênio, ocorre a conversão da Prolina em Hidroxiprolina, aumentando a flexibilidade dos caules.

Analisando-se as duas afirmativas, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q749633 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Para suprir a falta de alimento em determinadas épocas do ano, faz-se necessária a formação de silagens para alimentar um rebanho de gado. Então, com relação à silagem, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q751315 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

A respeito dos micro-organismos do solo, analise.

I. A biomassa dos micro-organismos é reciclada cerca de 10 vezes mais lentamente que a fração orgânica morta do solo; assim sendo, tem-se que a quantidade de nutrientes presentes nas células dos micro-organismos é pouco significativa perante a ciclagem de nutrientes em todo o ecossistema.

II. Apesar de constituírem somente 1 a 4 % do carbono total e ocuparem menos de 5% do espaço poroso do solo, a diversidade e a quantidade dos micro-organismos é bastante elevada.

III. De uma maneira geral, os micro-organismos estão envolvidos em vários processos de grande interesse agronômico, tais como decomposição da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes, fixação biológica do nitrogênio, produção de substâncias promotoras ou inibidoras de crescimento, dentre outros.

IV. São representados por cinco grandes grupos: bactérias, actinomicetos, protozoários, fungos e algas.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q183647 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Em agronegócio, além de ter um orçamento muito reduzido, o pequeno varejista conta apenas com sua habilidade administrativa para manter sua organização. Nessa atividade, o proprietário atua em funções operacionais, além de despender esforços na negociação e nas atividades de vendas. Diante dessa tendência, vêm sendo utilizadas cada vez mais as centrais de negociação.

Esse modelo de associativismo traz ao pequeno varejista alguns benefícios, entre os quais estão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q181724 | Administração Geral, Marketing, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a orçamento de referência para licitação e a contratos e aditivos.

Em obras de engenharia, dispensa-se a formalização do instrumento contratual nos casos de concorrência e de tomadas de preços.

  1. ✂️
  2. ✂️

286Q749332 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, MAPA, CONSULPLAN

Em um relatório econômico de uma empresa agrícola foram levantados os seguintes dados:

• custos com aluguel de terras, salário de empregados permanentes e similares: R$ 400.000,00;

• custos com insumos, energia, combustível e similares: R$ 700.000,00;

• produção total de sacas de soja: 29.000 sacas de 60 kg;

Considerando os princípios de custo de produção da economia rural, o custo fixo médio (CFMe), o custo variável médio (CVMe) e o custo total médio (CTMe), aproximados, da soja produzida nessa propriedade são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q752327 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, VALEC, FEMPERJ

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do florescimento em cana-de-açúcar;

I. O crescimento vegetativo do colmo é paralizado quando a planta entra em florescimento. 

II. A planta entra em senescência, permitindo novas brotações.

III. O tempo de armazenamento no campo é reduzido.

IV. As reservas de sacarose são reduzidas e revertidas em energia, levando a isoporização.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q185063 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

O alumínio é um elemento altamente tóxico para um grande número de plantas superiores terrestres, como o feijão, o algodão e a soja.

O local mais comum em que a ocorrência de toxidez de alumínio nessas plantas pode ser visualizada é no(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q181521 | , Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

_________________ são indivíduos, grupos de indivíduos ou organizações que podem influenciar de maneira positiva ou negativa o projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q675734 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Apesar do uso de técnicas de manejo adequadas em pastagens ser crescente, estima-se que cerca de 20% das pastagens mundiais estejam sofrendo com a degradação. Sabe-se que uma das principais causas antrópicas desse cenário é o manejo incorreto. Sobre este assunto, julgue as alternativas a seguir que contenham somente manejos INADEQUADOS que contribuem para a degradação. I – plantio de forrageiras de elevada produtividade, controle inadequado de plantas daninhas e queimadas frequentes; II – controle inadequado de plantas daninhas, taxas de lotação que excedem a capacidade do pasto se recuperar e pisoteio. III – taxas de lotação que excedem a capacidade do pasto se recuperar, calagem e pisoteio; IV – ausência de adubação periódica, queimadas frequentes, excesso de lotação. V – controle de pragas, queimadas frequentes e ausência de adubação periódica. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q752140 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Engenheiro Agronômo, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Nos processos para redução da atratividade de vetores existem critérios para verificar se o processo de tratamento adotado para o lodo de esgoto ou produto derivado reduz o potencial de disseminação de doenças por meio de vetores. O critério 5 é relacionado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q15448 | Direito Administrativo, Engenheiro Agrônomo, MPE ES, VUNESP

A respeito das entidades da Administração Indireta, é correto afirmar que é uma regra comum a todas elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q183948 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Na avaliação de imóveis rurais, as terras são classificadas quanto ao seu estágio de exploração atual.

Dessa forma, ao se atribuir valor da terra nua, considera-se o valor da gleba de terra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q751360 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Quanto aos efeitos da adubação do tomateiro, pode-se afirmar que a adubação

I. com magnésio previne ou corrige a anomalia fisiológica denominada podridão-apical.

II. excessiva com nitrogênio ocasiona anomalias como a ocorrência de frutos ocos.

III. com fósforo promove abundância de florescimento e estimula a frutificação.

IV. com potássio retarda a senilidade da planta, permitindo que ela se mantenha produtiva por mais tempo.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q752442 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Com relação à propagação vegetativa por enxertia, analise os seguintes itens:

I. A enxertia é uma forma de propagação sexuada de vegetais superiores, na qual se colocam em contato duas porções de tecido vegetal.

II. O enxerto é a parte representada por um fragmento da planta, contendo uma ou mais gemas.

III. Sobreenxertia é uma técnica utilizada, quando se deseja substituir a cultivar-copa de plantas já formadas ou introduzir uma cultivar, para solucionar problemas de polinização.

IV. Enxertia de borbulhia consiste em justapor uma pequena porção da casca de uma planta enxerto, contendo apenas uma gema, com ou sem lenho, em outra planta (porta-enxerto).

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q673155 | Informática, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

No Linux, qual comando mostra o conteúdo de um arquivo binário ou texto, só que em ordem inversa do arquivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q750284 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

A adsorção de íons é um dos fenômenos mais importantes na química do solo, pois é o principal atributo que afeta a concentração da maioria dos elementos minerais na solução do solo. O que é adsorção de íons?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q183401 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

A absorção de um determinado nutriente é a sua entrada, na forma iônica ou molecular, nos espaços intercelulares ou em organelas vivas da planta. Dadas as seguintes afirmações,

I. O fósforo é um elemento extremamente importante para as plantas, apresentando baixa adsorção no solo, cuja deficiência será observada de forma mais acentuada nas folhas mais velhas.

II. A deficiência de elementos pouco ou nada móveis, como o cálcio, é mais acentuada em folhas mais novas.

III. A disponibilidade de íons, em geral, é máxima na faixa de pH 6 a 7 para os macronutrientes, sendo que nesta faixa não há grande limitação para os micronutrientes.

IV. Quando a absorção de cátions excede à de ânions, as raízes excretam H+ aumentando o pH da rizosfera.

verifica-se que estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q668228 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

Um tema muito em alta, não só na comunidade agronômica, como também em toda sociedade é o uso dos agrotóxicos e seus impactos no meio ambiente e na saúde dos trabalhadores e consumidores finais. Todas as atividades desta cadeia no Estado do Acre estão embasadas na Lei Estadual n° 2.843 de 09 de janeiro de 2014 e no Decreto n° 8.170 de 05 de agosto de 2014, que a regulamenta. Com base nos conhecimentos acerca desta legislação, julgue as alternativas a seguir:



I – as pulverizações com agrotóxicos devem manter distância de áreas habitadas, unidades de conservação e mananciais de água pelo menos 300 metros;

II – a mistura de dois ou mais agrotóxicos na mesma calda de pulverização é proibida, exceto se um profissional habilitado atestar compatibilidade dos ativos, observando as recomendações das bulas dos produtos;

III – é passível de sanção administrativa deixar de indicar no verso da receita o local de devolução das embalagens vazias;

IV – os agrotóxicos devem ser liberados para o usuário somente mediante a apresentação de receita agronômica, exceto em situações previamente autorizadas pelo IDAF/AC;

V – culturas de menor valor comercial que não tem registros para o agrotóxico de interesse, se enquadram como Culturas de Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI), e são alocadas em seus respectivos grupos de famílias vegetais, para a emissão do receituário agronômico.


Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q805192 | Legislação e Decretos, Decreto n 4281 2002, Engenheiro Agronômo, Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima RR, 2017

A Política Nacional de Educação Ambiental, Decreto nº 4.281/2002, será executada pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA. O Órgão Gestor, por sua vez, é responsável pela coordenação, que será dirigido pelos Ministros de Estado do Meio Ambiente e da Educação.

Assinale a alternativa incorreta quanto à competência do Órgão Gestor.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.