Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q671499 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

A Instrução Normativa n° 38, de 01 de outubro de 2018 estabelece as pragas quarentenárias presentes (PQP) no território brasileiro. Assinale a única praga quarentenária presente no Estado do Acre e um respectivo hospedeiro, segundo a tabela anexa à IN n° 38.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q181264 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à irrigação e à drenagem, julgue o próximo item.

Na fertirrigação, como regra geral, o íon de sulfato e o ácido sulfúrico são incompatíveis com o cálcio, bem como os fosfatos são incompatíveis com cálcio e magnésio, motivo pelo qual as aplicações devem ser feitas a partir de tanques independentes ou em momentos diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

323Q751578 | Engenharia Agronômica, Hidrologia, Engenheiro Agronômo, Banco do Nordeste, ACEP

A conservação dos solos agrícolas pode ser realizada por meio de técnicas de natureza edáfica, mecânica e vegetativa. Assinale a alternativa CORRETA, quanto à natureza da técnica conservacionista do solo, considerando (e) como edáfica, (m) como mecânica e (v) como vegetativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q184330 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Na maioria das regiões agrícolas do país, a irrigação assume grande importância na obtenção de aumentos de produtividade e de qualidade dos produtos.
Sobre os diferentes sistemas de irrigação, verifica-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q750904 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Engenheiro Agronômo, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Com relação ao estudo das Bacias Hidrográficas analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.

I - A densidade de drenagem de uma bacia hidrográfica é obtida dividindo-se o comprimento total dos cursos d’água da bacia hidrográfica pela área de drenagem.

II - O Coeficiente de Compacidade de uma bacia hidrográfica é definido pela relação entre a largura média da bacia e o seu comprimento axial.

III - O Fator de Forma de uma bacia hidrográfica é definido pela relação entre o perímetro da bacia e o perímetro do círculo de igual área.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q181857 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação ao Código Florestal (Lei n.º 12.651/2012) e seus dispositivos, julgue os itens a seguir.

O proprietário não será obrigado a recompor a dimensão da área de preservação permanente se sua alteração ou diminuição decorrer da ação de inundações, vendavais e secas, sendo obrigatória a recomposição somente se a alteração ou diminuição resultar da ação ou da omissão do proprietário rural.

  1. ✂️
  2. ✂️

328Q181186 | Matemática, Expressões Aritméticas com Números Reais, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Observe as afirmações

I. Dividir um número por 0,25 é o mesmo que multiplicá-lo por 4.

II. 10% de 10% é igual a 1%. III. Se todo X é Y, então todo Y é X.

Pode-se dizer que são corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q182983 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, CEAGESP, VUNESP

Muitos insetos são dotados de grande capacidade de voo, o que aumenta sua condição de infestar os grãos armazenados. Para evitar maiores problemas com infestações por insetos durante a armazenagem, algumas medidas preventivas devem ser tomadas, dentre elas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q181402 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

O APL Horticultura no Agreste visa beneficiar os produtores de hortaliças da região e aumentar a qualidade de vida e renda desse grupo, fortalecendo ações de cooperativismo, associativismo, capacitação em gestão, mercado e tecnologia, visando ao desenvolvimento regional. Dadas as afirmativas seguintes, em relação às hortaliças cultivadas na região,

I. Embora a abóbora Maranhão seja a preferida na região Nordeste, visando à diversificação e mercado de exportação, os produtores alagoanos têm investido no cultivo de abóbora Goianinha, Butternut, híbrido Tetsukabuto e abobrinha de Tronco Redonda, e em tecnologias como o cultivo em estufas e instalação de packing house.

II. A alface, hortaliça folhosa mais plantada na região, apresenta um ciclo curto, o que permite mais de um plantio por ano e o escalonamento de plantio e produção, atendendo à demanda do mercado. Contudo, na região Nordeste, o ciclo da cultura é reduzido devido ao pendoamento precoce, pois com o aumento da temperatura, a planta emite o pendão floral precocemente, interrompendo a fase vegetativa e tornando o produto impróprio para consumo e comercialização, devido ao sabor amargo das folhas.

III. Na região cresce o interesse dos agricultores pela cultura do tomate, fruto rico em licopeno e contém vitamina C. Os tomates podem ser divididos em diversos grupos, de acordo com seu formato e sua finalidade de uso: 1. Santa Cruz, tradicional na culinária, empregado em saladas e molhos e de formato oblongo; 2. Caqui, usado em saladas e lanches, de formato redondo; 3. Saladete, ideal para saladas, de formato redondo; 4. Italiano, de formato oblongo tipicamente alongado, é utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas; 5. Cereja, "minitomate" redondo ou oblongo, utilizado como aperitivo ou em saladas.

IV. As couves nos últimos anos têm despertado o interesse dos produtores, sendo consideradas as mais plantadas na região agreste. Dentre as couves, a couve-flor assume papel importante devido a sua alta demanda e ótima adaptação à região.


verifica-se que estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q751628 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

A estaquia é um dos principais métodos utilizados na multiplicação de plantas frutíferas, baseia-se no princípio de que é possível regenerar uma planta, a partir de uma porção de ramo ou folha. Com base nessa afirmação, analise os itens abaixo:

I. É uma técnica de alto custo e de difícil execução.

II. Apresenta muitos problemas de incompatibilidade entre o enxerto e o porta-enxerto.

III. Permite-se que se obtenham muitas plantas a partir de uma única planta-matriz, em curto espaço de tempo.

IV. Entende-se por estaca qualquer segmento da planta capaz de formar raízes adventícias.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q184870 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) permite, ao pequeno agricultor, obter condições diferenciadas de crédito para fazer frente aos desafios que a economia brasileira impõe a quem trabalha com o setor agrícola.

Desse modo, o Pronaf

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q750632 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

A soja (Glycine max) é considerada uma das mais importantes fontes de proteína e óleo vegetal em todo o mundo. Devido a sua grande expansão da área cultivada no mundo, proporcionou aumento do número e severidade das doenças que afetam a soja, e mais de 100 espécies de patógenos já foram relatados, dos quais cerca de 35 são de grande importância econômica. Várias doenças fúngicas são importantes para a cultura da soja, e, atualmente, o maior destaque é para a ferrugem asiática, causada por Phakopsora pachyrhizi. Com relação a essa doença é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q749356 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Engenheiro Agronômo, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Considerando o estudo dos solos assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q749960 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Engenheiro Agronômo, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Os micronutrientes são utilizados pelas plantas em pequenas quantidades. A remoção pelas culturas reduz os teores nos solos acarretando grandes perdas de produtividade. Acerca do tema micronutrientes, analise as sentenças abaixo e marque a alternativa correta.

I - Solos derivados de basalto são mais ricos em micronutrientes que os derivados de arenitos.

II - PH do solo, umidade do solo e condições de oxi-redução do solo são fatores que afetam a disponibilidade de micronutrientes para as plantas.

III - A calagem pode agravar a deficiência no solo, considerando a diminuição da solubilidade de alguns micronutrientes como zinco e manganês.

IV - O ferro, o cobre, o manganês, o cloro e o zinco se comportam como cátions micronutrientes.

V - A principal função do Zn no metabolismo das plantas é como componente e ativador enzimático.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q185132 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Os principais fatores de formação do solo são os relacionados abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q673425 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

O plano foi visto como uma ameaça às liberdades individuais no território autônomo e acabou revogado. O movimento passou a englobar outas demandas do povo, que vê interferência crescente do regime chinês e também pede a responsabilização de agentes que atacaram manifestantes durante os atos, os maiores ocorridos ali desde 1997. (Folha, 02/11/2019. Disponível em: http://bit.ly/39iWbxM>. Adaptado) A notícia trata das manifestações ocorridas em Hong Kong no segundo semestre de 2019, sobre estes episódios é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q751625 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

Problemas ambientais são decorrentes dos processos de crescimento e do desenvolvimento que começaram a partir de diversos agentes sociais. Esses agentes múltiplos envolvem governos, organizações, entidades e sociedade que debatem em busca de alternativas que se baseiam na percepção de problemas ambientais localizados. Verifica?se, entretanto, que a degradação ambiental vem crescendo e atinge o planeta e seu desenvolvimento. Lançamentos de resíduos no ambiente e contaminação do ar interrompem diversos ciclos naturais, que afetam a qualidade da água e todo ecossistema. Sobre os procedimentos de reciclagem, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q751900 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UFFS, FEPESE

Pode-se considerar a acidez ativa do solo como sendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q181815 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

As imagens brutas possuem algumas distorções radiométricas que devem ser corrigidas antes de serem usadas. Há várias formas de degradação ou ruídos radiométricos presentes em uma imagem, provenientes da atenuação atmosférica ou do instrumento sensor. A correção radiométrica utiliza determinadas técnicas que modificam os números digitais originais com o objetivo de caracterizar as imagens no caso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.