Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q676801 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

O preenchimento correto do receituário agronômico é imprescindível e está previsto em lei. Dentre as suas informações necessárias encontra-se a dose do produto e a quantidade total que pode ser adquirida pelo usuário. Considere um caso hipotético: Um engenheiro agrônomo visita uma lavoura de 15 ha milho que está infestada de Spodoptera frugiperda. O profissional decide recomendar determinado agrotóxico com dose indicada na bula de 400 mL/ha em uma única aplicação, com volume de calda total por hectare de 200L, através de trator com barras, com pressão de trabalho 100 a 800 KPA e diâmetro de gotas de 200 a 400 µ. Com base nessas informações, assinale a alternativa que contenha o volume de produto total que o usuário poderá adquirir e a classe do agrotóxico a ser utilizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q181555 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

A realização de pesquisas que viabilizem o desenvolvimento de secadores e o conhecimento das condições adequadas para sua operação é altamente desejável, uma vez que a secagem é uma operação indispensável para a preservação das qualidades físico-químicas e fisiológicas de grãos e sementes, respectivamente. Acerca dos diferentes métodos de secagem, julgue o item a seguir.

Na secagem com uso de radiação, a aplicação contínua ou intermitente da radiação infravermelha, de forma isolada ou acoplada com o aquecimento convectivo, reduz o tempo de secagem e, consequentemente, o consumo de energia.

  1. ✂️
  2. ✂️

403Q752223 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, VALEC, FEMPERJ

Manejo integrado de pragas (MIP) é uma filosofia de controle de pragas que procura preservar e incrementar os fatores de mortalidade natural através do uso integrado dos métodos de controle selecionados com base em parâmetros econômicos, ecológicos e sociológicos.

Assinale a alternativa a seguir que NÃO se enquadra como componente do manejo integrado de pragas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q821635 | Legislação Federal, Novo Código Florestal Lei 12651 2012, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

O Código Florestal instituído na Lei Nº12.651, de 25 de maio de 2012, estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. A delimitação da área de preservação permanente – APP para áreas no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

405Q749729 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

A propagação correta de qualquer espécie de planta cultivada é de fundamental importância para o sucesso de qualquer empreendimento agrícola. A respeito da propagação de plantas frutíferas, julgue os itens a seguir.

O maracujazeiro e o mamoeiro são atualmente propagados predominantemente por via sexual, apesar da viabilidade e das vantagens que a propagação vegetativa dessas espécies pode oferecer ao agricultor.

  1. ✂️
  2. ✂️

406Q676651 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Os fertilizantes formulados são provenientes das misturas dos fertilizantes simples. Para chegar a uma formulação de fertilizante, as matérias-primas devem ser misturadas proporcionalmente e baseiam-se em dois fatores: as características químicas dos solos e as necessidades nutricionais das plantas. Considere que um produtor, disponha de quantidade considerável de sulfato de amônio (20% de N), superfosfato simples (18% de P2O5 ), superfosfato triplo (44% de P2O5 ) e cloreto de potássio (60% de K2O), e deseja misturar esses fertilizantes simples de modo que possa adubar uma área para plantio de 2.000 pés de citros. A dose utilizada será 200g por cova. Com base nas informações anteriores, calcule a quantidade total e proporcional de cada fertilizante para obtenção do formulado 04-14-08 necessário para adubar toda a área desejada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q667999 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

Alcançar uma lavoura de alta produtividade é reflexo de vários fatores. Dentre esses fatores, está fornecer a quantidade adequada de nutrientes para cada cultura. O potássio é um dos nutrientes mais requeridos, em quantidade, nas plantações. Com base nas funções do potássio na planta e sua importância, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q750176 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Engenheiro Agronômo, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Acerca dos métodos de avaliação de impacto ambiental assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q752279 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, MDS, CESPE CEBRASPE

Os atributos químicos e a granulometria dos solos estão associados com sua capacidade de fornecimento de nutrientes e de retenção de água, com as atividades microbiológicas e, conseqüentemente, com a produtividade das culturas. Portanto, o conhecimento desses atributos é de fundamental importância para a adoção de práticas de manejo da fertilidade e da irrigação e drenagem, com o intuito da obtenção de aumento da produtividade. A respeito dos atributos químicos e da granulometria dos solos, julgue os itens seguintes.

O pH é um importante atributo químico do solo, particularmente em relação à disponibilidade de nutrientes e à presença de elementos tóxicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

410Q184818 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

A elaboração e implementação do planejamento no setor agropecuário representam um grande desafio, tendo em vista que os empreendimentos desse setor estão sujeitos a diversas variáveis, como a dependência de recursos naturais, a sazonalidade de mercado, a perecibilidade dos produtos, o ciclo biológico de vegetais e de animais e o tempo de maturação dos produtos. Com relação a planejamento agrícola e suas características, julgue o ite subsecutivo.

Quanto ao caráter metodológico, o planejamento agrícola esbarra em limitações, entre as quais a inexistência de uma metodologia que possa ser aplicada aos diferentes tipos de negócio agrícola. Quanto ao caráter social, as limitações estão ligadas à resistência dos produtores a inovações e ao receio de correr riscos.

  1. ✂️
  2. ✂️

411Q183225 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

Com relação ao Decreto Estadual no 1.900/2000, Capítulo XII, art. 43 as infrações se classificam em leves, graves e gravíssimas. Nesse sentido, é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

412Q674790 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.
Texto 1 
                                Antes que elas cresçam 
Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente. Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura. Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal? Ela está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos soltos sobre as ancas. Essas são as nossas filhas, em pleno cio, lindas potrancas. Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com a suéter amarrada na cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração. Pois ali estamos, depois do primeiro e do segundo casamento, com essa barba de jovem executivo ou intelectual em ascensão, as mães, às vezes, já com a primeira plástica e o casamento recomposto. Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E elas crescem meio amestradas, vendo como redigimos nossas teses e nos doutoramos nos nossos erros. Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. Longe já vai o momento em que o primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas vermelhas. Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando a emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela. Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de colagens, pôsteres e agendas coloridas de Pilot. Não, não as levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas. Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto. No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha terem a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes. O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam. Affonso Romano de Sant´ Anna (Fonte: http://www.releituras. com/arsant _antes.asp, acesso em janeiro de 2020.)
Texto 2
POEMA ENJOADINHO
Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho,
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão. F
ilhos? Filhos.
Melhor não tê-los
Noite de insônia
Cãs prematuros
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
(Fonte: Vinícius de Moraes. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987. p. 261-2.)
Assinale a alternativa contendo vocábulos acentuados pela mesma regra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q183278 | Português, Sintaxe, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Considere as orações abaixo.

I. Não iremos à faculdade hoje.

II. As inscrições estarão abertas à partir de segunda-feira.

III. Demos um lindo presente à nossa amiga.

O uso do acento indicativo de crase está correto somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q672827 | Português, Pontuação, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.
Texto 1 
                                Antes que elas cresçam 
Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente. Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura. Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal? Ela está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos soltos sobre as ancas. Essas são as nossas filhas, em pleno cio, lindas potrancas. Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com a suéter amarrada na cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração. Pois ali estamos, depois do primeiro e do segundo casamento, com essa barba de jovem executivo ou intelectual em ascensão, as mães, às vezes, já com a primeira plástica e o casamento recomposto. Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E elas crescem meio amestradas, vendo como redigimos nossas teses e nos doutoramos nos nossos erros. Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. Longe já vai o momento em que o primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas vermelhas. Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando a emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela. Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de colagens, pôsteres e agendas coloridas de Pilot. Não, não as levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas. Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto. No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha terem a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes. O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam. Affonso Romano de Sant´ Anna (Fonte: http://www.releituras. com/arsant _antes.asp, acesso em janeiro de 2020.)
Texto 2
POEMA ENJOADINHO
Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho,
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão. F
ilhos? Filhos.
Melhor não tê-los
Noite de insônia
Cãs prematuros
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
(Fonte: Vinícius de Moraes. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987. p. 261-2.)
Após leitura atenta do trecho: “Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados.”, assinale a alternativa que justifica o devido emprego de vírgula no fragmento destacado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q750435 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

As categorias do sistema de capacidade de uso preconizadas pelo Manual para Levantamento Utilitário do Meio Físico e Classificação de Terras no Sistema de Capacidade de Uso são, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q751832 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca da tecnologia de pós-colheita, como secagem, beneficiamento e armazenagem de grãos e sementes, julgue os itens de 75 a 80.

As características físicas dos produtos agrícolas influenciam a construção e operação de equipamentos de secagem e armazenagem, bem como a adaptação de equipamentos já existentes, com vistas à obtenção de maior rendimento nas operações de processamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

417Q182581 | Direito Administrativo, Princípios orçamentários, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos princípios de planejamento e de orçamento público, julgue os itens seguintes.

De acordo com o princípio da exclusividade, o orçamento deve tratar somente de matéria orçamentária, podendo conter autorização para abertura de créditos especiais e extraordinários, desde que ela tenha sido obtida antes da definição da receita.

  1. ✂️
  2. ✂️

418Q820035 | Legislação Federal, Novo Código Florestal Lei 12651 2012, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Várias regras do novo Código Florestal (Lei 12.651/12) serão aplicadas de acordo com o tamanho do imóvel rural medido em módulos fiscais, definidos pelo Incra, de acordo com critérios específicos estabelecidos em regulamento. Pergunta-se o que é um módulo fiscal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q182489 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que as partículas do solo apresentam cargas elétricas negativas e(ou) positivas e que as diferenças entre essas cargas induzem à retenção de cátions ou de ânions, julgue os itens subsequentes, relativos à capacidade de troca catiônica (CTC) e à capacidade de troca aniônica (CTA).

CTC a pH 7 é indicativo do potencial de bases trocáveis que o solo pode reter em forma disponível, caso sua acidez seja corrigida.

  1. ✂️
  2. ✂️

420Q184614 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, no que se refere à tecnologia de sementes.

Durante a secagem de sementes, o ar tem duas funções: criar condições para que ocorra evaporação de água da semente — geralmente por meio de condução de calor até o local de secagem das sementes — e transportar a umidade retirada da semente para fora do sistema de secagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.