Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q751612 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, VALEC, FEMPERJ

O tipo de enxertia reconhecidamente mais prático e eficiente e, portanto, mais adotado nos viveiros comerciais de propagação da laranja (Citrus sinensis), é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q752294 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

Das múltiplas etapas do planejamento agrícola, algumas podem ser realizadas concomitantemente e outras devem obedecer a uma determinada sequência, visto que existem limitações de tempo e recursos, financeiros e de pessoal, que se deve considerar. Assim, necessita-se estabelecer um esquema de atividades, para que o processo de planejamento e execução do plano possam ser cumpridos nos prazos previstos. Qual instrumento pode ser usado para essa esquematização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q183306 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a práticas culturais realizadas no cultivo de hortaliças, julgue os itens a seguir.

A desbrota manual do tomateiro do tipo Santa Cruz, além de melhorar a qualidade dos frutos, possibilita maior arejamento da lavoura e, consequentemente, a redução na incidência e severidade de doenças.

  1. ✂️
  2. ✂️

404Q749610 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, CREA RJ, CONSULPLAN

Qual a ciência que trata da origem, morfologia, distribuição, mapeamento e classificação dos solos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q676651 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Os fertilizantes formulados são provenientes das misturas dos fertilizantes simples. Para chegar a uma formulação de fertilizante, as matérias-primas devem ser misturadas proporcionalmente e baseiam-se em dois fatores: as características químicas dos solos e as necessidades nutricionais das plantas. Considere que um produtor, disponha de quantidade considerável de sulfato de amônio (20% de N), superfosfato simples (18% de P2O5 ), superfosfato triplo (44% de P2O5 ) e cloreto de potássio (60% de K2O), e deseja misturar esses fertilizantes simples de modo que possa adubar uma área para plantio de 2.000 pés de citros. A dose utilizada será 200g por cova. Com base nas informações anteriores, calcule a quantidade total e proporcional de cada fertilizante para obtenção do formulado 04-14-08 necessário para adubar toda a área desejada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q182317 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das características físicas e químicas dos solos e suas interações com outras áreas da edafologia, julgue os itens a seguir.

A predominância de quartzo nos grãos de areia, normalmente constituídos de quartzo e outros silicatos primários, indica que essa areia contém elevada quantidade de nutrientes disponíveis para as plantas.

  1. ✂️
  2. ✂️

407Q750386 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

As doenças fúngicas causam perdas no desenvolvimento das plantas, na sua produtividade e, ainda, em alguns casos causam até sua morte; vários patógenos são responsáveis pelas doenças em plantas. Sendo assim, assinale a alternativa que não corresponde a um fungo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q672127 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

Assinale a alternativa que diferencia a Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) da Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada (CFOC).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q750222 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Com relação à classificação de solos, analise os seguintes itens:

I. Horizonte A Chernozêmico é um horizonte mineral superficial, relativamente espesso, de cor escura, com baixa saturação por bases.

II. Horizonte A Antrópico é um horizonte formado ou modificado pelo uso contínuo do solo, pelo homem, como lugar de residência ou cultivo, por períodos prolongados, com adições de material orgânico em mistura ou não com material mineral, ocorrendo fragmentos de cerâmicas e/ou artefatos líticos, e/ou restos de ossos e/ou conchas.

III. Horizonte B Latossólico é um horizonte mineral superficial, cujos constituintes evidenciam avançado estágio de intemperização, explícita pela transformação quase completa dos minerais alteráveis, seguida de intensa dessilicificação, lixiviação de bases e concentração residual de sesquióxidos e/ou argilominerais do tipo 1:1 e minerais resistentes ao intemperismo. Em geral, é constituído por quantidades variáveis de óxidos de ferro e de alumínio, argilominerais do tipo 1:1, quartzo e outros minerais mais resistentes ao intemperismo. Apresenta algumas características como estrutura forte de muito pequena a pequena granular (microestrutura), ou blocos subangulares fracos ou moderados e espessura mínima de 50cm.

IV. Horizonte Glei é um horizonte mineral subsuperficial ou eventualmente superficial, com espessura de 15cm ou mais, caracterizado por redução de ferro e prevalência do estado reduzido, no todo ou em parte, devido principalmente à água estagnada, como evidenciado por cores neutras ou próximas de neutras na matriz do horizonte, com ou sem mosqueados de cores mais vivas. Trata-se de horizonte fortemente influenciado pelo lençol freático e regime de umidade redutor, virtualmente livre de oxigênio dissolvido, em razão da saturação por água durante todo o ano, ou, pelo menos, por um longo período, associado à demanda de oxigênio pela atividade biológica.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q752145 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, VALEC, FEMPERJ

Sobre os impactos ambientais é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

411Q184818 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

A elaboração e implementação do planejamento no setor agropecuário representam um grande desafio, tendo em vista que os empreendimentos desse setor estão sujeitos a diversas variáveis, como a dependência de recursos naturais, a sazonalidade de mercado, a perecibilidade dos produtos, o ciclo biológico de vegetais e de animais e o tempo de maturação dos produtos. Com relação a planejamento agrícola e suas características, julgue o ite subsecutivo.

Quanto ao caráter metodológico, o planejamento agrícola esbarra em limitações, entre as quais a inexistência de uma metodologia que possa ser aplicada aos diferentes tipos de negócio agrícola. Quanto ao caráter social, as limitações estão ligadas à resistência dos produtores a inovações e ao receio de correr riscos.

  1. ✂️
  2. ✂️

412Q184614 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, no que se refere à tecnologia de sementes.

Durante a secagem de sementes, o ar tem duas funções: criar condições para que ocorra evaporação de água da semente — geralmente por meio de condução de calor até o local de secagem das sementes — e transportar a umidade retirada da semente para fora do sistema de secagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

413Q672827 | Português, Pontuação, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.
Texto 1 
                                Antes que elas cresçam 
Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente. Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura. Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal? Ela está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos soltos sobre as ancas. Essas são as nossas filhas, em pleno cio, lindas potrancas. Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com a suéter amarrada na cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração. Pois ali estamos, depois do primeiro e do segundo casamento, com essa barba de jovem executivo ou intelectual em ascensão, as mães, às vezes, já com a primeira plástica e o casamento recomposto. Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E elas crescem meio amestradas, vendo como redigimos nossas teses e nos doutoramos nos nossos erros. Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. Longe já vai o momento em que o primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas vermelhas. Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando a emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela. Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de colagens, pôsteres e agendas coloridas de Pilot. Não, não as levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas. Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto. No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha terem a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes. O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam. Affonso Romano de Sant´ Anna (Fonte: http://www.releituras. com/arsant _antes.asp, acesso em janeiro de 2020.)
Texto 2
POEMA ENJOADINHO
Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho,
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão. F
ilhos? Filhos.
Melhor não tê-los
Noite de insônia
Cãs prematuros
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
(Fonte: Vinícius de Moraes. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987. p. 261-2.)
Após leitura atenta do trecho: “Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados.”, assinale a alternativa que justifica o devido emprego de vírgula no fragmento destacado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q820035 | Legislação Federal, Novo Código Florestal Lei 12651 2012, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Várias regras do novo Código Florestal (Lei 12.651/12) serão aplicadas de acordo com o tamanho do imóvel rural medido em módulos fiscais, definidos pelo Incra, de acordo com critérios específicos estabelecidos em regulamento. Pergunta-se o que é um módulo fiscal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

415Q750176 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Engenheiro Agronômo, Empresa de Saneamento de Goiás SA GO, IBEG

Acerca dos métodos de avaliação de impacto ambiental assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

416Q183921 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

As plantas terrestres do Cerrado brasileiro, que vivem em ambiente equilibrado e oxidado, absorvem, assimilam e acumulam no limbo foliar, em maiores valores percentuais, o elemento mineral simbolizado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q183699 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, CEAGESP, VUNESP

Na atualidade, destaca-se no mercado a comercialização de uma grande diversidade de produtos processados, como por exemplo, as mini cenouras. Este produto chega ao mercado acondicionado em diferentes embalagens, tamanhos, formas, porém o consumo deve ser feito no mesmo dia em que a embalagem for aberta. A EMBRAPA Hortaliças, órgão estatal de referência nacional para produtores agrícolas, recomenda

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q183476 | Informática, Malwarevírus, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

O vírus que permite a um estranho acessar o micro infectado ou coletar dados e enviá-los pela Internet para um desconhecido, sem notificar o usuário, é conhecido pelo nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

419Q183225 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

Com relação ao Decreto Estadual no 1.900/2000, Capítulo XII, art. 43 as infrações se classificam em leves, graves e gravíssimas. Nesse sentido, é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

420Q183278 | Português, Sintaxe, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

Considere as orações abaixo.

I. Não iremos à faculdade hoje.

II. As inscrições estarão abertas à partir de segunda-feira.

III. Demos um lindo presente à nossa amiga.

O uso do acento indicativo de crase está correto somente em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.