Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q751225 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, MDS, CESPE CEBRASPE

As aves que vivem no estado selvagem geralmente produzem um pequeno número de ovos e descendentes durante o ano, pois as mesmas possuem um ciclo de reprodução sazonal, ligado a diferentes condições ambientais, especialmente fotoperíodo e temperatura. O entendimento do ciclo reprodutivo dessas aves pode ser bastante útil para a definição do tipo de manejo a ser adotado na avicultura atual. No tocante aos ciclos de reprodução das aves, julgue os itens que se seguem.

Quando a galinha é submetida a um fotoperíodo constante, desde o nascimento até o abate, a taxa de postura é bastante afetada. Entretanto, quando sofre variações, o fotoperíodo tem pouco ou nenhum efeito sobre a intensidade da postura.

  1. ✂️
  2. ✂️

622Q184495 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

Sobre o Código Florestal (Lei 4.771/65), analise as afirmações a seguir.

l - Qualquer árvore poderá ser declarada imune ao corte, mediante ato do Poder Público, por motivo de sua localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes.
ll - O proprietário ou possuidor de imóvel rural que possuir extensão inferior ao exigido para reserva legal poderá compensar a re-serva legal por outra área equivalente em importância ecológica e extensão, desde que pertença ao mesmo ecossistema e esteja localizada na mesma microbacia.
III - São consideradas de preservação permanente as florestas e demais formas de vegetação situadas em faixa marginal de 50 metros dos rios de até 10 metros de largura.
IV - Nos loteamentos de propriedades rurais a área destinada para reserva legal deve fazer parte integrante de cada lote, não sendo permitido agrupar numa só porção em condomínio entre os adquirentes.

Todas as afirmações corretas estão em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q749762 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UFFS, FEPESE

A agricultura biodinâmica relatada por Rudolf Steiner entende que as pragas e doenças agrícolas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q749534 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UFFS, FEPESE

Do ponto de vista paisagístico/ornamental, as plantas classificadas como “forrações”:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q750568 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Os sintomas tornam-se visíveis quando as plantas aproximam-se do florescimento e caracterizam-se pela presença de pústulas de formato circular a alongado, inicialmente de coloração marrom, tanto na face superior quanto na face inferior da folha e no colmo. Essa doença de milho é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

626Q672489 | Informática, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Quando um usuário acessa uma página na internet e lhe seja apresentado um certificado digital válido, criptografando a seção, é correto afirmar que o protocolo utilizado pelo usuário neste acesso é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q181756 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos sensores orbitais de recursos terrestres, Landsat TM, IKONOS, Terra Modis, CBERS-2B CCD, QuickBird, RapidEye, que foram lançados nas últimas três décadas, julgue os itens subsequentes.

Todos os sensores referidos operam na faixa óptica do espectro eletromagnético.

  1. ✂️
  2. ✂️

628Q181798 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir, relativo à hidrologia e à hidráulica aplicadas à agricultura.

Na condução de água em canais, quando há ascensão suave no fundo e contração da largura do canal, a profundidade da água decresce no regime subcrítico e eleva-se no regime supercrítico, ao passo que, com depressão suave do fundo e expansão da largura do canal, ocorrerá elevação da profundidade da água no regime subcrítico e decréscimo no regime supercrítico.

  1. ✂️
  2. ✂️

629Q181059 | Informática, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

No MS Word 2007, para digitar o símbolo de metros cúbicos (m3) devemos utilizar a propriedade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q183371 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tonalidade e textura correspondem a dois parâmetros muito utilizados na análise de fotos aéreas em preto e branco. A tonalidade pode ser clara ou escura, ao passo que a textura, lisa ou rugosa. Com base nessa classificação, julgue o item abaixo.

Fotos aéreas de uma floresta tropical densa irão apresentar, predominantemente, uma tonalidade escura e uma textura rugosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

631Q752243 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, TERRACAP DF, FUNIVERSA

A classificação das terras, segundo sua capacidade de uso, é fundamental na avaliação global do imóvel. Nas definições da capacidade de uso das terras, a classificação do relevo tem peso significativo, uma vez que apresenta estreita relação com o uso e com o manejo agrícola. Sabe-se, por exemplo, que a mecanização pode sofrer sérias limitações na classe de relevo ondulado, proposta por Lepsch (1991) no Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. A classe de relevo ondulado representa uma declividade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q676728 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu hoje, (08/11/2019), à justiça, que o petista deixe a prisão imediatamente. (Uol, 08/11/2019. Disponível em: < http://bit.ly/2Sevi8J>.Adaptado) Em qual fato específico a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se baseou para pedir sua soltura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q752517 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Apesar da concordância de que é essencial para as plantas, ainda não foi estabelecida uma função bioquímica para o Boro. A hipótese mais aceita é que a função deste elemento (B) é a de facilitar o transporte de açúcares através das membranas. Sobre as funções desse nutriente, na sua relação com as plantas, assinale a alternativa INCORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q184201 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

Com relação à Lei no 6.766/79 (Parcelamento do Solo Urbano) é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q673454 | Informática, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Sobre o Excel, qual a opção NÃO ESTÁ CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q752312 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A contaminação de águas do subsolo tem vários “caminhos” ou “rotas”, trajetórias ou procedimentos por intermédio dos quais ocorre a contaminação das águas do subsolo. Nas alternativas seguintes, assinale aquela que NÃO é uma “rota” para a contaminação das águas do subsolo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q750521 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Com relação à adubação nitrogenada na cana-de-açúcar, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

638Q184526 | Informática, Windows, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

No Windows XP, para visualizarmos um arquivo de texto (.txt), o aplicativo mais simples e apropriado para esse fim seria o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q674065 | Português, Morfologia, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.
Texto 1 
                                Antes que elas cresçam 
Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente. Um dia se assentam perto de você no terraço e dizem uma frase de tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura. Onde e como andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal? Ela está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos soltos sobre as ancas. Essas são as nossas filhas, em pleno cio, lindas potrancas. Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão elas, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros ou, então com a suéter amarrada na cintura. Está quente, a gente diz que vão estragar a suéter, mas não tem jeito, é o emblema da geração. Pois ali estamos, depois do primeiro e do segundo casamento, com essa barba de jovem executivo ou intelectual em ascensão, as mães, às vezes, já com a primeira plástica e o casamento recomposto. Essas são as filhas que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E elas crescem meio amestradas, vendo como redigimos nossas teses e nos doutoramos nos nossos erros. Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos. Longe já vai o momento em que o primeiro mênstruo foi recebido como um impacto de rosas vermelhas. Não mais as colheremos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, da cultura francesa e inglesa. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Só nos resta dizer “bonne route, bonne route”, como naquela canção francesa narrando a emoção do pai quando a filha oferece o primeiro jantar no apartamento dela. Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de colagens, pôsteres e agendas coloridas de Pilot. Não, não as levamos suficientemente ao maldito “drive-in”, ao Tablado para ver “Pluft”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas. Elas cresceram sem que esgotássemos nelas todo o nosso afeto. No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, comidas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhas. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de sorvetes e sanduíches infantis. Depois chegou a idade em que subir para a casa de campo com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma aqui na praia e os primeiros namorados. Esse exílio dos pais, esse divórcio dos filhos, vai durar sete anos bíblicos. Agora é hora de os pais na montanha terem a solidão que queriam, mas, de repente, exalarem contagiosa saudade daquelas pestes. O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que elas cresçam. Affonso Romano de Sant´ Anna (Fonte: http://www.releituras. com/arsant _antes.asp, acesso em janeiro de 2020.)
Texto 2
POEMA ENJOADINHO
Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como o queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho,
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão. F
ilhos? Filhos.
Melhor não tê-los
Noite de insônia
Cãs prematuros
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
(Fonte: Vinícius de Moraes. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1987. p. 261-2.)
Como recurso de embelezamento textual, a “licença poética” autoriza que os desvios em relação à normapadrão façam parte dos textos, por exemplo, em “Como sabê-los?”, assinale a alternativa com colocação pronominal correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q752198 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Com referência à ação de um empresário em atividades agropecuárias, julgue os itens seguintes.

Para a maximização do lucro próprio, o empresário rural deve usar uma quantidade de fertilizantes até o ponto em que o custo por unidade do fertilizante seja igual ao acréscimo de receita obtida mediante a sua aplicação.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.