Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrônomo

Resolva questões de Engenheiro Agrônomo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q750286 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

Na semeadura comercial de espécies agrícolas, o uso de sementes de boa qualidade fisiológica e sanitária é importante para que se tenha uma população adequada de plantas. Com respeito à utilização e à qualidade de sementes de culturas agrícolas, julgue os itens que se seguem.

O milho híbrido possui maior endogamia e produtividade em relação às variedades de polinização aberta, em razão do trabalho de melhoramento genético feito para a produção da semente híbrida.

  1. ✂️
  2. ✂️

902Q749799 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natividade RJ, CONSULPLAN

As instalações rurais ao longo dos tempos tornaram?se um dos aspectos mais importantes no contexto da avicultura brasileira. Dentro do sistema avícola, a instalação deve proporcionar a adaptação das aves dentro de condições básicas e ideais para o seu desenvolvimento de forma a obter um rendimento máximo em um tempo mínimo. Marque a alternativa INCORRETA referente à escolha do terreno para instalação de um aviário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

903Q750861 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

A alimentação é responsável por mais da metade dos custos de produção animal. Dessa forma, um engenheiro agrônomo deve ter conhecimento de nutrição animal e do sistema de produção a ser empregado para cada espécie de interesse zootécnico. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

As plantas forrageiras utilizadas em pastagens apresentam um crescimento que varia de prostrado a ereto. Considerando o hábito de pastejo dos eqüinos, recomendam-se forrageiras de crescimento ereto para esses animais, por apresentarem um período de descanso menor que o das forrageiras de crescimento prostrado.

  1. ✂️
  2. ✂️

904Q182809 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPE SC, ACAFE

O sistema de cultivo em semeadura direta (SD), também chamado plantio direto, contribuiu para modificar o ambiente do solo e a erosão hídrica pluvial nas lavouras em relação ao pre-paro convencional (PC). A adoção da SD modifica a qualidade do solo e das águas superfici-ais. Sobre esse tema é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q750618 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

O manejo correto da irrigação das lavouras e pastagens tem garantido boa produtividade em épocas de escassez de água. Acerca da irrigação de lavouras e pastagens, julgue os itens seguintes.

Os tomaticultores, de modo geral, têm preferido o sistema de irrigação por aspersão, apesar de esse sistema dificultar o uso da cobertura morta com plástico de polietileno e ainda propiciar um ambiente mais favorável à infecção por patógenos.

  1. ✂️
  2. ✂️

906Q182573 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

A elaboração e implementação do planejamento no setor agropecuário representam um grande desafio, tendo em vista que os empreendimentos desse setor estão sujeitos a diversas variáveis, como a dependência de recursos naturais, a sazonalidade de mercado, a perecibilidade dos produtos, o ciclo biológico de vegetais e de animais e o tempo de maturação dos produtos. Com relação a planejamento agrícola e suas características, julgue o item subsecutivo.

Meios são os métodos, as normas ou as linhas de ação que indicam o caminho para a meta desejada, enquanto que os instrumentos são os recursos específicos, como as disposições, os convênios, as leis, entre outros que implementam os meios selecionados. Como exemplo, é correto classificar como meio a "melhor distribuição da renda agrícola" a fim de se atingir a meta da "reforma agrária".

  1. ✂️
  2. ✂️

907Q750896 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Com relação aos métodos de irrigação por aspersão convencional e por pivô central, julgue os itens subsequentes. Uso de pouca mão de obra, facilidade de irrigação de grandes áreas e possibilidade de aplicação de produtos químicos são vantagens da irrigação por pivô central, que, no entanto, não é tão vantajosa em áreas quadradas, em que cerca de 10% da área não são irrigados.
  1. ✂️
  2. ✂️

908Q184126 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à irrigação e à drenagem, julgue o próximo item.

Em sistemas de irrigação, a maximização da produtividade agrícola poderá ser obtida mediante alta frequência de irrigação e atendimento da demanda evapotranspirométrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

909Q750968 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Na época de verão chuvoso, em área anteriormente cultivada com alho, previamente calcarizada e adubada de acordo com recomendações técnicas, um agricultor plantou 100 ha de tomate híbrido tipo mesa. Mesmo com a realização do manejo fitossanitário, na fase de frutificação, cerca de 10% das plantas apresentavam sintomas como: hastes com talo oco e cheiro desagradável, folhas e frutos com sintoma de requeima, frutos com cancro vulgarmente conhecido como olho de passarinho, frutos com podridão apical, manchas escuras na região de inserção do pedúnculo do fruto, no caule e na folha, e um halo amarelado nas folhas.

Com base nessa situação, julgue os itens seguintes.

O fato de o produtor efetuar o controle fitossanitário não impede a ocorrência de doenças na lavoura: o controle pode ter sido ineficiente, como é o caso do controle da pinta preta causada pelo fungo Alternaria solani, cujos sintomas descritos podem comprometer seriamente a produtividade e a qualidade dos frutos, o que leva à necessidade do controle fitossanitário curativo com pulverizações de produtos à base de cobre e mancozeb.

  1. ✂️
  2. ✂️

910Q751254 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, MDS, CESPE CEBRASPE

Existem evidências claras de que o uso contínuo de um único método de controle de plantas daninhas ocasiona a dominância de uma ou poucas espécies tolerantes àquele método de controle. Mediante a combinação de vários métodos de controle de plantas daninhas, o produtor poderá ter um cafezal limpo. Com referência ao controle de plantas daninhas em lavouras de café, julgue os seguintes itens.

Quando necessário, o emprego do controle manual e mecânico de plantas daninhas em cafezais deve ser realizado em períodos chuvosos, em razão da ineficiência do controle químico nesse período.

  1. ✂️
  2. ✂️

911Q184470 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à irrigação e à drenagem, julgue o próximo item.

Em um projeto básico de irrigação, as fotografias aéreas da estação de bombeamento e de outras estruturas principais deverão ser tiradas em um ângulo de aproximadamente 45° acima da horizontal e entre 11 e 14 horas, o que apresenta a vantagem de se dispensar a indicação dos pontos de ligação com os mapas topográficos.

  1. ✂️
  2. ✂️

912Q181147 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, BANPARÁ, ESPP

No acompanhamento de uma obra o sistema de controle tem por objetivo os itens relacionados abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q752029 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em reflorestamentos, o cultivo de espécies frutíferas e florestais tem alcançado altas produtividades em razão de diversos fatores, entre os quais se destacam: uso de mudas de boa qualidade genética, fisiológica e sanitária; utilização de variedades híbridas, irrigação e fertilização adequadas, podas; adoção de manejo adequado de pragas, doenças e controle de plantas daninhas. A respeito do cultivo de espécies frutíferas e florestais, julgue os itens de 55 a 59.

A murcha bacteriana do eucalipto causada pela bactéria Ralstonia solanacearum deve ser controlada desde o aparecimento dos sintomas, com o emprego do manejo integrado, incluindo o uso de bactericidas sistêmicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

914Q749748 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Para viabilizar diferentes sistemas produtivos técnica e economicamente, o engenheiro agrônomo deve conhecer as várias etapas do processo produtivo, a legislação vigente e as demandas e exigências do mercado consumidor. Julgue os itens a seguir, com relação a esse assunto.

Para atender à exigência proteica de caprinos durante o pico de lactação, deve-se utilizar um banco de proteínas formado pelo capim Brachiaria decumbens com 120 dias de maturidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

915Q749563 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, FUB, CESPE CEBRASPE

O manejo correto da irrigação das lavouras e pastagens tem garantido boa produtividade em épocas de escassez de água. Acerca da irrigação de lavouras e pastagens, julgue os itens seguintes.

Alguns produtores têm utilizado modernos sistemas de fertirrigação de pastagens no período de inverno, o que tem proporcionado uma capacidade de suporte em torno de 20 animais por hectare, dependendo da espécie de capim e do sistema de rotação dos pastos utilizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

916Q185095 | Agronomia, Engenheiro Agrônomo, UFAL, COPEVE UFAL

Em relação às principais frutíferas cultivadas no estado de Alagoas, é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q672009 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

Os fertilizantes formulados são provenientes das misturas dos fertilizantes simples. Para chegar a uma formulação de fertilizante, as matérias-primas devem ser misturadas proporcionalmente e baseiam-se em dois fatores: as características químicas dos solos e as necessidades nutricionais das plantas. Considere que um produtor, disponha de quantidade considerável de sulfato de amônio (20% de N), superfosfato simples (18% de P2O5), superfosfato triplo (44% de P2O5) e cloreto de potássio (60% de K2O), e deseja misturar esses fertilizantes simples de modo que possa adubar uma área para plantio de 2.000 pés de citros. A dose utilizada será 200g por cova. Com base nas informações anteriores, calcule a quantidade total e proporcional de cada fertilizante para obtenção do formulado 04-14-08 necessário para adubar toda a área desejada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q752398 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

O GPS (Global Positioning System) é um sofisticado sistema eletrônico de navegação, baseado em uma rede de satélites, que permite localização instantânea em qualquer ponto da terra, e usa o sistema de coordenadas como referencial. Pode ser aplicado em diversas áreas, como: transportes, mapeamento, lazer, esporte, entre outros usos. Com relação ao texto acima é correto afirmar que:

I. Latitude geográfica é o ângulo medido ao longo do meridiano do lugar, com origem no equador e extremidade no zênite do lugar;

II. Longitude geográfica é o ângulo medido ao longo do equador da Terra, tendo origem em um meridiano de referência (o meridiano de Greenwich), e extremidade no meridiano do lugar;

III. Não é possivel determinar altitude com o GPS;

IV. A latitude geográfica varia entre -90° e +90°, e o sinal positivo indica latitudes do hemisfério sul e o sinal negativo hemisfério norte.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q752661 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, UFFS, FEPESE

Fanerógamas é um termo utilizado para designar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

920Q667672 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agrônomo, IDAF AC, IBADE, 2020

Texto associado.

Leia o texto a seguir:


      “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.

     No Brasil, sua primeira detecção ocorreu em 1996 no município de Oiapoque (Amapá). Atualmente há confirmação de sua presença em três estados – Amapá (AP), Pará (PA) e Roraima (RR). Por ser considerada uma das maiores ameaças fitossanitárias à fruticultura brasileira (mesmo sob controle constitui risco à economia agrícola), ter distribuição restrita e estar sob controle oficial, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) categoriza essa espécie como praga quarentenária presente (PQP) para o país. [...]

      O maior risco de introdução da praga é através de partes vegetais contaminados, principalmente frutos. A presença da praga afeta diretamente na economia, pois os produtores da região que tenha registrado foco da praga são impedidos de comercializar para que a praga não seja levada de uma região para a outra.

      Anteriormente, foram definidos pelo MAPA os procedimentos oficiais de vigilância que devem ser adotados em todo o país para as ações de prevenção, contenção, supressão e erradicação da B. carambolae. Nesta legislação consta o detalhamento das medidas a serem aplicadas no caso de constatação da praga, assim como a orientação sobre o trânsito de frutos de espécies hospedeiras da praga provenientes de áreas sob quarentena, protegidas ou onde a praga já se encontra erradicada, além do trânsito interestadual. ”


     Revista Brasileira de Fruticultura. Atualização sobre a situação de Bactrocera carambolae em Roraima, 2019. Disponível em: . Acesso em 03 jan. 2020.

A Instrução Normativa n° 13 estabelece o Plano de Contingência e as medidas preventivas e emergenciais para erradicação de focos e contenção da Monilíase (Moniliophthora roreri) no cacaueiro. Julgue as afirmativas a seguir:


I – Para alcançar este objetivo foi instituído o Grupo Nacional de Emergência Fitossanitária (GNEF);

II – O GNEF será integrado por representantes de diversos órgãos oficiais, como o Conselho de Defesa Agrícola;

III – um dos objetivos do GNEF é coordenar, acompanhar e avaliar as atividades previstas no Plano de Contingência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.