Início

Questões de Concursos Engenheiro Agrimensor

Resolva questões de Engenheiro Agrimensor comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q783324 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, TERRACAP DF, FUNIVERSA

Em processos de medição direta de distância por meio de diastímetros, um desvio vertical pode ser considerado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q783322 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Barbacena MG

A latitude de um ponto pode variar de __________________ e tem como origem o __________.

Os termos que completam, respectivamente, as lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q782703 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Os satélites que compõem o segmento espacial do sistema GPS orbitam ao redor da Terra distribuídos em seis órbitas distintas, a uma altitude de 20.200 Km, distribuídos em seis planos orbitais com uma inclinação de 55º em relação ao equador, e com um período de revolução de, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q783229 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, TERRACAP DF, FUNIVERSA

Com a finalidade de facilitar a aplicação de cálculos matemáticos em geodésia, utiliza-se do artifício de transformar as coordenadas geodésicas de um ponto (latitude, longitude, altitude) em coordenadas cartesianas tridimensionais (X, Y, Z). É correto afirmar que, nas coordenadas cartesianas tridimensionais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q782675 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Barbacena MG

A Prefeitura Municipal de Barbacena está pavimentando uma rua, da estaca 12 + 12,00 m à estaca 28 + 6,00 m. A largura da via tem 6,00 m e a espessura do pavimento é igual a 8 cm.

O volume total de material para a construção deste pavimento será igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q782746 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Com uma trena de aço deseja-se fazer a locação de uma distância horizontal ao longo de uma inclinação constante de 3° 21’. Qual deve ser a distância inclinada de tal forma que a distância horizontal resultante seja 350,00 m? (Dados: sen(3°21’) = 0,058435222; cos(3°21’) = 0,998291202; tan(3°21’) = 0,056083760.)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q782816 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O sistema SPOT é um programa espacial francês semelhante ao programa LANDSAT. O primeiro satélite da série SPOT, lançado em fevereiro de 1986, levou a bordo 2 sensores de alta resolução HRV (High Resolution Visible), com possibilidade de apontamento perpendicular ao deslocamento do satélite. A altitude da órbita do SPOT é de 832 Km. É uma órbita polar, síncrona com o Sol, mantendo uma inclinação de 98º,7 em relação ao plano do equador. A velocidade orbital é sincronizada com o movimento de rotação da Terra, de forma que a mesma área possa ser imageada a intervalos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q783615 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, TERRACAP DF, FUNIVERSA

No universo de representação, definem-se as possíveis representações geométricas que podem estar associadas às classes do universo conceitual. É característica da representação vetorial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q783004 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Segundo a NBR 13133, sobre a execução de levantamento topográfico, o conjunto de referências de nível, materializadas no terreno, que proporciona o controle altimétrico dos levantamentos topográficos e o seu referenciamento ao datum (origem) altimétrico do país, é o apoio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q783172 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Barbacena MG

Num projeto de estradas rurais, partiu-se da estaca 200 + 10,00 metros, de altitude igual a 300,00 metros. Considerando a inclinação em aclive deste trecho igual a + 5%, chegou-se à estaca 212 + 18,00 metros com a altitude igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q783610 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Barbacena MG

A área do município de Barbacena é igual a aproximadamente 759 km2 (Fonte: IBGE, 2016). A representação gráfica deste município em um mapa, na escala de 1/100.000, possui uma área gráfica, em cm2, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q783465 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

O conjunto de pontos planimétrico, altimétrico, ou planialtimétrico, que dão suporte ao levantamento topográfico recebe o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q783455 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Prefeitura de Barbacena MG

Um receptor GPS geodésico móvel é desligado entre as seções de coletas em um intervalo de rastreio inferior a 20 minutos. Segundo norma do IBGE, este método de posicionamento é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q782909 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, CREA RJ, CONSULPLAN

A Ética pode ser definida como as obrigações que um profissional tem para com o público e os colegas profissionais. Tal código é um guia útil para os membros de uma profissão, a fim de ajudá-los a conhecer os padrões que deveriam atingir e o que podem esperar de seus colegas. Sendo assim, analise:

I. O profissional não deve colocar os valores monetários acima dos outros. Embora possa parecer difícil aplicar isso em casos específicos, significa que o profissional nunca deve recomendar para um cliente uma solução técnica baseada na quantidade de dinheiro que deverá receber.

II. A responsabilidade do profissional com o cliente vai além do trabalho imediato, não devendo revelar informações privadas relativas aos negócios do cliente sem a sua permissão.

III. O profissional não deve ser tão orgulhoso para admitir que necessita de ajuda externa, a fim de resolver um certo problema.

IV. O profissional não deve realizar trabalhos gratuitos, exceto para serviços comunitários ou determinado pela justiça (como no caso das perícias judiciais).

V. O profissional estará sempre preocupado com a segurança e o bem-estar do público e dos seus empregados e agirá de acordo com as leis de registro do estado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q783334 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O levantamento altimétrico desenvolveu-se na forma de circuitos, servindo por ramais às cidades, vilas e povoados às margens das mesmas e distantes até 20 km. Este método de levantamento altimétrico propicia alta precisão e é usado nos levantamentos que se desenvolvem ao longo de rodovias e ferrovias. No Sistema Geodésico Brasileiro, os pontos cujas altitudes foram determinadas a partir de nivelamento geométrico são denominados referências de nível. Este método é denominado de nivelamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q782934 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, CREA RJ, CONSULPLAN

Identifique as afirmativas sobre os sensores multiespectrais mais conhecidos, relacionando as colunas:

1. Sensores TM (Thematic Mapper).

2. Sensor HRVIR (Haute Resolution Visible et Infrarouge).

3. Sensor estacionado.

4. Câmera Digital HRSC-A (High Resolution Stereo Camera – Airborne).

( ) Permite adquirir imagens digitais em cinco bandas espectrais e está a bordo dos satélites SPOT.

( ) Permite adquirir imagens digitais multiespectrais em sete bandas e está a bordo dos satélites LANDSAT.

( ) Permite varrer uma faixa de terreno simultaneamente com nove arrays lineares e é utilizado a bordo de um avião apropriado. É um sensor multilinear do tipo pushbroom.

( ) Permite adquirir imagens em quatro bandas em modo multiespectral e, numa banda, em modo pancromático e está a bordo do satélite IKONOS.

A sequência está correta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q783401 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, TERRACAP DF, FUNIVERSA

Para o sensoriamento remoto, as duas únicas fontes naturais de radiação eletromagnética são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q782689 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, TERRACAP DF, FUNIVERSA

Durante um processo de execução de trabalhos topográficos, a reiteração pode ser lançada como um dos métodos para a minimização de erros de fechamento. Com relação ao processo de reiteração, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.