Início

Questões de Concursos Engenheiro Ambiental

Resolva questões de Engenheiro Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q752935 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

No que diz respeito à classificação dos resíduos da construção civil, segundo as diretrizes das legislações brasileiras vigentes, o amianto deve ser considerado resíduo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q752945 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

A 21ª Conferência do Clima (COP 21), em Paris, tem como principal objetivo costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e, em consequência, limitar o aumento da temperatura global. Levando-se em consideração os ciclos biogeoquímicos, dentre eles, o que está mais relacionado ao objetivo desse evento é o Ciclo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q182996 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, INFRAERO, FCC

O processo de licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, é regulamentado pela Resolução CONAMA n° 237/97.
Segundo essa Resolução, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q752784 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Em virtude da crise hídrica, algumas mudanças de comportamento devem ser adotadas. Assinale a alternativa que corresponde a uma importante mudança que certamente irá refletir na redução do consumo de água da rede pública de abastecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q184945 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, INFRAERO, FCC

O solo é um recurso natural cuja conservação cresce em importância na medida em que avança a ocupação do território e o uso da terra se torna mais intenso. Além de medidas de drenagem e manejo de águas pluviais, os solos nas áreas livres de um aeroporto podem ser melhor protegidos contra a erosão mediante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q184408 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

Segundo Schianetz (1999, p. 160), existem três processos de remediação quando classificados de acordo com o local onde serão realizadas as ações corretivas no meio, sendo os processos in-site (sem remoção de material), os processos off-site (tratamento fora do local), e os processos on-site (tratamento no local).
SCHIANETZ, B. Passivos ambientais: levantamento histórico avaliação da periculosidade ações de recuperação. Curitiba: SENAI, 1999. P. 205.

Considerando os processos de remediação, avalie as afirmações que se seguem.

I. In-site é um processo de baixo custo, porém o êxito da recuperação não pode ser constatado com confiabilidade. Técnicas classificadas nesse processo são biorremediação e fitorremediação.

II. Off-site é um processo em que o meio impactado pode ser reutilizado imediatamente, porém pode ocorrer a transferência do passivo, caso não ocorra a descontaminação. Uma das técnicas classificadas nesse processo é a aspiração do ar do solo contaminado.

III. On-site é um processo em que o êxito da recuperação é de fácil repetibilidade, porem as técnicas geralmente são mais caras que os processos in-site e de riscos ao meio ambiente e ao homem. Uma das técnicas que classificadas nesse processo é a destruição térmica.

IV. Em áreas de contaminação inorgânica do solo quando utilizada técnicas de remediação com lavagem do solo, o local de processo é on-site ou off-site, porém, nas áreas de contaminação orgânica do solo quando utilizadas técnicas de remediação com lavagem do solo, o processo é in-site.

É correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q752767 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Levando em consideração o ciclo hidrológico, assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna da seguinte definição:

? _________ é a retenção de parte da precipitação acima da superfície do solo. Pode ocorrer devido à vegetação ou outra forma de obstrução ao escoamento. O volume de água retido é perdido e retorna à atmosfera.?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q752957 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE

Em relação à remoção biológica de fósforo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q752975 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Analise as seguintes afirmativas a respeito dos fundamentos de Limnologia e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

 ( ) Quando represas tropicais são formadas sobre florestas, o hipolímnio pode apresentar altos valores de fosfatos totais nos primeiros anos após o seu represamento. Estes valores não são encontrados nem mesmo nos lagos poluídos ou eutrofizados artificialmente.

( ) As macrófitas aquáticas são vegetais que evoluíram a partir de algas marinhas. São consideradas, exclusivamente, pragas e daninhas, uma vez que não apresentam quaisquer benefícios aos seres humanos e para o meio ambiente.

( ) 100% de saturação de oxigênio é a quantidade máxima de oxigênio que pode ser dissolvida na água em determinada pressão, temperatura e salinidade. Valores de oxigênio dissolvido acima de 100% de saturação, contudo, podem ocorrer em águas naturais durante alguns períodos do dia, nos quais ocorrem altas taxas de fotossíntese.

( ) A concentração dos nutrientes tem papel fundamental sobre a produtividade primária, tanto do fitoplâncton quanto do zooplâncton. Dentre os nutrientes mais importantes destacam-se: hidrato, sulfato, peróxido de hidrogênio e selênio, considerados geralmente como limitantes.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q752749 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Metrô DF, IADES

Uma usina de reciclagem de resíduos sólidos de construção e demolição (RSCD) classe A possui capacidade de operação de 25 T/hora; a pá mecânica utilizada para a atividade é de médio porte e possui uma concha com capacidade para carregar 2 m3 por ciclo. Considerando que a densidade aparente do RSCD classe A é de 1.250 Kg/m3, quantos ciclos serão necessários para atender à capacidade de operação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q183995 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA

Os processos de tratamento de água residuária são reunidos em grupos distintos, ou seja, os físicos, os químicos e os biológicos. Assinale a alternativa correta em relação aos processos de tratamento de água residuária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q752838 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Metrô DF, IADES

As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, hábitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. Conforme a Lei no 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assinale a alternativa que apresenta exemplos de UC de proteção integral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q182632 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

As atividades de prospecção de petróleo, conduzidas por meio do emprego de métodos geológicos e geofísicos, têm como principal objetivo a identificação de novas jazidas.

Assinale a alternativa que apresenta método prospectivo, com alto grau de eficiência, custo relativamente baixo, sendo o mais empregado na indústria do petróleo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q185034 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA

Conforme Augustin Berque (1994), a paisagem é a expressão sensível de uma mediância. Esta, por sua vez, revela o sentido da relação de uma sociedade com seu meio ambiente. Assinale a alternativa incorreta a respeito da relação entre meio ambiente e sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q562915 | Informática, Rede de Computadores, Engenheiro Ambiental, Metrô DF, IADES

Uma nova opção de utilização dos sistemas computacionais, em que os sistemas e os dados podem ser acessados em qualquer lugar do mundo a qualquer tempo, sem a necessidade de instalação e (ou) configuração de softwares, e o acesso a programas, serviços e arquivos é remoto por meio da internet.

 As características apresentadas se referem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q752888 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Metrô DF, IADES

Os empreendimentos que têm o potencial de causar impactos ambientais significativos usualmente afetam, degradam ou consomem recursos ambientais que pertencem à coletividade e que dizem respeito ao bem-estar de todos. Tais empreendimentos e atividades não devem ser validados no âmbito privado. Com base nessa informação, é correto afirmar que o instrumento que materializa esse tema é o (a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q185062 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

Para a recuperação de petróleo em poços que perderam a surgência, uma das técnicas de elevação artificial amplamente difundida é o sistema de injeção de gás (gas-lift). A respeito dessa técnica analise as afirmações abaixo.

I. Possui grande versatilidade em relação à classe de óleo (API - American Petroleum Institute) a ser produzido, podendo ser empregado, sem restrições, na elevação artificial de óleos leves, médios, pesados e extrapesados.

II. O sistema é apto a operar em amplas faixas de produção de óleo e de profundidade, o que torna o sistema atrativo tanto para operações onshore (em terra) quanto offshore (marítimas).

III. A completação para este sistema é relativamente simples quando comparado às outras técnicas, destacando a acessibilidade ao interior do poço por não apresentar obstrução da coluna de produção (tubing).

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q752799 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Metrô DF, IADES

A classificação de imagens obtidas por sensoriamento remoto deve ser vista como um processo estatístico e probabilístico que tenta ao máximo aproximar o mapa digital à realidade. Mather (1987) resumiu, em dois modos, o problema de alocar pixels individuais às suas classes mais prováveis. Dá-se a esses dois modos o nome de classificação supervisionada e classificação não supervisionada. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q183182 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA

Acerca da relação entre pedologia e meio ambiente, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q183738 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

Uma empresa planeja lançar, como produto, uma mistura asfáltica sob a alcunha de ecológica, devido à adição triturada de 100 pneus usados a cada metro quadrado de pavimento. Para comprovar a eficiência operacional, a empresa pavimentou dois trechos de uma rodovia, idênticos com relação à compactação do solo e quaisquer outras características, sendo a única diferença a mistura asfáltica padrão em um trecho e a ecológica em outro. Após um período em que ambos os trechos foram submetidos ao mesmo tráfego intenso de caminhões carregados, constatouse o surgimento de deformações irreversíveis na forma de sulcos, formados a partir das trilhas das rodas dos veículos no pavimento padrão. Já na pista coberta com a mistura asfáltica ecológica não houve esse tipo de deformação. Nessa situação, avalie as asserções a seguir.

O asfalto ecológico, ao evitar o surgimento de deformações irreversíveis causados pelas rodas dos veículos, apresentou maior resistência às deformações elásticas.

PORQUE

É característico das deformações elásticas o rompimento permanente das ligações intermoleculares, tornando permanentes as deformações provenientes.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.