Início

Questões de Concursos Engenheiro Ambiental

Resolva questões de Engenheiro Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q992017 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Água, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

As lagoas de estabilização são grandes bacias rasas com diques de terra, nas quais o esgoto bruto é tratado por processos completamente naturais que envolvem algas e bactérias. Para a remoção de bactérias, são designadas as lagoas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q1047812 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A Política Nacional de Recursos Hídricos baseia-se, entre outros, nos seguintes fundamentos, à exceção de um, que está errado. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q992011 | Biologia, Cadeias e teias alimentares, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

A cadeia alimentar constitui uma contínua transferência de energia entre os seres de um ecossistema em função de uns consumirem a matéria de outros com a finalidade alimentar, num constante reprocessamento molecular. Cada etapa de uma cadeia alimentar é chamada de nível trófico. Os Produtores apresentam, dentre outras, a seguinte característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q1047827 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

As diretrizes do licenciamento ambiental estabelecem uma série de licenças e autorizações que podem ser expedidas para um empreendimento.
Em particular, a autorização de operação (AO) é um mecanismo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q989615 | Meio Ambiente, Saneamento Geral, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo:
Um engenheiro ambiental está avaliando técnicas para a descontaminação de um sítio industrial, onde o solo e as águas subterrâneas foram contaminados por hidrocarbonetos. As técnicas sob consideração incluem bioremediação, fitorremediação, e extração a vácuo. Considerando a necessidade de uma solução eficaz que minimize impactos ambientais adicionais e promova a recuperação sustentável da área, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q1047815 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A Resolução CONAMA no 420 / 2009 dispõe que o gerenciamento de áreas contaminadas deverá conter procedimentos e ações voltadas ao atendimento dos seguintes objetivos, à exceção de um, que está errado. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q992021 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Conceitos e Fundamentos em Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Do ponto de vista trófico, um ecossistema tem dois componentes. No componente heterotrófico, predominam, dentre outros:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q976180 | Português, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Votos para o Ano-Novo


Os cronistas mais organizados costumam escolher, no fim de ano, os dez melhores, os dez maiores, os dez mais isto ou aquilo do ano que passou. Essas escolhas públicas não têm o encanto das escolhas particulares, feitas em uma pequena roda, em que se costuma decidir, depois de severos debates, qual foi o maior “fora”, o pior vexame, o melhor golpe do baú, o maior chato do ano, a mais bela dor de cotovelo, o mais louvável infarto do miocárdio, o party mais fracassado, a cena mais ridícula, o marido mais manso etc. Note-se que para a escolha deste último deve-se levar em conta que há muitos cavalheiros que não podem ser aceitos no páreo, devem serconsiderados hors-concours. É preciso incentivar os valores novos.


Depois desse salutar exercício, proponho que cada pessoa faça um exame de consciência e pergunte a si mesma com que direito se arvora em juiz dos outros. Pense nos seus próprios pecados, nos seus próprios ridículos. Procure ver a si mesmo como se fosse alguém a quem quisesse ridicularizar. Como seria fácil! Quem sabe que a virtude de que você mais se envaidece é menos uma virtude do que medo da polícia, ou, mais comumente, do ridículo?


Dizem que o crime não compensa. E a virtude, compensará? Espero que sim, mas talvez só no outro mundo. Neste aqui não sei; mas conheço pessoas virtuosas que me parecem tão azedas, tão infelizes, tão entediadas, tão sem graça com a própria virtude que dão vontade da gente dizer:


― Está muito bem, nossa amizade, você é formidável. Mas assim também enjoa. Peque pelo menos uma vezinha, sim? É bom para relaxar.


Raul de Leoni sonhava com... “um cristianismo ideal, que não existe, onde a virtude não precisasse ser triste, onde a tristeza fosse um pecado venial...”.


Acho que a pessoa querer buscar a felicidade em pecados e sujeiras só não é um erro quando a pessoa tem mesmo muita vocação paraessas coisas. Mas isso é raríssimo. A maior parte dos sujos tem uma inveja secreta e imensa dos honrados, dos limpos. Sofre com isto. Sofre tanto quanto os que vivem além do gabarito da própria virtude.


Desejo a todos, no Ano-Novo, muitas virtudes e boas ações e alguns pecados agradáveis, excitantes, discretos, e, principalmente, bem-sucedidos.


BRAGA, R. Votos para o Ano-Novo. In: BRAGA, R. As boas coisas da vida. Rio de Janeiro: Record, 1989, p. 185-187. Disponível em .<https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/14877/voto
s-para-o-ano-novo>.
Em “Peque pelo menos uma vezinha, sim?”, a palavra “vezinha” apresenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q1047825 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Considere os empreendimentos relacionados a seguir.

I. Projeto Urbanístico de 150 ha.
II. Parque eólico para geração de eletricidade, com potência de 20 MW.
III. Construção de estrada com uma faixa de rolamento.

Assinale a opção que relaciona os que requerem elaboração de EIA/RIMA, segunda a Resolução nº 01/86 do CONAMA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q1047828 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Uma das características do Zoneamento Ambiental Municipal é que seja reprodutível, ou seja,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q976185 | Português, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

A única sentença cujo verbo apresenta apenas um complemento, sendo este classificado como objeto direto, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q993102 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Tratamento de Água, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O tratamento da água pode ser realizado para atender diversos aspectos, sendo:

• higiênicos - remoção de bactérias, protozoários, vírus e outros microrganismos, de substâncias nocivas, redução do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgânicos;

• estéticos - correção da cor, sabor e odor;

• econômicos - redução de corrosividade, cor, turbidez, ferro e manganês.


A qual etapa do tratamento da água corresponde a utilização um agente físico ou químico, cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças e na qual normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes, em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta e íons de prata?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q991493 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Sistemas de Esgoto, Engenheiro Ambiental, CIMCERO, IBADE, 2023

O processo de tratamento do esgoto pode adotar diferentes tecnologias para depuração do efluente, mas de modo geral, segue um fluxo que compreende algumas etapas.
A descrição abaixo, refere-se a: Os esgotos ainda contêm sólidos em suspensão não grosseiros cuja remoção pode ser feita em unidades de sedimentação, reduzindo a matéria orgânica contida no efluente. Os sólidos sedimentáveis e flutuantes são retirados através de mecanismos físicos, via decantadores. Os esgotos fluem vagarosamente pelos decantadores, permitindo que os sólidos em suspensão de maior densidade sedimentem gradualmente no fundo, formando o lodo primário bruto. Os materiais flutuantes como graxas e óleos, de menor densidade, são removidos na superfície. A eliminação média do DBO é de 30%.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q991495 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, CIMCERO, IBADE, 2023

Antes de ir para o sistema de distribuição de água, ela passa por processos de tratamento com diversas etapas. Esses processos podem ser físicos e químicos, fazendo com que a água obtenha todas as propriedades necessárias para que a tornem própria para o nosso consumo. A água é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração, após a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q1047829 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O processo de obtenção de uma licença ambiental é composto por diversos procedimentos, desde a abertura do processo até tomada de decisão.

As etapas relacionadas a seguir devem ser realizadas, não necessariamente de forma consecutiva, na seguinte ordem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q1050779 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Topografia, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Relacione as três representações em cartografia a seguir, com os respectivos aspectos nelas contidos.

1. Carta 2. Planta 3. Mapa

( ) Superfície plana em determinada escala, com representação de acidentes físicos e culturais.
( ) Informações muito detalhadas de um local, para fins de cadastro urbano e finalidades econômico-sociais.
( ) Aspectos naturais e artificiais da Terra, sendo subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecendo a um plano nacional ou internacional.


A relação correta, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q1047813 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Avalie, com base na Lei nº 9.433/97, se as seguintes afirmativas acerca dos Comitês de Bacia Hidrográfica são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os Comitês de Bacia Hidrográfica têm como área de atuação: (i) a totalidade de uma bacia hidrográfica, (ii) sub-bacia hidrográfica de tributário do curso de água principal da bacia, ou de tributário desse tributário ou (iii) grupo de bacias ou subbacias hidrográficas contíguas.

( ) Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área de atuação, promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação das entidades intervenientes.

( ) Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos.

( ) Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica aprovar o Plano de Recursos Hídricos da bacia.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q1047818 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação, composto por 17 objetivos globais (ODS) e 169 metas, adotado por todos os Estados Membros das Nações Unidas em 2015.
Com relação ao ODS1, isso é, “acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”, uma de suas metas é, até 2030,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q992014 | Engenharia Civil, AutoCAD, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

No AutoCad, as ferramentas de precisão encontram-se principalmente na Barra de Status, porém acessíveis, também, através de atalhos. A tecla F8 permite acionar o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q1047817 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

No licenciamento de atividades de um adequado planejamento territorial e ambiental, uma das atribuições da administração pública é observar, entre diversos aspectos, aqueles relacionados ao impacto da atividade sobre o meio ambiente e a sociedade.

Para isso, um importante instrumento é o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Sobre o EIV, analise as afirmativas a seguir.


I. A geração de tráfego e a demanda por transporte coletivo é uma questão relevante a ser analisada no EIV.

II. A elaboração e aprovação do EIV substitui a elaboração e a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) no licenciamento da atividade.

III. Os empreendimentos públicos ou privados em área urbana que dependerão de elaboração de EIV para obter as licenças de construção são definidos por Lei Federal.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.