Início

Questões de Concursos Engenheiro Ambiental

Resolva questões de Engenheiro Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q992747 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre a Comunicação Social em Projetos Ambientais, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.( ) A comunicação social é um elemento secundário nos projetos ambientais, tendo pouca influência no sucesso dos mesmos.

2.( ) Estratégias de comunicação eficazes são essenciais para engajar a comunidade e stakeholders em projetos ambientais.

3.( ) Utilizar apenas comunicação digital é suficiente para garantir o envolvimento de todos os públicos de interesse em um projeto ambiental.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q992750 | Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Por que as melhorias nas habitações são uma medida importante de controle de triatomíneos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q992756 | Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação abaixo:

Uma empresa de engenharia ambiental foi contratada para elaborar e executar um projeto de recuperação de uma área degradada por atividades de mineração. O projeto deve considerar a restauração da vegetação nativa, a recuperação da qualidade da água e a reintrodução de espécies animais que foram deslocadas. Além disso, é fundamental garantir a participação da comunidade local no processo. Considerando a situação descrita, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q991995 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 7.

TEXTO

ADOÇÃO NO BRASIL

A adoção no Brasil é entendida legalmente como uma ferramenta de função social que busca garantir o direito ao desenvolvimento pleno da criança.

O processo de adoção no Brasil passou por diversos momentos diferentes no decorrer do tempo. Em momentos passados, era uma forma de adquirir mão de obra barata. Uma família “adotava” uma criança sob a condição de que, em troca do abrigo e alimento, ela deveria trabalhar cuidando da casa ou de outras crianças mais novas, geralmente filhos legítimos da família. Muita coisa mudou desde então e, embora essa prática ainda persista, a adoção é hoje vista pelos órgãos judiciais como um artifício usado para garantir os direitos da criança e do adolescente de terem acesso a um meio familiar saudável onde disponham de oportunidades de pleno desenvolvimento social, físico, psicológico e educacional.

O jurista e filósofo brasileiro Clóvis Beviláqua (1859-1944) define a adoção como “o ato civil pelo qual alguém aceita um estranho na qualidade de filho”. Nesse sentido, a adoção é vista como uma forma de estabelecimento de laço familiar indissolúvel; assim, aquele que é adotado passa a ter todos os direitos de um filho biológico.

A partir da Constituição de 1988, a adoção passou a ser vista pelo meio jurídico como uma ferramenta de função social, uma forma de proteção aos interesses da criança e do adolescente. A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) firmou legalmente essa função e, entre suas determinações, estão:

Determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente:

• A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa (…);

• O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes;

• A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais;

• A adoção será concedida quando apresentar reais vantagens para a criança ou adolescente em situação de adoção e fundar-se em motivos legítimos;

• O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

Embora os avanços legais tenham garantido meios para que as crianças e adolescentes que vivem em abrigos e encontram-se em situação de adoção tenham a oportunidade de novamente se tornarem parte de uma família, as filas de pessoas que desejam adotar continuam a crescer. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2015, existiam cerca de 5,6 mil crianças e adolescentes à espera de uma nova família nos lares adotivos espalhados pelo país. Enquanto isso, segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), 33 mil famílias estão cadastradas na fila. Esse estranho fenômeno explica-se ao observarmos que, dessas 5,6 mil crianças e adolescentes, 86% possuem 5 anos ou mais. Ocorre que a grande maioria das famílias que esperam nas filas do CNA exige que a criança a ser adotada seja recém-nascida, saudável e de pele clara, características que apenas 6% das crianças que se encontram nos abrigos possuem.

Desse fato também surge outra importante discussão acerca da legitimidade da adoção por casais homoafetivos. Embora, em 2015, ainda não exista lei formal que aborde o assunto, os tribunais e juízes já garantiram, nos casos em que as análises dos órgãos de assistência social recomendavam a adoção, o direito a esses casais de adotar.


Por: Lucas de Oliveira Rodrigues

https://www.preparaenem.com/sociologia/adocao-no-brasil.htm

Analise as afirmativas a seguir.

I- A adoção tem uma função social, que garante o direito ao desenvolvimento pleno da criança e do adolescente.

II- A adoção ainda é demorada, pois a maioria dos adotantes preferem crianças brancas e maiores de cinco anos.

III- O filho adotivo tem os mesmos direitos do filho biológico, sendo a adoção um processo revogável.

IV- As preferências dos adotantes são consequências da crescente fila de famílias que aguardam uma adoção.

De acordo com o texto, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q1083142 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2025

No contexto da ciclagem de nutrientes em ecossistemas, a etapa de fixação biológica do nitrogênio é um processo fundamental realizado por um grupo específico de microrganismos, que convertem o nitrogênio atmosférico (N2) em uma forma utilizável pelos produtores primários. Assinale a alternativa que descreve corretamente a transformação química e os organismos responsáveis por este processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

366Q976178 | Português, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Votos para o Ano-Novo


Os cronistas mais organizados costumam escolher, no fim de ano, os dez melhores, os dez maiores, os dez mais isto ou aquilo do ano que passou. Essas escolhas públicas não têm o encanto das escolhas particulares, feitas em uma pequena roda, em que se costuma decidir, depois de severos debates, qual foi o maior “fora”, o pior vexame, o melhor golpe do baú, o maior chato do ano, a mais bela dor de cotovelo, o mais louvável infarto do miocárdio, o party mais fracassado, a cena mais ridícula, o marido mais manso etc. Note-se que para a escolha deste último deve-se levar em conta que há muitos cavalheiros que não podem ser aceitos no páreo, devem serconsiderados hors-concours. É preciso incentivar os valores novos.


Depois desse salutar exercício, proponho que cada pessoa faça um exame de consciência e pergunte a si mesma com que direito se arvora em juiz dos outros. Pense nos seus próprios pecados, nos seus próprios ridículos. Procure ver a si mesmo como se fosse alguém a quem quisesse ridicularizar. Como seria fácil! Quem sabe que a virtude de que você mais se envaidece é menos uma virtude do que medo da polícia, ou, mais comumente, do ridículo?


Dizem que o crime não compensa. E a virtude, compensará? Espero que sim, mas talvez só no outro mundo. Neste aqui não sei; mas conheço pessoas virtuosas que me parecem tão azedas, tão infelizes, tão entediadas, tão sem graça com a própria virtude que dão vontade da gente dizer:


― Está muito bem, nossa amizade, você é formidável. Mas assim também enjoa. Peque pelo menos uma vezinha, sim? É bom para relaxar.


Raul de Leoni sonhava com... “um cristianismo ideal, que não existe, onde a virtude não precisasse ser triste, onde a tristeza fosse um pecado venial...”.


Acho que a pessoa querer buscar a felicidade em pecados e sujeiras só não é um erro quando a pessoa tem mesmo muita vocação paraessas coisas. Mas isso é raríssimo. A maior parte dos sujos tem uma inveja secreta e imensa dos honrados, dos limpos. Sofre com isto. Sofre tanto quanto os que vivem além do gabarito da própria virtude.


Desejo a todos, no Ano-Novo, muitas virtudes e boas ações e alguns pecados agradáveis, excitantes, discretos, e, principalmente, bem-sucedidos.


BRAGA, R. Votos para o Ano-Novo. In: BRAGA, R. As boas coisas da vida. Rio de Janeiro: Record, 1989, p. 185-187. Disponível em .<https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/14877/voto
s-para-o-ano-novo>.
A ideia expressa pelo narrador no penúltimo parágrafo do texto é a de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q993105 | Direito Ambiental, Resoluções do CONAMA, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O Art. 10 da Resolução CONAMA nº 237, de 19 de dezembro de 1997, define as etapas às quais obedece ao procedimento de licenciamento ambiental.

Identifique-as enumerando e marque a opção correspondente.

( ) Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico;

( ) Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade;

( ) Deferimento ou indeferimento do pedido de licença, dando-se a devida publicidade;

( ) Análise pelo órgão ambiental competente, integrante do SISNAMA , dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realização de vistorias técnicas, quando necessárias;

( ) Audiência pública, quando couber, de acordo com a regulamentação pertinente;

( ) Solicitação de esclarecimentos e complementações pelo órgão ambiental competente, decorrentes de audiências públicas, quando couber, podendo haver reiteração da solicitação quando os esclarecimentos e complementações não tenham sido satisfatórios;

( ) Definição pelo órgão ambiental competente, com a participação do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida;

( ) Solicitação de esclarecimentos e complementações pelo órgão ambiental competente integrante do SISNAMA, uma única vez, em decorrência da análise dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados, quando couber, podendo haver a reiteração da mesma solicitação caso os esclarecimentos e complementações não tenham sido satisfatórios;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q976209 | Direito Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

De acordo com a Lei nº 12.651/2012 (Código Florestal), a Área de Preservação Permanente (APP) é definida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q976212 | Direito Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), analise as circunstâncias que atenuam a pena e assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q910757 | Biologia, Biomas brasileiros, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

De acordo com o MMA, o Brasil é formado por seis biomas de características distintas, sendo que cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de hábitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas. Qual das seguintes respostas é a correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q910758 | Meio Ambiente, Poluição e Crise Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que reúne anualmente os países Parte, em conferências mundiais. Na 21ª Conferência das Partes (COP21) da UNFCCC, no ano de 2015, em Paris, foi adotado um novo acordo com o objetivo central de fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima e de reforçar a capacidade dos países para lidar com os impactos decorrentes dessas mudanças, com a proposta de se reduzirem as emissões de gases de efeito estufa (GEE), no contexto do desenvolvimento sustentável, no sentido de se conseguir controlar o aumento da temperatura média global. Nele é assumido um compromisso mundial de manter o aumento da temperatura média global abaixo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

372Q989617 | Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Acerca do Controle de Poluição Atmosférica e Ruídos, julgue as frases abaixo.

I. A utilização de barreiras acústicas é uma estratégia eficaz no controle da poluição por ruídos em áreas urbanas.
II. Medidas para controle de poluição atmosférica incluem a implementação de tecnologias de fim-detubo.
III. A gestão da qualidade do ar envolve monitoramento contínuo e a implementação de políticas públicas voltadas para a redução de emissões de poluentes.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q1047816 | Direito Ambiental, Responsabilidade Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Avalie se a Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998) estabelece, em suas disposições gerais, as seguintes determinações:

I. Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa jurídica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitá-la.

II. As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.

III. A responsabilidade das pessoas jurídicas exclui a das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato.

IV. Não poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica mesmo se sua personalidade for obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados à qualidade do meio ambiente.


Estão corretas as determinações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q992020 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Controle ambiental são agrupamentos de regras destinados à fiscalização dos impactos ambientais negativos de intervenção física gerados pela atividade instalada e efluentes líquidos, de modo a corrigir ou reduzir os seus impactos sobre a qualidade ambiental. Assinale a alternativa que se refere ao princípio básico do controle ambiental, descrito abaixo.

É a partir dele que o órgão de controle estabelece as metas a serem atingidas pelo empreendedor do ponto de vista de manutenção da qualidade ambiental, ratificando as exigências do licenciamento para subsidiar uma boa ação fiscalizadora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q976196 | Sistemas Operacionais, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

No sistema operacional Windows, os arquivos que apresentam extensão .exe são relacionados a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q976215 | Direito Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

De acordo com o Art. 4º da Lei nº 6.938/1981, que estabelece os objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos objetivos previstos na referida lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q976217 | Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmações a seguir sobre as diferentes etapas do processo de licenciamento ambiental:

( ) Uma das licenças ambientais, concedida na fase inicial do planejamento de determinado empreendimento, é responsável por avaliar a viabilidade ambiental da localização e concepção propostas, além de estabelecer requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação.
( ) Há uma licença ambiental cuja finalidade é autorizar a instalação do empreendimento, atividade ou obra de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, fixando cronograma para execução das medidas mitigadoras e da implantação dos sistemas de controle ambiental.
( ) Existe ainda uma licença cuja concessão depende da comprovação do atendimento das condições ambientais estabelecidas previamente, e que autoriza o início das operações do empreendimento ou atividade.

Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que indica a veracidade (V) ou falsidade (F) de cada uma das afirmações acima, na ordem em que aparecem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q976218 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

A transição energética global impõe o desafio de promover o desenvolvimento econômico e social com menores emissões de carbono e maior participação de fontes limpas e renováveis. Atualmente no Brasil as duas maiores fontes renováveis presentes na matriz de energia elétrica nacional são: _________ e ________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q977776 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

O balanço hídrico é um instrumento essencial para a avaliação da dinâmica hidrológica de um sistema solo-planta-atmosfera, pois permite quantificar a disponibilidade de água, bem como os processos que regulam o armazenamento, os fluxos e as perdas hídricas.
Com base no modelo conceitual do balanço hídrico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q977781 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

“Ciclo hidrológico” é o nome dado ao fenômeno global de circulação contínua e distribuição de água sobre a superfície terrestre, o subsolo, a atmosfera e os oceanos.
Os processos básicos do ciclo hidrológico incluem condensação, precipitação, infiltração, escoamento superficial e evapotranspiração, os quais são catalizados basicamente por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.