Início

Questões de Concursos Engenheiro Ambiental

Resolva questões de Engenheiro Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q182798 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA

Acerca da valoração econômica ambiental, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q752816 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Metrô DF, IADES

Quanto ao licenciamento ambiental, é correto afirmar que o Poder Público, no exercício de sua competência de controle, expedirá, respectivamente, as seguintes licenças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q752851 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Metrô DF, IADES

A qualidade da água está associada diretamente à ocupação e ao uso do solo, tendo em vista que a bacia hidrográfica está exposta a fontes de poluição distintas. Entre as bacias mais impactadas no que se refere à qualidade da água, estão aquelas que sofrem processo de ocupação do solo acelerada e desordenadamente. Com relação às fontes de poluição, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q752922 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

A escolha das técnicas de remediação de áreas contaminadas envolve uma série de fatores, tais como: localização e extensão da área contaminada; condições geotécnicas locais; condições hidrogeológicas locais; forma de ocorrência da contaminação (fases dos compostos, concentração) etc. A técnica segundo a qual a água subterrânea contaminada é bombeada para um sistema superficial de coleta, por meio de poços que penetram na zona saturada do solo, e o material coletado é posteriormente tratado por técnicas ex situ chama-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q752912 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Define-se licenciamento ambiental como: ?Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras; ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso?. A licença concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q752990 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação aos componentes biológicos dos ecossistemas.

( ) Na terra, as plantas verdes são a maioria dos produtores. Em zonas de vida de água doce e marinha, as algas e as plantas são os principais produtores próximos às costas. Em mar aberto, os produtores dominantes são os fitoplânctons e os nêctons, organismos microscópicos que flutuam ou vagam na água.

( ) Os decompositores, principalmente bactérias e fungos, são consumidores especializados que reciclam a matéria orgânica nos ecossistemas. Esses organismos decompõem os detritos para obtenção dos nutrientes. Essa atividade libera compostos inorgânicos mais simples na água e no solo, onde os produtores podem absorver os nutrientes.

( ) Produtores, consumidores e decompositores utilizam energia química armazenada na glicose e em outros compostos orgânicos para manter seus processos vitais. Na maioria das células, essa energia é liberada pela respiração anaeróbica, que utiliza o oxigênio para converter nutrientes orgânicos em dióxido de carbono e água.

( ) Os decompositores concluem o ciclo da matéria decompondo os detritos em nutrientes orgânicos, que são absorvidos pelos produtores. Esse ciclo é de vital importância para a manutenção da vida na Terra, pois os resíduos de um organismo servem de alimento para o outro, com essa reciclagem ocorrendo de forma contínua.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q183822 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA

A partir da era industrial, o homem vem progressivamente interferindo no sistema climático do planeta, que passa por um processo de aquecimento global, com consequências irreversíveis para as sociedades humanas e para os ecossistemas e sua biodiversidade (Pereia e May, 2003). Assinale a alternativa incorreta considerando o tema economia do aquecimento global.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q822692 | Legislação Federal, Lei 9985 2000, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

O Plano de Manejo é instituído pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, através da Lei nº 9.985/2000. De um Plano de Manejo de unidade de conservação é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q820897 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Engenheiro Ambiental, CAEMA MA, IBEG

A lei 9433/97 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sendo um avanço para a gestão de recursos hídricos no Brasil, porém ainda enfrenta dificuldades de reconhecimento pela população. Julgue os itens abaixo:

I - É função da Agência Nacional de Águas – ANA é de implementar o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, outorgar e fiscalizar o uso de recursos hídricos de domínio da União.

II - O Comitê de Bacia tem o poder de decidir sobre o Plano de Recursos Hídricos (quando, quanto e para quê cobrar pelo uso de recursos hídricos).

III - O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos são planos diretores que visam orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

IV - O enquadramento dos corpos de água em classes visa dar prioridade para outorga de direitos de uso de recursos hídricos.

V - A cobrança pelo uso de recursos hídricos incentiva a racionalização do uso da água.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q182749 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, INFRAERO, FCC

Com relação às Áreas de Preservação Permanente (APP), é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q847943 | Psicologia, Psicopatologia, Engenheiro Ambiental, COTEC, 2020

“Conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas.”

Analise o excerto acima e marque a alternativa que identifica o conceito descrito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q184654 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, INFRAERO, FCC

As medidas a adotar em relação aos impactos ambientais negativos de um empreendimento costumam ser classificadas em uma das seguintes categorias: medidas preventivas, mitigadoras e compensatórias. Uma medida mitigadora de impacto ambiental tem por objetivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q184098 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA

Com relação a planejamento e execução de auditorias ambientais, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q752765 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, CAEMA MA, IBEG

Sobre tratamento de esgotos julgue os itens:

I - O tratamento de esgotos é usualmente classificado através dos seguintes níveis: preliminar, primário, secundário e terciário.

II - No tratamento terciário predominam mecanismos biológicos para a remoção de matéria orgânica e eventualmente a remoção de nutrientes de nitrogênio e fósforo.

III - O tratamento preliminar objetiva a remoção de sólidos grosseiros, enquanto que o tratamento primário a remoção de sólidos sedimentáveis.

IV - Para o tratamento preliminar podem ser utilizados processos de gradeamento e sedimentadores preliminares.

V - Os tanques sépticos, usualmente utilizados para pequenas populações, são também uma forma de tratamento em nível primário.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q752944 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Metrô DF, IADES

O termo de referência (TR) é o instrumento orientador para elaboração de qualquer tipo de estudo ambiental e estabelece diretrizes orientadoras, conteúdo e abrangência do estudo exigido ao empreendedor. Com relação aos estudos ambientais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q820812 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Engenheiro Ambiental, Metrô DF, IADES

A avaliação de impacto ambiental (AIA) surgiu com o objetivo de antecipar, evitar, minimizar ou compensar os efeitos adversos significativos de empreendimentos e atividades econômicas, o que fornece informações sobre as implicações ambientais significativas, e se tornou ferramenta fundamental para apoiar a tomada de decisão. Acerca dos métodos de AIA, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q182854 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, ENADE, INEP

A definição do potencial de uma jazida petrolífera, em termos quantitativos e qualitativos, inclui diversas atividades, tais como o estudo geológico e geofísico da área que irá definir a locação de um poço pioneiro e o processo de sua perfilagem.

Entre os perfis usuais, estão o raio gama e neutrônico, que permitem estimar, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q181897 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, MPE GO, FUNIVERSA

Diferentes metodologias foram desenvolvidas para se determinar os impactos ambientais, desde os inícios dos anos 70 do século XX. Assinale a alternativa correta a respeito dos métodos utilizados para a determinação de impactos ambientais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q752819 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Leia a seguinte definição: ?Compilação e avaliação das entradas, saídas e dos impactos ambientais potenciais de um sistema de produto ao longo de seu ciclo de vida?. Tal definição está relacionada ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q847795 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Engenheiro Ambiental, COTEC, 2020

Analise as afirmativas abaixo em relação ao Psicólogo no Hospital Geral e marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) O Psicólogo, no Hospital Geral, pode se ater apenas a um trabalho de psicodiagnóstico, mas não lhe pode escapar que a escuta diz respeito à particularidade de cada sujeito.
( ) Não se pode negar que, em um hospital ou em qualquer outra instituição, o trabalho em Psicologia possui características próprias, que não comportam o modelo de atendimento em gabinete privado, pois tem sua especificidade.
( ) Pode-se afirmar que a Psicologia Clínica não cresceu nem se desenvolveu no campo institucional, pois ainda se encontra indefinida no campo teórico, prático e em questão de espaço.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.