Início

Questões de Concursos Engenheiro Cartográfico

Resolva questões de Engenheiro Cartográfico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q783421 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, CHESF, CESGRANRIO

Generalização Cartográfica é um processo que permite descrever a realidade através de níveis de abstração diferentes, levando-se em conta uma hierarquia de importância para a representação da informação em uma escala escolhida, através de simplificações de forma e de estrutura. Um mapa de escala 1:10.000 passou por um processo de generalização cartográfica, e uma rua, que antes era representada por uma feição linear de 10 cm, passou a ser representada por uma feição linear de 2 cm.

Com base nessas informações, a nova escala do mapa passou a ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q783596 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, CHESF, CESGRANRIO

Há diferentes estratégias de aplicação do Método dos Mínimos Quadrados no cálculo de poligonais.

Deve ser aplicado, nesse cálculo, o modelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q782886 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Ao observar as coordenadas em uma carta topográfica do mapeamento sistemático, o engenheiro identifica que as coordenadas estão representadas no sistema UTM. Em consequência disso, observa-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q782941 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, IBGE, CESGRANRIO

A interpretação visual, tanto de fotografias aéreas como de imagens de satélites, é feita com base em certas características das feições que aparecem na imagem, características essas que são também denominadas elementos de interpretação de imagem. Qual o elemento de interpretação de imagem corretamente definido?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q783018 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, CHESF, CESGRANRIO

Em imagens de sensores de varredura mecânica (Whiskbroom), a distorção geométrica específica resultante do movimento simultâneo entre o satélite e o espelho responsável por essa varredura é aquela produzida pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q783589 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, CHESF, CESGRANRIO

Quais são os parâmetros da orientação exterior de uma fotografia, que podem ser obtidos a partir do processo conhecido como resseção espacial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q782788 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Atualmente existem diversos padrões de compartilhamento de dados cartográficos por meio da internet. A arquitetura dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) adota várias especificações do Open Geospatial Consortium (OGC) para o domínio geoespacial em seu documento de referência. Com relação aos serviços web adotados na e-PING e que constituem a base da interoperabilidade sintática para a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q783248 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, IBGE, CESGRANRIO

Em 13 de Outubro de 1945, a Seção de Nivelamento SNi iniciava os trabalhos de Nivelamento Geométrico de Alta Precisão, dando partida ao estabelecimento da Rede Altimétrica do Sistema Geodésico Brasileiro SGB. Atualmente, está em funcionamento a Rede Maregráfica Permanente para Geodésia – RMPG que possui 4 estações em operação. Em qual dessas cidades NÃO existe uma estação maregráfica do Sistema Geodésico Brasileiro?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q783333 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Furnas, FUNRIO

A projeção UTM:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q783539 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, CHESF, CESGRANRIO

Considere as afirmativas a seguir sobre os conceitos utilizados no processo de representação cartográfica.

I - Uma bússola convencional aponta sempre para o ponto de convergência dos meridianos terrestres.

II - O norte verdadeiro da Terra sofre uma pequena variação, para este ou para oeste, devido ao campo magnético formado pelas correntes de material ferroso existente no núcleo do planeta.

III - Uma linha isopórica é o lugar geométrico das regiões com a mesma variação anual da declinação magnética.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q783235 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, IBGE, CESGRANRIO

No sistema UTM (Universal Transverse Mercator), adotado no mapeamento sistemático brasileiro, os fusos do elipsoide de referência são projetados, em cilindros, por meio da projeção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q783007 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Furnas, FUNRIO

Sobre outros Sistemas de Posicionamento popularmente conhecidos, NÃO É CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q782796 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, IBGE, CESGRANRIO

Existem diversas técnicas que visam a otimizar a visualização de imagens codificadas como arquivos no formato matricial (raster), principalmente quando armazenados em banco de dados. A principal delas consiste em armazenar diversas cópias da imagem em diferentes resoluções, de modo que seja visualizada aquela cópia cuja resolução mais se adapte à escala de visualização solicitada. Para ilustrar esse tipo de armazenamento, considere uma imagem em sua maior escala de representação (mais detalhada). Essa imagem é dividida em blocos regulares, de modo que não seja necessário se carregar o arquivo inteiro para visualização de apenas uma parte da área representada. Para visualização em escalas menores (menor detalhamento), são armazenadas, em um novo nível, reamostragens da imagem original, de modo que a área abrangida por 1 bloco nesse nível corresponda à área abrangida por 4 blocos do nível anterior. Assim, pode-se reduzir o detalhamento da imagem em diversos níveis, de modo que, no último nível, apenas um bloco seja necessário para se representar toda a área da imagem original.Considera-se que todos os blocos possuam o mesmo formato e número de pixels. Essa técnica é conhecida pelo nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q783460 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Índices espaciais são estruturas de dados auxiliares essenciais para o processamento eficiente de consultas espaciais. A estruturação de dados armazenados, em que cada região se subdivide em quatro até que se chegue a ter um ou nenhum objeto geográfico dentro do quadrado resultante, sendo que as subdivisões não prosseguem indefinidamente, é conhecido como Índice Espacial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q783496 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Furnas, FUNRIO

O mapeamento sistemático nacional:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q783601 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Diferentes Sistemas de Referência Geodésicos foram adotados no passado: Córrego Alegre, SAD69 e SIRGAS2000. Atualmente, é necessário realizar a transformação de coordenadas entre esses referenciais utilizados no passado para SIRGAS2000 ou vice-versa. Nas transformações são utilizados diversos parâmetros de transformação. A transformação de coordenadas entre o SAD69 e o SIRGAS2000 leva em consideração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q783474 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Um dos modelos de análise espacial de superfície em que cada ponto da superfície é estimado apenas a partir da interpolação das amostras mais próximas, utilizando funções como o inverso do quadrado da distância, é abordado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q782937 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Dados georreferenciados podem ter representação matricial (raster) ou vetorial. O entendimento das vantagens e desvantagens dessas representações é fundamental para que a tomada de decisão em relação às técnicas a serem adotadas nas análises espaciais sejam as mais indicadas para a solução de um problema. Em relação aos dados matriciais e vetoriais, pode-se afirmar que dados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q782682 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, IBGE, CESGRANRIO

No que diz respeito à representação de dados geográficos, costuma-se estruturá-los na forma matricial (raster) ou vetorial. Analise as afirmações abaixo que tratam das vantagens e das desvantagens de cada representação.

I - Possibilitar e facilitar a recuperação, a atualização e a generalização da representação gráfica das feições e dos seus atributos é uma das vantagens do armazenamento em formato vetorial.

II - Representação gráfica acurada em todas as escalas é uma das vantagens do armazenamento num arquivo de formato matricial.

III - A determinação da interseção de linhas com polígonos é mais difícil e requer considerável aumento no processamento computacional quando se usa o armazenamento em formato matricial, ao invés de vetorial.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q783654 | Agrimensura, Engenheiro Cartográfico, CHESF, CESGRANRIO

A estação SSA1, localizada em Salvador – BA, pertence à Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC).

Considerando a orientação de eixos adotada pelo SIRGAS 2000, que conjunto das coordenadas abaixo, expressas em metros, se refere às coordenadas da estação SSA1?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.