Início

Questões de Concursos Engenheiro Civil

Resolva questões de Engenheiro Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q15115 | Português, Engenheiro civil, TRE AM, IBFC

Texto associado.
Prazeres mútuos
(Danuza Leão)

         É normal, quando você vê uma criança bonita, dizer “mas que linda”, “que olhos lindos”, ou coisas no gênero. Mas esses elogios, que fazemos tão naturalmente quando se trata de uma criança ou até de um cachorrinho, dificilmente fazemos a um adulto. Isso me ocorreu quando outro dia conheci, no meio de várias pessoas, uma moça que tinha cabelos lindos. Apesar da minha admiração, fiquei calada, mas percebi minha dificuldade, que aliás não é só minha, acho que é geral. Por que eu não conseguia elogiar seus cabelos?
         Fiquei remoendo meus pensamentos (e minha dificuldade), fiz um esforço (que não foi pequeno) e consegui dizer: “que cabelos lindos você tem”. Ela, que estava séria, abriu um grande sorriso, toda feliz, e sem dúvida passou a gostar um pouquinho de mim naquele minuto, mesmo que nunca mais nos vejamos.
         Fiquei pensando: é preciso se exercitar e dizer coisas boas às pessoas, homens e mulheres, quando elas existem. Não sei a quem faz mais bem, se a quem ouve ou a quem diz; mas por que, por que, essa dificuldade? Será falta de generosidade? Inveja? Inibição? Há quanto tempo ninguém diz que você está linda ou que tem olhos lindos, como ouvia quando criança? Nem mesmo quando um homem está paquerando uma mulher ele costuma fazer um elogio, só alguns, mais tarde, num momento de intimidade e quando é uma bobagem, como “você tem um pezinho lindo”. Mas sentar numa mesa para jantar pela primeira vez, só os dois, e dizer, com naturalidade, “que olhos lindos você tem”, é difícil de acontecer.
         Notar alguma coisa de errado é fácil; não se diz a ninguém que ele tem o nariz torto, mas, se for alguém que estiver em outra mesa, o comentário é espontâneo e inevitável. Podemos ouvir que a alça do sutiã está aparecendo ou que o rímel escorreu, mas há quanto tempo você não ouve de um homem que tem braços lindos? A não ser que você seja modelo ou miss - e aí é uma obrigação elogiar todas as partes do seu corpo-, os homens não elogiam mais as mulheres, aliás, ninguém elogia ninguém.
         E é tão bom receber um elogio; o da amiga que diz que você está um arraso já é ótimo, mas, de uma pessoa que você acabou de conhecer e que talvez não veja nunca mais, aquele elogio espontâneo e sincero, é das melhores coisas da vida.
         Fique atenta; quando chegar a um lugar e conhecer pessoas novas, alguma coisa de alguma delas vai chamar a sua atenção e sua tendência será, como sempre, ficar calada. Pois não fique. Faça um pequeno esforço e diga alguma coisa que você notou e gostou; o quanto a achou simpática, como parece tranquila, como seu anel é lindo, qualquer coisa. Todas as pessoas do mundo têm alguma coisa de bom e bonito, nem que seja a expressão do olhar, e ouvir isso, sobretudo de alguém que nunca se viu, é sempre muito bom.
         Existe gente que faz disso uma profissão, e passa a vida elogiando os outros, mas não é delas que estamos falando. Só vale se for de verdade, e se você começar a se exercitar nesse jogo e, com sinceridade, elogiar o que merece ser elogiado, irá espalhando alegrias e prazeres por onde passar, que fatalmente reverterão para você mesma, porque a vida costuma ser assim.
         Apesar de a vida ter me mostrado que nem sempre é assim, continuo acreditando no que aprendi na infância, e isso me faz muito bem.

(disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0611200502.htm)
A linguagem cumpre funções que dependem da intenção do emissor e da relação que se pretende estabelecer com o receptor, dentre outros aspectos. No trecho “Faça um pequeno esforço e diga alguma coisa que você notou e gostou;”, percebe-se a seguinte função da linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q540591 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CEB DF, EXATUS PR

A técnica de planejamento PERT/COM utiliza quatro variáveis importantes para a programação das atividades. Essas quatro variáveis estão apresentadas na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q531431 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro Civil, MPE RS, MPE RS

O processo de corrosão de armaduras em estruturas de concreto armado ocorre, principalmente, por carbonatação ou por ataque de cloretos.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q181350 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

O estudo de viabilidade técnico-econômica, definido na NBR 14653, destina-se a diagnosticar a viabilidade técnico-econômica de um empreendimento, com a utilização de indicadores de viabilidade. A respeito dos indicadores de viabilidade, seus significados e aplicações na avaliação de empreendimentos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q182546 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Senado Federal, FGV

Uma viga biapoiada de comprimento L está submetida a um carregamento simétrico composto por três cargas concentradas de intensidade P distantes entre si de L/4. O momento fletor no ponto-médio da viga é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q15422 | Português, Engenheiro Civil, TJ GO, FGV

Texto associado.
Texto 1 – Um Brasil livre de preconceito
Ideli Salvatti – O Globo, 4/09/2014

     As principais democracias do mundo têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje. Mas nem sempre foi assim. Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano  de 1934.
     Atualmente, podemos dizer que o Brasil elevou os direitos políticos, civis, econômicos e culturais a patamares inéditos, avançando rapidamente na realização progressiva deles. E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), entre outros.
“Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano de 1934”.

Nesse segmento do texto 1, o vocábulo “só” é considerado um modalizador e expressa uma opinião do autor do texto; tal opinião pode ser verbalizada do seguinte modo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q183239 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Engenheiro Civil, CEAGESP, VUNESP

Ao solicitar uma laje treliçada pré-fabricada, para um vão de 8 m, um engenheiro especificou que ela seria bi-apoiada. No entanto, na obra, as vigotas dessa laje tiveram suas extremidades engastadas em duas vigas invertidas. Isso pode

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q184349 | Engenharia Civil, Topografia, Engenheiro Civil, UFPR, UFPR

Sobre poligonais, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q184081 | Engenharia Civil, Materiais de Construção, Engenheiro Civil, SESACRE, FUNCAB

Com base na norma ABNT NBR 7199:1989 (Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil), no envidraçamento com vidros de segurança temperados, a espessura mínima, em mm, deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q15082 | Matemática, Engenheiro Civil, UFES, UFES

Uma grandeza Z é diretamente proporcional ao produto de uma grandeza positiva X pela raiz quadrada de uma grandeza positiva Y. Se o valor de X tem uma redução percentual de 10% e, simultaneamente, o valor de Y tem um aumento percentual de 21%, então o valor de Z
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q15747 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Acerca de assuntos técnicos referentes a estruturas de concreto, estrutura de madeira, fundações e instalações elétricas e hidrossanitárias, julgue os itens subsequentes.

Nas instalações elétricas residenciais, recomenda-se o emprego do disjuntor diferencial residual, que liga e desliga manualmente o circuito e protege as pessoas contra choques elétricos provocados por contatos diretos e indiretos.
  1. ✂️
  2. ✂️

172Q184786 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Civil, DPE RJ, FGV

Texto associado.

                                                         XÓPIS

        Não foram os americanos que inventaram o shopping center. Seus antecedentes diretos são as galerias de comércio de Leeds, na Inglaterra, e as passagens de Paris pelas quais flanava, encantado, o Walter Benjamin. Ou, se você quiser ir mais longe, os bazares do Oriente. Mas foram os americanos que aperfeiçoaram a ideia de cidades fechadas e controladas, à prova de poluição, pedintes, automóveis, variações climáticas e todos os outros inconvenientes da rua. Cidades só de calçadas, onde nunca chove, neva ou venta, dedicadas exclusivamente às compras e ao lazer - enfim, pequenos (ou enormes) templos de consumo e conforto. Os xópis são civilizações à parte, cuja existência e o sucesso dependem, acima de tudo, de não serem invadidas pelos males da rua.

        Dentro dos xópis você pode lamentar a padronização de lojas e grifes, que são as mesmas em todos, e a sensação de estar num ambiente artificial, longe do mundo real, mas não pode deixar de reconhecer que, se a americanização do planeta teve seu lado bom, foi a criação desses bazares modernos, estes centros de conveniência com que o Primeiro Mundo - ou pelo menos uma ilusão de Primeiro Mundo - se espraia pelo mundo todo. Os xópis não são exclusivos, qualquer um pode entrar num xópi nem que seja só para fugir do calor ou flanar entre as suas vitrines, mas a apreensão causada por essas manifestações de massa nas suas calçadas protegidas, os rolezinhos, soa como privilégio ameaçado. De um jeito ou de outro, a invasão planejada de xópis tem algo de dessacralização. É a rua se infiltrando no falso Primeiro Mundo. A perigosa rua, que vai acabar estragando a ilusão.

        As invasões podem ser passageiras ou podem descambar para violência e saques. Você pode considerar que elas são contra tudo que os templos de consumo representam ou pode vê-las como o ataque de outra civilização à parte, a da irmandade da internet, à civilização dos xópis. No caso seria o choque de duas potências parecidas, na medida em que as duas pertencem a um primeiro mundo de mentira que não tem muito a ver com a nossa realidade. O difícil seria escolher para qual das duas torcer. Eu ficaria com a mentira dos xópis.

                                                                                                          (Veríssimo, O Globo, 26-01-2014.) 
 

 

A alternativa em que o conectivo destacado tem seu valor semântico corretamente indicado é :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q540419 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Banco do Nordeste, ACEP

Denomina-se catenária o encurvamento de uma fita métrica devido ao efeito da força da gravidade, o que ocasiona a leitura de uma medida maior que a existente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q15987 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, UNIRIO

No estudo topográfico para implantação de uma edificação num terreno, não sendo desejada a relação encontrada entre corte e aterro ou faltou terra para aterro ou sobrou terra. No que o projeto permite executar um balanceamento entre cortes e aterros, a relação recomendada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q15126 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TRE AM, IBFC

O elemento construtivo conhecido por sapata, ao contrário dos blocos, não trabalham apenas com a compressão. Elas também são colocadas onde se deve colocar elementos resistentes à flexão/tração. As sapatas ____________ são úteis no caso de sustentação de pilares de divisa ou próximos a obstáculos onde não seja possível fazer com que o centro de gravidade da sapata coincida com o centro de carga do pilar.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q183817 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Engenheiro Civil, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do direito constitucional, julgue os itens a seguir.

Em caso de extinção do cargo que ocupa, o servidor estável possui o direito de ficar em disponibilidade até a sua reintegração em outro cargo.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q537864 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro Civil, Companhia de Saneamento Básico de São Paulo SP, FCC, 2018

O engenheiro responsável pela terraplenagem de uma obra precisa determinar o número mínimo necessário de caminhões para o transporte do solo excedente para uma área de bota-fora. Foram escavados 1.550 m3 de solo, sendo que no projeto há apenas 750 m3 de aterros, devendo o excedente ser direcionado para o bota-fora. Sabendo que a densidade do solo no estado natural é igual a 1.500 kg/m3, que a densidade do solo no estado solto é igual a 1,1 ton/m3 e que a densidade do solo compactado é igual a 2.000 kg/m3, a quantidade mínima de viagens de um caminhão com 6 m3 de capacidade é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q184628 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Engenheiro Civil, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos a sistemas estruturais.

Laje plana tensionada é um sistema misto que utiliza concreto com vergalhões de aço CA-50/60 e cabos metálicos pós-tensionados, ancorados por placas e cunhas nas extremidades das próprias lajes de concreto armado.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q534110 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Engenheiro Civil, FUNAI, ESAF

Sobre pinturas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q556622 | Informática, PowerPoint, Engenheiro Civil, MPE RS, MPE RS

A respeito dos Temas do Microsoft PowerPoint , considere as seguintes afirmações.

I. São conjuntos de cores, fontes e efeitos que podem ser aplicados a uma apresentação ou a um conjunto de slides.

II. Limitam o número de cores de texto que podem ser utilizadas.

III. Não podem ser aproveitados no modo de impressão Escala de Cinza.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.