Início

Questões de Concursos Engenheiro Civil

Resolva questões de Engenheiro Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3081Q535906 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Engenheiro Civil, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

“Artifício estrutural antigo, com limitada capacidade para cobrir vãos, que pode ser utilizado para pequenas aberturas em paredes de tijolos, para suportes de vigas e ornamentação. Uma boa regra empírica para projetar é a de que a projeção de cada fiada não deve exceder à metade da altura da fiada; isso resulta em um ângulo de aproximadamente 60 graus com a horizontal e minimiza tensões de flexão nos tijolos.” Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3082Q535654 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Engenheiro Civil, FUB, CESPE CEBRASPE

A organização, controle, operação e distribuição de elementos de um canteiro de obras influenciam a produtividade da construção e as condições de segurança dos trabalhadores e do público em geral. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Lixo ou qualquer outro resíduo não deve ser queimado no interior do canteiro de obras.

  1. ✂️
  2. ✂️

3083Q181606 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, considerando que, para o adequado
funcionamento das instalações hidrossanitárias de uma
edificação, devem ser atendidos vários critérios concernentes ao
seu dimensionamento e detalhamento, como também aspectos
construtivos.

As superfícies horizontais de laje devem ter declividade mínima de 1%, de modo que se garanta o escoamento das águas pluviais até os pontos de drenagem previstos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3084Q184683 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos ao Estatuto da Cidade
(Lei n.º 10.257/2001).

Segundo o Estatuto da Cidade, compete ao município instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive no tocante à habitação, ao saneamento básico e aos transportes.

  1. ✂️
  2. ✂️

3085Q528240 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro Civil, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que a especificação de materiais e serviços é etapa fundamental no projeto de uma obra, julgue os itens seguintes.

No tocante à granulometria, a classificação de areia e pedrisco é distinta.

  1. ✂️
  2. ✂️

3086Q181620 | , Engenheiro Civil, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR, 2019

Sobre a NBR 9574, que trata de execução de impermeabilização, considere as seguintes afirmativas:
1. As superfícies sujeitas a água sob pressão positiva devem receber a impermeabilização na face de contato direto com a água. 2. No caso de uso de argamassa impermeável com aditivo hidrófugo, o substrato deve apresentar-se firme, coeso e homogêneo, e os elementos transpassantes ao substrato devem ser previamente fixados. 3. Usando a manta de polietileno de alta densidade (PEAD), é preciso executar as soldas, que podem ser dos tipos química com sobreposição mínima de 3,5 cm, ou de termofusão com sobreposição de 1,0 cm. 4. Para o caso de membrana de asfalto modificado sem adição de polímero, o substrato deve se encontrar firme, coeso, seco, regular, com declividade nas áreas horizontais de no mínimo 1% em direção aos coletores de água.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3087Q811898 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Engenheiro Civil, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.º 10.257/2001 — Estatuto da Cidade —, que regulamenta artigos da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais da política urbana, julgue os seguintes itens.

A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante ordenação e controle do uso do solo, de forma a evitar, entre outras ações, a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, sem a previsão da infra-estrutura correspondente.

  1. ✂️
  2. ✂️

3088Q183675 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à avaliação de imóveis urbanos, julgue os itens a seguir.

Na utilização do modelo de regressão linear, a verificação da normalidade pode ser realizada pelo exame do histograma de resíduos amostrais padronizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

3089Q183939 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação aos sistemas, métodos e processos de aproveitamento múltiplo de recursos hídricos, julgue o item a seguir.

A geração de energia elétrica, a navegação, o controle de cheias, a piscicultura e a irrigação constituem exemplos de aproveitamento dos recursos hídricos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3090Q711825 | Legislação Estadual, Engenheiro Civil, Prefeitura de Seberi RS, FUNDATEC, 2019

Conforme estabelecido em lei, o servidor público do Município de Seberi perderá a remuneração do repouso semanal quando faltar, sem motivo justificado, ao serviço durante a semana, mesmo que apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3091Q183959 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a revestimentos e argamassas em construções civis,
julgue os itens subseqüentes.

Em condições típicas, a colocação de ladrilhos em mosaico só pode ser iniciada após a cura do emboço, o que demanda cerca de 6 dias.

  1. ✂️
  2. ✂️

3092Q848793 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Civil, COTEC, 2020

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere.

A presença que as crianças podem nos ensinar


    Em tempos de mindfulness, de meditação e de reaprender a respirar, quero trazer uma reflexão. Se você é pai e mãe, ou cuida de crianças pequenas, já deve ter percebido que elas vêm com uma aptidão “de fábrica”: o estar. A criança pequenina ainda não tem muita noção de temporalidade, não entende passado e futuro, não se perde nas próprias preocupações e devaneios sobre o que aconteceu e o que virá a acontecer, então apenas é. Para ela, só existe o presente.

     O tamanho desse aprendizado só pode ser medido pelo tamanho da nossa vontade em olhar para as crianças como pequenos grandes mestres que são. Aprendemos a internalizar crenças muito duras sobre as crianças. A começar que são “folhas em branco”, basicamente inferiores aos adultos porque não têm a mesma experiência de vida e conhecimento do mundo que nós temos. Mas, se esqueceram de nos contar que eles são peritos no mundo interno: na presença atenta e consciente, no perdão, no não julgamento, na entrega, na leveza. Basicamente tudo que queremos e precisamos - urgentemente - reaprender, as crianças já sabem.

     No caminho até a escola, a criança vai reparar na abelha voando sobre a flor, no rabisco na parede, no ônibus que vem lá longe. Vai respirar no presente e estar atenta a ele, tirando toda alegria que pode de cada momento. Se perdemos a cabeça e gritamos, eles nos perdoam sem pestanejar, sem nos julgar, sem guardar rancor. Quando estamos cabisbaixos, eles não racionalizam o que aconteceu, apenas nos presenteiam com um sorriso. Quem de nós pode dizer que consegue agir assim?

     Mas, a grande verdade é que desaprendemos a sentir leveza, a nos conectar com o simples, desaprendemos a estar nesse mesmo momento em que as crianças vivem e insistem em nos apresentar, e nós insistimos em resistir: o agora. Quando nosso mundo interno está cheio, barulhento, nublado, não conseguimos ver através dele todas as maravilhas que existem em cada segundo. A ideia não é querer calar essas vozes, é simplesmente começar a percebê-las. Começa por aí o reaprendizado: por apenas perceber.

     Enquanto os ensinamos as regras sociais, enquanto os orientamos para o caminho das boas escolhas, eles nos ensinam a voltar para o básico: para dentro de nós. Você está disposto a reaprender?

Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/a-presenca-que-as-criancas-podem-nos-ensinar/. Acesso em 15 fev. 2020. 

De acordo com o texto, na relação adulto e criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3093Q534684 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a revestimentos e argamassas em construções civis, julgue os itens subseqüentes.

A areia a ser utilizada na confecção de chapisco é do tipo fina, com diâmetro de grãos que passem na peneira de 2,4 mm e sejam retidos na peneira de 0,6 mm.

  1. ✂️
  2. ✂️

3094Q537508 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro Civil, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Durante a execução de uma edificação, os trabalhos são desenvolvidos seguindo uma certa seqüência lógica, na qual a execução de uma determinada etapa, atendendo a critérios técnicos e de projeto, garante boas condições para o desenvolvimento da etapa seguinte. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O emprego de estacas pré-fabricadas permite que a alvenaria seja assentada diretamente sobre a cabeça da estaca.

  1. ✂️
  2. ✂️

3095Q185005 | Administração Pública, Engenheiro Civil, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Isabela, atualmente residente em Minas Gerais, foi aprovada em concurso público para cargo de provimento efetivo em uma autarquia que integra a administração indireta no estado do Espírito Santo, sua nomeação já foi publicada no Diário Oficial, mas ela ainda não tomou posse.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

Se Isabela vier a ser anonimamente denunciada pela prática de infração administrativa punível com pena de demissão, a autoridade competente não deverá instaurar sindicância para apurar a ocorrência da infração porque é vedado à administração apurar denúncias anônimas.

  1. ✂️
  2. ✂️

3096Q540339 | Engenharia Civil, Patologia, Engenheiro Civil, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Se observarmos uma viga sendo submetida a um carregamento contínuo, até a sua rotura, poderemos chegar a algumas conclusões. Assinale a alternativa que apresenta uma conclusão INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3097Q183483 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro Civil, TJ GO, FGV

O conjunto de curvas ou superfícies obtidas ligando-se os pontos de mesma pressão vertical em um solo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3098Q709569 | Português, Pontuação, Engenheiro Civil, Prefeitura de Seberi RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Excesso de ordem ou de caos não nos faz bem
01  Existe uma obra do século VIII a.C atribuída ao poeta grego Hesíodo chamada Teogonia, na
02 qual ele conta sobre a origem dos deuses, e, segundo a obra, o primeiro deus a surgir foi Caos e
03 a partir dele surge Dia e Noite, daí tudo vai se desenrolando. É uma obra magnífica! Recomendo
04 a todos essa leitura. Em outras palavras, caos e ordem sempre existiram desde o início dos
05 tempos. É impossível haver só ordem ou só caos, os dois estão sempre interconectados.
06  Excesso de ordem ou excesso de caos representa a morte. Vamos entender melhor isso! O
07 caos é até estudado em Física e vem associado com um conceito interessante de entropia. Quem
08 nunca ouviu __ conhecida frase “tudo tende __ desordem…”? Sendo bem simplista, entropia é
09 essa tendência relacionada às coisas. Dou aulas de Física e sempre me utilizo de um exemplo
10 superdidático para explicar isso. Se você espatifa um ovo no chão, esse ovo jamais voltará a ser
11 bonitinho e oval como era. A única maneira de ele voltar a ser como era é você filmar a queda e
12 colocar o vídeo da filmagem rodando de trás pra frente, assim você vê aquela clássica cena de
13 filme na qual um ovo se reconstitui. Mas na mesma hora você pensa: “ah! O vídeo está rodando
14 de trás pra frente…”. Não é bacana isso?
15  O caos ou desordem está ligado a tudo que tem movimento. Já a ordem total ou absoluta está
16 ligada __ ausência de movimento. E a total ausência de movimento é a morte. Inclusive o
17 conceito filosófico de morte é bem mais amplo do que o biológico ou o conceito religioso.
18  É legal levar para a nossa vida prática. Quando uma casa está arrumada demais, essa é a
19 prova concreta de que não existe movimento dentro dela. Inclusive até psicólogos e terapeutas
20 utilizam uma frase que virou clichê hoje em dia: “uma casa muito arrumada é uma casa triste”.
21 Ou seja, um pouquinho de desordem faz bem, é sinal de que há vida, há movimento na casa.
22  Outro exemplo é nosso próprio corpo. Se ele ficar parado demais é como se estivéssemos
23 mortos. Inclusive diversas doenças surgem por conta do sedentarismo. Veja que interessante!
24 Uma das mais comuns qual é: pressão alta. Ela vem de quê? Quase sempre das artérias e veias
25 que ficam entupidas por causa da gordura que se acumula. Essa gordura impede o quê? O
26 sangue de circular. E o que o sangue representa? Vida e movimento! Essa é a metafísica da
27 saúde, que estou explicando a você da forma mais simples que eu posso transmitir!
28 Esse assunto é riquíssimo, está na Física, na Filosofia, na Psicologia, na Medicina, na Arte, na
29 natureza, nos ambientes, está até mesmo nos relacionamentos! Perceba! O que acontece quando
30 um relacionamento é harmônico demais, o casal parece que é perfeito, que nunca briga, que
31nunca discute, que nunca há discordâncias, etc? É um relacionamento de fachada! Todo bom
32 relacionamento tem lá a sua pitada de caos. Eu até me atrevo a dizer que essa pitada de caos é
33 um tempero especial nos relacionamentos!
34  Enfim, o resumo de tudo que quero dizer nesse texto é: ordem e caos são importantes, mas
35 devem estar juntos e jamais em excesso, pois o excesso dos dois representa a morte! Vou deixar
36 essa viagem filosófica por aqui. O que coloquei aqui foi apenas um grãozinho de areia na
37 imensidão desse tema…
Texto adaptado especialmente para esta prova.
Disponível em https://www.contioutra.com/excesso-de-ordem-ou-de-caos-nao-nos-faz-bem/.
Acesso em 11 dez. 2018.
No que se refere à pontuação, analise as seguintes proposições:
I. Por ser uma abreviatura de “antes de Cristo”, o correto seria escrever “a. C.” na primeira linha do texto.
II. No final do segundo parágrafo, o autor poderia combinar o ponto de interrogação com um ponto de exclamação, se assim quisesse.
III. As reticências, que constam no encerramento do texto, não podem ser usadas no fim de um período gramaticalmente completo.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3099Q185027 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TJ PR, TJ PR

Tendo em vista o texto: "o termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações".

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.