Início

Questões de Concursos Engenheiro Civil

Resolva questões de Engenheiro Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q15066 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, INSS, FUNRIO

Na instalação de grandes estoques de uma obra ou edificação de grande porte e duração longa, qual dos itens abaixo não configura uma desvantagem em manter esse estoque?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q184038 | Arquitetura, Ecoeficiência e sustentabilidade, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Situações urbanas como a brasileira, que ocorrem em outros países conforme suas particularidades, definiram os propósitos presentes nas duas temáticas centrais consideradas de importância global pela Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat II) e que foram publicadas no Capítulo I - Preâmbulo, do documento Agenda Habitat. Considerando essas informações, assinale a opção que apresenta os dois temas abordados no referido documento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q15396 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de projetos de incêndio em edificações, julgue os próximos itens.

Nos projetos de instalação de dispositivos de prevenção a incêndio, as edificações destinadas a residências privativas unifamiliares estão dispensadas de conter sistema de proteção por hidrantes.
  1. ✂️
  2. ✂️

504Q15407 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito da avaliação de imóveis urbanos e rurais com o uso de tratamento científico conforme a NBR 14.653.

No caso de as informações serem insuficientes para a utilização dos métodos de avaliação previstos na NBR 14.653, o trabalho não deve ser classificado quanto à fundamentação e à precisão, devendo ser considerado como parecer técnico.
  1. ✂️
  2. ✂️

505Q15714 | Redação Oficial, Engenheiro Civil, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
À luz das orientações presentes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens.
Embora aviso e ofício sigam o mesmo padrão formal — o padrão ofício —, as funções desses documentos são distintas.
  1. ✂️
  2. ✂️

506Q181990 | Engenharia Civil, Hidráulica Básica, Engenheiro Civil, CAERN, FGV

Em uma seção circular de diâmetro D, o raio hidráulico correspondente ao escoamento de um fluido cuja seção molhada vale ?R2/2 é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

507Q539114 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Engenheiro Civil, Secretaria de Estado de Educação AM, 2018

O dimensionamento da equipe de trabalho é uma das etapas mais importantes no planejamento de um empreendimento. Consciente desta importância, um engenheiro recebeu a incumbência de planejar o serviço de pintura, com as seguintes especificações:

" Edifício de quatro andares, com cinco unidades habitacionais por andar;

" Cada uma das unidades tem 120m² de área a ser pintada;

" São necessárias duas demãos de tinta;

" O prazo para execução do serviço é de 4 semanas.

Levando em conta que o índice de produtividade de cada uma das equipes de pintores que executará o serviço é de 2,5m²/h, com jornada de 40 horas semanais, a quantidade mínima de equipes de pintura para executar o serviço dentro do prazo especificado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

508Q182538 | , Engenheiro Civil, IF TO, IF TO, 2019

Acerca do fenômeno da carbonatação do concreto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q15388 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca dos elementos necessários para elaboração de projetos de construção civil, julgue os itens subsequentes.

Em projetos de concreto estrutural, deverão ser indicados explicitamente os materiais utilizados, com destaque para a resistência característica do concreto à compressão aos 28 dias (fck).
  1. ✂️
  2. ✂️

510Q707655 | Raciocínio Lógico, Proposições Simples e Compostas, Engenheiro Civil, IDAM, IBFC, 2019

Texto associado.

A lógica proposicional permite operar a construção de equivalências e negações de proposições compostas de maneira objetiva e única. Para tal se divide a proposição composta em proposições elementares e então se opera com os conectivos, e demais operações lógicas como a negação ou a precedência, de maneira única seguindo regras formais (logicamente consistentes e demonstradas verdadeiras, por exemplo a partir da sua verificação nas tabelas-verdade). Dessa forma o emprego da lógica proposicional dentro de um idioma pode gerar construções paradoxais ao se utilizar com palavras que possuem significados antagônicos entre si que sejam relacionadas por conectivos lógicos reforçando esse sentido, por exemplo se construímos a negação. Considere a disjunção exclusiva “Ou uma pessoa é rica ou essa pessoa é pobre”.Assinale a alternativa que identifica corretamente a negação lógica formal desta proposição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q534350 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CD, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos de manutenção predial corretiva e preventiva, julgue o item a seguir.

O plano de manutenção engloba um conjunto de informações e procedimentos que orientam as atividades de manutenção predial e as rotinas operacionais, conforme uma estratégia específica definida.

  1. ✂️
  2. ✂️

512Q540246 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Assembléia Legislativa MS, FCC

Estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco e executada através de perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.

Tal descrição refere-se às estacas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q15228 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Considerando a importância das sondagens de terrenos para o projeto e a execução de fundações de obras de edificação e obras de arte especiais, julgue o item.

Por meio do ensaio de SPT (standard penetration test), utilizado, entre outras aplicações, para testar a consistência de solos argilosos e a compacidade de solos granulares, mede-se a quantidade de golpes necessários para a cravação dos 30 cm finais de um amostrador normalizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

514Q15094 | Engenharia Civil, Engenheiro civil, UFES, UFES

No modelo simplificado para corrosão de armaduras proposto por Tuutti (1982), o processo de degradação é dividido em dois períodos, denominados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

515Q529920 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Engenheiro Civil, CEF, CESPE CEBRASPE

As instalações de combate a incêndio são fundamentais para a segurança dos moradores de prédios residenciais e comerciais. No que se refere a essas instalações, assinale a opção que apresenta um componente de caixas de incêndio típicas de prédios residenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q15110 | Português, Engenheiro civil, TRE AM, IBFC

Texto associado.
Prazeres mútuos
(Danuza Leão)

         É normal, quando você vê uma criança bonita, dizer “mas que linda”, “que olhos lindos”, ou coisas no gênero. Mas esses elogios, que fazemos tão naturalmente quando se trata de uma criança ou até de um cachorrinho, dificilmente fazemos a um adulto. Isso me ocorreu quando outro dia conheci, no meio de várias pessoas, uma moça que tinha cabelos lindos. Apesar da minha admiração, fiquei calada, mas percebi minha dificuldade, que aliás não é só minha, acho que é geral. Por que eu não conseguia elogiar seus cabelos?
         Fiquei remoendo meus pensamentos (e minha dificuldade), fiz um esforço (que não foi pequeno) e consegui dizer: “que cabelos lindos você tem”. Ela, que estava séria, abriu um grande sorriso, toda feliz, e sem dúvida passou a gostar um pouquinho de mim naquele minuto, mesmo que nunca mais nos vejamos.
         Fiquei pensando: é preciso se exercitar e dizer coisas boas às pessoas, homens e mulheres, quando elas existem. Não sei a quem faz mais bem, se a quem ouve ou a quem diz; mas por que, por que, essa dificuldade? Será falta de generosidade? Inveja? Inibição? Há quanto tempo ninguém diz que você está linda ou que tem olhos lindos, como ouvia quando criança? Nem mesmo quando um homem está paquerando uma mulher ele costuma fazer um elogio, só alguns, mais tarde, num momento de intimidade e quando é uma bobagem, como “você tem um pezinho lindo”. Mas sentar numa mesa para jantar pela primeira vez, só os dois, e dizer, com naturalidade, “que olhos lindos você tem”, é difícil de acontecer.
         Notar alguma coisa de errado é fácil; não se diz a ninguém que ele tem o nariz torto, mas, se for alguém que estiver em outra mesa, o comentário é espontâneo e inevitável. Podemos ouvir que a alça do sutiã está aparecendo ou que o rímel escorreu, mas há quanto tempo você não ouve de um homem que tem braços lindos? A não ser que você seja modelo ou miss - e aí é uma obrigação elogiar todas as partes do seu corpo-, os homens não elogiam mais as mulheres, aliás, ninguém elogia ninguém.
         E é tão bom receber um elogio; o da amiga que diz que você está um arraso já é ótimo, mas, de uma pessoa que você acabou de conhecer e que talvez não veja nunca mais, aquele elogio espontâneo e sincero, é das melhores coisas da vida.
         Fique atenta; quando chegar a um lugar e conhecer pessoas novas, alguma coisa de alguma delas vai chamar a sua atenção e sua tendência será, como sempre, ficar calada. Pois não fique. Faça um pequeno esforço e diga alguma coisa que você notou e gostou; o quanto a achou simpática, como parece tranquila, como seu anel é lindo, qualquer coisa. Todas as pessoas do mundo têm alguma coisa de bom e bonito, nem que seja a expressão do olhar, e ouvir isso, sobretudo de alguém que nunca se viu, é sempre muito bom.
         Existe gente que faz disso uma profissão, e passa a vida elogiando os outros, mas não é delas que estamos falando. Só vale se for de verdade, e se você começar a se exercitar nesse jogo e, com sinceridade, elogiar o que merece ser elogiado, irá espalhando alegrias e prazeres por onde passar, que fatalmente reverterão para você mesma, porque a vida costuma ser assim.
         Apesar de a vida ter me mostrado que nem sempre é assim, continuo acreditando no que aprendi na infância, e isso me faz muito bem.

(disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0611200502.htm)
O texto é uma crônica em que a autora defende seu posicionamento em relação a um tema. Pode ser entendida como sua tese a seguinte ideia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

517Q706904 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Engenheiro Civil, Prefeitura de Colônia Leopoldina AL, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

518Q15999 | Direito Administrativo, Engenheiro Civil, UNIRIO

Na reintegração de servidor e encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo. Quando o cargo público foi extinto, por decorrência no campo do avanço tecnológico, o servidor não será demitido, mas colocado em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

519Q15111 | Português, Engenheiro civil, TRE AM, IBFC

Texto associado.
Prazeres mútuos
(Danuza Leão)

         É normal, quando você vê uma criança bonita, dizer “mas que linda”, “que olhos lindos”, ou coisas no gênero. Mas esses elogios, que fazemos tão naturalmente quando se trata de uma criança ou até de um cachorrinho, dificilmente fazemos a um adulto. Isso me ocorreu quando outro dia conheci, no meio de várias pessoas, uma moça que tinha cabelos lindos. Apesar da minha admiração, fiquei calada, mas percebi minha dificuldade, que aliás não é só minha, acho que é geral. Por que eu não conseguia elogiar seus cabelos?
         Fiquei remoendo meus pensamentos (e minha dificuldade), fiz um esforço (que não foi pequeno) e consegui dizer: “que cabelos lindos você tem”. Ela, que estava séria, abriu um grande sorriso, toda feliz, e sem dúvida passou a gostar um pouquinho de mim naquele minuto, mesmo que nunca mais nos vejamos.
         Fiquei pensando: é preciso se exercitar e dizer coisas boas às pessoas, homens e mulheres, quando elas existem. Não sei a quem faz mais bem, se a quem ouve ou a quem diz; mas por que, por que, essa dificuldade? Será falta de generosidade? Inveja? Inibição? Há quanto tempo ninguém diz que você está linda ou que tem olhos lindos, como ouvia quando criança? Nem mesmo quando um homem está paquerando uma mulher ele costuma fazer um elogio, só alguns, mais tarde, num momento de intimidade e quando é uma bobagem, como “você tem um pezinho lindo”. Mas sentar numa mesa para jantar pela primeira vez, só os dois, e dizer, com naturalidade, “que olhos lindos você tem”, é difícil de acontecer.
         Notar alguma coisa de errado é fácil; não se diz a ninguém que ele tem o nariz torto, mas, se for alguém que estiver em outra mesa, o comentário é espontâneo e inevitável. Podemos ouvir que a alça do sutiã está aparecendo ou que o rímel escorreu, mas há quanto tempo você não ouve de um homem que tem braços lindos? A não ser que você seja modelo ou miss - e aí é uma obrigação elogiar todas as partes do seu corpo-, os homens não elogiam mais as mulheres, aliás, ninguém elogia ninguém.
         E é tão bom receber um elogio; o da amiga que diz que você está um arraso já é ótimo, mas, de uma pessoa que você acabou de conhecer e que talvez não veja nunca mais, aquele elogio espontâneo e sincero, é das melhores coisas da vida.
         Fique atenta; quando chegar a um lugar e conhecer pessoas novas, alguma coisa de alguma delas vai chamar a sua atenção e sua tendência será, como sempre, ficar calada. Pois não fique. Faça um pequeno esforço e diga alguma coisa que você notou e gostou; o quanto a achou simpática, como parece tranquila, como seu anel é lindo, qualquer coisa. Todas as pessoas do mundo têm alguma coisa de bom e bonito, nem que seja a expressão do olhar, e ouvir isso, sobretudo de alguém que nunca se viu, é sempre muito bom.
         Existe gente que faz disso uma profissão, e passa a vida elogiando os outros, mas não é delas que estamos falando. Só vale se for de verdade, e se você começar a se exercitar nesse jogo e, com sinceridade, elogiar o que merece ser elogiado, irá espalhando alegrias e prazeres por onde passar, que fatalmente reverterão para você mesma, porque a vida costuma ser assim.
         Apesar de a vida ter me mostrado que nem sempre é assim, continuo acreditando no que aprendi na infância, e isso me faz muito bem.

(disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0611200502.htm)
O modo pelo qual as palavras se relacionam no texto é determinante para a construção de sentidos. Assim, no fragmento “Apesar da minha admiração, fiquei calada,”, é possível notar que a expressão “apesar da” assume valor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

520Q184364 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MEC, FGV

Sendo IR a idade real de um bem imóvel, VU sua vida útil e VR sua vida remanescente, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.